sexta-feira, 21 de junho de 2013

PROGRAMA FAIXA NOBRE 21 de junho,sexta-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE 21 de junho,sexta-feira
Sei que você tem muitas lutas e pressões, mas levante sua cabeça, ponha seus olhos em Deus e tenha esperança. Dele virá o nosso socorro.
Dia da Música
É quase impossível dizer quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair som, ritmo, melodias. Ao contrário de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada. Isto dificulta ainda mais a tentativa de delimitar o "nascimento" desta expressão. http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/musica/home.html
Dia da Mídia
A palavra deriva do inglês media, que significa meio. Podemos definir sucintamente como o tipo de canal por onde são transmitidas informações. Podemos transmitir as mensagens de diversas maneiras: imagens, filmes, sons, textos... cada meio tem um impacto diferente no receptor.
Dia do Intelectual
O intelectual é uma pessoa voltada aos estudos com alto teor literário ou científico, ou também aquele que facilmente entende e interpreta as coisas.
Dia do Lixo no Lixo
Parece-nos estapafúrdio ainda haver campanhas ambientais de controle de lixo na rua, na praia ou em qualquer outro lugar, porém sempre devemos ser lembrados.
 Dia do Mel
Essa apetitosa iguaria é simplesmente a substância formada pelo suco das flores, e por elas depositadas em alvéolos especiais.
 Dia do Migrante
O termo migrar significa mudar ou passar de um lugar para outro, até mesmo de um país para outro, tratando-se de um povo ou multidão.
 Dia Internacional do Skate
O Dia Internacional do Skate comemora-se desde o dia 21 de Junho de 2004 por iniciativa da Associação Internacional das Companhias de Skate, com o objectivo de proporcionar a todos os simpatizantes, praticantes de skate e a todos os que se sentem por este de alguma maneira inspirados a oportunidade de experimentar ou partilhar a sensação de andar de Skate.
 Dia Nacional da Academia de Letras
Instituição idealizada por um grupo de escritores, sob a liderança de Machado de Assis que foi seu primeiro presidente. No discurso inaugural, pronunciado em 20 de julho de 1897, ele expressou o desejo coletivo de conservar, no meio da federação política, a unidade literária, exortando os demais fundadores: Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.
Início do Inverno
21 de junho marca o início do solstício de inverno, que nada mais é do que a noite mais longa do ano.
MENSAGEM DO DIA
Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem que acreditava em Deus, e sabia que Ele o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha. Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos: "Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?" Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo: "Vamos rapaz?" Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo: "Vamos rapaz, nós viemos te buscar". "Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?" "Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante." Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos.
Aniversariante de 21 junho
1839 - Machado de Assis escritor brasileiro. Seus romances retratam a vida encarada como um espetáculo; a vida da sociedade fluminense na época do Segundo Reinado.
1905 - Jean-Paul Sartre Escritor e pensador francês.
1919 - Nélson Gonçalves cantor.
1941 - Eduardo Suplicy político brasileiro. Economista e professor de economia da Fundação Getúlio Vargas.
1959 - Otavio Mesquita apresentador de tv, jornalista e produtor brasileiro.
1959 - Otávio Mesquita Apresentador de TV.
1964 - Lorena Calábria Apresentadora de televisão do canal de TV a cabo Multishow. Lorena apresentou o programa "Metrópolis", da TV Cultura durante sete anos.
1973 - Juliette Lewis atriz americana, participou do filme Assassinos por natureza (Natural Born Killers).
1982 - Príncipe William, de Gales príncipe da Inglaterra, filho da princesa Diana e do príncipe Charles. É o segundo na sucessão de Elizabeth II.
Fato histórico de 21 junho
1970 A seleção brasileira de futebol vence a Itália na final da Copa do Mundo do México e conquista o tricampeonato mundial. Com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto, o Brasil faz 4 a 1 na seleção italiana e conquista de forma definitiva a taça Jules Rimet.
1948 Depois de nove anos de pesquisa, a gravadora americana Columbia apresentou o LP de 33 1/3 rotações
1968 Duas pessoas morreram no Rio de Janeiro durante manifestações contra a ditadura. O dia ficou conhecido como "Sexta-feira sangrenta".
1968 Duas pessoas morreram no Rio de Janeiro durante manifestações contra a ditadura. O dia ficou conhecido como "Sexta-feira sangrenta".
1980 Uma passeata em protesto ao governo de Paulo Maluf é dispersada violentamente na Freguesia do Ó, em São Paulo. Os agressores seriam policiais militares à paisana e funcionários municipais
1988 O então senador Fernando Henrique Cardoso se desligou do PMDB
2004 O presidente nacional do PDT e ex-governador do RJ e RS, Leonel Brizola morre, aos 82 anos, no Rio de Janeiro vítima de uma infecção pulmonar

