Outros 705 quilômetros estão em situação regular e 846
quilômetros (24%) se encontram em situação ruim ou péssima
O Ceará tem 1.974 quilômetros de rodovias federais em bom
estado de conservação, o que representa 56% da malha rodoviária federal do
Estado. Outros 705 (20%) quilômetros estão em situação regular e 846
quilômetros (24%) se encontram em situação ruim ou péssima.
Este foi o resultado do relatório produzido pelo
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após percorrer
mais de 52 mil quilômetros pelas estradas pavimentadas do país, dos quais
36.400 quilômetros de rodovias federais estão em bom estado de conversação.
A avaliação das BRs foi feita por meio do Índice de Condição
da Manutenção (ICM). Desenvolvido pela equipe técnica do DNIT, o ICM é o
indicador para gestão da malha federal que utiliza os mesmos critérios
considerados nos projetos da Autarquia, responsável pelas obras de implantação,
pavimentação, duplicação e manutenção das rodovias. Portanto, de acordo com o
ICM, quase 70% das estradas apresentam boas condições, enquanto cerca de 30%
estão entre regular, ruim e péssimo.
Os levantamentos são realizados quilômetro por quilômetro,
utilizando como base o ICM. A equipe do DNIT percorre a rodovia a uma
velocidade de 60 km/h e, com o equipamento estabelecendo o georreferenciamento
da pista por satélite, preenche os dados de cada segmento, usando um aplicativo
criado pelos engenheiros do órgão. As rodovias em pista simples são avaliadas
somente em um sentido, considerando as duas faixas. As rodovias em pista dupla
são avaliadas de forma independente para cada sentido de tráfego.
Metodologia
Os critérios para avaliação do pavimento levam em
consideração a ocorrência e frequência de defeitos no pavimento. Já os
critérios para avaliação da conservação levam em consideração a situação da
roçada (altura da vegetação), da drenagem (dispositivos superficiais) e da
sinalização (elementos verticais e horizontais).
O ICM é obtido a partir da soma do índice do pavimento, que
tem maior peso (70%), com o índice da conservação. Se o ICM é menor do que 30,
a rodovia apresenta “bom” estado de manutenção e requer apenas serviços de
conserva rotineira. Se o valor do ICM estiver entre 30 e 50, a rodovia
apresenta situação “regular” e requer serviços de conserva leve.
Se o ICM estiver entre 50 e 70, a rodovia está em estado
“ruim” de manutenção e requer serviços de conserva pesada – nível 1. Se o ICM
for maior que 70, a rodovia é considerada em estado “péssimo”, o que requer
serviços de conserva pesada nível 2 (mais profunda).
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