terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROGRAMA FAIXA NOBRE 10 de setembro,terça-feira



PROGRAMA FAIXA NOBRE 10 de setembro,terça-feira
"Quem se vinga depois da vitória é indigno de vencer. "
Dia Nacional da Imprensa
Sabemos que, como instrumento da Imprensa, o Jornal é uma empresa de serviço público; que todos os que com ele mantêm alguma ligação se tornam, na medida de sua plena responsabilidade, mandatários da confiança pública. É responsabilidade nossa a clareza das idéias, a limpidez das expressões, a precisão e a retidãoSó escrevemos a Verdade que brota de nosso coração e de nossa consciência.Não escrevemos o que, como pessoas educadas, jamais diremos
Dia da Pátria em Belize
Quando colônia seu nome era "Honduras Britânicas", após a independência em 1981, passou a se chamar "Belize". Faz fronteira com o México e com a Guatemala.
Independência da Guiné-Bissau
situa-se na Costa Ocidental de África, estendendo-se, no litoral, desde o Cabo Roxo até à ponta Cagete.
Mensagem do dia
  Não espere um sorriso para ser gentil; Não espere ser amado para amar; Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado; Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante em sua vida; Não espere o melhor emprego para começar a trabalhar; Não espere a queda para lembrar-se do conselho; Não espere... Não espere a enfermidade para perceber o quanto é frágil a vida; Não espere pessoas perfeitas para então se apaixonar; Não espere a mágoa para pedir perdão; Não espere a separação para buscar reconciliação; Não espere a dor para acreditar em oração; Não espere elogios para acreditar em si mesmo; Não espere... Não espere que o outro tome a iniciativa se você foi o culpado; Não espere o eu te amo,para dizer eu também; Não espere o dia da sua morte para começar a amar a vida; E então,o que você está esperando?
Aniversariante de 10 setembro
1914 - Lupcínio Rodrigues Compositor popular
1915 - Edmond O' Brien Ator, produtor e diretor cinematográfico
1930 - Ferreira Gullar Poeta, dramaturgo e escritor radicado no Rio de Janeiro (1951)
1952 - Bruno Giacomeli Piloto automobilístico de F-1 de 1977 a 1990
1952 - Paulo Betti ator brasileiro.
1953 - Wolf Maya Ator e diretor cinematográfico e de TV.
1970 - Mauricio Manieri : Músico (tecladista), acompanha vários artistas famosos e lança seu primeiro CD solo em 1998
1972 - Petkovic Jogador de Futebol (meia), atuou na Europa e torna-se ídolo do FLAMENGO/RJ
1976 - Gustavo Kuerten Jogador de Tênis
Fato histórico de 10 setembro
2000 O dólar norte-americano entra em vigor como nova moeda oficial do Equador. A data é marcada pelo enterro simbólico da antiga moeda do país, o sucre (desde 1884), em um cemitério de Quito, no túmulo do ex-presidente do Equador José María Velasco Ibarra. O Equador é o primeiro país da América do Sul a adotar oficialmente o dólar
1772 Em Portugal, instituiu-se o Subsídio Literário, imposto sobre o consumo destinado aos mestres da escrita e do saber               
1917 Em Portugal, foi publicado um decreto determinando que todo o material cinematográfico com alusões à guerra deveria passar previamente pela fiscalização militar     
1919 Entrou em vigor o Tratado de Saint-Germain e, com ele, extingue-se o Império Austro-Húngaro
1974 Foi proclamada a Independência da Guiné-Bissau
1979 Morreu o Presidente angolano Agostinho Neto
2008 Aquela que é considerada a experiência científica do século - o início do funcionamento do maior acelerador de partículas do mundo, concebido para explorar os enigmas do Universo - começou com sucesso na Suíça.
CURIOSIDADE DO DIA
10 brasileiras pioneiras
1. Ana Néri
Ana Justina Ferreira nasceu em 13 de dezembro de 1814, na vila Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia. Ela casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Néri. Ele era capitão-de-fragata da Marinha e estava sempre no mar. Dessa forma, Ana acostumou-se a ter a casa sob sua responsabilidade. Ficou viúva aos 29 anos, com os filhos Justiniano, Isidoro e Pedro Antônio para cuidar. Os dois primeiros tornaram-se médicos e o último, militar. Em 1865, o Brasil entrou na Tríplice Aliança, começou a Guerra do Paraguai e os filhos de Ana foram convocados. Sensibilizada com a dor da separação, no dia 8 de agosto ela escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Apesar da falta de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Ana chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou. Com recursos próprios, herdados de família, Ana montou uma enfermaria-modelo em Asunción, capital paraguaia sitiada pelo exército brasileiro. No final da guerra, em 1870, Ana voltou ao Brasil com seis meninas órfãs brasileiras. Foi homenageada e d. Pedro II, por decreto, lhe concedeu uma medalha e uma pensão vitalícia. Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão, em 1926.

