quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Câncer de mama: tomar a decisão de se cuidar é o primeiro passo para a cura

Probabilidade é de 95% de recuperação total quando descoberto em fase inicial.
 Sistema Fecomércio
Por Sistema Fecomércio


“Diagnóstico precoce, maior chance de cura”. Esse é o principal alerta para as mulheres durante a campanha do Outubro Rosa. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), se descoberto em fase inicial, a mulher tem 95% de probabilidade de recuperação total do câncer de mama. No entanto, dar o primeiro passo em busca de identificar uma doença, muitas vezes, não é uma decisão fácil de ser tomada.

Para a psicóloga do Núcleo Sesc Saúde, Telma Fernandes, o medo de um diagnóstico de câncer e o pensamento de que esse resultado seja uma sentença definitiva, reduz bastante a busca da mulher em fazer o autoexame ou uma mamografia, prejudicando o tratamento. “Esses receios de achar que pode ter a doença são os principais empecilhos para detecção precoce. No entanto, quando eu deixo de realizar os exames, eu não estou evitando a doença, estou impedindo que haja um diagnóstico em tempo hábil para alcançar maior chance de cura e menos sequelas”, explica.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento, mesmo quando não há sinais nem sintomas, em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Ainda assim, também se recomenda que todas as mulheres, independentemente da idade, conheçam o próprio corpo ao fazer o autoexame para saber o que é normal ou não em suas mamas. Segundo o Inca, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Momento de aceitação
Como o organismo feminino é mais suscetível a esse tipo de câncer, já que apenas 1% é diagnosticado em homens, é fundamental que as mulheres compreendam a necessidade de prevenção e, mais que isso, de identificação em estágio inicial. “Primeira coisa é aceitar essa condição física, submetendo-se o mais rápido possível ao tratamento em busca de cura”, relata a psicóloga, que coloca ainda como tão importante quanto o acompanhamento médico, a participação efetiva da família no tratamento com amor e encorajamento.


Após a confirmação do diagnóstico, a mulher poderá passar por várias fases de conflito, devido a uma fragilidade emocional. E esses conflitos internos, segundo Telma, podem oscilar desde a negação da doença até a esperança da cura. “A psicoterapia nesse momento vai trabalhar no fortalecimento da resiliência, na aceitação dessa realidade e como isso pode ser vivido e superado”. Dessa forma, elaborar os processos psíquicos no decorrer do tratamento é de fundamental importância.

Atendimento especializado
O Serviço Social do Comércio (Sesc-CE) oferece o serviço de Psicologia, terapia que auxilia o autoconhecimento, no Núcleo Sesc Saúde, Unidade Fortaleza, onde o paciente aprende a lidar com seus conflitos e emoções pessoais, diminuindo desta forma seu sofrimento psíquico, promovendo uma nova compreensão dos acontecimentos.

Unidade Sesc Saúde Mulher
Implantada em 23 estados do Brasil, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher também está presente no Ceará com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde.

O espaço dispõe de equipamentos para realização dos exames de mamografia digital bilateral, citopatologia oncológica (Papanicolau) e ultrassonografias, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais. A proposta é percorrer todo o Estado, ampliando o acesso da mulher ao serviço de saúde. Atualmente, a Unidade Móvel está no município de Chorozinho.

Campanha Outubro Rosa
Durante o mês de outubro, o Sesc promove atividades para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A programação acontece em 13 municípios do Ceará e alerta sobre a eficácia do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher.

Iniciadas desde 1º de outubro, as atividades ocorrem em Unidades do Sesc, centros comerciais, instituições e espaços públicos, abrangendo palestras, exposições, atividades esportivas e debates voltados à prevenção do câncer de mama. Veja a progra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...