sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Governo do Ceará promove ações de resgate a memória política

Com o objetivo de resgatar a memória política brasileira, preservando conhecimento para as futuras gerações, o Governo do Ceará promove, durante o mês de agosto, ações voltadas ao tema Memória e Verdade.

As ações idealizadas pela Célula de Educação em Direitos Humanos, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas em Direitos Humanos, do Gabinete do Governador (COPDH), e fruto da parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais, buscam apresentar o tema da memória e da verdade sob a ótica dos que tiveram seus direitos violados durante a vigência do Regime Militar.

A programação consiste em exibição de filmes, aulas de campo, exposições fotográficas, palestras, além de uma programação especial de filmes e documentários exibida na TV Ceará.

Para Demitri Cruz, coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, ter um mês dedicado ao tema da memória e da verdade contribui para que as pessoas vivam de fato a história e saibam que o Ceará possui uma memória rica e viva de resistência às violações humanitárias. “A programação marca o início de um ciclo de ações permanentes que visam dar visibilidade de historias de resistência do povo cearense, não somente no que se refere à Ditadura Civil-Militar, mas a todo o período de construção do nosso Estado”, destaca.

Um dos pontos altos da programação será o projeto “Percursos da Memória e Verdade”. O trajeto consiste em uma aula de campo guiada. Durante todo o caminho o estudante conhecerá a história da Ditadura Civil-Militar no Ceará, por meio dos lugares de memórias relacionados ao tema. O percurso será orientado por um estudioso do tema e de uma ex-perseguido político.


A ação se desenvolve por meio da COPDH; em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), através da Comissão Estadual de Anistia Wanda Sindou; Museu do Ceará; Arquivo Público do Estado do Ceará; Museu da Imagem e do Som; TV Ceará; Secretaria Estadual da Educação (Seduc); Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor); Instituto Frei Tito de Alencar; Comitê Memória, Verdade e Justiça; Aparecidos Políticos; Associação dos Juízes pela Democracia; Coletivo Concreto; Comissão de Anistia do Ministério da Justiça; Movimento de Justiça e Direitos Humanos; e Associação 64/68.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...