segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Moto Romaria reúne cerca de 30 mil pessoas em homenagem a são Francisco


Programação que abre os festejos para o santo conta com apoio da Polícia Rodoviária, SAMU e Corpo de Bombeiros.
Por Diego Barbosa e Lucas Falconery, G1 CE
 Organizadores alertam para os cuidados no trânsito durante a romaria — Foto: José Leomar/SVM

Este domingo (15) será de manifestação da fé católica para os participantes da 33º edição da maior moto romaria do Ceará que, conforme a organização do evento, deve alcançar cerca de 30 mil pessoas em 20 mil veículos. Os participantes se reuniram, às 8h, na Avenida Mister Hull, em Fortaleza, de onde saem em direção à cidade de Canindé, a 118 km da capital, percurso que deve durar cerca de 2 horas.

No município, símbolo da fé em são Francisco, os fiéis serão recepcionados por um pároco para receber bênçãos nas motocicletas e capacetes.

Edson Maia teve a iniciativa de promover a 1ª edição do evento como uma promessa a são Francisco e desde então o engenheiro mecânico organiza a peregrinação religiosa. “A moto romaria surgiu depois de um acidente de moto que sofri em 1984. Daí para cá eu comecei com poucas motos e hoje a previsão é de 20 mil (motocicletas)”, destaca. Para garantir a segurança no trajeto, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) devem acompanhar os romeiros.

Cuidados na pista
Organizadores alertam para os cuidados no trânsito durante a romaria — Foto: José Leomar/SVMOrganizadores alertam para os cuidados no trânsito durante a romaria — Foto: José Leomar/SVM
Organizadores alertam para os cuidados no trânsito durante a romaria — Foto: José Leomar/SVM

Edson Maia também alerta para a importância dos participantes manterem a boa conduta na BR-020, de onde eles seguem em sentido único até Canindé. “Pedimos a todos os moto romeiros que mantenham a velocidade regrada pela PRF, que não costurem e façam zigue-zague na pista”, ressalta.

Os fiéis contam com o apoio de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros em pontos estratégicos como nos municípios de Caucaia, Maranguape, Caridade e Canindé. Também estarão disponíveis reboques para atender às necessidades mecânicas.

Na chegada a Canindé, os motociclistas e acompanhantes serão recebidos na Praça dos Romeiros pela prefeita Rozário Ximenes e pelo pároco reitor do santuário franciscano, frei Marconi Lins, para pedir bênçãos ao santo. Em seguida, os participantes devem visitar a Basílica e a Casa dos Milagres, marcando a pré-abertura dos festejos de São Francisco, com início programado para a terça-feira (24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...