quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pensamento do dia

Os nossos amigos poderão não saber muitas coisas, mas sabem sempre o que fariam no nosso lugar. - Millôr Fernandes

Para refletir - O mistério do abraço

O mistério do abraço               
Dizem os orientais que, quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma: inspirando e expirando três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.

O efeito terapêutico do abraço é inegável. Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem.

Se você estiver sentindo um vazio interior, tente abraçar o seu amigo (a), deslizando delicadamente a mão sobre as costas dele (a), para que o possa sentir junto a você.

Nos momentos  de dor ou de alegria é que vemos o bem que um grande e demorado abraço nos causa.

Pelo abraço, transmitimos emoções, recebemos carinho, trocamos afeto, compartilhamos alegria, amenizamos dores, demonstramos amizade, doamos amor, expressamos nossa humanidade.

É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno, profundo e afetuoso abraço.

Bom dia!


Texto:Luiz Maia

Aniversariantes do dia

Max Silva
Flavia Nogueira
Nardio Saraiva
Bruna Mattös
Coral Sementinha de Jesus
Deusimara Ferreira
Izabel Rodrigues
Darly Gonçalves

Anahelem Galvão

terça-feira, 30 de agosto de 2016

PENSAMENTO DO DIA

"O Sucesso na vida não é medido por aquilo que você realiza, e sim pelos obstáculos que você supera."

PARA REFLETIR - NEM TUDO É FÁCIL

Nem tudo é fácil                  

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada. É difícil ser fiel, assim como é fácil se aventurar.

É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre. É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia. É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.

É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo. É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar. É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo. Se você errou, peça desculpas...

É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado? Se alguém errou com você, perdoa-o... É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?

Se você sente algo, diga... É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...  É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?! Se alguém te ama, ame-o...

É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?!
Nem tudo é fácil na vida... Mas, com certeza, nada é impossível... Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, mas também tornemos todos estes sonhos, realidade.

Bom dia!!

Aniversariantes do dia

José Francisco Moura
Francileide Silva
Verlane Costa
Valmilson Otávio
Anna Hellen Araujo

Amanda Santiago

51 cidades têm só mulheres candidatas à prefeitura

Cidades com candidatas mulheres

Levantamento feito pelo G1 nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que 51 municípios terão só mulheres na disputa para a prefeitura nestas eleições. É exatamente o mesmo número do pleito de 2012.

Segundo os dados do TSE, os municípios onde a população vai eleger obrigatoriamente uma prefeita estão localizados em 17 estados.


Já sete dessas cidades têm como única candidata uma mulher: Jati (CE), Altamira do Paraná (PR), Estrela Velha (RS), Salto Veloso (SC), Alto Alegre (SP), Nova Granada (SP) e Ocauçu (SP).

Nível de água nos açudes do Ceará é de 10%, aponta Cogerh

Cidade ao lado de açude que abastece Fortaleza sofre com falta d'água (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
O nível de água nos açudes do Ceará é de apenas 10%, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) desta sexta-feira (26). Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresenta volume de 1,99 bilhão m³ (10,69%). Nesta os reservatórios não tiveram aporte.
O volume de água das bacias está distribuído: Litoral (38,44%), Alto Jaguaribe (20,50%), Coreaú (37,24%), Metropolitanas (16,09%), Serra da Ibiapaba (18,72%), Médio Jaguaribe (6,55%), Salgado (13,26%), Acaraú (9,37%), Banabuiú (2,46%), Sertões de Crateús (2,90%), Curu (2,35%) e Baixo Jaguaribe (0,23%). No ano de 2016 foi registrado um aporte total de 737,34 milhões m³.


Do G1 CE

Gilberto Gil passa mal e show com Caetano no Rio é cancelado

Um show neste sábado (27) turnê "Dois Amigos, Um Século de Música", de Gilberto Gil e Caetano Veloso, foi cancelado após um problema de saúde de Gil, informou a assessoria do espetáculo.

A apresentação, que aconteceria no Metropolitan, no Rio de Janeiro, foi adiada.

Segundo a página de Gil no Facebook, os ingressos adquiridos para o sábado valerão para a nova data (a ser confirmada). Os clientes também poderão pedir reembolso do valor.

Insuficiência renal

No final de junho, o cantor havia passado dez dias internado para tratar uma insuficiência renal no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Em maio, Gil passou outros nove dias internado para tratar o problema na capital paulista. Sua estadia no hospital foi prolongada depois de exames apontarem taxa elevada de creatinina, resíduo que serve de parâmetro para avaliar a função renal, em seu sangue.


Ele já havia ficado por 13 dias internado no mesmo hospital entre fevereiro e março, após ser diagnosticado com um quadro de hipertensão arterial. Na ocasião, também precisou passar mais tempo que o previsto no local por causa de uma crise renal.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PENSAMENTO DO DIA

Não suporto comparações. Me julgue por eu ser quem sou, e não por ser melhor ou pior do que os outros.

Para refletir - Precisamos um do outro

Precisamos um do outro 

Havia uma garotinha que gostava de passear pelos jardins, quando  um dia vê uma borboleta espetada em um espinho. Muito cuidadosamente ela a solta e a borboleta começa a  voar para longe. De repente ela volta e lhe diz:

- Por sua bondade, vou conceder-lhe seu maior desejo.
A garotinha pensou por um momento e replicou:

- Quero ser feliz.

A borboleta inclinou-se até ela e sussurrou algo em seu ouvido e desapareceu subitamente. A garota crescia e ninguém na terra era mais feliz do que ela. Sempre que alguém lhe perguntava sobre o segredo de  sua felicidade, ela somente sorria e respondia:

- Soltei a borboleta e ela me fez ser feliz.

Quando ela ficou bem velha, os vizinhos temeram que o seu segredo fabuloso pudesse morrer com ela.
- Diga-nos, por favor - eles imploravam - diga-nos o que a fada disse.

A agora amável velhinha simplesmente sorriu e disse:

- Ela me disse que todas as pessoas, por mais seguras que pudessem parecer, precisavam de mim! Na verdade... Nós todos precisamos uns dos outros, eu por exemplo preciso de você... do seu carinho e da sua amizade. Não se esqueça:

Amizade é sempre querer a pessoa que ama ao seu lado. Amizade não é ocasional, interessada ou pretensiosa. Amizade é para ser constante e para sempre como o amor de Deus é para nós. Quando você ajuda alguém, por mais pequeno que seja, você está liberando felicidade para sua vida. Felicidade implica em ajudar o próximo, se doar.

Se você ainda só quer receber, a tal felicidade nunca lhe baterá a porta.
       

Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Meire Falcao
Luanna Monteiro
Luiza Gomes
Emanuela Santos
Larah Georgia Carlos

Francisco Cleilson Oliveira

Trinta mil brasileiros estão na fila a espera de transplantes


O número de doadores efetivos de órgãos no Brasil subiu de 13,1 por milhão de habitantes para 14 por milhão no segundo trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). “Essa taxa de doadores efetivos vinha caindo ao longo de 2015, se estabilizou no primeiro trimestre de 2016 e começou a subir agora, no segundo trimestre deste ano”, explicou o coordenador da Comissão de Remoção de Órgãos da ABTO, José Lima Oliveira Júnior. Hoje existem mais de 30 mil pacientes na fila por transplantes no País.

Apesar do aumento, o número de doadores efetivos ficou abaixo do esperado para o período, de 16 por milhão de habitantes, e longe do considerado ideal. Além disso, os transplantes feitos caíram no segundo trimestre, assim como o total de potenciais doadores, principalmente nos Estados mais populosos do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).

Mesmo com o aumento de doadores, também houve aumento no número de brasileiros na fila aguardando um órgão. Agora 33.199 aguardam um transplante. Em números absolutos, a maior fila é para receber córneas e rim, seguida de fígado, coração, pulmão, pâncreas e intestino.


