terça-feira, 31 de maio de 2016

Pensamento do dia

Amigos são aquelas pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta."

Para refletir - Se eu soubesse

Se eu soubesse                  

"Se algum dia eu soubesse que nunca mais veria você...Eu lhe daria um abraço mais forte. Se eu soubesse que seria a última vez a ouvir a sua voz...Eu gravaria cada movimento e cada palavra, para revê-los depois todos os dias.

Se eu soubesse que hoje seria o último dia a compartilhar com você... O sentiria muito mais intensamente em vez de deixá-lo simplesmente passar.

Sempre acreditamos que haverá o amanhã para corrigir um descuido...Para ter uma segunda chance de acertar. Será que haverá uma chance para dizer: "posso fazer alguma coisa por você"?

O amanhã não é garantido para ninguém, seja para jovens, ou mais velhos, e hoje pode ser a última chance de abraçarmos aqueles que amamos. Então, se estamos esperando pelo amanhã, por que não agirmos hoje?

Assim, se o amanhã nunca chegar, não teremos arrependimentos de não termos aproveitado um momento para um sorriso, para um abraço, para um beijo por uma gentileza, porque estávamos muito ocupados, para dar a alguém o que poderia ser o seu último desejo.

Abracemos hoje aqueles que amamos, dizendo-lhes o quanto nos são raros e que sempre os amamos. Encontremos tempo para dizer: "Desculpe-me", "Perdoe- me", "Obrigado", "Eu perdôo você".

Sempre há tempo para amarmos. E se não houver amanhã, também não haverá remorsos de hoje para carregarmos."

Pense nisso AGORA...


Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Laecio Moura
Benedecio Lima
Nicolas Nascimento
Lu Sousa
Alipio Ferreira

Josivaldo De Oliveira Barros

Segundo ministro cai após áudio de Machado

                                                                   dsadas
O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, pediu, ontem, demissão do cargo após forte pressão de políticos, servidores federais e até de organismos de fiscalização internacionais. A decisão foi tomada um dia após a divulgação de áudios de conversas nas quais ele discute estratégias de defesa de investigados da Lava-Jato. As gravações foram feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que fez acordo de delação premiada com o Ministério Público já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele é o segundo ministro a perder o cargo por causa das gravações do ex-senador cearense em sete dias. No último dia 23, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) também pediu demissão do Ministério do Planejamento em um caso semelhante.

Silveira disse a Temer, por telefone, que considerou ter se tornado "insustentável" a permanência dele no governo e afirmou que preferia sair "porque não queria se tornar um problema". Ouviu do presidente, então, um agradecimento pelo gesto, já que acabou por eliminar o novo foco de instabilidade que surgiu no Planalto e serviu, de alguma forma, de alívio para o governo.

Na conversa, Silveira alegou razões familiares e se queixou da agressividade dos funcionários da Pasta. Ele estava se sentindo "muito pressionado" e decidiu se afastar. Na carta de demissão, disse ter sido "alvo de especulações insólitas".

Nos áudios divulgados pela TV Globo no domingo (30), ele faz sugestões sobre a defesa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que é investigado na Lava-Jato, além de críticas à operação que é comandada pela força-tarefa. Em outra conversa gravada, mas com a presença de Renan, o senador relata que Silveira teria se encontrado com integrantes da Lava-Jato para obter informações sobre o caso dele. Silveira nega: "Reitero que jamais intercedi junto a órgãos públicos em favor de terceiros", afirmou.

Protestos

Antes da demissão do ministro, o presidente do sindicato que representa os servidores da antiga Controladoria-Geral da União (CGU), Rudinei Marques, havia classificado como "desatino" a manutenção de Silveira à frente do Ministério da Transparência. "Mantê-lo no ministério seria uma decisão absolutamente insustentável. Não acredito que ele (Temer) cometa mais esse desatino. Fabiano está na CGU com objetivos pouco confessáveis".

Segundo ele, cerca de 250 funcionários públicos que atuam na CGU assinaram documento em que se diziam dispostos a abandonarem os postos, caso Silveira não fosse exonerado. Pela manhã, servidores fizeram um protesto no prédio do órgão, em Brasília. Com vassouras e esfregões, eles "lavaram" a porta do gabinete do ministro, a escada e o hall de entrada do edifício. Mais tarde, parte seguiu em caminhada até o Planalto.

