Outubro Rosa: a prevenção do câncer de mama está em suas mãos
O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de
mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a
população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce,
compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao
tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de
mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás
apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao
ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura
do câncer de mama.
História
O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um
símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou
como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento
chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela
cura.
À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o
mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o
Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi
iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no
Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações
em prol da causa tornam-se mais frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário