sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Programa Faixa Nobre 22 de fevereiro,sexta-feira


Programa Faixa Nobre 22 de fevereiro,sexta-feira
"A coisa mais difícil do mundo é dizer pensando o que os outros dizem sem pensar. "
Dia Mundial do Pensamento
A idéia de estabelecer um dia especial a cada ano em que Bandeirantes do mundo inteiro pensam uns nos outros , surgiu na 4ª Conferência Mundial, celebrada em 1926 nos Estados Unidos.
A data escolhida foi o dia 22 de Fevereiro, dia do nascimento tanto do Fundador Lord Baden-Powell como da Chefe Bandeirante Mundial, Olave, Lady Baden-Powell.
Anos mais tarde, em 1932, na 7ª Conferência Mundial celebrada na Polônia, uma delegada belga sugeriu que, como os aniversários geralmente estão associados a presentes, que no dia do Pensamento, como forma de apreço e amizade, os Bandeirantes oferecessem uma contribuição monetária voluntária além de seus pensamentos. Foi assim que surgiu o Fundo do Dia do Pensamento.
  A sugestão foi assimilada rapidamente e o Fundo do Dia do Pensamento foi estabelecido para promover o Bandeirantismo aonde a necessidade fosse maior.
  Em 1933, arrecadou-se para o fundo £520, 12s, 6d. A sugestão de um penny - "um penny por seus pensamentos" - ou equivalente, é simbólico hoje em dia.
Como era usado o Dia do Pensamento quando estava ainda na infância?
Em 1941, as contribuições do Dia do Pensamento serviram para ajudar os países que sofreram com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. O dinheiro recebido para o Fundo em 1943 incluiu doações de Cuba e México, a primeira vez que o Fundo recebeu doações da América Latina.
Ao escrever no "The Council Fire" daquele ano, a Diretora do World Bureau disse "O Dia do Pensamento é uma realidade incontestável em nosso Movimento Mundial. Até mesmo agora, no meio de uma guerra mundial quando em todas as partes do mundo cada cidadão precisa de dinheiro e atenção, os Bandeirantes já enviaram mais de £130 para o Dia do Pensamento Mundial deste ano e ainda está chegando mais." Em 1945 foi lançado um Fundo Especial do Dia do Pensamento, a "Contribuição da Mão Caridosa" foi lançada para ajudar os Bandeirantes nos países devastados com a guerra a restabelecerem o movimento. O objetivo era arrecadar £ 2.000 antes do final do ano e, por meados de Setembro 1945 ¾ desta quantia já havia sido arrecadado.
A "Contribuição da Mão Caridosa", ficou aberta até o final de 1946. Houve uma grande reposta a esta solicitação, o dinheiro era arrecadado de diversas maneiras: uma Companhia Bandeirante vendeu flores enquanto que a outra preparou um baile de dança Escocesa.
Com as doações recebidas, vieram sugestões e pedidos de como o Fundo seria utilizado. Um grupo de Cirandas pediu que sua doação de 1 shilling e sete pence ( aproximadamente 8 pence da Libra esterlina de hoje, equivalente a US$ 2,6 ) fosse dividida em 1 d. para Islândia, 1d. Hungria, 1d. Grécia, 2d. para Holanda, 2d. Bélgica, 3d. Polônia, 4d. França e 5d. para Noruega.
Em 1957 - o Centenário do Nascimento do Fundador, Lord Baden-Powell - A Associação Mundial produziu um disco de gramofone gravado nos estúdios da EMI em Londres. Entre os elementos que foram gravados estão a Canção Mundial, o Jogo do bastão Maori, uma canção de ninar Zulu e uma mensagem para o Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial.
Uma canção para o Dia do Pensamento foi composta em 1975 por Sue Stevens do Reino Unido. Em Julho 1999 na 30ª Conferência Mundial, o novo nome de Dia Mundial do Pensamento foi adotado, enfatizando o aspecto mundial do Dia do Pensamento.
Para finalizar, existe um evento que acontece a cada ano em Londres para marcar os aniversários de Lord e Lady Baden-Powell. No Sábado próximo ao Dia do Pensamento, realiza-se um evento especial na Abadia de Westminister como comemoração do Dia do Pensamento e do nascimento do fundador. Entre as girlandas de flores que estão sobre o Memorial do Fundador, existe uma em favor da WAGGGS feita de flores azuis e douradas formando o Broche Mundial.
Embora já existisse uma pedra dedicada a Lorde Baden-Powell na Abadia desde 1941, em 1981m uma pedra memorial foi dedicada para Lord e Lady Baden-Powell, a primeira pedra memorial dupla da Abadia. A medida que celebramos o Dia do Pensamento talvez devamos também nos lembrar daquela delegada anônima da Bélgica cuja sugestão de 68 anos atrás, de dar "um penny por seus pensamentos" favoreceu a expansão do trabalho da WAGGGS ao redor do mundo.
 Dia da Cátedra de São Pedro
Eram duas as datas em que se comemorava a Cátedra de São Pedro Apóstolo. primeira era lembrada no dia 22 de fevereiro na Antióquia e a segunda no dia 18 de janeiro em Roma. Por tratar-se de uma das mais importantes datas da Igreja o martirológio decidiu unificar os dois dias e festejar apenas hoje. O dia 22 de fevereiro é a mesma data do livro Dispositio Martyrum. Mas qual a importância desta data? Veja a seguir.
Dia de Santo Lineu
Comemora-se hoje o Dia de Santo Abílio, Santa Joana Maria, Santa Margarida e Santo Lineu.
 Dia Nacional de Santa Lúcia
Santa Lúcia é mais um país minúsculo, localizado nas Paquenas Antilhas, no Mar do Caribe.
Mensagens Diárias