CURIOSIDADE DO DIA
Machado de Assis faria aniversário hoje. Ele era bisneto de escravos e filho de Joaquim, um pintor de paredes mulato, e de Maria Leopoldina, uma lavadeira. Nasceu no Morro do Livramento, ficou órfão de mãe aos 3 anos e de pai, aos 11. Não frequentou escola e tornou­-se vendedor de balas na rua para a tia doceira.
PERGUNTA CURIOSA
É verdade que os europeus usavam especiarias para disfarçar o gosto da comida estragada?
As especiarias servem para condimentar e dar sabor diferente aos alimentos. Por isso, muitas pessoas acreditam que elas eram usadas na Idade Média para mascarar o gosto ruim de comidas estragadas. Segundo historiadores, a carne consumida naquela época era mais fresca do que a de hoje justamente porque as condições de conservação eram piores. Em algumas regiões, era proibido por lei comercializar carne de animais abatidos há mais de um dia no verão e há mais de três dias no inverno.
10 brasileiras pioneiras
1. Ana Néri
Ana Justina Ferreira nasceu em 13 de dezembro de 1814, na vila Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia. Ela casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Néri. Ele era capitão-de-fragata da Marinha e estava sempre no mar. Dessa forma, Ana acostumou-se a ter a casa sob sua responsabilidade. Ficou viúva aos 29 anos, com os filhos Justiniano, Isidoro e Pedro Antônio para cuidar. Os dois primeiros tornaram-se médicos e o último, militar. Em 1865, o Brasil entrou na Tríplice Aliança, começou a Guerra do Paraguai e os filhos de Ana foram convocados. Sensibilizada com a dor da separação, no dia 8 de agosto ela escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Apesar da falta de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Ana chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou. Com recursos próprios, herdados de família, Ana montou uma enfermaria-modelo em Asunción, capital paraguaia sitiada pelo exército brasileiro. No final da guerra, em 1870, Ana voltou ao Brasil com seis meninas órfãs brasileiras. Foi homenageada e d. Pedro II, por decreto, lhe concedeu uma medalha e uma pensão vitalícia. Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão, em 1926.

2. Anésia Pinheiro Machado
Foi a primeira mulher a realizar um vôo sozinha no Brasil. Isso aconteceu em 17 de março de 1922, quando Anésia tinha 17 anos. Recebeu o brevê número 77, da Federação Aeronáutica Internacional, pelo Aeroclube do Brasil no mês seguinte. Em setembro do mesmo ano, durante o centenário da Independência, ela foi homenageada e condecorada pelo próprio Santos Dumont. Paulista de Itapetininga, Anésia coleciona uma série de outros feitos: foi a primeira aviadora a conduzir passageiros no Brasil; a primeira brasileira a realizar vôo acrobático; a primeira aviadora a realizar um vôo transcontinental ligando as 3 Américas (de Nova York ao Rio de Janeiro, pela costa do Pacífico); e a primeira a voar num monomotor pelo passo do Aconcágua, nos Andes.

