quinta-feira, 21 de abril de 2016

ROTEIRO PROGRAMA FAIXA NOBRE

PROGRAMA FAIXA NOBRE QUINTA FEIRA 21 DE FEVEREIRO DE 2016

PENSAMENTO DO DIA
A felicidade consiste em continuar desejando o que se possui. "
COMEMORAÇÕES DO DIA:
21 de abril,quinta-feira
Dia de Tiradentes
O primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa é lembrado no dia 21 de abril, dia em que foi enforcado Tiradentes, em 1792.
Historiadores dizem que o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) foi um idealista ingênuo, manipulado pela elite que articula o movimento. A elite toda, aliás, escapa da força. De todos os condenados, só Tiradentes foi executado.
Foi nas cidades históricas mineiras, especialmente Ouro Preto, que as idéias libertárias ganharam força, até serem reprimidas pelo governo.
Dia da Latinidade
um dia para motivar as ações ou reflexões sobre os valores culturais e lingüísticos comuns a toda comunidade latina.
 Dia da Polícia Civil e Militar
Estes profissionais arriscam a vida para manter a ordem e segurança da população.
 Dia do Metalúrgico
Com profundos conhecimentos dos metais e de suas propriedades, o metalúrgico é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas
Dia do Pedagogo
O pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação. Ele pode se especializar em dois grandes campos de atuação: o magistério e a administração, onde gerencia e supervisiona o sistema de ensino e orienta educacionalmente os alunos.
Dia Nacional da Paz do Trânsito
Dia Nacional da Paz no Trânsito é comemorado no dia 21 de abril; fique atento às leis e colabore com um trânsito mais seguro.
MENSAGEM DO DIA (PARA REFLETIR)
A elegância do comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam.
E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
Sobrenome, jóias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
Educação enferruja por falta de uso.
“LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado.
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas. Fique alerta quanto ao momento presente. Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou.”

Aniversariante de 21 abril

1920 - Anselmo Duarte cineasta. o homem que trouxe para o Brasil, pela primeira e única vez, a ambicionada "Palma de Ouro" do Festival de Cinema de Cannes, com o seu filme O Pagador de Promessa.
1926 - Rainha Elizabeth II rainha da Inglaterra.
1945 - Ana Lúcia Torre Atriz brasileira.
1946 - Iggy Pop Com seu rock`n`roll impecável, conquistou tanto os punks dos anos 70 quanto os grunges dos anos 90. Canta Candy,Candy.
1958 - Andie MacDowell atriz, participou dos filmes Short Cuts - Cenas da Vida, Quatro Casamentos e um Funeral e Muppets do espaço. Carlolina do Sul, EUA.
1959 - Telma Lobão Engenheira agrônoma.Trabalhou no combate aos crimes contra a Fauna.Sob a acusação de insuflar a população contra a Justiça, fica algemada numa enfermaria do Hospital Santo Antonio (Salvador); em protesto, faz uma greve de fome de 27 dias.
Fato histórico de 21 abril


1960 Brasília foi inaugurada como capital brasileira
753 a.C Foi fundada a cidade de Roma, hoje capital da Itália
1918 O piloto alemão conhecido como Barão Vermelho morreu durante a batalha de Somme. Ele ganhou o apelido por destruir mais de 80 aviões dos Aliados na Primeira Guerra Mundial
1985 Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito de forma indireta depois do regime militar, morreu de infecção generalizada. Uma multidão de 2 milhões de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre em São Paulo
1993 Um plebiscito aprovou a continuidade do regime presidencialista no Brasil
1998 O deputado Luís Eduardo Magalhães morreu vítima de um enfarte, aos 43 anos. Filho do senador Antônio Carlos Magalhães, Luís Eduardo era líder do governo na Câmara dos Deputados
2008 Paraguaios comemoram a vitória de Fernando Lugo
CURIOSIDADE DO DIA
8 curiosidades sobre Tiradentes

1- Tiradentes nunca usou barba e cabelos longos, como é relatado em livros

Segundo relatos da época, nosso homenageado nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792, além disso, era alto, magro e muito feio.

2- Sua cabeça nunca foi encontrada

Após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo. Sua cabeça de foi levada do Rio de Janeiro para Vila Rica, em Minas Gerais e ficou exposta num poste em praça pública. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais foi encontrada.

3- Participou de melhorias urbanas do Rio de Janeiro como construção de moinho

Pois é, pois é, pois é. Foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas e também se dedicou a projetos de melhoria urbana do Rio. Ele idealizou abastecimento regular da cidade, construção de moinhos, trapiches, armazéns, além de serviços de barcas de transporte de passageiro

4- Só foi cultuado mais de 90 anos depois de sua morte

Pois é, ele não foi considerado um herói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890. A primeira pintura oficial também data deste ano, de autoria de Décio Villares, que apresenta Tiradentes como Cristo, com barbas e cabelos longos.

5- Seus pertences de dentistas foram leiloados por 800 réis
No dia 4 de julho de 1792, a bolsa com os instrumentos odontológicos que Tiradentes usava foi a leilão. O comprador foi Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela relíquia

6- Tem romance mal sucedido em sua história
Aos 40 anos, Tiradentes se apaixonou por Ana, uma garota de de 15, filha de um sargento, mas para agonia do nosso herói, ela já estava prometida a outro homem.

7 – Mesmo sem casar, Tiradentes teve dois filhos:
Ele não casou, seu amor já estava prometido a outro homem, mas mesmo assim, Tiradentes deixou dois descendentes no mundo: João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo, que vivia em Vila Rica (MG)

8- Ele tentou várias profissões e sua fama como dentista não era das melhores

Nosso herói já trabalhou também como tropeiro, minerados e até engenheiro. Entrou, então, para a 6ª companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente. Sua fama como dentista não era das melhores. Além de arrancar dentes estragados, ele também fabricava e colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...