quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Canindé celebra São Francisco de 6 a 16

A estátua, ao lado do santuário e do zoológico mantido pela Paróquia, são os locais mais visitados pelos romeiros que vão a Canindé ( Foto: José Avelino Neto )

Canindé. Hoje é feriado nesta cidade, no Sertão Central, em louvor ao padroeiro, São Francisco das Chagas. A cada dois anos, por causa das eleições, a festa religiosa tem o calendário alterado. Neste ano, o novenário será celebrado no período de 6 a 16, no Santuário, com missas, caminhadas, procissões, ofícios e confissões sob a temática "Louvado seja, meu Senhor, com todas as tuas criaturas".

Abastecimento

O desafio, neste ano, mediante o agravamento da seca, é assegurar o fornecimento de água para cerca de 300 mil romeiros que devem participar do evento religioso, de cidades cearenses e de outros Estados, como Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Pará e Tocantins. Não será fácil.

Esta cidade vem enfrentando racionamento de água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) no último ano. Dividida em três setores, moradores passam dois dias ou mais sem ver uma gota nas torneiras. "Vai ser complicado, mas vamos priorizar o abastecimento da área central e usar carro-pipa. Perfuramos um poço que deu uma vazão de 14 mil litros por hora", disse o operador de Estação do SAAE, Rogério Serafim.

O sistema de abastecimento da cidade recebe um suporte de 60 litros por segundo, proveniente do Açude General Sampaio, na cidade de mesmo nome que atende também Paramoti e Caridade. É uma adutora de 53Km de extensão. A cidade dispõe também de uma força tarefa do Corpo de Bombeiros que auxilia na distribuição da água.

O frei Marcone Lins, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, disse que esteve reunido, por três vezes, com gestores municipais para tratar do fornecimento de água. "Sabemos das dificuldades que se agravam neste ano, mas recebemos a garantia de que não faltará água para atender a demanda dos romeiros. Em 2015, não tivemos problema", frisou.

Comércio

O comércio varejista de Canindé tem forte e próxima ligação com os romeiros. No período da festa, há um crescimento das vendas. Para este ano, a estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de um aumento de 30% em comparação com o mês anterior, ou seja, poderia ser maior, se não fossem as dificuldades financeiras. Já em comparação com o ano anterior, deverá ocorrer uma redução de cerca de 10%. "A relação do comércio local com os romeiros é secular e muito íntima. Após as festividades, teremos um balanço real do impacto nas vendas", disse o diretor administrativo da CDL de Canindé, Antônio Alves.

A festa religiosa em Canindé é a segunda maior dedicada a São Francisco, perdendo apenas para Assis, na Itália. O Santuário de São Francisco das Chagas é centro de atração de cerca de um milhão de fiéis ao longo do ano. "Estamos preparados para acolher todos os romeiros. O tema dos festejos deste ano estão relacionados com o meio ambiente, a nossa casa comum, segundo a Carta do Papa Francisco", destacou o frei Marcone Lins.

O frade disse que os romeiros costumam passar três dias, em média, na cidade, participando dos eventos religiosos, visitando o santuário, a imagem de São Francisco e o zoológico, que é mantido pela Paróquia. "Os fiéis mostram uma aproximação, uma enorme devoção ao santo humilde e que carrega as chagas", ressaltou.

Sobre a proibição para o uso do transporte de romeiros em caminhões pau de arara, ele disse que era preciso obedecer as determinações da legislação e dos órgãos de trânsito.

"Temos que acatar e respeitar, embora eu veja como tradição, que poderia ser mantida apenas no período da festa. As estatísticas mostram que os acidentes não configuram problema maior", defendeu.

Programação

Dia 6 às 4h - Abertura, com hasteamento das bandeiras e celebração eucarística, em frente à Basílica

De 7 a 15 de outubro - Novenas, às 18h. Via sacra, às 17h, encerrando com celebração de missa na Igreja do Cristo Rei (Monte). Confissões no complexo São Damião, ao lado da Basílica. A partir das 5h, serão celebradas missas de hora em hora e, à tarde, às 16h, além de programação especial de batizados

Dia 16 às 10h - Encerramento, na Quadra da Gruta


por Honório Barbosa - Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...