2. Anésia Pinheiro Machado
Foi a primeira mulher a realizar um vôo sozinha no Brasil. Isso aconteceu em 17 de março de 1922, quando Anésia tinha 17 anos. Recebeu o brevê número 77, da Federação Aeronáutica Internacional, pelo Aeroclube do Brasil no mês seguinte. Em setembro do mesmo ano, durante o centenário da Independência, ela foi homenageada e condecorada pelo próprio Santos Dumont. Paulista de Itapetininga, Anésia coleciona uma série de outros feitos: foi a primeira aviadora a conduzir passageiros no Brasil; a primeira brasileira a realizar vôo acrobático; a primeira aviadora a realizar um vôo transcontinental ligando as 3 Américas (de Nova York ao Rio de Janeiro, pela costa do Pacífico); e a primeira a voar num monomotor pelo passo do Aconcágua, nos Andes.

3. Luz del Fuego
Em 1950, a atriz Luz Del Fuego criou o Partido Naturalista Brasileiro, com o apoio de 50 mil naturalistas. Luz Del Fuego era o pseudônimo da capixaba Dora Vivacqua, que andava nua, com uma jiboia enrolada no corpo. Seis anos depois, na ilha do Sol, a poucos quilômetros de Paquetá (RJ), ela fundaria o primeiro clube de nudismo do país. Acabou sendo assassinada em 19 de julho de 1967 por dois pescadores cujas atividades criminosas foram denunciadas anos antes pela ex-vedete. A história de Luz Del Fuego foi contada no cinema, com Lucélia Santos no papel principal, em 1980. O naturalismo ganhou força no Brasil em 1988, quando foi criada a primeira praia de nudismo, a do Pinho (SC).

4. Irmã Dulce
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador. Era a segunda dos 5 filhos do casal Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Com apenas 13 anos já atendia pessoas carentes na sua própria casa. No ano de 1933, depois de receber o diploma de professora, Marai Rita ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, do Convento de Cristóvão, em Sergipe. Numa homenagem à mãe, adotou o nome de Irmã Dulce quando fez os votos de profissão da fé religiosa em 15 de agosto de 1934. Voltou a Salvador para trabalhar como enfermeira voluntária no Sanatório Espanhol por três meses. Tentou dar aulas de geografia, mas sentiu não ter vocação para professora. Passou a se dedicar integralmente ao trabalho social. Em 1935, fundou a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário de Salvador. A "Associação Obras Sociais Irmã Dulce" foi criada em 26 de maio de 1959. Tanta dedicação aos pobres, menores carentes e idosos lhe valeu o título de "Anjo Bom da Bahia". Entre suas muitas obras, encontra-se a Fundação Irmã Dulce (1981). Foi ela também que iniciou a reforma do novo Hospital Santo Antônio, com 400 leitos (1983). Irmã Dulce morreu às 16h45 do dia 13 de março de 1992, no Convento Santo Antônio, depois de ter ficado internada durante 16 meses. O seu processo de beatificação começou em 1998. O escritor Paulo Coelho, recém-saído do sanatório em que ficou internado no final dos anos 60, fugiu para a Bahia e contou com a caridade de Irmã Dulce para conseguir a passagem de ônibus para voltar ao Rio de Janeiro.

5. Ada Rogato
Quebrou três recordes: foi a primeira na América do Sul a conseguir um brevê de vôo (1935), a participar de uma prova de para-quedismo noturno e a pilotar um avião Cessna por todo o continente americano.

6. Asaléa de Campos
Foi a primeira mulher árbitro de futebol reconhecida no mundo. Ela cursou durante oito meses a escola de árbitros da Federação Mineira de Futebol, em 1967. Mas foi só em 1971 que o diploma dela foi reconhecido pela FIFA.

7. Cláudia de Vasconcellos Guedes
Em 1995, foi a única árbitra de futebol da América do Sul convocada para os Jogos Olímpicos de Atlanta. E, quatro anos antes, entrou para a história como a primeira mulher a apitar um jogo numa competição da FIFA, o Mundial de Futebol Feminino, na China.

8. Esther de Figueiredo Ferraz
Em agosto de 1982, foi a primeira ministra do Brasil, ocupando a pasta da Educação durante o governo do general João Baptista Figueiredo. Ela também foi a primeira reitora de universidade da América Latina e primeira secretária de Educação do Estado de São Paulo.

9. Gioconda Rizzo
A paulistana é apontada como a primeira fotógrafa do Brasil. Ela começou a fazer retratos aos 12 anos, incentivada pelo pai, Michele Rizzo, um dos primeiros fotógrafos de São Paulo. No começo, Gioconda só podia tirar fotos de mulheres. Ela aproveitou e inovou a fotografia da época: acrescentou sensualidade aos retratos femininos.

10. Maria Augusta Generoso Estrella
É a primeira médica brasileira. Ela estudou na New York Medical College and Hospital for Women, nos Estados Unidos, porque as universidades brasileiras não aceitavam mulheres. Maria Augusta também teve a primeira bolsa de estudos concedida a uma mulher pelo governo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...