quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

Quando a felicidade de alguém estiver em suas mãos não as feche pois pode ser a primeira vez que essa pessoa pode ser feliz.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE DA FESTA DE NOSSA PADROEIRA - 2° DIA DE NOVENA

30/11/2016 – QUARTA FEIRA
12:00 H – OFICIO DE NOSSA SENHORA
18:20H – TERÇO DE NOSSA SENHORA
19:00H – CELEBRAÇÃO EUCARISTICA
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PE MONTE(TABULEIRO DO NORTE)

COMUNIDADES RESPONSÁVEIS: ALMAS LAGOA CERCADA E SÃO MANUEL

Festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição

NA NOITE DE ONTEM, 29 DE NOVEMBRO DE 2016 - SEGUNDA FEIRA, OS FESTEJOS ALUSIVOS A NOSSA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO INICIOU-SE
COM O  OFICIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO,17:00H - CONFISSÃO
18:20H - TERÇO DE NOSSA SENHORA
19:00H - CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PADRE CRISTIANO HENRIQUE (JAGUARUANA)
GRUPOS RESPONSÁVEIS

APOSTOLADO DA ORAÇÃO E GRUPO CAMINHANDO COM MARIA.
FOI FEITA UMA HOMENAGEM AO QUERIDO PADRE EDIVALDO PELOS SEUS 57 ANOS DE SACERDOTE.

Para refletir - Dizendo “você está errado”


Uma das maneiras mais certas de você ser agredido, repreendido, desprezado e humilhado por alguém é dizer-lhe: “você está errado”. As pessoas simplesmente odeiam ouvir isso – o que geralmente significa que o odiarão por você haver dito isso! Afinal, todo mundo quer estar certo.

Quando você diz a uma pessoa “você está errado”, ela geralmente acrescenta sua própria interpretação sobre suas palavras. Em geral, conclui que você está querendo dizer: “você está errado, portanto, é incompetente”.

Assim, se é importante que a outra pessoa aprecie seu ponto de vista e obedeça suas instruções, tente outra alternativa. Algo do tipo: “respeito sua opinião, mas a minha é diferente”... ou “minha experiência não condiz com a sua”, ou ainda, “tenho muito respeito pela sua opinião, mas não concordo com você nesse ponto”.

Estar certo é um negócio muito sério. Se você quiser chegar a um acordo amigável, fale em termos de opiniões, idéias e experiências diferentes, em vez de certo ou errado. Afinal, é você quem pode estar errado.

É irônico, mas queremos o respeito dos outros insistindo no fato de estarmos certos e, ainda assim, não o conquistamos. Tememos perder o respeito dos outros ao admitir que estamos errados, quando, na verdade, nós o conquistaríamos.

Sempre que estamos preparados para admitir que estamos errados, as pessoas admiram nossa coragem e nos tratam com compaixão. Mesmo assim, detestamos admitir nossos erros.

Se todo mundo quer estar certo, é evidente que, se você estiver preparado para deixar os outros terem razão de vez em quando, será admirado por isso.

Em poucas palavras: dizer às pessoas que elas estão erradas é uma ótima maneira de conquistar inimigos. Admitir que você está errado pode ser uma boa maneira de começar uma amizade.

Bom dia!!


Andrew Matthews, no livro "Faça amigos"

Aniversariantes do dia

Jaqueline Gomes
Lucia Amaral
Benisa Lima
Ana Arlete Gonçalves

Jose Soares

Turma do STF decide que aborto nos três primeiros meses de gravidez não é crime

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo nesta terça-feira.

A decisão da Turma foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. Para o ministro, a criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e psíquica.

Brasília - Ministro Roberto Barroso em sessão do STF para definir a tese de repercussão geral nas ações que tratam da desaposentação (José Cruz/Agência Brasil)
A decisão da Primeira Turma do STF foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto BarrosoJosé Cruz/Agência Brasil
No voto, Barroso também ressaltou que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Holanda, entre outros.

“Em verdade, a criminalização confere uma proteção deficiente aos direitos sexuais e reprodutivos, à autonomia, à integridade psíquica e física, e à saúde da mulher, com reflexos sobre a igualdade de gênero e impacto desproporcional sobre as mulheres mais pobres. Além disso, criminalizar a mulher que deseja abortar gera custos sociais e para o sistema de saúde, que decorrem da necessidade de a mulher se submeter a procedimentos inseguros, com aumento da morbidade e da letalidade”, decidiu Barroso.

Apesar de admitir a descriminalização do aborto nos três primeiros meses, Barroso entendeu que a criminalização do procedimento pode ser aplicada a partir dos meses seguintes.

“A interrupção voluntária da gestação não deve ser criminalizada, pelo menos, durante o primeiro trimestre da gestação. Durante esse período, o córtex cerebral – que permite que o feto desenvolva sentimentos e racionalidade – ainda não foi formado, nem há qualquer potencialidade de vida fora do útero materno. Por tudo isso, é preciso conferir interpretação conforme a Constituição aos Artigos 124 e 126 do Código Penal, para excluir do seu âmbito de incidência a interrupção voluntária da gestação efetivada no primeiro trimestre”, disse Barroso.

Prisões

O caso julgado pelo colegiado tratava da revogação de prisão de cinco pessoas detidas em uma operação da polícia do Rio de Janeiro em uma clínica clandestina, entre elas médicos e outros funcionários. Os cinco ministros da Primeira Turma votaram pela manutenção da liberdade dos envolvidos. Rosa Weber, Edson Fachin acompanharam o voto de Barroso. No entanto, Marco Aurélio e Luiz Fux não votaram sobre a questão do aborto e deliberaram apenas sobre a legalidade da prisão.

André Richter - Repórter da Agência Brasil

terça-feira, 29 de novembro de 2016

PROGRAMAÇÃO FESTA DA PADROEIRA 2016

29 DE NOVEMBRO DE 2016 - SEGUNDA FEIRA
12:00H - OFICIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
17:00H - CONFISSÃO
18:20H - TERÇO DE NOSSA SENHORA
19:00H - CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PADRE CRISTIANO HENRIQUE (JAGUARUANA)
GRUPOS RESPONSÁVEIS
- APOSTOLADO DA ORAÇÃO E GRUPO CAMINHANDO COM MARIA

PADRE EDIVALDO, 57 ANOS DE SACERDÓCIO

Hoje, Padre José Edivaldo Moreira completa 57 anos de Sacerdócio.

Hoje o nosso querido Pe. Edvaldo comemora mais um aniversário de ordenação sacerdotal. Obrigado pelo seu SIM e pelos serviços prestados a Paróquia de Palhano.

PENSAMENTO DO DIA

Saudade é quando nossos pensamentos são dominados por aquilo que o coração nunca esqueceu...

PARA REFLETIR - LEMBRE-SE

  Lembre-se 
Sua presença é um presente para o mundo. Você é único e só há um igual a você. Sua vida pode ser o que quiser que ela seja. Viva os dias, apenas um de cada vez.

Conte seus sucessos, não seus problemas. Você os superará venha o que vier.  Dentro de você há muitas respostas. Compreenda, tenha coragem, seja forte.

Não coloque limites em si mesmo. Muitos sonhos estão esperando para serem realizados.As decisões são muito importantes para serem deixada ao acaso. Alcance seu máximo, seu melhor e seu prêmio.

Nada consome mais energia do que a preocupação. Quanto mais tempo se carrega um problema, mais pesado ele fica.