Fragilidade

O presidente tentou, durante todo o dia de ontem, evitar a demissão de Fabiano Silveira. Não queria dar a impressão de fragilidade do governo, que perde o segundo ministro com apenas 18 dias de administração. "A situação em que me vi involuntariamente envolvido - pois nada sei da vida de Sérgio Machado, nem com ele tenho ou tive qualquer relação - poderia trazer reflexos para o cargo que passei a exercer, de perfil notadamente técnico", escreveu Silveira na carta.

Silveira chegou ao cargo sob indicação de Romero Jucá, mas teve o nome avalizado por Renan. Desde o ano passado, Renan tem ressaltado que não fez e não fará indicações ao Executivo. Ontem, pouco depois de o Planalto espalhar a versão de que Silveira não seria demitido para que Temer não entrasse em conflito com Renan, o presidente do Senado divulgou nota negando que fez ou fará indicações para o governo Temer.

Antes de ser ministro da Transparência, Silveira era integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), numa vaga indicada pelo Senado. Foi nessa condição que falou com Renan e Machado. Ele também gozava da confiança do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que o indicara a ouvidor-geral do CNJ.

Definição de interino

Com o pedido de demissão de Fabiano Silveira, o governo interino de Michel Temer ficou em uma saia-justa sobre quem assumirá interinamente o posto até a escolha de um novo nome para o comando do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. O secretário-executivo escolhido pela nova gestão, Marcio Tancredi, que assumiria o posto na ausência do ministro, ainda não foi nomeado oficialmente, apesar de já despachar na Pasta.

Sem a publicação da nomeação, quem assumiria o cargo pela hierarquia da pasta seria Carlos Higino de Alencar, que foi o número dois do ministério na administração de Dilma Rousseff. Ele, no entanto, já pediu demissão do cargo, mas a exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.


Com o imbróglio, o governo interino ainda estuda o que fazer. A ideia é que a exoneração de Fabiano Silveira seja publicada na edição de hoje da publicação oficial. Na tentativa de evitar novas ameaças de demissões de servidores da Pasta, Michel Temer tem avaliado nomear permanentemente ao comando do Ministério um nome de carreira.

68 prefeitos do CE estão na lista negra do TCM

                                                                            dsa

Um total de 68 prefeitos do Ceará, segundo trabalho do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), extrapolou todos os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto a gasto com pessoal, ficando sujeitos a perda do mandato e a responderem ações de improbidade administrativa nos campos cíveis e criminais com chances de chegarem a ser presos.

Para o advogado Rafael Albuquerque, membro da Comissão Especial de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral, em caso de não cumprimento das normas, a LRF estabelece, até mesmo, sanções pessoais para os responsáveis, de qualquer cargo ou esfera governamental, como perda do cargo, inabilitação para emprego público, multa e prisão de 1 a 4 anos.

A análise feita pelo TCM constatou que 37% das prefeituras do Estado ultrapassaram o gasto máximo com o pagamento de pessoal, que de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal deve ser de até 54% da Receita Corrente Liquida (RCL).

No levantamento do Tribunal ficou constatado ainda que, pelo menos 23 prefeituras atingiram o limite de alerta, que vai de 48,6% a 51,29% da RCL, enquanto outras 66 alcançaram o limite prudencial (entre 51,30% a 53,99% da RCL). Somente 27 prefeituras, ou seja, 14,67% dos 184 municípios do Ceará, estão abaixo de todos esses índices, dentre elas Fortaleza, Sobral, Aracati, Cascavel, Eusébio, Icapuí, Itaitinga, Fortim, Forquilha, Pentecoste, Piquet Carneiro, Poranga, Potiretama e São Gonçalo do Amarante.

Recuperação

As prefeituras que ultrapassaram os limites máximo e prudencial ficam, dentre outras coisas, impedidas de conceder aumento de remuneração, contratar pessoal e conceder horas extras. De acordo com o ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU), o advogado Ubiratan Aguiar, os 68 prefeitos que ultrapassaram o limite máximo da Receita Corrente Líquida poderão passar por julgamento de contas, feito por TCM e TCU (este quando envolver recursos federais).

Em se comprovando os atos de improbidade e possíveis delitos na área penal e criminal ações de recuperação de recursos serão promovidas, e o gestor ficará sujeito, inclusive, a ações civis e penais, podendo pagar multas, e tendo até a possibilidade de ser preso, caso seja comprovado apropriação indébita.