Melhoria
Segundo Oliveira Júnior, os cinco anos anteriores a 2015 registraram tendência de melhora nos números de potenciais doadores, de doadores efetivos e de transplantes realizados, com redução da fila de espera. No ano passado, no entanto, a tendência se reverteu, com piora em todos os indicadores do setor.

“Basicamente, [houve] uma desorganização do sistema”, segundo o coordenador, que citou atrasos no pagamento aos hospitais, contratos desfeitos e não renovados e falta de reajuste dos procedimentos como causas da piora dos resultados. As consequências, segundo ele, foram a queda no número de equipes que fazem os procedimentos e a redução da quantidade de transplantes.

Dados
De acordo com os dados da ABTO, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm hoje as melhores taxas de doadores efetivos do país, com de 34,9 por milhão; 26,2 por milhão e 25,2 por milhão, respectivamente.

As taxas mais baixas de doadores efetivos estão no Norte e Nordeste, onde a taxa de recusa da família para doar os órgãos é mais alta. Por isso é necessário desfazer alguns mitos sobre a doação de órgãos que levam as famílias a recusar a possibilidade de transplante diante da morte de um parente. Levando em consideração a característica de solidariedade dos brasileiros, o especialista acredita que a taxa de doadores efetivos pode crescer se houver maior esclarecimento da população.


Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Redes sociais lideram número de denúncias de propaganda irregular nas eleições


As redes sociais estão sendo o principal alvo de denúncias sobre o uso irregular de propagandas dos candidatos a prefeito e vereador no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Das 161 denúncias já recebidas pelo órgão, 50% diz respeito à propaganda na internet, incluindo as redes sociais.

Nas denúncias, há vários relatos com outros tipos de irregularidades, como uso de paredão de som com distribuição de bebida, supostos candidatos que pagaram refeição em restaurante, distribuição de camisas a time de futebol amador, servidores públicos com camisas padronizadas de candidatos e até propaganda em igreja.

As denúncias estão sendo feitas através de um formulário eletrônico disponibilizado no site do TRE, que permite ao denunciante enviar fotos e direcionar a reclamação diretamente à respectiva zona eleitoral.


Fortaleza é a cidade com o maior número de denúncias, 33 (20%), vindo a seguir Mulungu, com pouco mais de 4% do total. Além da denúncia online, no site do TRE, o cidadão pode fazer a denúncia diretamente no cartório eleitoral de seu município, e, na capital, pelo Disque Eleitor (148)

No Ceará, a cada 20 candidaturas a prefeito, apenas 3 são de mulheres


Para as eleições 2016, foram registradas 506 candidaturas a prefeito no Ceará, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Destes, 430 são homens e apenas 76 são mulheres, o que representa 15,02% do total. Em cada 20 candidaturas apenas 3 são compostas por elas. Para as disputas a vice-prefeito, elas são um pouco mais: 397 do sexo masculino e 114 do feminino (22,31%).

Para o cargo de vereador, a proporção dobra. Há 13.574 candidatos às câmaras municipais dos 184 municípios do Estado. Do total, 9.248 são do sexo masculino (68,13%) e 4.326 são mulheres (31,87%). Entretanto, a participação feminina é um pouco maior que o mínimo exigido pela Lei 9.504/97, que determina a partidos e coligações pelo menos 30% de mulheres entre o total de candidatos.

Até esta terça-feira (23), foram incluídos no Sistema de Registro de Candidaturas da Justiça Eleitoral (Cand), somando-se postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador, 14.591 candidatos, sendo 4.516 do sexo feminino (30,95%) e 10.075 do sexo masculino.

Somente em Fortaleza, 1.117 candidatos pediram o registro para os três cardos do pleito deste ano (prefeito, vice-prefeito e vereador). São 779 homens (69,75%) e 338 são mulheres (30,25%). O município cearense com a maior participação feminina é Baixio. São 25 candidatos inscritos no Cand, sendo 12 mulheres (48%) e 13 homens (52%).


Cultura machista

A cientista política e professora universitária Carla Michele Quaresma elenca as razões para a pequena participação feminina. Além de vivermos numa sociedade notadamente machista, o espaço político ainda é muito restrito aos homens, que influem, inclusive, na participação de mulheres. “Quando a mulher entra [na política], muitas vezes é com o homem dando suporte, que pode ser o pai ou marido”, destaca.

A professora ressalta ainda que o aumento do envolvimento feminino em eleições nos últimos anos, ainda que pequeno, reflete uma “falsa candidatura”. Segundo Carla Michele, “essas mulheres, muitas vezes, estão inscritas mas não disputam. Muitas não recebem nenhum voto, nem o delas”. De acordo com a especialista, as candidaturas se prestam apenas a cumprir a cota exigida por lei.

Outro ponto que dificulta o acesso e torna difícil a mudança de cultura, segundo a professora, é quanto se associa um problema de gestão à condição feminina. “Isso não acontece entre os homens”, disse, E emendou: “a mulher não é percebida no espaço público, principalmente na gestão”.

Por fim, Carla Michele Quaresma observa que as próprias mulheres se mostram, em geral, arredias à política pela má imagem que ela traz. “Como crescemos numa sociedade que desqualifica a polícia, seja por corrupção ou mal uso do dinheiro público, por exemplo, a mulher tem esse receio”, concluiu.

Ajustes


Segundo o TRE-CE, os números divulgados não são definitivos, pois alguns partidos e coligações ainda deverão se adequar para cumprir a cota mínima de 30% para o sexo feminino na disputa para vereadores. Substituições de candidatos também podem acontecer e ainda acontecerá o julgamento de dos pedidos de registro de candidaturas. No dia 13 de setembro, O Sistema Cand será fechado para que os candidatos sejam incluídos na urna eletrônica no dia 13 de setembro.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pensamento do dia

"Aprecie as pequenas coisas, pois um dia você pode olhar para trás e perceber que elas eram grandes coisas.  (Robert Brault )

Para refletir - Percepção e Atitude

Percepção e Atitude

O que é difícil? O que é fácil? É apenas uma questão de percepção e atitude.

Seja qual for o trabalho a ser feito ou a tarefa a ser realizada, encare-os como um compromisso com a excelência. Em geral, isso só requer um esforço um pouco maior do que você normalmente faria.

Quando você está apenas fazendo um trabalho, este pode ser tedioso e difícil. No entanto, quando você o faz com excelência, mesmo que o esforço seja maior, ele não parece tão difícil. De fato, o que com freqüência torna o trabalho difícil é a relutância em fazê-lo.

Quando você encara seu trabalho como uma oportunidade de alcançar a excelência, ele se torna mais do que apenas um trabalho. Seja qual for a tarefa, ela é uma oportunidade para você se expressar e dar o seu melhor.

O fato é que existe trabalho a ser feito. E você tem uma escolha: pode encará-lo como uma irritação, e atormentar-se enquanto o faz, ou enxergá-lo como uma oportunidade de alcançar a excelência e sentir a satisfação de ter criado algo valioso.


Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Edson Silva Silva
Gildenes Pascoal
Syllene Nunes
Andréa Lima
Joaquim Rodrigues
JGlauber Rodrigues

Bruna Nunes

MPFCE pede fim da multa por farol baixo apagado durante o dia em vias urbanas

A medida de uso dos faróis baixos nas estradas brasileiras foi sancionada pelo presidente em exercício Michel Temer
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) enviou recomendação à Polícia Rodoviária Federal, ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará e à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará para acabar com a aplicação da multa por farol baixo apagado durante o dia, nas vias urbanas. A Lei do Farol Baixo, instituída em 8 de julho passado, prevê multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação para os condutores que trafegarem por rodovias durante o dia com o farol de luz baixa apagado.