Não leve as coisas tão a sério. Viva uma vida de serenidade, não de arrependimentos. Lembre-se de que um pouco de amor dura muito. Lembre-se muito disso: dura para sempre.

Lembre-se que a amizade é um investimento sábio. Os tesouros da vida são todas as pessoas. Perceba que nunca é tarde demais. Faça coisas simples e de forma simples.

Tenha saúde, esperança e felicidade. Nunca jamais esqueça, por sequer um dia o quanto você é especial !!!
                                        
 Bom dia!


ANIVERSARIANTES DO DIA

Claudio Jose Abilio Abilio
Nildo Araujo

Joilton Xavier

ABERTURA DA FESTA DA PADROEIRA 2016

Ontem, 28 de novembro na Abertura da Festa da Padroeira aconteceu Procissão saindo da comunidade de Canto da Cruz em direção a Igreja Matriz, onde aconteceu o Hasteamento da Bandeira e logo em seguida a Celebração Eucarística Presidida pelo Padre Peixoto(Jaguaribe) os grupos responsáveis pela celebração da abertura da Festa 2016 foram: Terço dos Homens e Mãe Rainha.







PSOL registra pedido de impeachment de Temer

Argumento consiste no fato de que o presidente teria cometido crime de responsabilidade no caso que resultou na saída do governo dos ministros Marcelo Calero (Cultura) e Geddel Vieira Lima (Governo) ( Foto: AFP )
O PSOL protocolou, na tarde desta segunda-feira (28), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra Michel Temer sob o argumento de que o presidente cometeu crime de responsabilidade no caso que resultou na saída do governo dos ministros Marcelo Calero (Cultura) e Geddel Vieira Lima (Governo).

As chances atuais de o pedido prosperar, entretanto, são mínimas, já que Temer reúne uma grande base de apoio, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), responsável por decidir monocraticamente se o caso terá sequência ou será arquivado.

Maia, inclusive, participou neste domingo de entrevista coletiva em que Temer negou ter agido em benefício de Geddel no episódio da liberação de um empreendimento imobiliário na Bahia.

O ex-ministro, que comprou um imóvel no prédio e tem relação com os responsáveis pelo empreendimento, levou o caso para o governo, já que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) nacional, subordinado à Cultura, havia embargado a obra. Calero deixou o governo afirmando que sofreu pressão para mudar o parecer técnico.

Apesar da pouca possibilidade de êxito, coube ao PSOL, ao lado da Rede, apresentar o pedido de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2015, também em uma época em que pareciam remotas as chances de o então presidente da Câmara perder o mandato devido a suspeitas de envolvimento do petrolão.

"Um motivo particular, um apartamento de luxo em Salvador, vira um problema político de todo o governo. O presidente da República assumiu o risco de advogar em prol de seu então ministro, uma causa privada de Geddel Vieira Lima. Nesse sentido ele [Temer] quebra o decoro do cargo de presidente da República", disse o líder do PSOL, Ivan Valente (SP).

Outros pedidos

Na tarde desta segunda, PT e PCdoB também apresentarão à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação contra Temer.

As duas siglas afirmam que se reunirão com juristas para definir "outras ações" contra o presidente da República, entre elas um pedido de impeachment. Eles não deixaram claro se podem apresentar outro pedido ou aderirem à iniciativa do PSOL.

por Folhapress

Liduino Pitombeira vai proferir palestra na UFC em Russas


O músico russano Liduino Pitombeira estará em sua terra natal para proferir palestra, intitulada "Relação entre Música e Matemática", na UFC - Campus Russas, na sexta-feira(2), às 14h.
No mesmo dia, logo após a palestra acontecerá o Concerto-Palestra da pianista Maria Di Cavalcanti, professora da UFRJ, sobre a obra pianística de Liduino.

Quem é

Liduino José Pitombeira de Oliveira, nasceu em Russas,CE, é um compositor Ph.D. em Harmonia e Composição, pela Universidade do Estado da Luisiana, nos EUA, onde estudou com Dinos Constantinides.

No Brasil, estudou com Vanda Ribeiro Costa, Tarcísio José de Lima e José Alberto Kaplan.

Suas obras já foram executadas por orquestras como o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e foram premiadas em primeiro lugar no II Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri com Suite Guarnieri e no Concurso Nacional de Composição “Sinfonia dos 500 Anos” com Uma Lenda Indígena Brasileira.

Como professor, ministra aulas de harmonia, composição dentre outras disciplinas. Tendo uma didática fascinante e moderna onde se destaca principalmente pela sua flexibilidade e empatia com seus humanos. Destaca-se, pelo seu amplo conhecimento em áreas distintas e pela facilidade que tem com a interdisciplinaridade. Também contam, em sua biografia, apresentações com a OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, do Grupo Syntagma (Brasil), e da orquestra Filarmônica de Poznan (Polônia).


Pitombeira atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Campina Grande. Tem especial interesse na relação subjacente entre música e matemática, tendo escrito artigos a respeito.

35 municípios não têm focos de Aedes aegypti

Iguatu. Em dezembro começa a pré-estação chuvosa. Aliada ao fim de gestões e descontinuidade de ações administrativas, aumenta o risco de crescimento de infestação do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A preocupação dos técnicos é com a possibilidade de interrupção do trabalho preventivo e de combate aos focos do vetor.

De um total de 111 dos 184 municípios cearenses, que realizaram Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), 12 (10,81%) apresentaram alta taxa; 32 (28,83%) estão em situação média e 67 (60,36%) estão em situação satisfatória. Chamam a atenção os 35 municípios com índice de infestação zero (ver o mapa).

Segundo o LIRAa, há elevada taxa de infestação predial nas cidades de Capistrano (14,5%), Canindé (13,7%), Baturité e São Luís do Curu (8,5%), Varjota (7,2%), Farias Brito (6,9%), Irauçuba (5,5%), Aracoiaba (5,4%), Jaguaretama (5,2%), Ipaumirim (4,7%), Coreaú (4,5%), e Marco (4,4%).


Na cidade de Cedro, a Secretaria da Saúde do Município anunciou zero taxa de infestação predial. "O nosso esforço é para zerar os focos e evitar surto da doença com a chegada do período chuvoso", explicou o prefeito, Nilson Diniz.
A equipe do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet) da Secretaria da Saude do Estado do Ceará (Sesa) alerta para a necessidade de as ações de combate ao mosquito não serem descontinuadas, no momento em que muitos municípios estão trocando de gestão. "Este período, antes da quadra invernosa, é o de maior alerta. Os municípios que por algum motivo paralisam as ações de vigilância e controle são os que costumam ter maior problema no ano seguinte", explica a técnica do Nuvet, Ricristhi Gonçalves.

Segundo a Sesa, neste ano o Ceará tem 35.122 casos confirmados de dengue, com 25 óbitos; 27.333 de chikungunya, com 14 óbitos; e 1.929 de zika, 93 deles em gestantes. Dos 150 casos de microcefalia confirmados no ano, em 24 houve identificação do vírus zika. O boletim epidemiológico da Sesa informa que os casos de dengue do tipo grave caíram 65,51%, de 116 para 40, de janeiro até a primeira semana de novembro deste ano comparados a igual período de 2015. Os casos da doença com sinal de agravamento (DCSA) também tiveram redução neste ano frente ao resultado das mesmas semanas de 2015.

por Honório Barbosa - Colaborador

FNDE repassa R$ 800 milhões do Fundeb para os municípios


Dinheiro deve ser usado na valorização de profissionais e desenvolvimento da educação básica (Foto: FNDE)
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou nesta segunda-feira, 28, R$ 800 milhões para a complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A aplicação de recursos do programa contempla as seguintes etapas e modalidades da educação básica: creche, pré-escola, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação profissional, ensino médio, além de educação indígena, quilombola e atendimento educacional especializado, nas redes estaduais, distrital e municipais. Os valores também podem ser aplicados na remuneração dos trabalhadores da educação das respectivas redes de ensino, de forma que o ente federado alcance a parcela mínima de 60% dos recursos totais do Fundo investida neste fim.

