segunda-feira, 25 de maio de 2020

16 cidades do Ceará e 10 unidades de saúde receberão novos respiradores vindos da China para tratar Covid-19; veja lista


A distribuição foi feita de acordo com o planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no estado
Por G1 CE

Por meio de uma transmissão nas redes sociais, feita neste sábado (23), o governador Camilo Santana explicou os critérios para a distribuição dos 200 novos respiradores adquiridos da China pelo Governo do Ceará para o enfrentamento ao novo coronavírus. Além da listagem dos municípios e unidades de saúde contemplados, ele reiterou a importância do cumprimento do decreto estadual de isolamento social rígido em Fortaleza e demais municípios.

Segundo Camilo, a distribuição dos respiradores para cada município foi feita de acordo com planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no estado.

Serão contemplados:

Maranguape (7)
Itapipoca (8)
Maracanaú (7)
São Gonçalo (5)
Horizonte (7)
Pentecoste (1)
Caucaia (4)
Tianguá (7)
Itarema (2)
Acaraú (5)
Canindé (3)
Quixadá (5)
Iguatu (10)
Aracati (2)
Limoeiro do Norte (10)
Quixeramobim (5)
Hospital Regional do Sertão Central (15)
Hospital de Campanha de Sobral (10)
Hospital Regional Norte (20)
Hospital de Messejana (12)
IJF Fortaleza (20)
HGF Fortaleza (12)
Hospital Waldemar de Alcântara (4)
Santa Casa de Fortaleza (4)
Hospital São José (5)
Hospital Leonardo DaVinci (10)
Montagem
Em procedimento padrão da Secretaria de Saúde do Ceará, os equipamentos são montados e testados no Hospital Leonardo DaVinci. Depois, são liberados e encaminhados para seu destino final.

Nesta quarta-feira (20), a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) validou os 200 respiradores recebidos e recebeu profissionais para testes e treinamentos de uso. A CVMER é responsável por amparar e dar suporte de utilização dos equipamentos a todos os hospitais que forem destinados.

Até o início de junho, o Ceará aguarda a chegada de mais 300 dos respiradores comprados da China, modelo VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo. "Os respiradores são para garantir a ventilação mecânica nos casos mais graves da doença, e antes do envio foi avaliado a necessidade do equipamento a partir da situação epidemiológica de cada município cearense", explicou o governador.


Camilo informou também que, nesta semana, houve uma reunião com 117 prefeitos do Ceará. Deverão ocorrer ainda reuniões regionalizadas, de forma a estabelecer protocolos e ações específicas para cada município, de acordo com o nível da pandemia.

Feriados
Em Fortaleza, os feriados de Corpus Christi (11 de junho), e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) serão antecipados para a quarta (27) e quinta-feira (28) da próxima semana. A decisão ocorreu através de uma Lei Municipal e de dois decretos. De acordo com Camilo, a antecipação ajudará na retomada das atividades econômicas, para que não haja necessidade de novo fechamento.

Casos no Ceará
O Ceará registrou 2.313 mortes por Covid-19 e 35.287 casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada às 9h21 deste domingo (24). Fortaleza, epicentro da pandemia no estado já tem 19.616 pessoas com a doença e 1.577 mortes.

A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 46.734 e em todo o estado houve a recuperação de 21.453 pessoas.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

O governador do Ceará Camilo Santana reafirmou em transmissão ao vivo na tarde deste sábado (23) que planeja reabrir as atividades econômicas a partir de 1º de junho, um dia após o fim do decreto de isolamento social rígido em Fortaleza e nos demais municípios. As fases e setores que serão priorizados no projeto estão sendo estudados.

Conforme o gestor, a retomada econômica é feita em conjunto com a análise do setor de saúde do governo e vai depender do controle da pandemia de Covid-19 no Ceará.

Prorrogação do 'lockdown' até fim de maio
O decreto de isolamento social no Ceará até dia 31 de maio, com manutenção do lockdown na capital. O anúncio foi feito em conjunto com o Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio na noite desta quarta-feira (20), por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Esta é a quinta vez que o governo estende o prazo do decreto desde o início da pandemia no estado, em março.

Camilo reafirmou que vai apresentar plano com fases de retorno da economia do Ceará e, a partir de junho, retomar as atividades de forma gradual.

No dia 5 de maio, Camilo havia prorrogado o decreto pela quarta vez, com medidas mais rígidas de isolamento para a capital Fortaleza, que entrou em lockdown, com barreiras e blitze no trânsito (veja na reportagem abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...