O órgão divulgou ainda, nesta quarta-feira, 17, que solicita ainda placas de sinalização nos trechos das rodovias sob jurisdição estadual que se iniciam logo após os perímetros urbanos dos municípios cearenses, com indicação de que a partir dali o uso do farol baixo é obrigatório.

A mesma indicação de placas é solicitada para as rodovias federais cearenses, conforme recomendação enviada à Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre no Ceará (DNIT).

Para o MPF, ruas, avenidas ou vias similares abertas à circulação em áreas urbanas não são classificadas como rodovias, segundo a Lei nº 9.503/1997. Com isso, essas vias estariam foram da abrangência da Lei nº 13.290/2016.

"Zona Urbana é o espaço ocupado por considerável número de pessoas e em que predomina edificação contínua e se caracteriza pela existência de infraestrutura urbana, compreendendo um conjunto de serviços públicos que viabilizam a vida da população", diz trecho da recomendação assinada pela procuradora Nilce Cunha.


Redação O POVO Online

Reforma na Previdência ameaça acúmulo de pensão com aposentadoria

O governo do presidente interino, Michel Temer, quer restringir o acúmulo de aposentadoria e pensão por morte. A intenção é incluir mecanismos com esse objetivo na proposta de reforma da Previdência que vem sendo discutida dentro do governo e será submetida ao Congresso.

A proporção de pensionistas que também recebem aposentadoria triplicou entre 1992 e 2014. No início dos anos 1990, 9,9% das pessoas que recebiam pensão eram aposentadas. Atualmente, um terço dos pensionistas estão nessa situação, e 2,39 milhões de pessoas passaram a acumular os dois benefícios.

A equipe de Temer estuda quatro soluções para limitar o acúmulo: estabelecer um teto para o valor dos dois benefícios; impor a opção por um dos dois pagamentos; determinar que um dos benefícios seja integral enquanto o outro se limite a determinado percentual; ou impedir o acesso à pensão para quem já recebe aposentadoria.

Essas quatro possibilidades foram levantadas, em reuniões do governo, com base na experiência de outros países que restringiram o acúmulo de benefícios. Mesmo sem ter um cálculo da economia que a mudança representaria, o governo avalia que qualquer uma das opções geraria “impacto fiscal significativo”, segundo as palavras de um assessor do Planalto.

Técnicos que elaboram a proposta de reforma da Previdência trabalham com o entendimento de que as alterações devem preservar direitos adquiridos. Ou seja, não podem atingir quem já recebe dois benefícios, mas podem afetar quem já está no mercado de trabalho e tem a expectativa de acumular os dois benefícios algum dia.

A ideia é que as mudanças sejam aplicadas tanto para trabalhadores do setor privado quanto para servidores públicos. Dos 2,39 milhões de pessoas que recebem os dois benefícios, 1,67 milhão ganham até dois salários mínimos por mês (R$ 1.760). Esse grupo custa à Previdência R$ 31,4 bilhões por ano.

Cerca de 10 mil pessoas, no entanto, recebem mais de 20 salários mínimos (R$ 17.600) por mês acumulando os dois benefícios, o que representa um custo anual superior a R$ 3 bilhões para a Previdência. Para técnicos da área econômica, restringir o acúmulo de benefícios seria uma maneira de reduzir o privilégio de famílias mais abastadas.

INVALIDEZ

O governo também avalia que será necessário alterar as regras para o pagamento de aposentadoria por invalidez. Nas palavras de uma fonte do Palácio do Planalto, é “obrigatório” mexer nesse tipo de benefício, já que o endurecimento das regras para acessar a aposentadoria deve levar as pessoas a “forçarem” aposentadoria por invalidez.

A nova regra, que ainda não foi desenhada, valerá para trabalhadores do setor privado e servidores públicos. Atualmente, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem 100% do salário de benefício quando se aposentam por invalidez. Para funcionários públicos, o benefício é proporcional ao tempo de contribuição.

Na avaliação dos técnicos, as regras do INSS são muito generosas e as normas aplicadas ao funcionalismo, mais rigorosas. O governo pretende buscar um ponto de equilíbrio para os dois regimes.

A Folha apurou, ainda, que o governo não pretende alterar a forma correção dos benefícios previdenciários acima do salário mínimo, que atualmente são atrelados à inflação medida pelo INPC.

O governo trabalha para encaminhar a reforma da Previdência ao Congresso até o fim do ano, o que pode ocorrer antes das eleições municipais. No cronograma desejado pelo Planalto, a aprovação da reforma pelos parlamentares ocorreria em 2017.


Com informações da Folha de São Paulo.

Concurso público não pode eliminar candidato com tatuagem, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (17) proibir que órgãos públicos excluam dos concursos seletivos candidatos que possuam tatuagens. Pela decisão, só poderá haver algum tipo de restrição caso o desenho expresse incitação à violência, por exemplo.
O julgamento analisou o recurso de um candidato que foi desclassificado em um concurso para bombeiro militar em São Paulo. No exame médico, foi encontrada uma tatuagem tribal de 14 centímetros em sua perna direita.
O edital do concurso previa que não seria admitido candidato que tivesse tatuagem que atentasse contra "a moral e os bons costumes", que não tivesse "dimensões pequenas", que cobrisse partes inteiras do corpo -- como a face, o antebraço, mãos ou pernas -- ou que ficassem visíveis quando se usassem trajes de treinamento físico.

Por 7 votos a 1, os ministros decidiram proibir tal tipo de exigência. Pela decisão, só poderá haver alguma restrição se o conteúdo da tatuagem violar "valores constitucionais". Isso incluiria, por exemplo, incitação à violência, grave ameaça a outra pessoa, discriminação ou preconceito de raça e cor ou apologia da tortura e terrorismo.
O resultado do julgamento deverá ser seguido pelas demais instâncias judiciais ao analisarem casos semelhantes.

Relator da ação no STF, o ministro Luiz Fux argumentou que a tatuagem não desqualifica alguém para o serviço público.
"Um policial não é melhor ou pior por ser tatuado […] O fato de o candidato, que possui tatuagem pelo corpo, não macula por si, sua honra profissional, o profissionalismo, o respeito às instituições e muito menos diminui a competência", afirmou no julgamento.
Mais à frente, o ministro elencou situações em que caberia algum tipo de restrição, levando em conta a natureza do cargo público pretendido.
"A tatuagem, desde que não expressa ideologias terroristas, extremistas, contrária às instituições democráticas, que incitem violência, criminalidade ou incentivem a discriminação ou preconceitos de raça, sexo ou outro conceito, é perfeitamente compatível com o exercício de qualquer cargo público", disse.
Ao concordar com Fux, o ministro Luís Roberto Barroso disse que o Estado não pode impor nem proibir tatuagens nas pessoas. Depois, deu outros exemplos do que poderia ser motivo para desclassificar um candidato em concurso público.
"Acho que tatuagem é uma forma de expressão e portanto somente se pode impor como regra geral às tatuagens as restrições que se podem impor à liberdade de expressão, que são poucas. Se o sujeito tiver uma tatuagem 'morte aos gays', 'queime um índio hoje' ou alguma outra derrota do espírito, certamente eu acho que você pode reprimir", afirmou.
O único ministro a divergir no julgamento foi Marco Aurélio Mello. Para ele, as regras do concurso eram claras quanto às limitações para as tatuagens.
“As regras do concurso, se razoáveis, devem sim ser respeitadas. […] Não se trata de concurso qualquer, mas para qualificar-se soldado do corpo de bombeiros militar do estado de São Paulo. Se formos à constituição federal, vamos ver que polícias militares e corpos de bombeiros são auxiliares das Forças Armadas, reservas do Exército brasileiro”, afirmou.
A mesma linha havia sido adotada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) quando negou o recurso do candidato contra a desclassificação. Os desembargadores paulistas argumentaram que a restrição estava “expressamente prevista” no edital e que quem tinha tatuagem estava ciente da limitação.
O TJ-SP também considerou que a disciplina militar implica respeito às regras e que o descumprimento da proibição levaria o candidato a iniciar mal sua relação com o serviço público.