O presidente do FNDE, Gastão Vieira, explicou como é feita a aplicação de recursos do Fundeb: “Os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica, observando-se os respectivos âmbitos de atuação prioritária dos Estados e Municípios, conforme manda a Constituição Federal. Sendo que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado à remuneração dos profissionais em efetivo exercício na educação e a parcela restante, de no máximo 40%, seja aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento. Os municípios recebem os recursos do Fundeb com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental, os estados, com base no número de alunos do ensino fundamental e médio e sua distribuição é realizada com base nos dados do último censo escolar.”

Criado pela Emenda Constitucional n° 53/2006 e regulamentado pela Lei n° 11.494/2007, o Fundo é formado majoritariamente por recursos provenientes de impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios. A União complementa o Fundeb com uma parcela de recursos federais para garantir que, em cada unidade da federação, o valor de investimento por aluno alcance o mínimo definido nacionalmente.

Fonte: FNDE

Avião da Chapecoense sofre acidente em viagem para a Colômbia

                       Primeiras imagens do avião da Chapecoense que se acidentou na Colômbia
O avião que transportava a delegação da Chapecoense, para Medellín, local do primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, desapareceu do radar e sofreu um acidente em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión. As informações foram confirmadas pelo próprio aeroporto da cidade colombiana.

Quatro ambulâncias se deslocaram para o local, e habitantes também auxiliaram nos primeiros socorros. De acordo com comunicado emitido por volta das 4h30 (de Brasília) pelo Aeroporto José Maria Córdova, seis pessoas foram resgatadas até o momento.

As ambulâncias com os primeiros feridos chegaram ao Hospital San Juan de Dios de La Ceja por volta das 5h (de Brasília). O trabalho de resgate foi suspenso por volta das 6h (de Brasília) por causa das condições meteorológicas adversas, já que chove muita na região.  

O primeiro sobrevivente a ser atendido no hospital foi o lateral esquerdo Alan Ruschel, que chegou consciente ao local e conversando com os funcionários do local. Posteriormente, hospitais da região informaram que os goleiros Danilo e Follmann também estão sendo atendidos e estão entre os sobreviventes.

"Há alguns jogadores que sobreviveram. Machucados, mas sobreviveram. Trabalho agora é de superar as dificuldades do caminho para trazê-los aqui", disse Kaleth Gutierrez, capitão do Corpo de Bombeiros. "São muitos sobreviventes", destacou, em entrevista à Rádio 730.

"Lamentável. estamos acompanhando as equipes de resgate. A informação é que tem sobreviventes, a prioridade é de salvar vidas. Toda solidariedade a todos", disse o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga.

Os bombeiros do local transportaram 15 feridos até o momento - os encontrados em pior estado e dos quais conseguiram acesso. A região do acidente é isolada, o terreno montanhoso e as péssimas condições do tempo dificultam o trabalho de resgate.

O avião de matrícula CP2933 * transportava 81 pessoas; entre tripulação, jogadores, comissão técnica, diretoria e jornalistas. A delegação brasileira viajava rumo a Medellín, cidade na qual a Chapecoense iniciaria nesta quarta-feira a briga pelo primeiro título continental diante do Atlético Nacional.
A Aerocivil colombiana também se pronunciou sobre o acidente. "Uma aeronave procedente da Bolívia, da empresa Lamia e com matrícula SP2933 RJ 80, se acidentou em Cerro El Gordo (...), com 72 passageiros, da equipe Chapecoense (Brasil), e 9 tripulantes a bordo", emitiu, em nota, a organização.

"Os organismos atendem neste momento a situação e procedem o traslado dos feridos a diferentes centros assistenciais da região. Pessoas da Aeronáutica Civil já instalou um Posto de Mando Unificado no Centro de Operações Aéreas no Aeroporto José Maria Córdová de Rionegro para atender a situação", acrescenta, a nota.

Autoridade local, o Coronel da Aeronáutica Civil colombiana Fredy Bonilla prefere manter a cautela ao falar sobre o assunto. "Não podemos falar em mortes. E há a confiança de que podemos resgatar pessoas com vida."

A diretoria da Chapecoense teve a mesma postura em relação ao acidente. De acordo com o ice-presidente Ivan Tozzo, o clube irá aguardar informações oficiais para se pronunciar.

"Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação", disse o clube.

O avião da Chapecoense saiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, rumo a Medellín na noite desta segunda-feira. Informações da imprensa colombiana apontam a falta de combustível como motivo para o acidente.
O Atlético Nacional se pronunciou sobre o acidente ainda na madrugada desta quarta-feira. "Atlético Nacional lamenta profundamente e se solidariza com a Chapecoense pelo acidente ocorrido e espera as informações das autoridades", escreveu o clube na conta oficial do Twitter.

A Conmebol anunciou o cancelamento da final da Copa Sul-Americana, que teria o primeiro jogo disputado nesta quarta-feira. 

Do UOL, em São Paulo (SP)

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio 

Para refletir - AS RÃS

As rãs

Um fazendeiro veio até a cidade e perguntou ao proprietário de um restaurante se ele queria ganhar um milhão de rãs. O proprietário do restaurante ficou assustado e perguntou ao homem  onde ele poderia conseguir tantas rãs!

O fazendeiro respondeu, - Há uma lagoa perto de minha casa que está cheia de rãs  - milhões delas. Todas coaxando por toda a noite e estão a ponto  de me deixar louco!

Então o proprietário do restaurante e o fazendeiro fizeram um acordo:  o fazendeiro entregaria as rãs no restaurante, quinhentas de cada  vez pelas semanas seguintes. Na primeira semana, o fazendeiro retornou ao restaurante parecendo particularmente encabulado, com duas pequenas e mirradas rãs.

O proprietário do restaurante perguntou,
- Onde estão todas as rãs? O fazendeiro respondeu,
- Eu me enganei. Haviam somente estas duas rãs na lagoa.
Mas certamente elas faziam muito barulho!

Da próxima vez que você ouvir alguém criticando ou gozando alguém, lembre-se que provavelmente é apenas um par de ruidosas rãs. Lembre-se também que os problemas parecem sempre muito maiores no escuro. Você tem se deitado à noite, preocupado com coisas que parecem  oprimir como um milhão de rãs coaxando?

As coisas serão muito mais  bonitas quando a manhã chegar, e se você olhar mais de perto,  você se espantará com a tempestade feita em um copo d'água.

Bom dia!!! 

Aniversariantes do dia

Jasmilson Girão Soares
Luiz Bilal Bilal
Paulo Henrique
Kamilla Bonifacio
Júnior Lima
Michael Douglas

Alane Da Costa Silva 

Delação da Odebrecht preocupa Michel Temer

                                       Resultado de imagem para michel temer preocupado
O acordo de delação premiada da empreiteira Odebrecht preocupa o presidente Michel Temer, que já enfrenta uma crise com a denúncia envolvendo o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, um de seus homens de confiança.