Compartilhe no Orkut Compartilhe no Twitter

Como não se irritar?



Em cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém.

Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas.

Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido.

Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar.

Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, que o homem gostava muito.

A garçonete chegou próxima a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa.

Mas ela serviu todos os demais e, quando chegou a vez dele, foi embora para outra mesa.

Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o.

Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma, como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha.

Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos observavam discretamente, para ver sua reação.

Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse: o que o senhor deseja?

Ao que ele respondeu, naturalmente: a senhora não me serviu a sopa.

Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o: servi, sim senhor!

Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos…

Todos pensaram que ele ia brigar… Suspense e silêncio total.

Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranqüilamente: a senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais!

Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura.

Bom seria se todas as pessoas agissem sempre com discernimento em vez de reagir com irritação e impensadamente.

Ao protagonista da nossa singela história, não importava quem estava com a razão, e sim evitar as discussões desgastantes e improdutivas.

Quem age assim sai ganhando sempre, pois não se desgasta com emoções que podem provocar sérios problemas de saúde ou acabar em desgraça.

Muitas brigas surgem motivadas por pouca coisa, por coisas tão sem sentido, mas que se avolumam e se inflamam com o calor da discussão.

Isso porque algumas pessoas têm a tola pretensão de não levar desaforo para casa, mas acabam levando para a prisão, para o hospital ou para o cemitério.

Por isso a importância de aprender a arte de não se irritar, de deixar por menos ou encontrar uma saída inteligente como fez o homem no restaurante.

Pense nisso!

