quinta-feira, 30 de maio de 2019

Seca, artesanato e artistas nordestinos são lembrados no Arraiá do Ceará 2019; confira temas das quadrilhas


Ao todo, 15 grupos vão participar da competição que escolhe o representante cearense no São João do Nordeste.
Por Rômulo Costa, G1 CE


Personalidades nordestinas, a lida dos sertanejos com a seca e o artesanato da região são os principais temas das 15 quadrilhas selecionadas para participar do Arraiá do Ceará 2019. A competição acontece entre os dias 14 e 16 de junho, no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Fortaleza.

Promovido pela TV Verdes Mares, o evento é considerado uma das mais importantes disputas de conjuntos quadrilheiros. A equipe vencedora terá a oportunidade de representar o Ceará no São João do Nordeste, organizado pela Rede Globo, em Pernambuco.

Em outubro a vencedora da edição passada, Junina Babaçu, definiu que homenagearia "O Grande Encontro". O projeto musical reuniu há 20 anos os cantores Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho.

A proposta do grupo é valorizar a trajetória dos intérpretes e as músicas interpretadas por eles. "A gente quer contextualizar a poesia, as histórias e as memórias desses artistas dentro do São João", considera o diretor de criação, Erick Barbosa.

Vice-campeã em 2018, o grupo Cheiro de Terra mostra a cultura da comunidade quilombola de Alto Alegre, localizada em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A ideia é falar das peculiaridades da região, valorizando a regionalidade do tema.

Esta será a última vez que o grupo entra na disputa, porque decidiu encerrar as atividades do conjunto. "Sempre falamos de temas regionais e que tinham a ver com a nossa realidade de alguma forma. Na nossa última apresentação, quisemos nos voltar para a nossa cidade", explica Erison Santos, coordenador da quadrilha.

Já a quadrilha Arriba Saia, do município de Várzea Alegre, vai levar para a arena uma louvação à obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário. A equipe, que ficou na terceira colocação no ano anterior, quis homenagear o sergipano, conhecido por desenvolver sua obra mesmo com diagnóstico de esquizofrenia. "Ele merece ser falado no São João e poucas quadrilhas falaram da obra dele antes", argumenta Érico Bastos, um dos coordenadores do grupo.

Outros temas
Quem também vai homenagear uma figura nordestina são os Filhos do Sertão que decidiram apresentar a poesia do cearense Bráulio Bessa, considerado pelo grupo o "embaixador do sertão".

Também de Fortaleza, a Nação Nordestina traz histórias sobre o expresso Sonho Azul, um trem que foi responsável pelo transporte de passageiros do Cariri cearense até Fortaleza e marcou época na região.

De Caucaia, os criadores da quadrilha Terra do Sol resolveram dançar as lendas das botijas, reservatórios que eram enterrados com tesouros no interior sertanejo e sobre os quais rodeavam muitos mistérios.

O artesanato também ganha espaço com dois grupos. As benfeitorias do couro serão trabalhadas pela Junina Pé Quente, enquanto a Luar Serrano vai falar do uso do material em paralelo com outras matérias-prima, como a renda, o barro e a palha.

Com tema mais social, surge a Sol Nascente que, inspirada na obra do poeta João Cabral de Melo Neto, retrata a peleja dos sertanejos tendo como pano de fundo a seca.

Confira os temas das quadrilhas selecionadas para o Arraiá do Ceará:
Sol Nascente (Iguatu)

Pra que serve esta vida?

Nova Emoção (Maracanaú)

A música que canta a pobreza e um sol que brilha para todos: Qual o seu valor?

Junina Brisa do Sertão (Canindé)

Sonho de liberdade

Guaradrilha (Guaraciaba do Norte)

O pão nosso de cada

Junina Pé Quente (Fortaleza)

No chiado da chinela

Brilho do Sertão (Fortaleza)

Ando vestido de amor

Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)

Nação Nordestina em um São João à bordo do expresso Sonho Azul

Tradição da Roça (Fortaleza)

Memórias que nunca esqueci

Cheiro de Terra (Horizonte)

Alto Alegre: A resistência do povo quilombola

Terra do Sol (Caucaia)

A botija

Arriba Saia (Várzea Alegre)

Visionário, a prova do bispo

Luar Serrano (Ibaretama)

Do fio que virou renda, do barro que mudou o sertão, da palha que virou chapéu, do couro que virou gibão: É assim meu Ceará feito à mão

Luar do Sertão (Sobral)

O sertão vai virar mar de lágrimas e memórias

Filhos do Sertão (Fortaleza)

Amor, festa e a poesia que transforma: Bráulio Bessa, o embaixador do sertão

Junina Babaçu (Fortaleza)

O Grande Encontro

Programação
Sexta – 14/06

19h – Quadrilha Sol Nascente

19h50 – Quadrilha Nova Emoção

20h40 – Junina Brisa do Sertão

21h30 – Guaradrilha

22h20 – Junina Pé Quente

Sábado – 15/06

19h – Brilho do Sertão

19h50 – Nação Nordestina

20h40 – Tradição da Roça

21h30 – Cheiro de Terra

22h20 – Terra do Sol

Domingo – 16/06

19h – Arriba Saia

19h50 – Luar Serrano

20h40 – Luar do Sertão

21h30 – Filhos do Sertão

22h20 – Junina Babaçu

Serviço
Arraiá do Ceará. De 14 a 16 de junho, a partir das 18h, no estacionamento do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...