terça-feira, 12 de maio de 2020

Academias, salões e barbearias devem permanecer fechados no Ceará, diz governador


Camilo Santana afirmou em rede social que decreto federal incluindo os segmentos na lista de atividades essenciais em nada muda o decreto estadual.
Por G1 CE

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (11) que o decreto federal do presidente Jair Bolsonaro, autorizando a abertura de salões de beleza, barbearias e academias, em nada altera o atual decreto estadual. Ele reforçou que estes estabelecimentos devem permanecer fechados no Estado.

"Informo que, apesar do presidente baixar decreto considerando salões de beleza, barbearias e academias de ginástica como serviços essenciais, esse ato em nada altera o atual decreto estadual em vigor no Ceará, e devem permanecer fechados. Entendimento do Supremo Tribunal Federal", disse o governador pelas redes sociais.

Mesmo que o Governo Federal estabeleça atividades produtivas como essenciais para poderem continuar em meio à pandemia, o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que cabe aos estados e municípios o poder de estabelecer a classificação dos serviços essenciais.

Nesta segunda-feira, Jair Bolsonaro incluiu entre os serviços considerados essenciais durante a pandemia do novo coronavírus as academias esportivas, salões de beleza e barbearias. Na semana passada, já havia incluído também a construção civil e segmentos da indústria.

Até as 17h21 desta segunda-feira (11), foi constatada a morte de 1.189 pessoas por Covid-19 no Ceará, além de 17.599 casos da doença confirmados. Houve, contudo, a recuperação de 8.655 pessoas que contraíram a doença. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado.

Em relação à última atualização de domingo (10), houve um aumento de 75 mortes e 907 novos casos confirmados.

Em Fortaleza, por sua vez, houve a confirmação de 893 óbitos causados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e 11.935 diagnósticos positivos.

Em 2 meses, coronavírus matou mais do que AVC, infarto e câncer de pulmão no Ceará
Ceará tem número de recuperados por Covid-19 equivalente à população de 14 cidades do estado
Projeto distribui alimentos e leva mensagens a pessoas em situação de rua em Fortaleza

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Lockdown
Nesta sexta-feira (8), foram implementadas medidas mais rígidas para o isolamento social na capital cearense, conforme anunciado pelo governador do estado, Camilo Santana, e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na manhã de terça.

No domingo (11), terceiro dia de 'lockdown', Fortaleza registrou feiras livres em diferentes pontos da cidade. No Bairro Genibaú, bancas foram montadas na Avenida Fernandes Távora para venda de artigos como roupas e alimentos. Outro ponto de comércio livre foi registrado no Bairro Planalto Ayrton Senna. A polícia foi acionada para dispersar as aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...