O receio é de que as acusações provoquem um clima de instabilidade política, prejudicial à recuperação da economia.

Auxiliares de Temer afirmam não ter dúvidas de que as delações, no âmbito da Lava Jato, vão atingir não somente Geddel, como outros ministros importantes. Na lista estariam o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco. Geddel, Padilha e Moreira integram o "núcleo duro" do Palácio do Planalto.

Apesar de ter dado apoio a Geddel, Temer está sendo aconselhado a dispensá-lo. Até agora, ele avalia que uma mudança na equipe pode prejudicar a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos, em tramitação no Senado. Temer corre contra o tempo para aprovar a PEC porque só depois desta etapa enviará ao Congresso as reformas da Previdência e da lei trabalhista.


Reforma ministerial

No cenário idealizado pelo presidente, a reforma ministerial deve ocorrer apenas depois da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro de 2017. A delação de Marcelo Odebrecht e de executivos da empreiteira, porém, podem atrapalhar os planos de Temer, tornar a situação de Geddel insustentável e até apressar algumas trocas. Ontem, por exemplo, Roberto Freire foi empossado no cargo de ministro da Cultura, substituindo Marcelo Calero, que acusou Geddel de pressioná-lo para liberar a construção de um prédio, em Salvador. O chefe da Secretaria de Governo tem um apartamento ali.

O Planalto está apreensivo, ainda, com o fato de a delação poder alvejar o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), e muitos parlamentares da base aliada. Há também a percepção de que a Lava Jato tem potencial para ressuscitar manifestações de "Fora, Temer" e tornar inviável o ajuste fiscal.

por Estadão Conteúdo

Aedes: 885 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto

                                                                aedes.aegypt
Dados divulgados hoje (24) pelo Ministério da Saúde revelam que 855 cidades brasileiras estão em situação de alerta ou de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. O número representa 37,4% dos municípios pesquisados pela pasta no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que é o mosquito transmissor das três doenças.

Das 22 capitais que participaram do estudo, Cuiabá está em situação de risco e outras nove em situação alerta: Aracaju, Salvador, Rio Branco, Belém, Boa Vista, Vitória, Goiânia, Recife e Manaus. Outras 12 aparecem como em situação satisfatória: São Luis, Palmas, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Macapá, Florianópolis, Campo Grande e Brasília.

O ministério não recebeu informações sobre as capitais Maceió, Porto Velho e Curitiba. Já Natal e Porto Alegre utilizam outra metodologia para medição de focos do mosquito.

Depósitos de água como toneis, tambores e caixas d’água foram os principais tipos de criadouro do mosquito registrados nas regiões Nordeste e Sul. No Sudeste, predominou o o depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas, garrafas, piscinas e calhas. No Norte e no Centro-Oeste, a maioria dos focos foi encontrada no lixo.


Redução da dengue

Os dados mostram uma queda de 5,5% no número de casos de dengue este ano, comparado ao mesmo período do ano passado: foram 1.458.355 casos ocorrências até que até 22 de outubro deste amp e 1.543.000 casos até a mesma data em 2015.

Entre as regiões do país, o Sudeste e o Nordeste apresentam o maior número de casos, com 848.587 e 322.067, respectivamente. Em seguida, aparecem o Centro-Oeste (177.644), o Sul (72.114) e o Norte (37.943).

O estudo registrou ainda 601 mortes pela doença este ano, contra 933 no mesmo período de 2015 – uma redução de 35,6%. Também reduziram pela metade os casos de dengue grave, que passaram de 1.616 para 803, e a quase um terço os casos de dengue com sinais de alarme, que caíram de 20.352 para 7.730.

Aumento da chikungunya

O levantamento aponta 251.051 casos suspeitos de febre chikungunya identificados no país este ano, sendo 134.910 confirmados. No mesmo período do ano passado, o total foi de 26.763 casos suspeitos e 8.528 confirmados.

Ao todo, 138 mortes pela doença foram registradas nos seguintes estados: Pernambuco (54), Paraíba (31), Rio Grande do Norte (19), Ceará (14), Bahia (5), Rio de Janeiro (5), Maranhão (5), Alagoas (2), Piauí (1), Amapá (1) e Distrito Federal (1).

Atualmente, 2.281 municípios brasileiros já registraram casos de infecção pelo vírus Chikungunya.

Incidência de Zika

Em relação ao vírus Zika, foram identificados 208.867 casos prováveis no país até o dia 22 de outubro. O número representa uma taxa de incidência de 102,2 casos para cada 100 mil habitantes. Foram confirmadas ainda três mortes pela doença este ano, além de 16.696 casos prováveis de infecção entre gestantes.

O Sudeste tem a maior parte de casos prováveis (83.884), seguido pelo Nordeste (75.762), Centro-Oeste (30.969), Norte (12.200) e Sul (1.052). Considerando a proporção por habitantes, o Centro-Oeste encabeça a lista, com 200,5 casos para cada 100 mil habitantes. Em seguida estão Nordeste (133,9), Sudeste (97), Norte (69,8) e Sul (3,6).

A transmissão autóctone (originária no Brasil) foi confirmada em abril de 2015 e as notificações de casos ao Ministério da Saúde se tornaram obrigatórias em fevereiro deste ano, por isso não há comparações com anos anteriores.

Adesão

Das 3.704 cidades que estavam aptas a participar do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), 2.284 integram a edição deste ano – o equivalente a 62,6% do total.

Realizado entre outubro e novembro, o estudo é considerado ferramenta fundamental para o controle do mosquito. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar o tipo de depósito predominante e priorizar medidas para conter a proliferação do vetor no município.

Atualmente, o levantamento é feito por meio de adesão voluntária, mas a expectativa do governo é que a participação passe a ser obrigatória para cidades com mais de 2 mil imóveis. A proposta será apresentada na próxima reunião da Comissão Intergestores Tripartite, constituída por representantes do Ministério da Saúde e de representantes de secretarias estaduais e municipais, marcada para 8 de dezembro.

“O número [de municípios participantes] é crescente, mas queremos deixar obrigatório”, reforçou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.


Fonte: Agência Brasil

Casos de chikungunya devem aumentar em 2017, prevê Ministério da Saúde

                                                                          Reprodução
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (24) que o governo prevê um aumento significativo de casos de infecção pelo vírus Chikungunya no Brasil em 2017. Os casos confirmados da doença aumentaram 15 vezes de 2015 para este ano (de 8.528 para 134.910) e os suspeitas, quase dez vezes (de 26.763 para 251.051).

Barros destacou ainda que, para 2017, a expectativa da pasta é de que os casos de infecção por dengue e pelo vírus Zika se mantenham estáveis em relação ao que foi registrado em 2016. “Estamos nos preparando para um aumento de casos de chikungunya”, enfatizou o ministro.

Este ano, pelo menos 138 óbitos por febre chikungunya foram registrados nos seguintes estados: Pernambuco (54), Paraíba (31), Rio Grande do Norte (19), Ceará (14), Bahia (5), Rio de Janeiro (5), Maranhão (5), Alagoas (2), Piauí (1), Amapá (1) e Distrito Federal (1). Atualmente, 2.281 municípios brasileiros já registraram casos da doença.

Dados divulgados pelo ministério apontam que 855 cidades brasileiras estão em situação de alerta ou de risco de surto de dengue, chikungunya e Zika. O número representa 37,4% dos municípios pesquisados.