Renan Ramalho

Do G1, em Brasília

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PENSAMENTO DO DIA

Esqueça o que dói. Perdoe os que te feriram. Desfrute dos que te amam. Uma pessoa feliz não tem tudo de melhor, ele torna tudo melhor."

PARA REFLETIR - COMO É BOM

   Como é bom

Como é bom ser importante na vida de alguém! Como é bom saber a resposta  para essa dúvida, como é bom ter um pão para dividir, como é bom oferecer a  nossa capa para vestir quem precisar, como é bom saber perdoar, seguir livre  de rancores, como é bom ouvir e aprender, falar e ser compreendido, como é  bom ser aquele com quem alguém vai poder conversar, como é poder  desabafar, ter alguém para encostar no ombro...

Como é bom ter esperança no dia que acaba de nascer, como é bom deitar e  simplesmente dormir, como é bom ter uma mão para segurar, ainda que em  silêncio, como é bom ser referência do bem, ponto de equilíbrio, ser aquele que  alguém pode contar...

Como é bom ter um abraço guardado e entregá-lo todos os dias! Como é bom  ser educado e não ferir ninguém, como é bom saber agradecer e distribuir gentilezas.

Descobrir no simples, a  perfeição divina, ser grande, sendo o menor de todos, ser o primeiro, sendo o último da fila, ser um bom pai, por ter sido um bom filho, ser exemplo de algo  bom, motivo de orgulho de alguém, ser o reflexo da alegria, ponto de  referência de Deus, onde Ele pode mostrar a sua obra sem palavras.

Descobrir na alegria  de ser o que somos: como é bom ser importante na vida  de alguém!
 

Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Maria Oliene
Eliene Costa
Leandra Lima
Tulio Motos
Hanna Letícia
Edi Carlos Silva
Luma Andrade
Bruna Suellem
Maycon Douglas - Salgadinho

Alunos de Escola Profissionalizante conquistam vaga para Olimpíada em Pequim

Os alunos José Carlos, Ana Byatriz e Gabriella Vital, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Salaberga Torquato, localizada em Maranguape, estão em Pequim, na China, onde participam da 13ª Olimpíada Internacional de Geografia (IGEO). Os estudantes passaram por duas fases da Olimpíada e conquistaram uma vaga entre os 35.000 inscritos, chegando à etapa final da competição. A IGEO começou na última segunda-feira (15) e prossegue até o próximo dia 22, sob a responsabilidade da Força Tarefa Internacional Geographical Union Olimpíada. Os participantes são os únicos estudantes brasileiros na Olimpíada.

A competição é destinada aos melhores alunos com idade entre 16 e 19 anos de todo o mundo. Os estudantes representarão seus países em uma série de testes de Geografia. A língua oficial do IGEO é o inglês.


De acordo com a professora Maria das Graças França Sales, responsável pelos projetos e olimpíadas da escola, conquistar esse prêmio é muito importante para os alunos. “Principalmente porque eles voltarão dessa olimpíada com uma bagagem de conhecimentos, e de outras culturas, e passarão aos demais alunos da escola”, explica a educadora. Gestores e profissionais da EEEP Salaberga comemoram mais um resultado alcançado. É a primeira vez que a escola conquista essa premiação específica.


Em junho passado, os estudantes Antônio Fernandes Brito Filho e Letícia Lima Belo Fernandes, da mesma EEEP, participaram da Feira Internacional Expociencias Latinoameticana (ESI-Amlat), na cidade de Mazatlan, no México. Os jovens, que cursam o 3º ano técnico em Edificações, apresentaram o projeto “Construtecno”, ao lado de expositores de outros nove países da América Latina e mais dois da Europa.

Carta ao Senado e ao País: Dilma diz que dará apoio irrestrito a plebiscito

A nove dias do julgamento final no processo do impeachment, a presidente afastada, Dilma Rousseff, divulgou nesta terça-feira, 16, uma carta de quatro páginas, na qual disse não poder ser condenada pelo “conjunto da obra”, defendeu um pacto pela unidade nacional e manifestou apoio a um plebiscito para antecipar as eleições presidenciais de 2018.

Batizada de “Mensagem ao Senado Federal e ao Povo Brasileiro”, a carta trata o impeachment como “golpe” e diz que as denúncias contra a petista são “frágeis e inconsistentes”. “Não é legítimo como querem os meus acusadores, afastar o chefe de Estado e de governo pelo ‘conjunto da obra’. Quem afasta o Presidente pelo ‘conjunto da obra’ é o povo e, só o povo, nas eleições”, disse.

Muitas vezes criticada até por aliados pela dificuldade em reconhecer erros, Dilma afirmou que na sua “jornada” para se defender do impeachment ouviu “duras críticas” ao governo, “a erros que foram cometidos e medidas politicas que não foram adotadas”. “Acolho essas críticas com humildade para que possamos construir um novo caminho”, disse.


A presidente afastada afirmou ainda esperar que o Senado encerre o processo de impeachment “reconhecendo diante das provas irrefutáveis que não houve crime”. “Sou inocente”, afirmou. Dilma disse que seu afastamento definitivo “seria um inequívoco golpe seguido de eleição indireta”.

“Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um Plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral.” Dilma afirmou que a carta dirigida à população e aos senadores expressava o seu compromisso com a democracia e que seu retorno à Presidência significará a afirmação do Estado Democrático de Direito. “A democracia é o único caminho para sairmos da crise”, disse.

Ao comentar a necessidade de sair da crise econômica, Dilma propôs um “amplo pacto nacional baseado em eleições livres e diretas” e que é preciso concentrar esforço para que seja realizada uma ampla e profunda reforma política. “Devemos construir, para tanto, um amplo Pacto Nacional, baseado em eleições livres e diretas, que envolva todos os cidadãos e cidadãs brasileiros. Um Pacto que fortaleça os valores do Estado Democrático de Direito, a soberania nacional, o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais”, disse. “Esse pacto pela unidade, pelo desenvolvimento e pela justiça permitirá a pacificação do País”, afirmou. Em sua mensagem, Dilma comentou ainda que é preciso que haja um “arrefecimento das paixões” que “deve sobrepor-se a sentimento de desunião”.

Criticada por sua postura mais fechada, Dilma defendeu o diálogo com o Congresso e com a população para que as demandas do País sejam respondidas e que é por meio do diálogo que o Brasil vai conseguir retomar o crescimento. “A transição para esse novo momento democrático exige que seja aberto um amplo diálogo entre todas as forças vivas da Nação Brasileira com a clara consciência de que o que nos une é o Brasil.”

A petista elencou algumas prioridades de seu governo, disse que gerar emprego e elevar a qualidade da educação são prioridade e afirmou que o seu lema persistirá sendo “nenhum direito a menos”. Dilma disse ainda que reformas necessárias para Brasil enfrentar a crise foram bloqueadas pelo Congresso, que insistiu “na política do quanto pior melhor”. “Pautas-bomba foram impostas”, afirmou.

Sem citar o nome do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Dilma disse que “a essa altura todos sabem que não cometi crime de responsabilidade” e que “jamais se encontrará na minha vida registro de desonestidade, covardia ou traição”. “Ao contrário dos que deram início a este processo injusto e ilegal, não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros e não recebi propina de ninguém”, disse.

