terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Preso pela PF, prefeito eleito no Ceará é diplomado e vai poder gerir cidade

                                  
                                                         (Foto: TRE/Divulgação)

Mesmo preso na sede da Polícia Federal em Fortaleza, o prefeito eleito de Mulungu, Robert Viana (PMN), foi diplomado. De acordo com a Justiça Eleitoral, a diplomação ocorreu por meio de uma procuração que deu poderes a seu advogado para representá-lo no ato.
A diplomação se deu no dia 7 de dezembro, no mesmo dia em que o prefeito foi preso em uma operação que contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU). De acordo com a PF, a prisão antes da diplomação foi para evitar que Robert Viana conseguisse foro privilegiado.
O procurador de Justiça no Ceará Ricardo Rocha afirma que, como Robert Viana não é investigado por atos cometidos durante o exercício do mandato, mesmo de dentro da prisão ele pode administrar o município pelos próximos quatro anos. De acordo com a Constituição Federal, nenhum cidadão pode ser ser punido sem que a condenação tenha transitado em julgado, ou seja, quando não existe mais a possibilidade de recurso.
saiba mais
Justiça afasta prefeitos e secretários de Martinópole e Mulungu, no Ceará
Procurada pelo G1, A Prefeitura de Mulungu afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto. O prefeito Robert Viana foi preso na Operação Três Climas. De acordo com as investigações, ele é suspeito de cometer fraudes no serviço de transporte escolar em três outros municípios: Ocara, Itapipoca e Pacajus. Além dele, um ex-secretário e três secretários de educação de prefeituras do interior do estado também foram presos.
De acordo com a Polícia Federal, somente uma das empresas contratadas pelas três prefeituras superfaturou os serviços de transporte escolar em mais de R$ 10 milhões. Os contratos sob suspeita foram celebrados entre 2012 e 2015. Os crimes investigados são de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em licitação, dispensa indevida de licitações , associação criminosa  e lavagem de dinheiro.
Verônica Prado
Do G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...