domingo, 17 de maio de 2020

Presas são transferidas para unidade prisional com surto de coronavírus no Ceará


51 detentas, que estavam em Sobral, deram entrada no Instituto Penal Feminino, em Aquiraz, na Grande Fortaleza. A unidade tem 28 presas que testaram positivo para Covid-19.
Por Emanoela Camelo de Melo, G1 CE

Um grupo com 51 detentas foi transferido da Unidade Prisional de Sobral, interior do Ceará, para o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), na Grande Fortaleza. Além de serem distanciadas dos familiares, agora, as mulheres estão encarceradas em um prédio superlotado e com, segundo o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), 28 casos confirmados de Covid-19.

Informado sobre a transferência instantes antes do processo começar, o defensor público Igor Barreto, que atua na unidade de Sobral, conta que soube informalmente que a mudança de unidade prisional seria para proporcionar melhores condições de cuidar da saúde das detentas. No entanto, o fato do recambiamento ter sido para o IPF, a ação se mostra controversa.

"A princípio nem tive a informação de para onde elas iriam, só depois eu soube. Já foram protocolados 46 habeas corpus individualizados para essas mulheres. Alguns ainda não consegui levar as informações necessárias. Os HC ainda serão distribuídos. O juiz me disse que não autorizou esta transferência, porque esta gestão de vagas é do Poder Executivo, ou seja, uma decisão interna da Secretaria da Administração Penitenciária", disse Igor Barreto.

Superlotação
Atualmente, o IPF tem capacidade para 710 presas, mas abriga 845 mulheres. Aline Miranda, defensora pública com atuação no IPF e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), afirma que a Defensoria Pública foi surpreendida com a transferência.

"Não sabemos se elas vieram para essa unidade porque já estavam com algum problema de saúde, se elas foram testadas ou não antes de entrar nesse presídio, se estão ou não em um espaço separado. Todos esses aspectos são relevantes e precisam ser vistos com olhar múltiplo das instituições. Nos preocupamos muito que isso tenha acontecido sem haver diálogo, ainda mais sabendo que já há casos confirmados de Covid no IPF", destacou Aline.


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), responsável por transferências de presos, disse por nota não poder fornecer detalhes "sobre transferência de internos ou internas dentro do sistema prisional, por questão estratégica de segurança".

Segundo a Pasta, "as 30 unidades prisionais do Ceará mantêm o mesmo padrão de prevenção e combate ao coronavírus, baseado em protocolos e diretrizes das autoridades de saúde". Questionada sobre o surto de Covid-19 no IPF, a SAP optou por não se posicionar a respeito.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) destacou que em relação à transferência das detentas de Sobral, "essa movimentação foi realizada pela SAP, de modo administrativo, sob fundamento de melhor assistência de saúde, mas sem qualquer interferência do Poder Judiciário".

O Ceará teve a confirmação de mais 153 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e chegou a 1.556 óbitos de acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada às 18h15, desta sexta-feira (15). Um recorde no número de novos registros.

Em 24 horas, foram confirmados ainda mais 1.982 casos da doença e o estado chegou a 23.059 pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

Fortaleza, que ultrapassou a marca de mil pessoas mortas em decorrência da doença na quarta-feira (13), agora contabiliza 1.137 óbitos, além de 14.690 casos da enfermidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...