O levantamento do TCM mostrou também que das 68 prefeituras que ultrapassaram o limite máximo, 38 cometeram o descumprimento do primeiro ao último quadrimestre de 2015, não conseguindo atender ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é a eliminação do percentual excedente nos dois quadrimestres seguintes ao que ocorreu o excesso de gastos.

Essas prefeituras que ultrapassaram os limites estão impedidas, imediatamente, de receber transferências voluntárias da União e do Estado (decorrentes de convênios), obter garantia desses mesmos entes em operações de crédito ou mesmo contratar o empréstimo, exceto aqueles destinados ao refinanciamento da dívida mobiliária e os que visem à redução das despesas com pessoal. Os prefeitos, nesse caso, estão sujeitos ao pagamento de multa após processo no TCM, no valor de 30% da remuneração anual.

Redução

Entre as outras 30 prefeituras que superaram o percentual de 54%, 12 tiveram prazo de regularização até o último mês de abril e até o dia 14 de junho próximo devem enviar relatório ao TCM para ser verificado se a situação foi normalizada. Para retornar ao patamar permitido, abaixo de 54%, as prefeituras irregulares devem adotar procedimentos como redução, em pelo menos 20%, das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exoneração de servidores não estáveis.

Aumento

Com o recebimento da prestação de contas do primeiro quadrimestre deste ano, prosseguirá o Tribunal de Contas dos Municípios com sua avaliação sobre os gastos com pessoal em cada um dos 184 municípios, tendo em vista as outras restrições impostas pela LRF para o último ano das gestões municipais.

O advogado tributarista e professor universitário, Abimael Carvalho, reforça que os gestores precisam estar atentos também nos momentos finais das suas gestões, pois eles podem responder mesmo depois de saírem das prefeituras. "É proibido, por exemplo, qualquer ação que provoque aumento de despesa 180 dias antes do encerramento de mandato. Por isso ficam proibidos os concursos públicos e celebração de contratos".

Caso seja quebrado o compromisso do gestor, conta Abimael, esse poderá responder da mesma forma. "Ele pode responder até criminalmente. Vai sofrer sanções pessoais, previstas em lei, como multa e até prisão".

Para evitar problemas com a LRF, ele orienta que os gestores precisam estar sempre atentos. "O problema muitas vezes, é que o Orçamento é plurianual, e gestores iniciam mandatos com a peça orçamentária determinada pela gestão anterior. Somente depois do segundo ano poderá reorganizar as contas do seu jeito. Mas cabe ao prefeito que está saindo ter o zelo de não comprometer o futuro gestor. Por exemplo não pode aumentar substancialmente o número de secretarias, exigindo ainda mais recursos. Ele vai pagar se isso causar prejuízos ao novo governo", avisa como advertência.

Por outro lado, ele ressalta que há casos em que a despesa aumenta em virtude de determinação judicial. "A punição está prevista na lei, mas até chegar lá há o processo de análise e prestação de contas. As punições dependem do nível de comprometimento, e sempre há como as prefeituras recorrerem", avalia.

Fonte: Diário do Nordeste


Ceará tem o maior número de motocicletas do Nordeste

                                                                              dsda

O Ceará ultrapassou no ano passado a marca de 1,2 milhão de motocicletas, o que o torna o estado do Nordeste com o maior número de veículos do tipo, concentrando 21% de toda a frota da região. As informações foram divulgadas ontem pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), por meio do Anuário do Transporte 2016.

O relatório registra ainda que entre 2010 e 2015, o número de motocicletas no Ceará deu um salto de 73%, indo de 706.301 veículos para 1.224.519. Comparando-se com 2002, dado mais antigo trazido pelo documento, o acréscimo no número de motocicletas nas vias cearenses chega a mais de um milhão de novos veículos em 13 anos.

Já em relação ao número de automóveis, o Anuário da CNT também demonstra um aumento significativo. Entre 2010 e 2015, houve um aumento de 50,5% na frota de carros, o que deixa hoje o Ceará com 1.014.720 veículos desse segmento trafegando nas ruas.

No total, o Ceará já contabilizava, no ano passado, 2.778.605 veículos, dentre carros, motos, ônibus, caminhões, utilitários e demais meios de transporte rodoviários.