A presidente afastada reforçou que honrará os votos que recebeu, repetiu que a democracia é o lado certo da história e afirmou ter orgulho de ser a primeira mulher presidente do Brasil. Dilma lembrou ainda que sofreu com a tortura na Ditadura e que “gostaria de não ter que resistir à fraude e a mais infame injustiça”.

Ao dizer que o País atravessa um momento muito grave, Dilma disse que ele pode ser superado. “Esse momento que requer coragem, clareza de todos nós. É um momento que não tolera omissões, enganos ou falta de compromisso com o País”, afirmou. Dilma pediu aos senadores “que não se faça injustiça de me condenar por crime que não cometi”. “Minha esperança é a do povo brasileiro, que me elegeu duas vezes. Não devemos permitir que uma ruptura fragilize nossa democracia. A democracia há de vencer”, afirmou, repetindo que a democracia “é o lado certo da história”.

O pronunciamento de Dilma foi realizado no Palácio da Alvorada e durou cerca de 13 minutos. Dilma atrasou a sua fala e assim que chegou quebrou o protocolo para comentar a derrota do futebol feminino nos pênaltis para a Suécia.

Divergências

O tom da mensagem divulgada nesta terça-feira foi alvo de divergências, principalmente entre Dilma e a cúpula petista. O presidente do PT, Rui Falcão, chegou a chamar de “inviável” a proposta de plebiscito popular para antecipar as eleições presidenciais de 2018. A declaração provocou contrariedade no Palácio da Alvorada e escancarou o racha entre o comando do partido e a presidente afastada. O que mais aborreceu Dilma, nos últimos dias, foi o fato de Falcão classificar a consulta popular sobre eleições como “artifício para tentar enganar quem não vai ser enganado”, uma vez que a proposta é o eixo central da carta aos senadores.

Dilma decidiu deixar de lado o conselho de aliados e se referiu ao processo de impeachment como um “golpe”. A petista quer deixar o documento como um registro histórico de sua resistência e causar constrangimento ao presidente em exercício, Michel Temer.

Dilma está afastada do Palácio do Planalto há 97 dias, quando o Senado autorizou a abertura do impeachment contra ela. Na madrugada do último dia 10, os senadores decidiram torná-la ré no processo. Ela é acusada de crime de responsabilidade pelo atraso em repasses do Tesouro Nacional para o Banco do Brasil custear empréstimos subsidiados no Plano Safra, uma das chamadas “pedaladas fiscais”. A presidente afastada também responde pela assinatura de três decretos de suplementação orçamentária que autorizaram despesas em desacordo com a meta fiscal vigente.

Leia abaixo a íntegra:

Mensagem da Presidenta da República Dilma Rousseff

AO SENADO FEDERAL E AO POVO BRASILEIRO

Brasília, 16 de agosto de 2016

Dirijo-me à população brasileira e às Senhoras Senadoras e aos Senhores Senadores para manifestar mais uma vez meu compromisso com a democracia e com as medidas necessárias à superação do impasse político que tantos prejuízos já causou ao País.

Meu retorno à Presidência, por decisão do Senado Federal, significará a afirmação do Estado Democrático de Direito e poderá contribuir decisivamente para o surgimento de uma nova e promissora realidade política.

Minha responsabilidade é grande. Na jornada para me defender do impeachment me aproximei mais do povo, tive oportunidade de ouvir seu reconhecimento, de receber seu carinho. Ouvi também críticas duras ao meu governo, a erros que foram cometidos e a medidas e políticas que não foram adotadas. Acolho essas críticas com humildade e determinação para que possamos construir um novo caminho.

Precisamos fortalecer a democracia em nosso País e, para isto, será necessário que o Senado encerre o processo de impeachment em curso, reconhecendo, diante das provas irrefutáveis, que não houve crime de responsabilidade. Que eu sou inocente.

No presidencialismo previsto em nossa Constituição, não basta a desconfiança política para afastar um Presidente. Há que se configurar crime de responsabilidade. E está claro que não houve tal crime.

Não é legítimo, como querem os meus acusadores, afastar o chefe de Estado e de governo pelo “conjunto da obra”. Quem afasta o Presidente pelo “conjunto da obra” é o povo e, só o povo, nas eleições.

Por isso, afirmamos que, se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, teríamos um golpe de estado. O colégio eleitoral de 110 milhões de eleitores seria substituído, sem a devida sustentação constitucional, por um colégio eleitoral de 81 senadores. Seria um inequívoco golpe seguido de eleição indireta.

Ao invés disso, entendo que a solução para as crises política e econômica que enfrentamos passa pelo voto popular em eleições diretas. A democracia é o único caminho para a construção de um Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social. É o único caminho para sairmos da crise.

Por isso, a importância de assumirmos um claro compromisso com o Plebiscito e pela Reforma Política.

Todos sabemos que há um impasse gerado pelo esgotamento do sistema político, seja pelo número excessivo de partidos, seja pelas práticas políticas questionáveis, a exigir uma profunda transformação nas regras vigentes.

Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um Plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral.

Devemos concentrar esforços para que seja realizada uma ampla e profunda reforma política, estabelecendo um novo quadro institucional que supere a fragmentação dos partidos, moralize o financiamento das campanhas eleitorais, fortaleça a fidelidade partidária e dê mais poder aos eleitores.

A restauração plena da democracia requer que a população decida qual é o melhor caminho para ampliar a governabilidade e aperfeiçoar o sistema político eleitoral brasileiro.
Devemos construir, para tanto, um amplo Pacto Nacional, baseado em eleições livres e diretas, que envolva todos os cidadãos e cidadãs brasileiros. Um Pacto que fortaleça os valores do Estado Democrático de Direito, a soberania nacional, o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais.

Esse Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social permitirá a pacificação do País. O desarmamento dos espíritos e o arrefecimento das paixões devem sobrepor-se a todo e qualquer sentimento de desunião.

A transição para esse novo momento democrático exige que seja aberto um amplo diálogo entre todas as forças vivas da Nação Brasileira com a clara consciência de que o que nos une é o Brasil.

Diálogo com o Congresso Nacional, para que, conjunta e responsavelmente, busquemos as melhores soluções para os problemas enfrentados pelo País.

Diálogo com a sociedade e os movimentos sociais, para que as demandas de nossa população sejam plenamente respondidas por políticas consistentes e eficazes. As forças produtivas, empresários e trabalhadores, devem participar de forma ativa na construção de propostas para a retomada do crescimento e para a elevação da competitividade de nossa economia.

Reafirmo meu compromisso com o respeito integral à Constituição Cidadã de 1988, com destaque aos direitos e garantias individuais e coletivos que nela estão estabelecidos. Nosso lema persistirá sendo “nenhum direito a menos”.

As políticas sociais que transformaram a vida de nossa população, assegurando oportunidades para todas as pessoas e valorizando a igualdade e a diversidade deverão ser mantidas e renovadas. A riqueza e a força de nossa cultura devem ser valorizadas como elemento fundador de nossa nacionalidade.

Gerar mais e melhores empregos, fortalecer a saúde pública, ampliar o acesso e elevar a qualidade da educação, assegurar o direito à moradia e expandir a mobilidade urbana são investimentos prioritários para o Brasil.

Todas as variáveis da economia e os instrumentos da política precisam ser canalizados para o País voltar a crescer e gerar empregos.

Isso é necessário porque, desde o início do meu segundo mandato, medidas, ações e reformas necessárias para o país enfrentar a grave crise econômica foram bloqueadas e as chamadas pautas-bomba foram impostas, sob a lógica irresponsável do “quanto pior, melhor”.

