sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dilma discute perspectiva de nova seca em 2016 com governadores do NE

Cearense Camilo Santana saiu satisfeito do encontro realizado no Palácio do Planalto. A presidente voltou a garantir, segundo ele, que no próximo ano serão concluídas as obras da transposição do rio São Francisco
O governador Camilo Santana (PT) participou ontem, no Palácio do Planalto, de reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), para discutir projetos de combate à seca, na região e no Estado. Camilo saiu satisfeito do encontro, informando que o Governo Federal anunciou que irá liberar novos financiamentos para obras no Ceará, que serão utilizados para a instalação de dessalinizadores, a construção de adutoras de montagem rápida e a perfuração de poços nas regiões mais afetadas pela estiagem, além do reforço na Operação Carro-Pipa nas zonas urbanas, entre outros projetos.
A reunião também teve as participações dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Ricardo Coutinho (Paraíba), Rui Costa (Bahia) e Ezequiel Ferreira (em exercício do Rio Grande do Norte) também participaram do encontro, assim como o secretário de Recursos Hídricos no Ceará, Francisco Teixeira, e os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Gilberto Occhi (Integração Nacional).
Camilo destacou que se trabalha com um cenário, para 2016, de novas dificuldades climáticas. A ideia é antecipar a situação, acertando-se que os estados deverão, até o final do mês, apresentar ai Governo Federal um plano de trabalho para ações emergenciais. “Foi uma reunião muito positiva, muito objetiva por parte da presidenta, destacando a preocupação dela não só com o Ceará, mas com todo o Nordeste e o Semiárido. Enfrentar mais um ano consecutivo de seca vai exigir muita articulação e união de municípios, estados e o Governo Federal”, relatou o governador Camilo.

Transposição
Ainda na reunião, a presidenta Dilma Rousseff voltou a garantir a conclusão da maior obra hídrica do país para o próximo ano. “O mais importante desse encontro foi o compromisso que a presidenta Dilma reiterou, assim como eu já vinha pedindo desde o início do ano, da conclusão da Transposição do São Francisco, que já está com as obras muito adiantadas. A perspectiva é de que em agosto do ano que vem as águas cheguem a Jati (Região do Cariri), o que vai garantir um melhor abastecimento do Castanhão e automaticamente a distribuição dessa água em boa parte do estado, inclusive Fortaleza e Região Metropolitana. Essa é a grande segurança para o Ceará em relação ao abastecimento de água, principalmente em 2017”, explicou Camilo.

Fonte: http://www.opovo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...