terça-feira, 9 de agosto de 2016

Hospital Universitário da UFC realiza primeira cirurgia cardíaca por vídeo

   Maria Helena Costa Braga passou pela primeira cirurgia cardíaca por vídeo realizada no Hospital Universitário Walter Cantídio (Foto: HUWC/Divulgação)

Maria Helena Costa Braga , de 21 anos, foi a primeira paciente a realizar uma cirurgia cardíaca por vídeo no Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC. Ela foi submetida ao procedimento em julho em razão de uma cardiopatia congênita chamada de Comunicação Interatrial (CIA), uma abertura na parede muscular que permite a passagem do sangue do átrio esquerdo (cavidade do coração) para o direito. Ela já recebeu alta e passa bem.

Tradicionalmente, a cirurgia cardíaca é realizada por meio de uma incisão vertical, de 20 cm a 30 cm de comprimento, dividindo o osso do peito, o esterno, para uma ampla visão direta por parte do cirurgião. No procedimento por vídeo, a cirurgia passa a ser realizada pelo lado direito, no espaço natural que existe entre as costelas, com incisão de aproximadamente 4 cm a 5 cm e auxílio de uma microcâmera de alta definição.

Quando soube que seria submetida a uma cirurgia inédita no Hospital Universitário, a recepcionista de laboratório Maria Helena, natural de Mombaça, no Sertão do Ceará, teve medo. “Bateu logo o nervosismo porque cirurgia no coração sempre é delicada. Mas, graças a Deus e à equipe do Hospital Universitário, estou bem. Tem gente que nem acredita que fui operada. A gente se recupera mais rápido”, comenta a jovem.

Alta hospitalar
Enquanto uma cirurgia cardíaca tradicional pede um período de internação mais longo, no procedimento minimamente invasivo realizado em Maria Helena, a alta hospitalar veio na manhã do quarto dia após a videocirurgia.
O médico Josué de Castro, responsável pela cirurgia e cirurgião cardíaco do Hospital Universitário, explica que cirurgias minimamente invasivas como essa feita, são fundamentais para reduzir o impacto do procedimento na qualidade de vida do paciente.

Tanto o médico Josué como a equipe multidisciplinar estão confiantes e ansiosos por novos procedimentos dessa natureza. “Serão necessários apoio institucional e definição de um time de profissionais específico para esse tipo de cirurgia. Pretendo implantar um Centro de Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva no Hospital Universitário”, planeja o cirurgião.
Para a videocirurgia de Maria Helena, estiveram envolvidos 11 profissionais, como cirurgiões, anestesiologistas, cardiologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...