Houve um esforço obsessivo para desgastar o governo, pouco importando os resultados danosos impostos à população. Podemos superar esse momento e, juntos, buscar o crescimento econômico e a estabilidade, o fortalecimento da soberania nacional e a defesa do pré-sal e de nossas riquezas naturais e minerárias.

É fundamental a continuidade da luta contra a corrupção. Este é um compromisso inegociável. Não aceitaremos qualquer pacto em favor da impunidade daqueles que, comprovadamente, e após o exercício pleno do contraditório e da ampla defesa, tenham praticado ilícitos ou atos de improbidade.

Povo brasileiro, Senadoras e Senadores,

O Brasil vive um dos mais dramáticos momentos de sua história. Um momento que requer coragem e clareza de propósitos de todos nós. Um momento que não tolera omissões, enganos, ou falta de compromisso com o país.

Não devemos permitir que uma eventual ruptura da ordem democrática baseada no impeachment sem crime de responsabilidade fragilize nossa democracia, com o sacrifício dos direitos assegurados na Constituição de 1988. Unamos nossas forças e propósitos na defesa da democracia, o lado certo da História.

Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Tenho orgulho de dizer que, nestes anos, exerci meu mandato de forma digna e honesta. Honrei os votos que recebi. Em nome desses votos e em nome de todo o povo do meu País, vou lutar com todos os instrumentos legais de que disponho para assegurar a democracia no Brasil.

A essa altura todos sabem que não cometi crime de responsabilidade, que não há razão legal para esse processo de impeachment, pois não há crime. Os atos que pratiquei foram atos legais, atos necessários, atos de governo. Atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles, e também não é crime agora.

Jamais se encontrará na minha vida registro de desonestidade, covardia ou traição. Ao contrário dos que deram início a este processo injusto e ilegal, não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros e não recebi propina de ninguém.

Esse processo de impeachment é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente. O que peço às senadoras e aos senadores é que não se faça a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente.

A vida me ensinou o sentido mais profundo da esperança. Resisti ao cárcere e à tortura. Gostaria de não ter que resistir à fraude e à mais infame injustiça.

Minha esperança existe porque é também a esperança democrática do povo brasileiro, que me elegeu duas vezes Presidenta. Quem deve decidir o futuro do País é o nosso povo.

A democracia há de vencer.

Dilma Rousseff


Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil.

Vísceras de peixe são utilizadas como biodiesel em Jaguaretama

A partir de gordura animal do peixe, produtores no município de Jaguaretama, a 248 quilômetros de Fortaleza, Vale do Jaguaribe, extraem o óleo a partir das vísceras dos peixes, que é vendido para a Usina da Petrobras, em Quixadá, onde é transformada em biodiesel. Cooperativa recebe incentivos do Governo do Ceará e chega a comercializar 45 toneladas de peixe com as cidades vizinhas

Mesmo com a capacidade inferior a 20%, o Açude Castanhão tem sido mola propulsora na transformação da realidade de produtores do municípios de Jaguaretama. Para o produtor e cooperado Hernesto da Silva Goes, 38 anos, filho de agricultores, a extrema dificuldade ao lidar com o quinto ano consecutivo de seca, trouxe novos desafios e uma nova realidade produtiva, a extração de vísceras de peixe para transformação em biodiesel.

Apesar da tecnologia de fabricação do biodiesel no Brasil ainda estar em desenvolvimento, algumas iniciativas mostram que a atividade é promissora e precisa de uma maior atenção por parte dos governos. No Ceará, no município de Jaguaretama, Vale do Jaguaribe, a experiência com a produção de biodiesel a partir das vísceras de peixe tilápia tem se mostrado uma importante alternativa econômica. A transformação em biodiesel fica a cargo da Usina da Petrobras localizada na cidade de Quixadá, Sertão Central, que compra a produção dos cooperados daquele município.

É com esse foco e voltado principalmente para a melhoria da qualidade de vida do agricultor que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) e parceria da Secretaria da Pesca, tem buscado meios de trazer para o homem do campo tecnologias capazes de transformar, para melhor, a qualidade e produtividade desses produtores. “Esse apoio que a secretaria fornece aos psicultores, da região do Vale do Jaguaribe, é fundamental para fomentar não somente a economia local, mas também serve como incentivo à produção. Vale destacar que esse feito é contextualizado num cenário de estiagem que chega ao quinto ano consecutivo no Ceará”, comenta o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

“Quando um novo trabalho é proposto isso gera grande expectativa. A atividade pesqueira desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) em parceria com a SDA e técnicos tem mudado o cenário daquela região e isso é fruto de um acompanhamento e compromisso com os trabalhadores”, explica o coordenador de ordenamento e fiscalização da Seapa, Osvaldo da Costa Filho.

Organizados através da Cooperativa Curupati Peixes, cooperativa que atua no setor pesqueiro no município, 40 cooperados desenvolvem várias atividades desde o descarregamento até a retirada das vísceras. A cooperativa iniciou suas atividades contando apenas 10 produtores/cooperados e hoje  garante renda para os trabalhadores e suas famílias, além de desempenhar papel fundamental na manutenção do meio ambiente, produzindo matéria-prima limpa.

Energia sustentável


A partir da extração das gorduras residuais do peixe, é garantida a produção do biodiesel. A prática resultou aos agricultores um convênio firmado com a Petrobras. Após coletados os resíduos, a gordura é encaminhada para a usina de processamento da estatal, localizada em Quixadá, onde é transformada em combustível.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Pensamento do dia

“Se eu me afastar, se aproxime. Se eu mandar você ir, por favor, fique. Se eu tiver medo, me abrace. Se eu estiver bravo, sorria.”

Para refletir - Faça Aquilo que Traz Realização

Faça Aquilo que Traz Realização

Você se torna responsável quando age com responsabilidade. Você se torna maduro quando age com maturidade. Você se torna inteligente quando você age com inteligência.

Você se torna confiante quando age com confiança. Você se torna criativo quando age com criatividade.

O que você faria, agora, se fosse exatamente a pessoa que você quer ser? Faça-o e você será essa pessoa. O que você faria se tivesse tudo que sempre quis? Faça-o e você terá tudo isso.

Suas ações definem a pessoa que você é. Vencedores são pessoas que tomam as atitudes específicas que as tornam vencedores. Seja qual for seu desejo, não perca seu tempo tentando alcançá-lo.

Em vez disso, “seja” seu desejo, ”realize” seu desejo. Seja uma pessoa capaz de conseguir o que for que você deseje. Faça o que for preciso para alcançar seus desejos.

Não espere a realização aparecer de repente em sua vida. Isso nunca vai acontecer. Em vez disso, faça aquilo que traz realização e você a alcançará.


Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Ygor Maciel
Vinícius Moura
Klemaira Costa
Micaeli Lima
Neila Maria
Deuselina Soares
Neila Maria
Edvirges Lemos Oliveira
Bruna Benoila Benoila

Val Mendonça

IML começa a funcionar em Russas

                                  A supervisora Elayne Stanislau fala para equipe do hospital com será o trabalho em Russas  foto: Erivando Lima
Nesta segunda(15) foi dado inicio em Russas a implantação do Instituto Medico Legal(IML), que irá funcionar em dois locais distintos, no Hospital e Casa de Saúde de Russas, será o necrotério onde são realizados os seguintes serviços básicos de perícias médico-legais, Serviço de Medicina Legal (SML) - exames de necropsia ou cadavéricos em casos de mortes violentas ou suspeitas, Serviço de Mortes por Antecedentes Patológicos (SMAP) também conhecido como Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) - exames de necropsia em casos de mortes sem assistência médica.
Já no centro Margarida Leandro, irá funcionar a Clínica Médico-Legal que oferece serviços de realização de exames de conjunção carnal, ato libidinoso, lesão corporal, verificação de aborto, verificação de idade, sanidade física, sanidade mental, psiquiátrico; emitindo seus respectivos laudos.
A Divisão de Laboratórios executa exames periciais toxicológicos e de vestígios biológicos como pesquisa de sêmen e sangue humano.
Seis peritos médicos e seis técnicos de perícia irão trabalhar em Russas em regime de plantão permanente e com a supervisão de Elayne Stanislau, que esteve no Hospital e Casa de Saúde conversando com Dr. Paulo Augusto Campelo Bessa.
A instalação é provisória, visto que esta em fase de conclusão o prédio do Núcleo da Pericia Forense em Russas, com previsão para ser inaugurado em outubro.

