sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Passeio ciclístico em Fortaleza alerta sobre diagnóstico precoce de câncer em crianças

Passeio ciclístico ocorre às 7 horas deste domingo (17).
Por G1 CE
A Associação Peter Pan promove neste domingo (17), a partir das 7 horas, um passeio ciclístico como parte da programação da Campanha Setembro Dourado, que tem por objetivo alertar para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes e, assim, aumentar as chances de cura. O diagnóstico precoce é uma das diretrizes da Associação Peter Pan, que atende mais de duas mil crianças no Ceará.
As inscrições para o passeio ciclístico ocorrerão a partir das 6 horas na sede da Unimed Ceará, localizada na Rua Padre Luiz Figueira, 52, no Bairro Aldeota. Para se inscrever, basta doar uma ou mais latas de leite, que serão destinados à Associação Peter Pan. Os 500 primeiros inscritos receberão camisetas. Haverá também distribuição de lanche e água aos participantes.
O percurso será acompanhado por uma ambulância que garantirá o atendimento aos participantes. No local, também haverá bicicletas para aluguel. A saída será às 7 horas do mesmo local da inscrição.
Setembro Dourado
A mobilização neste mês de setembro orienta sobre sinais e sintomas que podem ser confundidos com outras doenças comuns à infância, por isso, o cuidado deve ser reforçado. Palidez progressiva, dor óssea, nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas - principalmente nos membros inferiores e superiores, febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas são alguns destes sintomas.
A família deve também prestar atenção a sintomas que não existiam antes, como convulsões, alterações nos olhos como estrabismo, dores de cabeça intensas, vômitos logo ao acordar no início do dia, além disso, perda de peso importante sem explicação tem que ser investigada, assim como o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada. Estes são sinais e sintomas que podem ser câncer.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano em 2017. Em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...