domingo, 10 de novembro de 2019

Total de óleo retirado da Praia do Cumbuco, no Ceará, chega a 18,5 toneladas


A Praia de Cumbuco está oleada e outros cinco pontos do mar cearense ainda apresentam vestígios do óleo
Por G1 CE

Aumentou para 18,5 toneladas o total de petróleo cru recolhido da faixa de areia da Praia do Cumbuco, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, segundo a prefeitura do município. Embora as manchas de óleo também tenham chegado, neste sábado (9) à Praia do Cauípe, também em Caucaia, a maior concentração da contaminação está no Cumbuco, no entorno da Avenida dos Coqueiros.

A próxima mobilização para limpeza realizada pelo comitê Juntos Contra o Óleo está prevista para segunda-feira (11), a partir das 8 horas. O mutirão acontece desde a última terça-feira (5), quando foram recolhidas cinco toneladas de óleo.

O petróleo cru aparece nas praias do Nordeste desde o início de agosto. No Ceará, pelo menos 26 localidades foram atingidas, conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Até a publicação desta notícia, de acordo com o relatório, a Praia de Cumbuco está oleada e outros cinco pontos do mar cearense ainda apresentam vestígios do óleo. Na noite de quarta-feira (6), a Prefeitura de Caucaia decretou situação de emergência.



A Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) realiza o monitoramento das costas oeste e leste. Assim, quando são visualizados novos vestígios do material, a Capitania dos Portos - em conjunto com a Sema e outros órgãos oficiais - é acionada para fazer a limpeza e o recolhimento de animais, se for o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...