Para funcionamento do necrotério foi decisivo o apoio da CDL que bancou a reforma necessária.

Morre no Rio a atriz Elke Maravilha

                                                Elke Maravilha (Foto: Paulo Guilherme / G1)
Morreu no Rio de Janeiro, no início da madrugada desta terça-feira (16), a atriz Elke Maravilha. Ela estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul, desde o dia 20 de junho.
De acordo com seu irmão, Frederico, Elke, de 71 anos, foi operada de uma úlcera e ficou em coma induzido. A atriz morreu por volta de 1h.
A família ainda não definiu data e local do sepultamento.
Antes de ser internada Elke vinha se apresentando pelo país com o espetáculo "Elke canta e conta", onde falava de passagens de sua vida desde a infância na Rússia, os casamentos, a vida como modelo e apresentadora.

Elke Grunnupp nasceu na Rússia, em 1945. Chegou ao Brasil ainda criança com os pais, para morar em Minas Gerais.
Começou como modelo e manequim, aos 24 anos.
A carreira em televisão começou na “Discoteca do Chacrinha”. Depois fez novelas, filmes e peças.
Passou seis dias presa durante o regime militar por desacato após rasgar um cartaz de procurado com a foto do filho da estilista Zuzu Angel, para quem desfilava.
Foi também secretária, bibliotecária, bancária, professora, tradutora. Casou-se várias vezes, já disse ter feito aborto, foi rainha de associação de prostitutas no Rio, estrela do cinema e viveu a vida intensamente.
Em seu perfil no Facebook, foi postada a seguinte mensagem pelo administrador da página: "Avisamos que nossa Elke já não esta por aqui, conosco. Como ela mesma dizia, foi brincar de outra coisa. Que todos os deuses, que ela tanto amava, estejam com ela nessa viagem. 'Eros anikate mahan' (O amor é invencível nas batalhas). Crianças: conviver é o grande barato da vida,aproveitem e convivam'".

Do G1, em São Paulo

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

PENSAMENTO DO DIA

"Não há coisa tão fácil como dar conselho,

nem mais difícil que sabê-lo dar."

PARA REFLETIR - UM DIA EU VOU...

Um dia eu vou...

Você alguma vez se pegou dizendo: “Um dia vou escrever um livro... ou viajar pelo mundo, compor uma sinfonia...”, ou qualquer outra coisa do gênero? Não foi só você que fez isso.

Quase todos nós  fantasiamos sobre algo que gostaríamos de fazer um dia. Uns gostariam apenas de ter mais tempo para dedicar à família ou aos amigos; outros de trabalhar em algo diferente, ou desenvolver um hobby, um talento. Seja como for que você complete a frase

– “um dia eu vou...”- saiba que os sonhos e sentimentos a respeito do que gostaria de fazer são pistas importantes para a identificação do que realmente é mais importante para você.

E se é importante, comece desde já... Lembre-se, a cada manhã, quando o despertador toca, você tem uma nova oportunidade de fazer o que quer com as horas à sua frente. Diariamente você recebe uma lousa nova, sem nada escrito. Você pode ter 10, 20, 30, 50 anos de vida pela frente; e como você vai usar esse tempo?

O que você vai fazer com o resto da sua vida? Vai continuar a se enganar, achando que algum dia terá tempo para fazer alguma das coisas que realmente são importantes para você? Na verdade, isso nunca acontecerá, a menos que você decida que esse tempo é hoje.

A verdadeira realização na vida acontece quando respondemos com honestidade às seguintes perguntas: - o que é mais importante para mim?, - o que eu gostaria verdadeiramente de realizar?, - que legado eu gostaria de deixar?

O desafio é descobrir o que queremos, o que gostaríamos de fazer e, então, começar a trabalhar diariamente para realizar nossos desejos. Não importa se temos, 20, 35, 50, 75 anos, ou mais. O que precisamos fazer é decidir quando vamos começar a trabalhar para conseguir o que queremos.

Bom dia!!


(Hyrum W. Smith)

Aniversariantes do dia

Kamila Rebouças
Inaria Nascimento
Dionisio Bernardo
Talita Lima Sales

Leninha Barros

Cientistas identificam proteínas do vírus da zika que levam à microcefalia

Imagem é representação da superfície do vírus da zika; equipe de cientistas conseguiu determinar a estrutura do vírus pela primeira vez (Foto: Universidade Purdue/Cortesia)
A ciência já tinha constatado que o vírus da zika poderia levar à microcefalia e a outros problemas neurológicos em bebês. Agora, cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, estão desvendando de que maneira o vírus faz isso. Um estudo publicado nesta quinta-feira (11) na revista “Cell Stem Cell” revelou que duas proteínas do vírus são responsáveis pela desregulação celular que resulta na malformação.
“Agora sabemos as vias moleculares, então demos o primeiro grande passo rumo a uma terapia alvo para microcefalia induzida por zika”, diz Jae Jung, um dos autores do estudo e professor do Departamento de Microiologia Molecular e Imunologia na USC.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores infectaram células-tronco neurais fetais humanas com três cepas do vírus da zika e mediram o impacto dessa infecção de acordo com a presença de cada uma das 10 proteínas codificadas pelo vírus da zika.
Esse impacto foi medido ao se observar a formação das chamadas neuroesferas, agrupamento de células-tronco neurais que simulam características iniciais do processo de formação dos neurônios.
Os testes demostraram que as proteínas NS4A e NS4B do vírus da zika inibiram a formação das neuroesferas e levaram à redução da média do tamanho dessas estruturas.
O que essas proteínas fazem é desregular mecanismos celulares como o da autofagia, tipo de “reciclagem celular”. “O vírus da zika aumenta a atividade em sua fábrica de reciclagem para que ele possa usar a energia e nutrientes resultantes para se replicar”, diz Jung.
“É possível que, como o zika está usando a maior parte da energia, as células-tronco neurais ficam com déficits metabólicos. Portanto as chances para elas diferenciarem e amadurecerem em neurônios e outros tipos de células cerebrais são bem menores”, completa.
Agora, os cientistas estão trabalhando em experimentos para verificar a ação das proteínas NS4A e NS4B em organoides cerebrais e em camundongos.


Do G1, em São Paulo

Gilmar Mendes autoriza abertura de investigação eleitoral contra PP e PMDB

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, autorizou a abertura de processos de investigação eleitoral contra o PP e o PMDB. Feitos terça-feira (9) pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, os pedidos foram autorizados na noite de ontem (10). A ministra pediu investigação também do PT.

Os pedidos têm como base informações obtidas em depoimentos de delação premiada dados por envolvidos na Operação Lava Jato. Os partidos são acusados de ter recebido propina disfarçada em doações eleitorais declaradas oficialmente. Caso as acusações sejam comprovadas, os três partidos podem até perder o registro na Justiça Eleitoral.

Também na terça, os processos relacionados ao PP e ao PMDB foram encaminhados a Mendes, que anteriormente havia pedido à ministra, que também é corregedora-geral eleitoral, a abertura de procedimento para investigar o PT. A ministra decidiu pela abertura da investigação contra o Partido dos Trabalhadores (PT), mas durante a sessão de julgamento, pediu ao plenário do Tribunal que os três processos fossem distribuídos livremente entre os ministros do TSE. Ela entendeu que a questão não deve ser analisada somente pelo corregedor. Durante o debate a respeito da questão de ordem apresentada, o ministro Henrique Neves pediu vista.