3. Luz del Fuego
Em 1950, a atriz Luz Del Fuego criou o Partido Naturalista Brasileiro, com o apoio de 50 mil naturalistas. Luz Del Fuego era o pseudônimo da capixaba Dora Vivacqua, que andava nua, com uma jiboia enrolada no corpo. Seis anos depois, na ilha do Sol, a poucos quilômetros de Paquetá (RJ), ela fundaria o primeiro clube de nudismo do país. Acabou sendo assassinada em 19 de julho de 1967 por dois pescadores cujas atividades criminosas foram denunciadas anos antes pela ex-vedete. A história de Luz Del Fuego foi contada no cinema, com Lucélia Santos no papel principal, em 1980. O naturalismo ganhou força no Brasil em 1988, quando foi criada a primeira praia de nudismo, a do Pinho (SC).

4. Irmã Dulce
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador. Era a segunda dos 5 filhos do casal Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Com apenas 13 anos já atendia pessoas carentes na sua própria casa. No ano de 1933, depois de receber o diploma de professora, Marai Rita ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, do Convento de Cristóvão, em Sergipe. Numa homenagem à mãe, adotou o nome de Irmã Dulce quando fez os votos de profissão da fé religiosa em 15 de agosto de 1934. Voltou a Salvador para trabalhar como enfermeira voluntária no Sanatório Espanhol por três meses. Tentou dar aulas de geografia, mas sentiu não ter vocação para professora. Passou a se dedicar integralmente ao trabalho social. Em 1935, fundou a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário de Salvador. A "Associação Obras Sociais Irmã Dulce" foi criada em 26 de maio de 1959. Tanta dedicação aos pobres, menores carentes e idosos lhe valeu o título de "Anjo Bom da Bahia". Entre suas muitas obras, encontra-se a Fundação Irmã Dulce (1981). Foi ela também que iniciou a reforma do novo Hospital Santo Antônio, com 400 leitos (1983). Irmã Dulce morreu às 16h45 do dia 13 de março de 1992, no Convento Santo Antônio, depois de ter ficado internada durante 16 meses. O seu processo de beatificação começou em 1998. O escritor Paulo Coelho, recém-saído do sanatório em que ficou internado no final dos anos 60, fugiu para a Bahia e contou com a caridade de Irmã Dulce para conseguir a passagem de ônibus para voltar ao Rio de Janeiro.

5. Ada Rogato
Quebrou três recordes: foi a primeira na América do Sul a conseguir um brevê de vôo (1935), a participar de uma prova de para-quedismo noturno e a pilotar um avião Cessna por todo o continente americano.

6. Asaléa de Campos
Foi a primeira mulher árbitro de futebol reconhecida no mundo. Ela cursou durante oito meses a escola de árbitros da Federação Mineira de Futebol, em 1967. Mas foi só em 1971 que o diploma dela foi reconhecido pela FIFA.

7. Cláudia de Vasconcellos Guedes
Em 1995, foi a única árbitra de futebol da América do Sul convocada para os Jogos Olímpicos de Atlanta. E, quatro anos antes, entrou para a história como a primeira mulher a apitar um jogo numa competição da FIFA, o Mundial de Futebol Feminino, na China.

8. Esther de Figueiredo Ferraz
Em agosto de 1982, foi a primeira ministra do Brasil, ocupando a pasta da Educação durante o governo do general João Baptista Figueiredo. Ela também foi a primeira reitora de universidade da América Latina e primeira secretária de Educação do Estado de São Paulo.

9. Gioconda Rizzo
A paulistana é apontada como a primeira fotógrafa do Brasil. Ela começou a fazer retratos aos 12 anos, incentivada pelo pai, Michele Rizzo, um dos primeiros fotógrafos de São Paulo. No começo, Gioconda só podia tirar fotos de mulheres. Ela aproveitou e inovou a fotografia da época: acrescentou sensualidade aos retratos femininos.

10. Maria Augusta Generoso Estrella

É a primeira médica brasileira. Ela estudou na New York Medical College and Hospital for Women, nos Estados Unidos, porque as universidades brasileiras não aceitavam mulheres. Maria Augusta também teve a primeira bolsa de estudos concedida a uma mulher pelo governo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...