Fonte: Agência Brasil

Divórcios caem e guarda compartilhada de filhos cresce, indica pesquisa

                                                                       guarda
O número de divórcios no país em 2015 caiu 3,6 % em relação ao ano anterior. A pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2015 registrou 328.960 divórcios concedidos em primeira instância ou por escrituras extrajudiciais no ano passado.

Em 2014, o total de divórcios concedidos em primeira instância ou por escrituras extrajudiciais foi de 341.181. Os dados foram divulgados hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A unidade da Federação com maior taxa geral de separações foi Roraima, onde, a cada mil habitantes, houve 3,78 divórcios, enquanto a menor taxa foi observada no Rio Grande do Norte: a cada mil habitantes foi contabilizado um divórcio.

A pesquisa revelou ainda que, em média, na data do divórcio, o homem se divorcia mais velho que a mulher. O homem tem, em média, 43 anos enquanto a mulher tem 40 anos.

Segundo o pesquisador do IBGE Luiz Fernando Costa, não é possível afirmar que há uma tendência de queda no número de divórcios, nem apontar uma causa específica para esse decréscimo recente. “Há oscilações na série histórica”, disse.


Guarda compartilhada

O estudo mostrou ainda que, em todas as unidades da Federação, há predomínio de mulheres responsáveis pela guarda dos filhos menores após o divórcio – o número chega a 91,4% em Sergipe. Já no Amapá, do total de divórcios com filhos menores, 12,9% apresentaram guarda concedida ao homem, maior proporção entre todos os estados.

Dentre os divórcios, na Região Centro-Oeste 16,6% foram encerrados com a decisão de guarda dos filhos menores para ambos os cônjuges. No Sul, foram 15,6%. Entre todas as unidades da Federação, o Distrito Federal teve o maior percentual de guarda compartilhada entre os cônjuges: 24,7%.

A pesquisa destaca que a Lei do Divórcio (Lei 6.515/1977) prevê a guarda compartilhada de filhos menores de idade em caso de divórcio, mas, somente com a Lei nº 13.058/2014, a guarda compartilhada entre os pais passou a ser regra. “A pesquisa Estatísticas do Registro Civil, desde a promulgação da Lei do Divórcio, capta informações sobre a guarda de um ou ambos os cônjuges. De 2014 a 2015, houve aumento na proporção de guarda compartilhada entre os cônjuges, de 7,5% e 12,9%, respectivamente”, informa o levantamento.

“As novas configurações familiares trazem essa mudança na guarda compartilhada. Há uma maior consciência de que toda a responsabilidade não pode recair apenas sobre a mulher”, disse o pesquisador do IBGE.

O estudo Estatísticas do Registro Civil é resultado da coleta das informações prestadas pelos cartórios de registro civil de pessoas naturais, varas de família, foros ou varas cíveis e tabelionatos de notas.


Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

Eu sempre achei que a pior coisa da vida era chegar ao fim dela sozinho. Hoje sei que, na realidade, a pior coisa é terminar a vida cercado de pessoas que fazem você se sentir sozinho.


Robin Williams

PARA REFLETIR - A ARTE DE VIVER

A arte de viver bem

Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um a sua responsabilidade. Não deixe de usufruir o prazer, mas que não faça mal a ninguém. Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.

Não olhe as pessoas só com os seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas. Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais. Não desanime perante o fracasso, supere-se o transformando em aprendizado.

Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer. Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade. Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros…

O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo! Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto. Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração.


Içami Tiba

ANIVERSARIANTES DO DIA

Joyce Lemos Freitas
Paulo Ricardo
Reginildo Moura
Danielle Rodrigues
Diego Nogueira
Gisele Dantas
Fatima Lemos
Claudio Correia
Rosa Calixto
Edicarla Lemos

Keyla Silva

TJCE firma convênio com Faculdade Vale do Jaguaribe para instalar Centro de Conciliação

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) firmou convênio, nesta terça-feira (22/11), com a Faculdade Vale do Jaguaribe, para a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) nas dependências da instituição de ensino. A parceria também incluirá a realização de cursos com o objetivo de expandir as ações de mediação e conciliação.

A assinatura do documento foi realizada durante reunião conduzida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que representou a presidente do Tribunal, desembargadora Iracema Vale.

Segundo o desembargador, o convênio é importante para aproximar o Judiciário da população. “Esse momento é muito relevante, pois permite uma maior aproximação com a sociedade, que é a destinatária da prestação jurisdicional. Quanto mais próximos estivermos do cidadão, melhor prestaremos nossos serviços”, ressaltou.

Para a diretora-geral da Faculdade, Maryland Bessa Pereira Maia, a parceria com o TJCE é essencial para a formação dos alunos de Direito. “Hoje, a Faculdade Vale do Jaguaribe possui 560 acadêmicos de Direito. Eles serão beneficiados com a assinatura desse convênio, que permitirá o estreitamento de laços com o Poder Judiciário e consequentemente teremos futuros profissionais melhores formados e preparados para o mundo do trabalho”, afirmou.

Esse é o 10º convênio assinado pelo TJCE para instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos nas universidades do Ceará. Já foram firmadas parcerias com a Universidade de Fortaleza (Unifor); Faculdade Farias Brito (FFB); Instituto Superior de Tecnologia Aplicada (Inta); Centro Universitário Doutor Leão Sampaio; Faculdade Paraíso do Ceará (Fap); Faculdade Professor Luciano Feijão; Universidade Federal do Cariri (Urca); Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica); além da Defensoria Pública do Ceará.

O desembargador Gladyson Pontes informou que o Tribunal pretende firmar mais parcerias. “Queremos garantir maior amplitude de atuação dos Centros”, disse.

Também participaram da reunião o coordenador do Nupemec, juiz Carlos Henrique Oliveira e o consultor jurídico do TJCE, Nilsiton Aragão.


Fonte: www.tjce.jus.br/

Fortaleza anuncia César Sampaio como novo executivo de futebol

César Sampaio assina contrato com o Fortaleza ao lado de Jorge Mota e Ênio Mourão ( Foto: ASCOM/Fortaleza )
A diretoria do Fortaleza surpreendeu e, apesar do período eleitoral, anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (23), o nome do novo executivo de futebol do clube para a temporada 2017. Trata-se de César Sampaio, ex-volante do Palmeiras e da Seleção Brasileira. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Tricolor.


O novo dirigente do Leão esteve reunido em São Paulo com o atual presidente do Leão, Jorge Mota, e o vice Ênio Mourão. Sampaio foi gerente de futebol do Palmeiras entre 2011 e 2012, onde conquistou um título da Copa do Brasil. Passou ainda pelo Joinville, onde ajudou o clube a ser campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2014. A missão em 2017, no Tricolor do Pici, será montar uma equipe competitiva que leve o Fortaleza de volta à Segunda Divisão Nacional.

Vaquejada: PEC que reconhece como patrimônio cultural será votada na próxima semana

                                                   Resultado de imagem para vaquejada
A proposta de emenda constitucional (PEC) que reconhece a vaquejada como patrimônio cultural do Brasil deverá ser votada na próxima semana. Durante a sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Federal nesta quarta-feira (23) houve tentativas para que a PEC fosse retirada de pauta.


