quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Benção do Salão Paroquial



Antecedendo a abertura da Festa da Padroeira 2012, o Padre William fez a entrega a comunidade Palhanense de um Salão Paroquial, sendo inaugurado e abençoado naquele momento e que será utilizado para as atividades pastorais.
O salão paroquial começou a ser construído no dia 21 de setembro e foi entregue no dia 26 de novembro.
O Padre William fez um agradecimento todo especial a todos que de uma forma ou de outra colaborarão para construção deste Salão.
O mesmo destacou o salão Paroquial  recebeu o nome de JOSÉ EDIVALDO MOREIRA DE SOUSA, que por muitos anos foi vigário desta  paróquia.
Uma homenagem mais que merecida, pois Padre Edivaldo como era conhecido, prestou grandes serviços  a Paróquia assim como também ao município de Palhano, se não vejamos um pouco da história do Padre Edivaldo:
PADRE JOSÉ EDVALDO MOREIRA
PRIMEIRO VIGÁRIO DA PARÓQUIA DE PALHANO
“ É UMA ALRGRIA  HOMENAGEAR A QUEM MERECE SER HOMENAGEADO”
Nascido aos 21 de outubro de 1934, no município de Jaguaruana,  filho de Manoel Raimundo de Sousa e Francisca Moreira de Sousa. Família de cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres. Recebeu de sua família uma educação de respeito aos princípios cristãos e isso o levou a fazer uma opção vocacional, vindo a ingressar no Seminário Diocesano  de Limoeiro do Norte, onde estudou vários anos, ordenando-se Padre no dia 29 de novembro  de 1959.
Em 1970 foi estudar em Roma e lá se formou em Filosofia e Psicologia. Foi professor da UNECIM – Russas e da Universidade Estadual do Ceará, lecionando na Faculdade de Filosofia  Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte, sendo considerado um dos educadores mais conceituados  da região do Vale Jaguaribe. Foi Pároco das paróquias de Jaguaruana, Jaguaretama e Jaguaribe,  antes de chegar à Palhano.
Nomeado  Vigário da paróquia de Palhano no dia 27 de novembro de 1981, quando foi criada oficialmente a paróquia de nossa Senhora da Conceição, vindo a tomar posse no dia 02 de fevereiro de 1982, dando assim início a sua missão pastoral na mais nova paróquia da diocese. Como vigário de Palhano, soube exercer  a admirável missão de pastor, com muito amor, zelo e carinho. Organizou as comunidades formando grupos de jovens e Agentes de pastorais, construiu capelas e sempre assíduo na pregação do Evangelho.  
Foi também, assessor da Secretaria de Educação nos anos de 1995 a 1996, dando uma contribuição importante na formação dos professores e na melhoria da aprendizagem dos alunos.
Em tudo que fazia se destacava como rigoroso, pontual, metódico e muito exigente, porém simpático.
Era muito solidário, pois muitas vezes emprestou sua casa de Majorlândia, para passeio, encontros dos grupos e amigos que  lhe pediam. Comportava-se como uma pessoa simples, costumava dar caronas em seu carro, quando lhe solicitavam.
Enfim, como vigário, deu uma contribuição memorável para o desenvolvimento, formação cultural e religiosa  da comunidade  palhanense até ser afastado de suas funções de sacerdote, deixando em cada canto de nossa paróquia exemplos de pastor fiel e dedicado.
Sendo assim portanto, merecedor  das homenagens recebidas do povo palhanense:
 08 de maio de 2004 -  comenda como símbolo de seu trabalho pioneiro
08 de maio de 2006 – título de cidadão Palhanense
29 de novembro de 2009 – medalha de honra ao mérito pelos 50 anos de vida sacerdotal entregue pelo D. José, Bispo Diocesano e o  Pe. William, nosso Vigário, aos seus familiares.
E  hoje 28 de novembro de 2012, recebe de seus paroquianos, do nosso Vigário,  das irmãs Josefinas  de nossa comunidade, uma homenagem justa e sincera,  tendo seu nome gravado na placa simbólica deste salão, uma obra que teve a frente os cuidados do nosso Vigário, PE. William, a quem cada pessoa desta comunidade muito agradece pela contribuição desta homenagem.

Texto lido por Dona Ivanilda por ocasião da inauguração.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...