terça-feira, 29 de novembro de 2016

Liduino Pitombeira vai proferir palestra na UFC em Russas


O músico russano Liduino Pitombeira estará em sua terra natal para proferir palestra, intitulada "Relação entre Música e Matemática", na UFC - Campus Russas, na sexta-feira(2), às 14h.
No mesmo dia, logo após a palestra acontecerá o Concerto-Palestra da pianista Maria Di Cavalcanti, professora da UFRJ, sobre a obra pianística de Liduino.

Quem é

Liduino José Pitombeira de Oliveira, nasceu em Russas,CE, é um compositor Ph.D. em Harmonia e Composição, pela Universidade do Estado da Luisiana, nos EUA, onde estudou com Dinos Constantinides.

No Brasil, estudou com Vanda Ribeiro Costa, Tarcísio José de Lima e José Alberto Kaplan.

Suas obras já foram executadas por orquestras como o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e foram premiadas em primeiro lugar no II Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri com Suite Guarnieri e no Concurso Nacional de Composição “Sinfonia dos 500 Anos” com Uma Lenda Indígena Brasileira.

Como professor, ministra aulas de harmonia, composição dentre outras disciplinas. Tendo uma didática fascinante e moderna onde se destaca principalmente pela sua flexibilidade e empatia com seus humanos. Destaca-se, pelo seu amplo conhecimento em áreas distintas e pela facilidade que tem com a interdisciplinaridade. Também contam, em sua biografia, apresentações com a OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, do Grupo Syntagma (Brasil), e da orquestra Filarmônica de Poznan (Polônia).


Pitombeira atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Campina Grande. Tem especial interesse na relação subjacente entre música e matemática, tendo escrito artigos a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...