“A bancada do Nordeste agiu em conjunto e conseguimos barrar essa manobra de adiar a apreciação da PEC. A proposta recebeu vistas, mas ela terá de voltar à Comissão na próxima semana para ser votada. Foi uma grande vitória”, destacou o deputado federal Domingos Neto (PSD), que votou pela permanência da matéria na pauta da reunião. Ele destaca ainda que a cadeia produtiva da vaquejada gera cerca de 600 mil empregos no Nordeste e que podem ser dadas garantias para a integridade física do animal.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

O MAIS BONITO DE UM SONHO NÃO É REALIZA-LO. MAS SIM TER A CORAGEM DE  SONHAS-LO.

VOCE PODE SUPERAR

Há momentos em nossas vidas que nos sentimos pequenos, fracos, inseguros e incapazes de reagir e vencer algumas dificuldades que vivemos. Já aconteceu isso com você? Mas quando paramos um pouco e olhamos para “dentro de nós”, percebemos quantos obstáculos, quantas barreiras, quantos nãos, quantos momentos difíceis já vencemos. Percebemos a força, a capacidade, o poder que existe dentro de nós. Então, percebemos que escondido atrás deste gigante chamado medo, chamado dúvidas e incapacidade que acreditamos ter, esta a nossa capacidade de vencer. Quando fazemos esse momento de reflexão da nossa capacidade, das nossas conquistas, dos momentos difíceis que já vivemos e vencemos, fica muito mais fácil enfrentar o momento atual, pois percebemos que é apenas mais um que será vencido. Percebemos que os gigantes somos nós que já vencemos tantos outros problemas e não vai ser o problema atual que vai nos derrotar.

Portanto: quando se sentir incapaz, se sentir inferiorizado, pare por um instante e faça um momento de reflexão. Coloque em uma folha de papel o maior numero de situações difíceis que você já venceu, veja o que você fez para vencer, de quem você recebeu ajuda e como se sentiu após a vitória. Você vai perceber que será capaz de vencer mais esse obstáculo. Não perca tempo pensando no problema, quanto mais você gasta seu tempo pensando no problema, maior ele fica. Pense na solução, gaste seu tempo com a solução, imagine o prazer, a alegria que você vai sentir e o orgulho que vai causar nas pessoas que te amam ao ver você vitorioso. Lembre-se: Você pode vencer mais essa! Quando conquistar a vitória. Convide as pessoas que você ama para comemorar mais essa conquista. Lembre-se: VOCÊ PODE VENCER!!!


(Nestor de Almeida)

ANIVERSARIANTES DO DIA

Aninha Virginia Hanorato
Romario Barreto
Odete Chaves
Joesia

Ana Paula

Teatro de bonecos em Russas

Neste final de semana de semana, tem teatro de bonecos em Russas!

A Cia Lumaré está vindo de Curitiba para apresentar seu lindo trabalho na cidade de Russas! A criançada está convidada a se divertir lá no Galpão das Artes, a partir das 18h.

O ator João Andirá está trazendo na bagagem dois espetáculos:

"Antenor e o boizinho voador" Sábado dia 26.
"A menina sem memória" Domingo dia  27.

Além de uma caixinha de teatro chamada Lambe-lambe, esta em sua peculiaridade é apresentada para uma pessoa por vez, em espetáculo curto e de sensibilização direta.

Apenas R$ 5,00 o ingresso!

Para todas as idades! Não percam!

Apoio cultural: Rádio Progresso de Russas,  TV Russas, Casa Velha-Churrascaria e Oficarte Teatro e Cia.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Papa concede a padres decisão de perdoar quem comete abortos

O papa Francisco concedeu hoje, 21, aos sacertodes a decisão de absolver ou não as pessoas que cometeram aborto e procuram a Igreja Católica para se redimir. A orientação foi publicada na carta apostólica Misericordia et Miseria, divulgada pelo Vaticano. O texto marca o encerramento do Ano Santo do Jubileu, que foi dedicado ao tema da misericórdia. A informação é da Agência Ansa.

A carta apostólica estabelece uma série de novas instruções para que a misericórdia seja adotada como prática diária entre os católicos. Dessa forma, os sacerdotes ficam livres para decidir perdoar ou não uma pessoa que cometeu aborto. Isso abre caminho para médicos e mulheres que já cometeram ou participaram de abortos. Até hoje, os dois eram impedidos automaticamente de comungar na Igreja e o status só podia ser revertido em casos específicos por bispos ou delegados.

"Com todas as minhas forças, digo que o aborto é um pecado grave, porque coloca fim a uma vida inocente", afirmou o papa. Mas peço aos sacerdotes que sejam guias e deem apoio e conforto no acompanhamento dos penitentes", ressaltou o líder católico "Para que nenhum obstáculo se coloque entre o pedido de reconciliação e o perdão de Deus, concedo, a partir de hoje, a todos os sacerdotes, na força de seus ministérios, a faculdade de absolver os que os procuram pelo pecado do aborto", determinou Francisco.

Além da questão do aborto, o papa validou as confissões celebradas por sacerdotes lefebrvianos e oficializou o trabalho dos "missionários da misercórdia", postos criados durante o Jubileu para "escutar e perdoar os fiéis". No texto, Francisco disse que a misericórdia é um "valor social" que deve "restituir a dignidade de milhões de pessoas". Por isso, ele também criou o Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado em toda a Itália católica.

Em um claro recado à ala conservadora do Vaticano, o papa escreveu em sua carta apostólica que "nada que um pecador arrependido coloque diante da misericórdia de Deus pode permanecer sem o seu abraço e o seu perdão.

Comunicar a certeza do Deus que ama não é um exercício retórico, mas uma condição de credibilidade do próprio sacerdócio", disse Francisco. Jorge Mario Bergoglio também usou a carta para responder a quatro cardeais conservadores que lhe haviam questionado sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), lançada em 8 de abril e que fala sobre a família na sociedade atual. Assinada pelo cardeal Raymund Leo Burke, a carta acusa Francisco de apoiar o reconhecimento do divórcio. Como o papa não respondeu ao documento, os cardeais resolveram torná-lo público.

"Quando o caminho da vida nupcial é interrompido pelo sofrimento, pela traição e solidão, a experiência da misericórdia nos permite olhar para todas as dificuldades com a atitude do amor de Deus, que não se cansa de acolher e de acompanhar", ratificou Francisco. Dessa forma, o papa pede, mais uma vez, que cada caso de separação matrimonial seja analisado de maneira independente pelos sacerdotes.

O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia foi encerrado ontem (20), com uma missa celebrada por Francisco no Vaticano diante de 70 mil pessoas. Tradicionalmente, o Jubileu acontece somente a cada 25 anos. O último tinha sido em 2000, portanto, só ocorreria em 2025. Mas Francisco resolveu convocar um Jubileu extraordinário com o tema da Misericórdia. O Ano Santo foi iniciado em novembro de 2015 e encerrado agora.

Matéria alterada para acréscimo de informações


Agência Brasil

Castanhão: maior açude do Ceará pode atingir volume morto em 110 dias, diz especialista

A seca é cada vez mais grave no Ceará. A situação é perceptível no nível dos reservatórios e nas consequências que a baixa dos volumes já começa a gerar. No açude Castanhão, que abastece Fortaleza, Região Metropolitana e o Terminal Portuário do Pecém, o nível está reduzindo drasticamente.

