segunda-feira, 3 de junho de 2013

Campanha contra a Poliomielite e sua impotancia

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2013
Acontecera a partir do dia 08 a 21 de junho.
Dia "D" será dia 08 de junho/sábado,todos os unidades básicas de saúde estarão  abertas das 7 horas da manhã ate as 17 horas 
Público alvo , crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.
 Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para tomar as duas gotinhas.
No Brasil, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças.
Importância da vacinação
A vacinação é de extrema importância nos primeiros meses de vida, pois é nesse período que os bebês correm mais riscos de adoecer e acabar morrendo. A família deve ter atenção com as vacinas, mantendo o cartão de vacinação sempre rigorosamente preenchido. As vacinas protegem os bebês de doenças graves, tal como a pólio.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam observar se há alguma vacina em atraso, porém o atendimento é possível mesmo sem o documento.
Para os pais não é necessário ressaltar que garantir os direitos básicos das crianças de 0 a 6 anos de idade é um dever imprescindível da família. Até mesmo a lei menciona esse dever no Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que a família, com o apoio da comunidade e do governo, deve criar, educar, proteger as crianças e garantir o seu desenvolvimento.
A poliomielite
Mais conhecida como  paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo pólio-vírus que possui três variantes, podendo infectar tantos as crianças ou adultos , por via fecal-oral, e pode provocar ou não paralisia.
A doença afeta músculos e nervos, podendo causar a paralisia permanente de qualquer musculo. O vírus começa na garganta ou nos intestinos, podendo atingir o organismo. A partir daí o vírus cai na corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.  Assim, o vírus causa a paralisia quando ataca o sistema nervoso, destruindo os neurônios motores, ou pode levar a morte se a infecção atingir as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
As campanhas de vacinação contra a pólio ao redor do mundo praticamente erradicaram a doença, porém o vírus ainda faz vitimas em regiões menos desenvolvidas como na África e Ásia. No caso do Brasil, o último caso de pólio foi constatado em 1989 na Paraíba. Para garantir o sucesso da erradicação da doença no mundo e impedir que haja o risco de voltar a se espalhar, países como o Brasil mantem campanhas de vacinação.

Pelo fato da poliomielite ser causada por vírus, não existe um tratamento especifico para a doença, sendo absolutamente eficaz a prevenção por vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...