quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PROGRAMA FAIXA NOBRE 5 de setembro,quinta-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE 5 de setembro,quinta-feira
"A necessidade nunca fez bons negócios. "
Dia da Amazônia
Dia 5 de setembro é o dia da Amazônia - uma data que, há um bom tempo, não inspira comemorações. Ao contrário: a devastação crescente na região é a bandeira dos ambientalistas. Não é para menos. Um estudo do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia e do Centro de Pesquisas Woods Hole, dos EUA, indica que a área devastada já é de 40 mil km2, o dobro do que foi divulgado no início deste ano pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe. O novo número baseia-se em estudos de campo, realizados por pesquisadores das duas entidades.
Dia do Oficial de Farmácia
A busca pela cura das doenças tem sido uma das maiores preocupações do homem desde os primórdios da humanidade. Para alguns pesquisadores, a descoberta do fogo e a utilização de recursos naturais para aliviar dores humanas ocupam espaço semelhante na linha do tempo. Por isso, a Farmácia é considerada uma das profissões mais antigas da Humanidade. A palavra tem origem do grego, pharmakeía ou phármakon, que significa medicamento ou a arte de preparar medicamentos. A Farmácia é a ciência praticada por profissionais formados em uma faculdade de farmácia (farmacêuticos). Tem como objeto o fármaco e seus usuários, e como objetivo a pesquisa, desenvolvimento e produção de novas drogas, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais, estudo da manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação de orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, criação e aplicação de métodos de identificação e dosagem de tóxicos. Conforme o ramo de atuação, a farmácia se alia a outras ciências para o desenvolvimento de métodos de identificação e quantificação de indicadores biológicos de patologias humanas e animais, desenvolvimento e aplicação de métodos de diagnósticos genéticos, microbiológicos e parasitários. Ainda se aliando a outras ciências, estuda os alimentos e desenvolve e aplica métodos de manipulação e controle de qualidade dos mesmos.
 Dia do Oficial de Justiça
Dia 5 de setembro - Dia do Oficial de Justiça Extraído de: Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - 05 de Setembro de 2010
No dia 5 de setembro, dia nacional do Oficial de Justiça, a ASSOJAF - Associação dos Oficiais de Justiça do TRT 10 e demais servidores, parabenizam estes profissionais que com coragem, abnegação e determinação e, às vezes, com o sacrifício das próprias vidas, cumprem as ordens judiciais.
Asseguram que não há e nem haverá Justiça sem os Oficiais de Justiça, pois é um servidor imprescindível ao Poder Judiciário, e sem o tripé juiz, advogado e servidores do Judiciário não existe direito aplicado e justiça realizada. Em qualquer ponto deste País, brasileiros anseiam por justiça, que para ser executada, utiliza-se da atuação firme e eficaz da longa manus dos juízes, os oficiais de justiça.
Temidos por uns, amados por outros, lá vai o oficial de justiça, no cumprimento árduo de seus misteres, nas travessias de barco, canoa, a pé, a cavalo, de ônibus, de metrô, de carona, no seu próprio carro, que em geral coloca à disposição do Estado/Justiça, fazendo cumprir a ordem judicial, nos mais distantes rincões do País. Lá está ele, o braço estendido do Estado, da Lei, e da Ordem, o pulso forte do juiz, muitas vezes incompreendido, por ser o agente cumpridor da lei. À frente da Justiça, lá está o oficial de justiça, verdadeiro especialista em problemas sociais, tendo, não raras vezes, que agredir sua própria consciência para bem cumprir suas funções.
Cada dia mais, os oficiais de justiça estão conscientes de seu fundamental papel perante o povo brasileiro, qualificando-se, aprimorando-se e fortalecendo as suas instituições de classe.Somente assim poderão fazer frente às demandas cada vez mais intrincadas e em maior quantidade que a cada dia são ajuizadas. O individualismo, o imediatismo, o servilismo e o temor reverencial estão sendo extirpados do nosso vocabulário e das nossas mentes, substituindo-se pelo respeito recíproco, pela altivez, dignidade, e pela firmeza nas ações como órgão auxiliar da justiça, próxima, possível, da Justiça Divina. Hoje, dia 5 de setembro, é Dia do Oficial de Justiça!
MENSAGEM DO DIA
 Há pessoas...
Que querem ser bonitas
para chamar a atenção...
Outras desejam a inteligência
para serem admiradas...
Mas há algumas
que procuram cultivar a Alma
e os Sentimentos.