E um novo dado acende o alerta; faltam cerca de 30% para o açude chegar no volume morto. Tecnicamente, é a reserva mais profunda das represas. Essa reserva fica abaixo dos canos de captação que normalmente são usados para retirar água da barragem para o uso.
O reservatório tem capacidade pra 6.700 bilhões metros cúbicos e hoje conta apenas com 5,3% da capacidade, ou seja, 360 milhões de metros cúbicos. O recuo da água impressiona quem passa pelo local. Entre a evaporação e a liberação da água para o leito do rio para Fortaleza e o Terminal Portuário, o Castanhão perde cerca de 1 milhão de metros cúbicos de água todos os dias. E faltam apenas 110 milhões de metros cúbicos para o maior açude do Ceará chegar ao seu volume morto.


De acordo com Fernando Pimentel, coordenador interino do Complexo Castanhão, em 110 dias, o Castanhão vai alcançar seu ponto crítico e com o detalhe de que quando chegar a esse ponto, a água não desce mais por gravidade.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) ainda não confirmou dados que indiquem uma quadra chuvosa regular no Estado m 2017. Isso aumenta a preocupação de quem depende do açude Castanhão, como é o caso de Hernesto, presidente de Cooperativa dos Piscicultores e acompanha diariamente a morte das tilápias que são criadas nas gaiolas. "Tivemos muitos peixes mortos. Foi uma perda muito grande este ano", lamentou.

Como o nível da água do açude continua caindo rapidamente, a criação de tilápias no Castanhão está seriamente ameaçada. Do coroamento da barragem é possível ver o drama do açude. Com a seca que se estende por 5 anos consecutivos, a água recuou tanto que foram formadas ilhas no leito do açude.
Racionamento de água

O secretário de Recursos Hídricos do Ceará já admite a possibilidade de racionamento de água em Fortaleza, que é abastecida pelas águas do Castanhão. "Vamos tomar a medida do racionamento em último caso em função das previsões. Nós estamos trabalhando para evitar colapso. Não contamos com ele porque vamos tomar as medidas antes que ele aconteça", afirmou Francisco Teixeira. 

REDAÇÃO WEB - TV DIÁRIO

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!


George Carlin

PARA REFLETIR - A Vida me Ensinou

     A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir;
Aprender com meus erros .
Afinal eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças;
Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,

A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;

Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor;

A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;

A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;

A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;

Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.



(Charles Chaplin)

ANIVERSARIANTES DO DIA

Marcelo Barreto
Valdenia Silva
Francisca Lima
Kelly Campos
Alanna Fonseca
Renato Simão

Rogesinha Figueiredo

Ceará terá 23 câmaras sem participação feminina em 2017

                                                                       dsa
Embora a legislação estabeleça uma cota para estimular a participação feminina na política - a Lei nº 9.504/1997 estabelece que entre 30% e 70% das candidaturas aos cargos proporcionais sejam destinadas a um dos gêneros -, a representação de mulheres no legislativo ainda é muito reduzida. No Ceará, apenas 16% das vagas nas câmaras municipais serão ocupadas por mulheres a partir do dia 1º de janeiro. Na atual legislatura, a ocupação feminina nos legislativos municipais do Estado corresponde a apenas 17% das cadeiras de vereadores.

O caminho para conseguir ocupar espaços na política institucional é árduo - seja para conseguir se eleger ou mesmo para se manter nos cargos. Vereadoras apontam que os desafios começam nos partidos, normalmente mais preocupados em cumprir as cotas estabelecidas por lei do que propriamente formar mulheres. Ao chegar na casa legislativa, porém, a situação não é facilitada. O esforço para mostrar competência e pautar as lutas precisa ser ainda maior que o dos homens.

O espaço que já é reduzido está ficando ainda mais restrito. Embora as vagas nas câmaras municipais cearenses tenham aumentado do pleito de 2012 para o de 2016 (passou de 2.147 para 2.176, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral), a quantidade de mulheres eleitas caiu de 366 para 360. Na próxima legislatura, 23 dos 184 municípios do Ceará não terão nenhuma mulher no poder legislativo, enquanto outras 54 cidades contarão com apenas uma representante do gênero.

Outras 47 cidades terão apenas duas vereadoras, embora os municípios com menos vagas na câmara tenham pelo menos nove cadeiras disponíveis. A quantidade de cidades do Estado com uma representação equiparada entre homens e mulheres é ínfima. Apenas cinco das 184 terão, a partir de janeiro de 2017, praticamente o mesmo número de vereadores e vereadoras: Apuiarés, Jaguaribara Moraújo, Pindoretama e Potengi.

Apuiarés, aliás, foi a única cidade do Ceará que elegeu mais mulheres que homens: são quatro vereadores e cinco vereadoras que assumirão mandato na Câmara Municipal no dia 1º de janeiro. Barbalha, que atualmente dispõe de uma representante mulher no legislativo, não elegeu nenhuma para a próxima legislatura.

Desafios

Mesmo quando as mulheres chegam a ocupar cargos na política institucional, muitas vezes elas precisam contar com o estímulo e o apoio de algum familiar que por algum motivo já não pode mais se candidatar. Outras, em menor número, chegam depois de uma atuação política longa e independente nos movimentos sociais, geralmente sem apoio expressivo dos partidos e da própria sociedade. Todas elas - parlamentares em cidades grandes ou pequenas - precisam assumir numerosos desafios para conquistar o próprio espaço em um ambiente historicamente atribuído aos homens.

"Quando assumi o primeiro mandato, eu tive muita dificuldade por ser mulher e jovem. Eu achava que era menos valorizada, então estudava e me munia de argumentos. Eu achava que era menos valorizada. Hoje, não me sinto mais assim", conta a vereadora Ana Nilma, que assume em janeiro o quinto mandato na Câmara Municipal de Cedro. A cidade, localizada na região Centro-sul do Estado, elegeu apenas duas vereadoras neste ano, metade das que seguem com mandato até dezembro.

Cunhada do atual prefeito da cidade, Ana Nilma diz que entrou na política pelo estímulo da família. "Entrei de uma forma natural, sem maiores pretensões, mas me envolvi muito e acabei me apaixonando. Não me vejo hoje sem um mandato, sem ter a confiança das pessoas, as ferramentas para atuar por elas. Isso me impulsiona. Acho que a mulher é até mais comprometida no parlamento, por se envolver mais com as questões", narra a parlamentar.

Hoje, ela vê sua atuação com certa independência e opina que a desigualdade entre homens e mulheres na política institucional tem reduzido. "Acho que a mulher precisa, na verdade, ousar mais. Eu não vejo mais tanta desigualdade nessa questão. Talvez se a gente tivesse tido mais candidatas, teríamos melhorado esse número. Agora, nesta última eleição, acho que o cenário nacional, a questão da Dilma, respingou. O eleitor parece ter mais dificuldade de confiar nas mulheres", diz.

Campanha dura

Ex-vereadora de Fortaleza, Eliana Gomes (PCdoB) concorda. Ela já assumiu mandato na Câmara Municipal de Fortaleza, mas não conseguiu se eleger para o cargo nem em 2012 nem neste ano, ficando apenas na suplência. "É muito difícil e muito mais dura uma campanha para as mulheres, principalmente as que não têm um padrinho ou um parentesco com um político. Eu não tenho, meus pais eram operários. Vejo que, até mesmo para convencer uma mulher a votar em outra, é complicado", diz.

Eliana Gomes acredita que a lei das cotas para as mulheres não é suficiente para reduzir a desigualdade de gênero nos espaços institucionais da política. "As mulheres precisam ser prioridade nos seus partidos porque tudo é mais difícil para elas. O investimento é mais difícil de conseguir, principalmente para as que não são de classe social mais alta. Normalmente, as mulheres que chegam ao poder têm uma situação financeira melhor", analisa.

