A empresa de energia elétrica afirma que 'não haverá
devolução de valores' já pagos, como aponta o Procon
Por G1 CE
A cobrança dupla das contas de luz no Ceará pode ter afetado
mais de 250 mil clientes. A informação se baseia em um comunicado oficial da
Enel Distribuição Ceará afirmando que 6% dos clientes da companhia receberam
duas faturas no mesmo mês. A nota foi enviada nesta terça-feira (10).
Levando em consideração o último balanço semestral da
companhia, 4.178.234 pessoas utilizam os serviços da Enel. O número indica,
então, que os 6% dos usuários afetados representam 250.694 clientes recendo
duas faturas no mês passado.
Em julho deste ano, alguns consumidores da Enel reclamaram
da cobrança de duas contas de energia com vencimento no mesmo mês. Na época, a
companhia de energia elétrica informou que a situação é decorrente de uma
mudança no sistema comercial da companhia, ocorrida a partir do início deste
mês de julho. Nesta segunda-feira (9), o Departamento Municipal de Proteção e
Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) multou a Enel em mais de
R$ 3 milhões pela cobrança de duas tarifas com vencimento no mesmo mês.
A Enel, no entanto contestou o Departamento Municipal de
Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e defendeu que
a cobrança da conta de energia com o mesmo vencimento é "legítima". A
companhia ainda disse que "não haverá devolução de valores" já pagos,
como apontou o Procon.
A concessionária de energia ainda ressaltou que irá recorrer
da multa de mais de R$ 3 milhões aplicada pelo órgão de defesa do consumidor. A
empresa reiterou que o sistema comercial utilizado para realizar as cobranças
está passando "por um processo de modernização e está sendo realizada uma
regularização no procedimento de faturamento."
"Sobre a informação divulgada pelo Procon Fortaleza, a
Enel Distribuição Ceará esclarece que as cobranças da conta de energia com o
mesmo vencimento são legítimas e que não haverá devolução de valores por parte
da companhia. A distribuidora informa que apenas 6% dos clientes da companhia
receberam as duas contas e que o consumidor foi informado da alteração",
disse a Enel Ceará em nota.
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