sábado, 28 de setembro de 2019

Banhistas devem evitar praias com manchas de óleo, alerta Semace


Das 31 praias monitoradas pela Semace, 22 estão próprias para banho neste sábado (28) e domingo (29).
Por G1 CE

Fortaleza tem 22 praias próprias para banho, dos 31 trechos monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), neste sábado (28) e domingo (29). No entanto, o órgão alerta para que os banhistas evitem as praias com ocorrência de manchas de óleo, mesmo estando classificadas como "próprias". A substância tem surgido no litoral do Nordeste, incluindo o Ceará, neste mês de setembro.

A Semace recolheu amostras da água do mar das 35 praias dos litorais Leste e Oeste do estado. O monitoramento deve medir o impacto ambiental causado pela mancha de óleo. A análise está sendo realizada no laboratório da autarquia, com conclusão prevista para esta segunda-feira (30).

Zonas aprovadas
As zona leste e centro são as áreas com maior número de praias aprovadas na avaliação semanal da Semace, baseada em análise feita em amostras colhidas nos locais. As duas zonas concentram as praias mais frequentadas da capital: Praia do Futuro, Mucuripe, Meireles e Praia de Iracema.

A faixa imprópria entre as duas zonas está compreendida entre o Farol, no Serviluz, e o monumento dos jangadeiros, no Mucuripe.

Já na zona oeste, que vai da Rua Padre Mororó, no Centro, até a Barra do Ceará, apenas quatro das dez praias monitoradas estão próprias para atividades de esporte e lazer, informou a Semace.


Para o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, a praia pode ser condenada mesmo sem passar por exame laboratorial, quando há resíduos sólidos à vista no mar ou na areia.

Manchas de óleo
No caso do óleo, mesmo não sendo constatado nas amostras colhidas recentemente pelo órgão, a substância pode aparecer posteriormente no local, por isso, o banhista precisa ficar atento e evitar esses trechos.

"Alertamos o banhista para que observe se há óleo na praia e, sendo o caso, que considere ele mesmo a praia imprópria para banho", frisou o gerente.

No Ceará, alguns banhistas têm relatado o surgimento da substância em praias como Paracuru, Litoral Oeste, Praias do Futuro, do Porto das Dunas e da Sabiaguaba, em Fortaleza; do Cumbuco, na Região Metropolitana da capital; de Fortim, e Morro Branco, no Litoral Leste; e de Mundaú, no Litoral Oeste.

O Ibama do Ceará afirmou que todos os municípios do litoral cearense seriam notificados sobre como proceder em relação ao problema.

Desde o início de setembro, o Grupo de Estudos e Articulações Sobre Tartarugas Marinhas (GTAR) contabilizou cinco tartarugas oleadas na orla cearense; duas em Fortaleza (Sabiaguaba e Serviluz) e outras em Flecheiras, Taíba e Jericoacoara. Quatro estavam mortas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...