terça-feira, 7 de novembro de 2017

Quase 60 mil eleitores têm título cancelado no Ceará e não poderão votar em 2018

Eleitores perderam o prazo para realizar o cadastro biométrico. Ainda é possível reverter o cancelamento para votar no próximo ano.
Por G1 CE
Quase 59 mil eleitores do Ceará têm título cancelado por falta do cadastro biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará confirmou nesta segunda-feira (6) o cancelamento do título de eleitor de 59.945 pessoas no estado. Eles perdem o direito de votar em 2018 e ficam sem acesso a uma série de benefícios e direitos.
O prazo para a atualização biométrica - o cadastro da digital do eleitor - acabou em outubro em 12 cidades do Ceará: Cascavel, Pindoretama, Russas, Palhano, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, Croatá, Jaguaruana e Itaiçaba.
"Esses eleitores tiveram as suas inscrições canceladas. A repercussão é no CPF, em relação aos benefícios social e também ao requerer passaporte, tomar posse em cargo público, inscrever-se em concurso público. Todas essas consequências vêm do cancelamento do título eleitoral", explica Agda Gurgel, do Tribunal Eleitoral.
Para reverter o cancelamento
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta que esses 59 mil eleitores que tiveram o título cancelado ainda podem quitar a situação a tempo de votar nas eleições do próximo ano. Para isso, diz Agda, a pessoa deve procurar o cartório eleitoral da sua cidade.
"Ele poderá comparecer ao cartório eleitoral até o dia 9 de maio. Ele deve portar um documento de identidade e um comprovante de residência atualizado. Procurando o nosso cartório eleitoral do município ele poderá reverter esse cancelamento."
Impedimentos
Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. Os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral são os seguintes impedimentos:
Requerer passaporte ou carteira de identidade
Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo
Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal
Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo
Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos
Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo

Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...