quinta-feira, 11 de junho de 2020

Caucaia, na Grande Fortaleza, autoriza funcionamento das cadeias produtivas após término do lockdown


A cidade é a terceira com maior número de casos depois de Sobral e Fortaleza.
Por G1 CE

A Prefeitura de Caucaia, na Grande Fortaleza, editou, nesta quarta-feira (10), um novo decreto que estabelece o funcionamento das cadeias produtivas a partir do dia 15 de junho. A medida prevê a retomada das atividades econômicas de forma gradativa. Já a população da região, permanece com regras rígidas de isolamento até 21 de junho, para conter a propagação da Covid-19.

A cidade estava em regime de lockdown desde o início do mês, após decisão do Governo do Ceará e é um dos polos de contaminação do novo coronavírus no Estado, ficando atrás apenas de Sobral e Fortaleza. Ao todo, são 2.744 infectados e 209 óbitos em decorrência do SARS-CoV-2. Além disso, 2.470 casos da doença estão em investigação e 1.648 pessoas foram recuperadas. Já a taxa de letalidade é de 7,6%, superior a do Estado, de 6,3%.Os dados são da plataforma IntegraSUS atualizada às 17h47.

Com a medida, serão liberados 17 segmentos na retomada gradativa das atividades econômicas, que contemplam as indústrias de produção, serviços de saúde e os treinos dos clubes de futebol participantes do Campeonato Cearense.

Conforme o prefeito Naumi Amorim (PSD), os setores contemplados foram avaliados por pesquisas da Secretaria da Saúde e estão aptos a voltarem a funcionar em segurança. "De acordo com as pesquisas da Secretaria de Saúde, avaliamos que estes setores da economia podem retornar as suas atividades em segurança, respeitando as normas de higienização”, afirma.


Segundo o decreto, as atividades liberadas deverão obedecer regras como limite percentual máximo de 50% de trabalhadores que poderão atuar simultaneamente de modo presencial, uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool 70% aos clientes e funcionários, preferencialmente em gel.

De acordo com o Procurador Geral de Caucaia, Robson Halley, o empenho da população para evitar a propagação da doença foi fundamental para proporcionar a reabertura das atividades. “A abertura ocorre nos moldes de Fortaleza. Vamos iniciar com as indústrias e ir avançado, são várias fases. Tudo foi tomado com absoluto cuidado, dados técnicos da nossa secretaria municipal, que mostram que a curva começa a achatar e tem uma tendência de queda. Assim a gente começa um novo normal, mas na verdade esse decreto é um reflexo do engajamento e da ajuda da população em manter a curva epidemiológica controlada", destaca.

Atualmente, Fortaleza é a única cidade cearense com autorização para adentrar na fase 1 de reabertura, incluindo o comércio. Os demais municípios passam por etapas de transição ou isolamento social rígido. As ações foram indicadas pelo governador Camilo Santana (PT) em parceria com as prefeituras.

Atividades liberadas em Caucaia:

Indústria química e correlatos: Indústria de químicos inorgânicos, plástico, borracha, solventes, celulose e papel;
Artigos de couros e calçados: Fabricação de calçados e produtos de couro;
Cadeia metalmecânica e afins: Fabricação de ferramentas, máquinas, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda;
Saneamento e reciclagem: Recuperação de materiais;
Cadeia energia elétrica: Construção para barragens e estações de energia elétrica, geradores;
Cadeia da construção civil: Construção de edifícios até 100 operários por obra, cadeia produtiva com 50%;
Têxteis e roupas: Indústria têxtil, confecções e de redes;
Comunicação, publicidade e editoração: Impressão de livros, material publicitário, e serviços de acabamento gráfico;
Indústria e serviços de apoio: Indústria de artigos de escritório e manutenção industrial. Cabeleireiros, manicures e barbearias;
Artigos do lar: Fabricação de eletrodomésticos e artigos domésticos;
Cadeia agropecuária: Obras de irrigação;
Cadeia moveleira: Fabricação de móveis e produtos de madeira;
Tecnologia da informação: Fabricação de equipamentos de informática;
Logística e transporte: manutenção de bicicletas;
Cadeia automotiva: transporte e peças;
Cadeia da saúde: Comércio médico e ortopédico, óticas, podologia e terapia ocupacional;
Esporte: Treinos de atletas dos clubes de futebol;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...