segunda-feira, 10 de junho de 2013

PROGRAMA FAIXA NOBRE 10 de junho,segunda-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE  10 de junho,segunda-feira
"Vale mais a ignorância do que uma sabedoria fingida. "
Dia da Associação dos Alcoólatras Anônimos
O uso de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto a própria Humanidade. Beber moderada e esporadicamente faz parte dos hábitos de diversas sociedades. Determinar o limite entre o beber social, o uso abusivo ou nocivo de álcool e o alcoolismo (síndrome de dependência do álcool) é por vezes difícil, pois esses limites são tênues, variam de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. Estima-se que cerca de 10% das mulheres e 20% dos homens façam uso abusivo do álcool; 5% das mulheres e 10% dos homens apresentam a síndrome de dependência do álcool ou alcoolismo.
Dia da Artilharia
Em 10 de junho de 1841, nascia na cidade de Dunquerque - França, o Marechal Emílio Luiz Mallet, Barão de Itapevi. Teve seu batismo de fogo na batalha do Passo do Rosário, durante a Guerra da Cisplatina. Como Capitão, participou das guerras contra Oribe, do Uruguai e Rosas, da Argentina, em 1851 - 1852. Durante a Guerra da Tríplice Aliança comandou o 1º Regimento de Artilharia a Cavalo - "o Boi de Botas", tropa dotada de tal eficiência e rapidez, que foi apelidada de "Artilharia - Revólver". Pressentindo um provável ataque da Cavalaria paraguaia, quando da batalha de Tuiuti, determinou que se construísse um fosso largo e profundo à frente da Artilharia que comandava. Naquela sangrenta batalha, ao proferir a célebre frase, "E eles que venham, por aqui não passam!", já antevia a inexpugnabilidade de sua posição e o êxito que lograria ao repelir o ataque paraguaio. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1886. Seus restos mortais repousam, atualmente, no Memorial erigido em sua homenagem, no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o "Regimento Mallet", sediado em Santa Maria - RS.
Dia da Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa está espalhada por alguns continentes, como Europa, América Latina, África e Ásia. Isso se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, levando para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a hábitos e crenças diversas e acabou sendo enriquecida com novas variedades regionais. Sua origem está no latim, que os romanos introduziram na Lusitânia, região norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.. Após a invasão romana da Península Ibérica, todos aqueles povos, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, o que deu início ao processo de formação do português, espanhol e galego. Esse movimento de homogeneização cultural, lingüística e política foi denominado de romanização. Até o século IX, a língua falada era o romance, uma espécie de estágio intermediário entre o latim vulgar e as modernas línguas latinas, como português, espanhol e frânces. Essa fase é considerada como pré-história da língua. Do século IX ao XII, encontram-se registros de alguns termos portugueses em
Dia da Raça.
Hoje é o Dia da Raça.
 Dia de Camões
Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados.
 Dia do Pastor
A comemoração do "Dia do Pastor" é dedicada aos pastores, nome comum entre as igrejas protestantes para os líderes religiosos. É o Dia do Pastor, indivíduo que busca acima de tudo trabalhar pela causa do Reino de Deus, conduzindo sua vida na tarefa de anunciar o evangelho de Jesus, a saber, a notícia de que há completo e suficiente perdão para todos os pecadores que confessam sua culpa e tomam para si a graça divina. E, para o pastor, o grande exemplo é Cristo, perfeito e sublime pastor dos pastores, que andava no mundo atento às necessidades humanas.
