terça-feira, 22 de maio de 2012

PALHANO FOI SELECIONADO COMO DESTAQUE NACIONAL NO PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA


O processo de avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança tem como objetivo analisar as melhorias nas condições de vida das crianças e dos adolescentes nos municípios que assumiram o compromisso de priorizar as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Como forma de reconhecer as ações realizadas, o município precisa conhecer o orçamento utilizado.

O Orçamento Criança (OCA), desenvolvido pelo Programa Prefeito Amigo da Criança, é uma metodologia que representa um novo olhar sobre o orçamento público de cada município. Essa metodologia tem como finalidade identificar as reais consequências nas politicas sociais do município, assim como, desenvolver a ampliação da participação social na definição das prioridades orçamentárias, acompanhamento e prestação de contas da gestão municipal.

Em 03 de março encerrou-se o prazo para o preenchimento do Mapa PPAC - Situação 2011. Nesta última etapa de monitoramento, foram escolhidos indicadores estratégicos nos quatro eixos de atuação do Programa: Saúde, Educação, Proteção Social e Orçamento Criança e Adolescente (OCA), o que permitirá ao Programa analisar o avanço da situação da criança e do adolescente no município.

Cabe destacar que 308 municípios concluíram o Mapa PPAC - Situação 2011, o que representa quase 100% do total de 316 municípios que haviam preenchido o instrumental relativo ao ano anterior. Desses 308 municípios, 51% pertencem à Região Sudeste, seguido das Regiões Nordeste (25%), Sul (17%), Centro-Oeste (6%) e Norte.
Por este motivo o município de Palhano estará recebendo Vistas Tecnicas neste dia 25 de junho. Nas visitas a serem realizadas pela equipe PPAC, haverá o contato direto com a realidade dos municípios selecionados de modo a aprofundar (e em alguns aspectos complementar) o entendimento do conjunto de informações que levaram à indicação do município por meio de observação direta e entrevistas junto a fontes diversas.
Até o início do mês de junho, após o processo de avaliação, será divulgada a lista dos municípios que serão premiados pelo Programa Prefeito Amigo da Criança 2009-2012. O reconhecimento se dará em três categorias:
  •  Boas Práticas
  • Reconhecimento Pleno
  • Destaque Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...