No despacho de Mendes que abre os processos contra o PP e o PMDB, o ministro lembra os pedidos de vista de Henrique Neves e de livre distribuição feito pela ministra e diz que os processos contra o PP e o PMDB devem ser distribuídos “na forma que vier a ser definida pelo plenário”. As investigações, então, só terão início depois que o plenário decidir sobre a questão de ordem apresentada. A previsão é que o julgamento seja retomado no próximo dia 23.

por Agência Brasil

Molon apresentará requerimento para antecipar votação da cassação de Cunha

O líder da Rede na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ), prometeu nesta quinta-feira, 11, apresentar na próxima sessão plenária um requerimento de convocação extraordinária pedindo a antecipação da votação da cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A estratégia da oposição é tentar constranger os parlamentares, ao classificar como aliado do peemedebista quem votar contra o requerimento.

Na noite da quarta-feira, 10, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou a votação da cassação de Cunha para 12 de setembro, uma segunda-feira. O caso será, portanto, votado em plenário após a conclusão do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado, prevista para o fim de agosto. A data era defendida pelo Palácio do Planalto, que teme que o deputado afastado retalie o governo Michel Temer após ser cassado.

“Nosso objetivo é, na primeira sessão da Câmara, apresentar um requerimento de convocação extraordinária, para antecipar a votação da cassação de Eduardo Cunha”, afirmou Molon em entrevista na Câmara. A inclusão do requerimento na pauta de votações, porém, depende de decisão do próprio presidente da Câmara, o que diminui as chances de o pedido de antecipação da votação de Cunha ser submetido ao plenário.

Para Molon, é inaceitável que a cassação do ex-presidente da Casa seja votada em 12 de setembro. “É uma data que tem tudo para não dar certo, seja pela proximidade da eleição, seja por ser uma segunda-feira”, disse. “Parece que a Câmara, no fundo, não quer votar a cassação de Eduardo Cunha. Parece que a pressão de uma boa parte da base do governo quer a todo custo salvar o mandato de Eduardo Cunha”, acrescentou o líder da Rede.

Na quarta, Maia rebateu as críticas de que a data tenha sido escolhida para ajudar o ex-presidente da Câmara a se salvar da cassação. Ele disse ser mais fácil garantir quórum no plenário para votar o caso do peemedebista antes das eleições municipais, previstas para o início de outubro, do que depois. “Duvido que este plenário não estará presente para a votação”, afirmou o atual presidente da Casa na quarta-feira.

A justificativa para escolher a data é que não será possível votar o caso na próxima semana, porque não haverá atividades na Câmara, em razão do início da campanha eleitoral. Na semana seguinte, será a votação do impeachment no Senado, o que também impossibilita a votação. Entre 29 de agosto a 2 de setembro, Maia deve assumir o comando do País interinamente, por causa da viagem do presidente em exercício Michel Temer para a reunião do G-20 na China.

Com isso, não poderia presidir a votação; a função seria transferida para o 1º vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA). Na primeira semana de setembro, também não seria possível votar a cassação, por conta do feriado de 7 de setembro o que diminuiria o quórum. Por essa linha de pensamento, restou portanto, a semana entre 12 e 16 de setembro. Parlamentares próximos a Maia dizem que ele não escolheria o dia 13, por ser o número que identifica o PT nas urnas eleitorais.

Para além da exclusão das datas, pesou na decisão a unificação do discurso da base aliada de Temer em torno do assunto. Por temer que Cunha retalie membros do governo e que isso pudesse atrapalhar o impeachment, o Palácio do Planalto atuou para garantir que a antiga oposição (PSDB, DEM e PPS) se unisse ao Centrão (grupo de 12 partidos liderados por PP, PSD e PTB) e passasse a defender a votação da cassação para depois do impedimento de Dilma.

estadao-conteudo

Governo do Ceará promove ações de resgate a memória política

Com o objetivo de resgatar a memória política brasileira, preservando conhecimento para as futuras gerações, o Governo do Ceará promove, durante o mês de agosto, ações voltadas ao tema Memória e Verdade.

As ações idealizadas pela Célula de Educação em Direitos Humanos, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas em Direitos Humanos, do Gabinete do Governador (COPDH), e fruto da parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais, buscam apresentar o tema da memória e da verdade sob a ótica dos que tiveram seus direitos violados durante a vigência do Regime Militar.

A programação consiste em exibição de filmes, aulas de campo, exposições fotográficas, palestras, além de uma programação especial de filmes e documentários exibida na TV Ceará.

Para Demitri Cruz, coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, ter um mês dedicado ao tema da memória e da verdade contribui para que as pessoas vivam de fato a história e saibam que o Ceará possui uma memória rica e viva de resistência às violações humanitárias. “A programação marca o início de um ciclo de ações permanentes que visam dar visibilidade de historias de resistência do povo cearense, não somente no que se refere à Ditadura Civil-Militar, mas a todo o período de construção do nosso Estado”, destaca.

Um dos pontos altos da programação será o projeto “Percursos da Memória e Verdade”. O trajeto consiste em uma aula de campo guiada. Durante todo o caminho o estudante conhecerá a história da Ditadura Civil-Militar no Ceará, por meio dos lugares de memórias relacionados ao tema. O percurso será orientado por um estudioso do tema e de uma ex-perseguido político.


A ação se desenvolve por meio da COPDH; em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), através da Comissão Estadual de Anistia Wanda Sindou; Museu do Ceará; Arquivo Público do Estado do Ceará; Museu da Imagem e do Som; TV Ceará; Secretaria Estadual da Educação (Seduc); Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor); Instituto Frei Tito de Alencar; Comitê Memória, Verdade e Justiça; Aparecidos Políticos; Associação dos Juízes pela Democracia; Coletivo Concreto; Comissão de Anistia do Ministério da Justiça; Movimento de Justiça e Direitos Humanos; e Associação 64/68.

Doze estados estão com salários de funcionários em atraso, Ceará é exceção

Enquanto o Estado do Ceará está conseguindo manter em dia o pagamento dos seus servidores públicos, apesar da crise financeira, pelo menos 12 deles e o Distrito Federal, estão com dificuldades de cumprir com seus compromissos. Nesta quarta-feira a Câmara dos Deputados aprovou uma medida que alivia o caixa dos estados sem exigir que, em contrapartida, os reajustes para o funcionalismo público fossem suspensos por dois anos.

Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal estão com as contas no vermelho e utilizam medidas como; o atraso do pagamento, parcelamento dos salários e o escalonamento dos pagamentos de acordo com o valor. Os estados utilizam, ainda, a medida de empurrar para a frente a data de pagamento dos servidores.

Para socorrer o caixa dos estados, o governo Temer fechou, em junho, um acordo que prevê a suspensão da cobrança da dívida deles com a União até o fim do ano, e uma retomada escalonada nos pagamentos a partir de 2017.

Para que a proposta se concretizasse, os Estados teriam que suspender os reajustes salariais para os servidores por dois anos, o que não agradou os governadores

Após a pressão sobre o Governo, foi aprovado o projeto pela Câmara nesta quarta-feira (10) sem a proibição dos reajustes, que na sexta-feira (5), o Ministério da Fazenda chegou a considerar como uma exigência “inegociável”.


E, embora possa representar um alívio nas contas, a renegociação das dívidas é insuficiente para resolver os atuais problemas em torno da folha de pagamento, segundo os governos de 5 dos 12 estados que tiveram de alterar os pagamentos.

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...