sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Domicílios com insegurança alimentar crescem de 12% para 19% no Ceará, diz IBGE

Índice se refere à insegurança alimentar de moderada a grave nos últimos cinco anos. Mais de dois milhões de domicílios cearenses participaram da pesquisa.

Por Isabella Campos, G1 CE

 

A Análise da Segurança Alimentar no Brasil, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo IBGE, mostra que 19% dos entrevistados cearenses encontram-se nas categorias moderada a grave de insegurança alimentar, que se caracteriza pela forte tendência de fome. Em 2013, de acordo com o Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), esse número era 12,5%.

 

A insegurança alimentar, seja ela do tipo leve, moderado ou grave, esteve presente em 1,3 milhão de domicílios cearenses, dos 2,8 milhões que participaram do questionamento feito pelo IBGE. Esse número representa 46,8% dos entrevistados do Estado.

 

No Brasil, em cinco anos, aumentou em cerca de 3 milhões o número de pessoas sem acesso regular à alimentação básica, chegando a, pelo menos, cerca de 10,3 milhões o contingente nesta situação.

 

O domicílio classificado no tipo de insegurança alimentar leve é porque existe a preocupação quanto o acesso a alimentação no futuro e a qualidade do ato já está comprometida, onde os moradores assumem estratégias para manter a quantidade mínima de alimentos disponíveis.

 

Já o domicílio que apresenta insegurança alimentar moderada, é aquele que quando os moradores tem uma quantidade restrita de alimentos e a insegurança grave é quando a os residentes passam por privação severa na alimentação, chegando a fome.

 

Na comparação com a última vez que o tema foi abordado, em 2013, onde 2,6 milhões de domicílios participaram da pesquisa, o número de domicílios registrados com insegurança alimentar era de 965 mil, sendo 196 mil moderada e 136 mil grave, já na POF 2017-2018, esse número saltou para 375 mil moderada e 175 mil grave, um aumento significativo. A insegurança alimentar grave passou de 5,1% para 6,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...