terça-feira, 24 de abril de 2012

Palhano 54 anos de Emancipação Politica


Palhano-Ceará
Conta a história popular, que o cidadão José Palhano, seria o primeiro habitante do local e teria encravado no local uma Cruz, sendo benta pelo o Frei Davi, pregando missões em 1901. O dito cruzeiro ainda existe, localizado  na Rua Joaquim Rodrigues. Esta foi a razão porque ficou sendo Cruz de Palhano. Depois passou a chamar-se Palhano.
A cidade é banhada pelo Rio Palhano, uma afluente do rio Jaguaribe, este nasce na serra Azul, em Quixadá e atravessa outros municípios, antes de adentrar o território Palhanense e depois desagua no trecho do Jaguaribe em Itaiçaba.
Histórico
Documentos históricos mostram que a cidade de Palhano entra para a história do Ceará na primeira metade do século XVIII, quando em 24 de outubro de 1733 foi feita a doação de uma Sesmaria de três léguas de terra (Datas e Fatos para História do Ceará, página 188) ao Coronel Manuel Gonçalves de Souza e ao Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, à margem do Riacho da Cruz, por serem descobridores do mesmo. A sesmaria denominada Cruz do Palhano, do Sr. Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, foi o primeiro povoado registrado na história do Ceará, na região onde hoje localiza-se o município de Palhano.
Na segunda metade do século XIX, em 18 de Agosto de 1882 um Ato provincial transforma a sesmaria do Sr. Estêvão em distrito, com a denominação de Cruz do Palhano subordinado ao município de São Bernardo de Russas. Pela lei provincial nº 2155, de 12 de agosto de 1889, transfere-se o distrito para município de União; E pelo decreto nº 58, de 4 de setembro de 1890, o distrito de Cruz do Palhano volta a pertencer ao município de São Bernardo das Éguas Russas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o distrito de Cruz de Palhano, figura no município de São Bernardo das Éguas Russas. E Pelo decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, o distrito de Cruz de Palhano passou a denominar-se Palhano e o município de São Bernardo das Éguas Russas a denominar-se simplesmente Russas. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Palhano, figura no município de Russas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1955.
O distrito de Palhano foi elevado à categoria de município com a denominação de Palhano, pela lei estadual nº 4076, de 08 -05 -1958, desmembrando-se de Russas.
Características
A cidade é banhada pelo Rio Palhano, afluente do rio Jaguaribe, este nasce na serra Azul, em Quixadá e atravessa outros municípios, antes de adentrar o território Palhanense e depois desagua no trecho do Jaguaribe em Itaiçaba.
Município de Origem – Russas
Ano de Criação: 1958 (Lei estadual nº 4076, de 08 -05 -1958)
Gentílico: Palhanense
População residente: 8.866 pessoas (Censo 2010 – IBGE)
Aspectos Geográficos
Área Absoluta: 442,79 Km
Altitude: 14,2 m
Distância em Linha Reta a Capital: 127 Km
Limita-se ao norte com o município de Beberibe e Beberibe; ao sul Russas; a leste Jauaruana, Itaiçaba e Aracati; oeste Morada Nova, Russas.
Aspectos Climáticos
Pluviosidade: 707,3 mm
Temperatura Média:  26° a 28°
Período Chuvoso: fevereiro a abril
Economia
A economia é baseada na agricultura de subsistência, com a predominância das culturas de feijão, milho, mandioca. É complementada pelas culturas do caju e da carnaúba, sendo esta a principal extração vegetal. Destaca também os trabalhos nas cerâmicas de telhas. No setor secundário da economia municipal destaca-se alguns armazéns, lojas farmácias. Aos domingos ocorre a feira livre que é tradicional no município.
Fontes: IBGE, IPECE, Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...