sexta-feira, 2 de outubro de 2020

BELEZAS PALHANENSES - CELESTINO FONSECA

Nosso Palhano é lindo

Basta só observar

Que ao chegar na cidade

De braços aberto está

O monumento da paz

Sempre a nos abençoar.

 

Já entra na principal

E na matriz vai chegar

Olhe que é das mais belas

Do estado do Ceara.

 

Se seguirmos pra direita

Chegamos ao Rio Palhano

Barragem  pra Canto da Cruz

Olha que estou me lembrando

Que no período de enchente

É lindo a agua passando.

 

Ai vamos visitar

Alto São Luiz, Faísca

Comunidade da Telha

E minha mente me avisa

Pra lembrar Serrote Branco

Com a tradicional missa.

 

Seguindo um pouco a frente

Nossa lagoa Cercada

Banho de Açude que xique

É um lazer de verdade.

 

Riachinho, um, dois, três.

Olha é só tranquilidade

Um pouco a frente encontramos

Linda barragem de Almas.

 

E tudo que já falei

É na sede e nas Ribeiras

Porque belezas naturais

Tem na zona rural inteira.

 

A começar por Boi Morto

Açude grande e bonito

Que por muito tempo até

Era o nosso favorito

Pra nosso abastecimento

Mostrou-se sempre bonito.

 

Passando pelas lagoas

Temos as Pedras do Pilão

Que é um lugar bonito

Com pouca visitação

Fica próximo de Tubibas

Também próximo ao Feijão.

 

Pois podemos visitar

E termos bela visão

As Lagoas da Jurema

Do Carão e Barbatão.

 

Falando ainda em Lagoas

Não podemos esquecer

Salgadinho, Peixe e Boi

Curral não vou esquecer

Tigre é outra lagoa

Que vale a pena conhecer.

 

Pra cada comunidade

Uma lagoa agregada

Pedra Branca, Cedro, Estevão

E a querida Bardada.

Arreia Branca, Luzilandia

E tem o Córrego da Salça

Esse não é lagoa

Mas merece ser lembrado.

 

São José nosso distrito

Estevão, Córrego Esperança

O querido Feijão Bravo

Faz lembrar nossa infância

Luzilandia ou Carro da Cunha

Lembra o tempo de criança.

 

São Córregos, Rios e Lagoas

Açudes e muitos mais

É por isso que eu digo

Belezas aqui tem de mais.

 

Pois é aqui que eu vivo

Desde os tempos de menino

E sempre admirei

O meu canto, o meu ninho

Ainda faltou destacar

O Açude dos Mininus.

 

Na CE 371

Vive a nos embelezar

A todos que nos visitam

Ou os que vem pra morar

SEJAM TODOS CONVIDADOS SEMPRE A NOS VISITAR.

 

Celestino Fonseca – 02 de outubro de 2020.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...