Mensagem do dia  
  O Burro No tempo em que não havia automóveis, na cocheira de um famoso palácio real, um burro de carga curtia imensa amargura, em vista das pilhérias dos companheiros de apartamento. Reparando-lhe o pêlo maltratado, as fundas cicatrizes do lombo e a cabeça tristonha e humilde, aproximou-se formoso cavalo árabe que se fizera detentor de muitos prêmios, e disse, orgulhoso : - Triste sina a que recebeste ! Não invejas minha posição em corridas ? Sou acariciado por mãos de princesas e elogiado pela palavra dos reis ! - Pudera ! - exclamou um potro de fina origem inglesa : - como conseguirá um burro entender o brilho das apostas e o gosto da caça ? O infortunado animal recebia os sarcasmos, resignadamente. Outro soberbo cavalo, de procedência húngara, entrou no assunto e comentou : - Há dez anos, quando me ausentei de pastagem vizinha, vi este miserável sofrendo rudemente nas mãos do bruto amansador. É tão covarde que não chegava a reagir, nem mesmo com um coice. Não nasceu senão para carga e pancadas. É vergonhoso suportar-lhe a companhia. Nisto, admirável  jumento espanhol acercou-se do grupo, e acentuou sem piedade : - Lastimo reconhecer neste burro um parente próximo. É animal desonrado, fraco, inútil, não sabe viver senão sob pesadas disciplinas. Ignora o aprumo da dignidade pessoal e desconhece o amor-próprio. Aceito os deveres que me competem até o justo limite; mas se me constrangem a ultrapassar as obrigações, recuso-me à obediência, pinoteio e sou capaz de matar. As observações insultuosas não haviam terminado, quando o rei penetrou o recinto, em companhia do chefe das cavalariças. - Preciso de um animal para serviço de grande responsabilidade, informou o monarca, um animal dócil e educado, que mereça absoluta confiança. O empregado perguntou : - Não prefere o árabe, Majestade ? - Não, não - falou o soberano, é muito altivo e só serve para corridas em festejos oficiais sem maior importância. - Não quer o potro inglês ? - De modo algum. É muito irrequieto e não vai além das extravagâncias da caça. - Não deseja o húngaro ? - Não, não. É bravio, sem qualquer educação. É apenas um pastor de rebanho. - O jumento espanhol serviria ? - insistiu o servidor atencioso. - De maneira nenhuma. É manhoso e não merece confiança. Decorridos alguns instantes de silêncio, o soberano indagou : - Onde está meu burro de carga ? O chefe das cocheiras indicou-o, entre os demais. O próprio rei puxou-o carinhosamente para fora, mandou ajaezá-lo com as armas resplandecentes de sua Casa e confiou-lhe o filho ainda criança, para longa viajem. E ficou tranqüilo, sabendo que poderia colocar toda a sua confiança naquele animal... Assim também acontece na vida. Em todas as ocasiões, temos sempre grande número de amigos, de conhecidos e companheiros, mas somente nos prestam serviços de utilidade real aqueles que já aprenderam a servir, sem pensar em si mesmos.
Fato histórico de 10 junho
1950 Inaugurado o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Maior estádio do Mundo, o estádio Mario Filho, o Maracanã é o maior palco de futebol do mundo e ainda é considerado o Templo do futebol mundial com capacidade para cerca de 120 mil pessoas, apesar de ser liberado apenas cerca de 80 a 100 mil ingressos, atualmente passa por reformas para torná-lo mais moderno e é um dos trunfos da candidatura brasileira á Copa do Mundo de 2006. O estádio é utilizado por todos os grandes times do Rio de Janeiro e especialmente para os grandes clássicos do futebol brasileiro. O Flamengo tenta ainda, com a parceria da empresa ISL, a construção de um estádio prórprio com capacidade para cerca de 60 mil pessoas.
1926 Morre o escultor e arquiteto espanhol Antoni Gaudí. Muito identificado com a cidade de Barcelona, Gaudí é autor de diversas obras na cidade, entre elas a Casa Milà e a Catedral da Sagrada Família, em que trabalhou de 1883 até sua morte.
1933 Brasil, México e Venezuela retomam suas relações diplomáticas.
1944 A bomba V-1 alemã é lançada sobre a cidade de Londres.
1946 Um plebiscito decidiu a criação da República Italiana. A família real deixou o país e o governo foi assumido pelo Partido Democrata Cristão.
1967 O fim da Guerra dos Seis Dias determinou o controle de Israel em territórios da Jordânia, Egito e Síria.
1967 Morre o ator americano Spencer Tracy. Um dos grandes nomes de Hollywood, foi indicado nove vezes para o Oscar de melhor ator. Ganhou em 37 com "Intrépido Marujo" e, em 38, por "Com os Braços Abertos". Atuou ainda em "Adivinhe Quem Vem para Jantar" e "Conspiração do Silêncio".
1977 Delegados de 130 países firmam um tratado, em Genebra, para aumentar a proteção da população civil em caso de guerra
CURIOSIDADE DO DIA
O aniversariante do dia é o cantor e compositor João Gilberto. Seu primeiro disco solo, gravado em 1952, mal tocou nas rádios e vendeu pouco. As músicas "Quando Ela Sai" e "Meia luz", autênticos sambas­-canção, foram interpretadas ao estilo do cantor Orlando Silva: voz aveludada e carregada de dramaticidade, bem diferente do gênero bossanovista que o consagrou.
PERGUNTA CURIOSA
O que é ouvido absoluto?

Uma pessoa tem ouvido absoluto quando consegue reconhecer uma nota musical sem que outra tenha sido tocada como referência. Os músicos têm o ouvido treinado para distinguir as notas a partir de outras tocadas anteriormente. Até há pouco tempo, acreditava-se que ter ouvido absoluto era um privilégio inato e raríssimo. Hoje, pesquisadores defendem que todos nascem com este potencial, basta apenas desenvolvê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...