Novembro Azul é uma campanha de
conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à
sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de
doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer
de próstata[1].
O movimento surgiu na Austrália,
em 2003, chamado Movember,[5] aproveitando as comemorações do Dia Mundial de
Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.[6]
No Brasil, o Novembro Azul foi
criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito
masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e
obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o
Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso
Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades
(Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de
futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas,
intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Origem: Wikipédia, a
enciclopédia livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário