quinta-feira, 20 de julho de 2017

Comissão aprova proposta que extingue Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará

Proposta de extinção do órgão gerou queda de braço entre grupos políticos do Ceará.
Por G1 CE
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou do Ceará nesta quarta-feira (19) a proposta de emenda constitucional (PEC) que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. A matéria segue agora para votação em plenário.
A proposta foi aprovada com um voto contrário, da deputada Fernanda Pessoa (PR), que solicitou a apuração do seu voto em separado.
A Pec de autoria do deputado Heitor Férrer (PSB), que extingui o TCM, incorpora todos os servidores efetivos daquela corte ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), incluindo os procuradores e auditores que atuam perante os Tribunais.
Na justificativa, o autor do projeto aponta a possibilidade de absorção integral das funções do TCM pelo TCE, preservando também todos os servidores, e chama atenção para o elevado ônus ao erário do Estado a manutenção de dois os tribunais de contas. Segundo ainda o parlamentar, apenas os estados de Goiás, Bahia, Pará e Ceará contam com dois tribunais de contas.
Embate político
A proposta é defendida por deputados da base aliada do governador Camilo Santana e pelo deputado Heitor Férrer, autor da proposta. Férrer defende que extinção do órgão vai gerar economia ao estado e que o TCM é usado como "cabide político" para dar cargos a aliados do governo.
Os aliados indicados à corte, no entanto, romperam politicamente com o grupo político de Camilo Santana e Cid Gomes, ex-governador que apoia Camilo.
O atual presidente do TCM, Domingos Filho, alega que a proposta de extinção é uma "represália" e vai facilitar a atuação de corruptos no estado, já que deixaria de contar com as ações de fiscalização da corte.

No Congresso Nacional, aliados políticos de Domingos Filho, como o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), tentam criar leis de âmbito federal que protejam o órgão de uma eventual extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...