sexta-feira, 20 de maio de 2016

Comissão de Agropecuária debate crise hídrica e dívida rural em Quixeramobim

                                                              açude quixeramobim

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa realiza audiência pública nesta sexta-feira (20/05), em Quixeramobim, no Sertão Central, para tratar de assuntos relacionados à escassez hídrica, renegociação de dívidas e linhas de financiamento de crédito rural. O debate acontecerá às 8h, na Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira, no bairro Edmilson Correia de Vasconcelos, atendendo a solicitação do prefeito do município, Cirilo Pimenta, e do secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Antônio Célio de Oliveira.
O município de Quixeramobim enfrenta uma das maiores crises de abastecimento dos últimos 20 anos. Devido à falta d’água, o município voltou a ser abastecido com carro-pipa.

Segundo o presidente da Comissão de Agropecuária, deputado Moisés Braz (PT), além da escassez de água, os agricultores do município também enfrentam problemas para cumprirem seus compromissos com os bancos. “A renegociação de dívidas rurais tem sido alvo de discussões por parte da comissão nos últimos meses, e foi inclusive debatida no Plenário da Assembleia pela comissão mista do Congresso que tratou da MP 707/2015. Como o assunto aflige milhares de produtores rurais de Quixeramobim e de outras regiões do Estado, é importante a Assembleia discutir diretamente com os interessados o assunto”, afirmou.


Foram convidados para a audiência pública representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa),  da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH),  da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Banco do Nordeste (BNB), do Banco do Brasil (BB), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...