sexta-feira, 22 de julho de 2016

Estado contabiliza 129 casos de microcefalia

              No total, 51 municípios do Ceará registraram a existência de recém-nascidos com a má-formação congênita ( FOTO: LUCAS MOURA

Mais dois casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita foram confirmados no Ceará. Segundo os boletins do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (20), o Estado tem, desde 2015 até o último dia 16, 129 casos confirmados, 168 em investigação e 239 foram descartados. O estado permanece com 21 óbitos confirmados em decorrência da anomalia, 10 deles comprovadamente ligados à infecção por zika vírus.

Até o momento, Fortaleza aparece como a localidade com mais crianças afetadas pelo problema. Foram 42 casos registrados na capital cearense. Juazeiro do Norte e Quixeramobim aparecem em seguida, com seis ocorrências cada uma. Caucaia, Crato e Barbalha, já contam com quatro casos. No total, 51 localidades do Ceará registraram a existência de recém-nascidos com a anomalia.


Em relação aos casos que ainda estão em sob investigação, há ainda 37 a serem esclarecidos em Fortaleza, enquanto Caucaia espera uma definição sobre 13 casos, e Maracanaú, a respeito de 12 ocorrências. No total, 108 municípios notificaram casos de microcefalia ou alterações no sistema nervoso central.

Em relação aos óbitos, Fortaleza também aparece com o maior número de fatalidades, com oito mortes confirmadas, seguida de Canindé, com dois óbitos. Acarape, Crateús, Granja, Iguatu, Ipaumirim, Maracanaú, Morrinhos, Quixeramobim, Russas, Tejuçuoca e Tururu sofreram uma perda cada.

Brasil

Em todo o País, já foram confirmados 1.709 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. Destes, 267 tiveram confirmação em laboratório para zika. O Governo Federal, contudo, considera que houve infecção pelo vírus na maior parte das gestantes que tiveram bebês com a má-formação.

Os casos confirmados ocorreram em 595 municípios, localizados em todas as unidades da federação e no Distrito Federal. Outras 3.182 notificações continuam em investigação no Brasil. Também foram registradas 354 mortes por suspeita de microcefalia e/ou outra alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gravidez. O número representa 4,1% do total de casos notificados. A região Nordeste tem a maioria dos casos confirmados de microcefalia (1.466), sendo que os estados de Pernambuco, Bahia e Paraíba lideram em número de confirmações para a má-formação, com 371, 277 e 148 casos, respectivamente. Ainda estão em investigação 3.182 suspeitas de microcefalia no País.

FIQUE POR DENTRO

Governo Federal manterá ações de vigilância


Como parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, o Governo Federal anunciou no último dia 15 que continuará com a estrutura da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), com o objetivo de apoiar e incentivar ações de combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika. Além de monitorar ações de rotina em combate ao mosquito, os planos da Sala para os próximos meses é mobilizar os municípios para realizar ações de limpeza em ambientes com grande circulação de pessoas. No primeiro semestre, a SNCC realizou visitas aos imóveis públicos e privados dos 27 estados brasileiros. No Ceará, 1.827.450 imóveis foram vistoriados em busca de focos do mosquito transmissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...