A pessoa que se irrita aspira o tóxico que exterioriza em volta, e envenena-se a si mesma.
Aniversariante de 22 fevereiro
1732 - George Washington primeiro presidente dos EUA.
1857 - Robert Stephenson Smyth Baden-Powell Hoje comemora-se o aniversário do nascimento de Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (Londres, 22 de Fevereiro de 1857), o fundador do Movimento Escoteiro, e de sua esposa, Olave St Clair Baden-Powell (Chesterfield, 22 de Fevereiro de 1889).
1942 - Aracy Balabanian atriz brasileira.
1945 - Elke Maravilha Modelo radicada no BRA, destaca-se como jurada em programas de TV como o da Chacrinha e Sílvio Santos.
1962 - Steve Irwin Ambientalista, ator e apresentador de TV, destaca-se com seu programa Caçador de Crocodilos
1975 - Drew Barrymore atriz norte-americana. Ficou conhecida pelo seu primeiro papel em "E.T o extraterrestre". Depois atuou também em "As panteras".
1979 - Debora Falabella atriz brasileira.
Fato histórico de 22 fevereiro
1998 O filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, recebeu o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim.
1958 Estreou em São Paulo a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, que renovou o teatro brasileiro.
1987 Morreu de ataque cardíaco o artista plástico americano Andy Warhol, autor do famoso quadro Lata de sopa Campbell e considerado o maior expoente da Pop Art.
1989 O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado. O órgão governamental gerencia a questão ambiental no Brasil.
1992 Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, casou-se com Courtney Love, líder do grupo Hole.
1998 O edifício Palace II, no Rio de Janeiro, desmoronou, causando a morte de oito pessoas.
2008 A família da ex-candidata franco-colombiana Ingrid Betancourt, que completa seis anos seqüestrada pelas Farc pediram mais ação do Brasil no intermédio de uma solução pacífica para a questão dos seqüestrados na Colômbia.
CURIOSIDADE DO DIA
10 aves curiosas
1. O albatroz passa a maior parte do tempo voando. Percorre milhares de quilômetros, durante meses, sem avistar terra. Desse modo, dorme em pleno voo, sustentado pelo vento do oceano.
2. Por uma curiosidade natural, o avestruz pode engolir um objeto brilhante. Mas essa voracidade sai caro: a ave quase sempre morre depois disso.
3. O beija-flor é a menor ave da natureza. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum e uma ninhada cabe dentro de uma colher de chá. Seu coração bate mil vezes por minuto, enquanto o de uma baleia-azul e o de um elefante chegam a bater 25 vezes no mesmo período. Por causa de seu metabolismo acelerado, eles se alimentam durante o dia inteiro: chegam a ingerir uma quantidade de néctar 8 vezes mais pesada que seu próprio corpo. Um ser humano teria de comer 400 hambúrgueres por dia para igualar a façanha. Isso tudo porque eles precisam de muita energia para voar. Suas asas batem 200 vezes por segundo, o que permite que eles fiquem parados no ar e façam manobras de ré e cambalhotas.
4. As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, seus olhos não enxergam direito com muita luz. Quando a noite chega, elas saem para caçar e enxergam melhor que nós em pleno dia.
5. Quando avista uma presa, o falcão se lança num voo tão rápido que chega a atingir uma velocidade de 350 quilômetros por hora.
6. O flamingo mede 1,30 metro e dorme em pé. Se ele se deitasse, não conseguiria mais levantar, porque suas patas são longas demais.
7. Provavelmente trouxeram o pardal de Portugal em 1908, pois nessa época havia uma epidemia de febre amarela no Brasil. Acreditava-se que essas aves comeriam os mosquitos transmissores da doença. Ainda não se sabia que eles comem apenas grãos e sementes. O pássaro se adaptou às cidades porque era onde havia mais comida.
8. Extremamente inteligentes, os corvos caçam em grupo, comunicam-se intensamente, mantêm uma complexa estrutura familiar e social e são capazes inclusive de fazer ferramentas.
9. O pica-pau é capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como sua audição é muito apurada, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo.
10. O pombo-correio pode voar 800 quilômetros num único dia e alcança velocidades entre 60 e 70 quilômetros por hora. Durante as guerras, os pombos-correios eram levados até um país inimigo. Ao serem soltos com uma mensagem, voltavam para seu país de origem. Isso acontece pois esses animais possuem um material magnético nos bicos, por isso sempre conseguem achar o caminho de casa. O bico funciona como uma bússola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...