Para a ex-vereadora, as mulheres precisam de apoio partidário para se apropriar das políticas públicas e da luta que se dá nos parlamentos. "A participação tem que ser fortalecida, não só no período de campanha. Muitas mulheres da luta popular têm medo (de se candidatar) porque acham que só quem tem recurso tem chance. O Parlamento é um espaço de decisão, e as mulheres terão mais preocupação de pautar as lutas e as dificuldades femininas que os homens", argumenta.

Eliana Gomes diz que viu integrantes da bancada feminina da Câmara Municipal de Fortaleza desistirem da disputa deste ano por conta das dificuldades de ocupar esse espaço. "Teve o impeachment da presidente, um tumulto político. As mulheres já não têm mais aquela autoestima da eleição da Dilma. Somos 52% do eleitorado, mas isso não é algo que se repete dentro dos parlamentos. Além disso, as mulheres nem sempre são bem tratadas no Legislativo. Vivemos em uma sociedade muito machista", lamenta.

Integrante do PCdoB, Eliana Gomes começou a militância política no bairro aos 12 anos. "Foi quando conheci melhor a cidade de Fortaleza. Na primeira vez que disputei, tive até uma votação expressiva. Fui pra deputada, fiquei na suplência e não assumi. Depois, fui vereadora por quatro anos. Agora, perdi por pouco. Minha atuação sempre foi em defesa das mulheres. Queria que as mulheres vissem que também podem chegar na Câmara Municipal. Somos 52% do eleitorado e necessitamos de representação", salienta.

Eliana diz que as mulheres até têm envolvimento político forte, mas costumam ocupar espaços nas lideranças comunitárias, sindicatos e movimentos sociais. "Nesta linha institucional, é mais difícil. E não precisamos só ocupar o legislativo. Temos que ocupar também um espaço dentro dos partidos pra formar opinião. A sociedade é muito machista, então ainda é difícil convencer. Começamos a votar muito tarde, mas precisamos lutar", diz a ex-vereadora.

Ela admite que conseguir uma vaga no legislativo não é tarefa fácil, mas ressalta que desenvolver um mandato atuante é ainda mais difícil. "Senti dificuldade. É complicado pra uma vereadora chegar naquele espaço de poucas mulheres, e mesmo assim a maioria delas colocadas ali por parentes. Se uma popular chega, ela tem que fazer o melhor. Não pode ter medo de usar tribuna. Eu fazia o enfrentamento político", declara.

Conforme Eliana Gomes, até mesmo a questão física deixa a mulher atrás dos homens no momento de fazer campanha e disputar cargos eletivos. "O sentimento é de que, muitas vezes, nós, mulheres, não temos a mesma energia. Mas não é verdade. É muito importante as mulheres estarem nos espaços de poder. Cada vez mais partidos devem investir nas mulheres, com formações e investimentos".

Iniciativas do Poder Judiciário buscam fomentar a presença da mulher na política. A Lei das Eleições determina, por exemplo, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve promover propaganda institucional em rádio e televisão, destinada a incentivar a participação feminina na política, de 1º de abril a 30 de julho dos anos eleitorais.


 por Beatriz Jucá - Repórter

Transposição: Camilo apresenta proposta para reinício de obra. Demora gera angústia

O governador Camilo Santana se reuniu na noite desa quarta-feira,  em Brasília, com o presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, e o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para discutir alternativas para o retorno das obras da Transposição do São Francisco. Durante o encontro, realizado na sede do TCU, Camilo propôs um leilão reverso para que a obra, paralisada há cinco meses no trecho em Salgueiro (PE) e Jati (CE), fosse retomada o mais rápido possível.

“O leilão reverso é uma solução transparente e mais rápida. Uma licitação tradicional pode demorar até um ano para ser concluída e não podemos esperar tanto tempo. A transposição é a segurança e garantia de que o Ceará não entrará em colapso caso não chova na próxima quadra”, citou o governador do Ceará, que participou da reunião acompanhado do deputado federal Danilo Forte.

Danilo destacou que, durante a reunião, o Ministério da Integração Nacional propôs a criação de um grupo de trabalho entre representantes dos Governos Estadual e Federal para avaliar as medidas que devem ser tomadas para a obra da transposição ser reiniciada. Danilo voltou a  manifestar preocupação com a demora na retomada da obra e, na noite dessa quarta-feira, voltou a expor a angústia que os cearenses vivem com a falta de água.

A forma de retomada da obra ainda está em análise mais aprofundada pelos técnicos do Tribunal de Contas da União. O encontro dessa quarta-feira foi definido na noite da última terça-feira, durante reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília.



O primeiro encontro contou com a presença dos senadores Tasso Jereissati (PDDB) e Eunício Oliveira (PMDB), mas os dois parlamentares não acompanham a reunião dessa quarta-feira com o presidente do TCU e o Ministro da Integração Nacional.

No Ceará, o Governo do Estado já utilizou a metodologia em algumas oportunidades: em março de 2015, em leilão realizado na Assembleia Legislativa, pelo menos R$ 4,4 milhões foram economizados durante a contratação de sistemas simplificados de abastecimento de água no Ceará. Quatro meses depois, em leilão reverso realizado em Quixeramobim, foram economizados mais de R$ 3 milhões para a construção de adutoras nos municípios de Quixeramobim, Independência, Ibicuitinga e Arneiroz. Em 2016, esta modalidade de contratação resultou na economia de cerca de 16% no valor final das obras de reparo na Barragem Jaburu I, numa disputa que não ultrapassou os 25 minutos.

“Temos, em nosso estado, o exemplo de que o leilão reverso funciona. Espero que o TCU, juntamente com o Ministério da Integração Nacional, decida por ele ou qualquer outro método que retome a obra imediatamente. Investimos, apenas em Fortaleza e Região Metropolitana, mais de R$ 70 milhões com recursos do Estado para evitar o desabastecimento”, disse Camilo Santana.

Leilão Reverso
O “leilão reverso”, ao contrário do leilão comum – quando algo é vendido pelo maior lance – destina-se a compras e contratação de serviços, e ganha quem oferecer o menor preço.


Com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado.

Corregedoria Geral de Justiça inspeciona as comarcas de Palhano, Quixeré e Russas

A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará está fiscalizando, nesta quinta-feira (10), as Varas Únicas das Comarca de Palhano e Quixeré. Os trabalhos seguirão, nesta sexta, dia 11, nas 1ª e 2ª Varas de Russas. As atividades fazem parte do último Ciclo de Inspeções Judiciais do segundo semestre de 2016. O objetivo é verificar o andamento dos serviços prestados pela Justiça.

As atividades estão sendo conduzidas pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Rômulo Veras Holanda e Ricardo Bruno Fontenelle. São inspecionados os processos que envolvem réus presos, infância e juventude, mandado de segurança, execução penal, ação civil pública e improbidade administrativa.

O magistrado também confere armas, munições e substâncias apreendidas, o andamento de projetos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a situação física de estabelecimentos penais existentes na comarca.

São fiscalizados, ainda, os cumprimentos dos mandados de prisão e alvarás de soltura, além da residência do magistrado. Em caso de irregularidades, as informações são registradas em relatório, que é verificado pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, e depois apresentado ao Conselho da Magistratura.


Com informação do Tribunal de Justiça do Ceará

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...