Essas
alcançam a admiração de todos,
porque além de belas
e inteligentes
tornam-se realmente
PESSOAS!
 Aniversariante de 5 setembro
1638 - Louis XIV Rei aos 5 anos com a morte do pai (1643), personifica o auge do absolutismo
1847 - Jesse James Fora-da-lei, assaltante de bancos e assassino, tido como "Robin Hood norte-americano"
1902 - Darryl Zanuck Produtor e roteirista cinematográfico
1929 - Andreyan Nikolayev Major cosmonauta da nave VOSTOK III
1939 - Clay Regazzoni Piloto automobilístico de F-1 de 1970 a 1980
1940 - Rachel Welch Atriz e "sex- symbol" cinematográfica
1946 - Fred Mercury cantor e musico africano (nascido na Tanzania) naturalizado inglês. Líder da banda Queen.
1951 - Breitner Jogador de Futebol, lateral, ídolo do BAYERN DE MUNIQUE
1951 - Michael Keaton Ator cinematográfico, interpretou o papel do Batman, no filme de 1989.
1969 - Leonardo Jogador de Futebol, meio-campo, da Seleção Brasileira

Fato histórico de 5 setembro
1972 Terroristas palestinianos fizeram refém parte da comitiva israelita aos Jogos Olímpicos em Munique, saldando-se este trágico episódio em 18 mortos.
1800 A Inglaterra tomou a Ilha de Malta
1800 A Inglaterra tomou a Ilha de Malta
1850 Criação da província do Amazonas, com o nome de São José do Rio Negro
1850 Criação da província do Amazonas, com o nome de São José do Rio Negro
2008 neve cobre cidade do interior do RS
CURIOSIDADE DO DIA
10 curiosidades sobre a Independ. do Brasil
Home » História do Brasil » Brasil Império » Primeiro Reinado » 10 curiosidades sobre a Independ. do Brasil
Michel Goulart setembro 06, 2012

 


No dia 07 de setembro, comemoramos (ou não) a Independência do Brasil, eternizada no brado retumbante de D. Pedro, em São Paulo, às margens do Rio Ipiranga. Mas será que as coisas aconteceram realmente assim? Dá pra confiar em todos os fatos contados nos livros didáticos? O que a história oficial não mostra? Vamos conhecer 10 curiosidades sobre a Independência do Brasil.

Queridos leitores, estas curiosidades não são suficientes para compreender o contexto histórico em que ocorreu a Independência do Brasil. Para conhecer este contexto, leia o resumo sobre o Primeiro Reinado. Em seguida, se você quer se divertir, experimente o jogo sobre a Independência do Brasil.

Esta postagem foi extraída e adaptada do Guia dos Curiosos. Se você gostou e deseja se aprofundar neste assunto, recomendamos que leia 1822, de Laurentino Gomes. O livro é composto por 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época, e cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador Pedro I.

Livro 1822, de Laurentino Gomes
D. Pedro recepcionado como herói da Independência

- O Dia do Fico ocorreu por causa da tentativa da nobreza portuguesa em mandar D. Pedro para Portugal, com objetivo de recolonizar o Brasil. Pedro recebeu milhares de assinaturas pedindo que ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822, ele teria dito: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

- Maria Leopoldina, esposa de D. Pedro, teria alertado sobre a intenção de Portugal recolonizar o Brasil. Ela teria enviado uma carta durante a viagem de D. Pedro a São Paulo, com os dizeres: “(…) Com o vosso apoio ou sem o vosso apoio ele (Brasil) fará a sua separação. O pomo está maduro, colhei-o já, senão apodrece (…)”.

- Segundo alguns pesquisadores, D. Pedro estaria na casa de sua amante, a Marquesa de Santos, quando recebeu a carta de sua esposa, a Imperatriz Leopoldina, alertando-o sobre o golpe pretendido por Portugal. Na madrugada de 7 de setembro de 1822, ele inicia sua viagem de volta para São Paulo.

- Ao entrar em São Paulo a comitiva passou pelo Caminho Lavapés – um pequeno córrego que fazia a divisa entre a zona rural e a cidade. Ali os recém chegados a cidade podiam lavar seus pés, normalmente sujos e cansados das longas viagens. Hoje o local chama-se Rua dos Lavapés.

- O Brasil pagou 2 milhões de libras a Portugal pela Independência. D. Pedro não pediu nenhuma possessão portuguesa – caso de Angola, na África, cuja elite quis fazer parte do Império do Brasil para facilitar o tráfico de escravos.

Pintura do Grito do Ipiranga, quadro de Pedro Américo

- O quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, entrou para a história como o retrato do momento da Proclamação da Independência. Mas foi pintado apenas em 1888, em Florença, na Itália, sob encomenda da Corte. O pintor, que nem era nascido em 1822, cometeu alguns exageros.

Infográfico: Grito do Ipiranga
- Por exemplo, D. Pedro tinha acabado de se encontrar com sua amante Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. Ele viajava secretamente, por isso não poderia estar com uma grande comitiva e nem usando traje oficial. Além disso, D. Pedro não estava viajando a cavalo. Para viagens longas só era usado o burro.

- O grito não aconteceu às margens do riacho do Ipiranga, como sugere o quadro e a letra do Hino Nacional. O príncipe bradou o seu célebre grito no alto da colina próxima ao riacho, onde sua tropa esperava que ele se aliviasse de um súbito mal-estar intestinal.

- A Casa do Grito, que também aparece no quadro, é uma das atrações do Parque da Independência, em São Paulo. Feita em taipa, ela foi habitada pela família Tavares de Oliveira, a partir de 1911. Em 1936, a família acabou desapropriada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

- O quadro mede 7,60 metros por 4,15 metros. Mas o maior quadro de Pedro Américo, também o maior do Brasil, é “Batalha do Avaí”, de 1874. A tela tem 66 m2 e está em exibição no Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Levou 26 meses para ser finalizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...