quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Profissão Repórter mostra o impacto do uso de agrotóxicos para a saúde

Repórter Estevan Muniz conversa com moradores da Chapada do Apodi, no Ceará.
O Profissão Repórter desta terça-feira(03) visitou três estados brasileiros para mostrar os impactos do uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras. No Brasil, 70% dos alimentos in natura que consumimos estão contaminados por agrotóxicos. O programa traz relatos de pesquisadores e agricultores que sofrem efeitos da intoxicação.

O repórter Estevan Muniz foi à Chapada do Apodi, no Ceará, região que viveu um crescimento da fruticultura nos últimos 15 anos, ao mesmo tempo em que viu surgir uma incomum incidência de diversos tipos de câncer: 38% acima do índice nacional. Em menos de uma semana em Limoeiro do Norte, a equipe registrou dois enterros de vítimas da doença. Pesquisadores e moradores culpam os agrotóxicos. Os fazendeiros negam.

A repórter Mariana Fontes foi ao Espírito Santo, o estado com o maior número de intoxicações por agrotóxicos agrícolas do Brasil: mais de 800 por ano. Ela também acompanhou uma análise de alimentos em laboratório em que foram encontrados quatro substâncias proibidas.

No Rio Grande do Sul, Guilherme Belarmino investiga o alto índice de pessoas deprimidas e também de suicídios em cidades onde é forte a cultura do fumo. Alguns agricultores estão sendo incentivados a mudar de cultivo, passando a trabalhar com produtos que exijam menor aplicação de venenos.


g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...