Aumento

Para o professor do Departamento de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mário Azevedo, a progressão no número de veículos nos último anos já era um fator esperado. "O aumento da frota está diretamente ligado à questão econômica. Existe uma intensa campanha publicitária para a compra desses veículos. Além disso, a economia nos últimos anos esteve em alta, então as pessoas compraram mais carros e motos", coloca.

Em relação às motocicletas, o professor afirma que um dos principais problemas é a falta de condutores capacitados para este tipo de veículo. "Nós temos muito mais motocicletas do que motociclistas habilitados. "O que deveríamos ter é uma fiscalização mais intensificada, para que o modo como esses veículos são utilizados não afete a qualidade do trânsito".

O professor traz ainda que uma das chaves para evitar que o alto número de veículos se torne um problema na qualidade do tráfego é controlar os usos dos veículos pelos condutores.

"Temos cidades no Brasil que têm a frota maior que Fortaleza, por exemplo. O problema, então, não é o número de veículos, mas a facilidade em utilizá-los. Uma boa parte da razão dos congestionamentos é o mau comportamento das pessoas no trânsito", assevera.

O espaço de circulação de carros e motos é outro fator que pode ser determinante para a tendência ao aumento no número de veículos. "Nossa malha viária nunca vai ser suficiente, pois quanto mais você aumentá-la, mais haverá veículos para preenchê-la. É preciso que haja fiscalização para que o mau uso das vias não causem os congestionamentos", aponta Azevedo.

por Ranniery Melo - Repórter

Posto distribuirá senha para vender gasolina a R$ 2,35

Serão vendidos 4 mil litros de gasolina sem a cobrança de tributos, com a distribuição de 180 senhas para carros e 80 para motos ( FOTO: DANIEL ARAGÃO )

Nesta terça-feira, o consumidor de Fortaleza terá a oportunidade de comprar gasolina sem a cobrança de tributos. O litro do combustível será vendido por R$ 2,35. Ao todo serão disponibilizados 4 mil litros de gasolina. A ação acontecerá, a partir das 7h30min, com a distribuição de senhas, no Posto Jorge Viera, da Shell, localizado na Avenida Pontes Vieira, 2250, Dionísio Torres, em frente à Assembleia Legislativa. Para participar, os interessados terão de pegar senhas, que serão distribuídas por ordem de chegada.

Ao todo serão distribuídas 180 senhas para carros, que terão direito a até 20 litros de gasolina, cada um, e 80 senhas para motos, que poderão comprar até 5 litros do combustível, cada. O pagamento deve ser feito em dinheiro. Segundo a organização, as senhas começarão a ser distrib antes, mas a venda acontecerá a partir das 8 horas.


A iniciativa faz parte do 14º Feirão do Imposto, realizado por uma parceira entre a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) e a Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece). O Feirão busca chamar atenção da sociedade sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços, que no caso da gasolina chega a cerca 42% do preço cobrado na bomba.

"O nosso objetivo é alertar a população, para que ela entenda a importância do pagamento de tributos. A gente tem uma alta carga tributária mas não tem retorno", diz Thiago Pinho, coordenador geral da AJE Fortaleza. De acordo com Pinho, a expectativa é de que a oferta de combustível sem tributo acabe no início da tarde. A ação contará com a presença de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que irá organizar o trânsito no local e de uma equipe de segurança privada. "Contratamos uma empresa de segurança para evitar qualquer contratempo, o que não ocorreu nos anos anteriores", disse Pinho. O Posto Jorge Viera irá disponibilizar quatro bombas para o evento, em uma área isolada do estabelecimento. Nas demais, o funcionamento será normal, com os tributos incluso no preço.

Campanha


O Feirão do Imposto acontece anualmente em 24 estados e mais de 100 cidades brasileiras, promovido pela Confederação Nacional do Jovem Empresário. No último sábado (28), a ação foi realizada no município de Crateús, onde foram oferecidos mil litros de gasolina a R$ 2,00. Neste ano, além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos. O tema da Campanha é "Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta". No local, será montado um estande para distribuição de panfletos, informativos e um televisor com o site do impostômetro, e ainda, faixa no semáforo e banner.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PENSAMENTO DO DIA

AS PESSOAS ADMIRAM SUAS QUALIDADES EM SILENCIO, E JUGAM SEUS DEFEITOS EM VOZ ALTA.

PARA REFLETIR - Quero voltar a confiar

Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto.

Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade…

Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos.

Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas.

Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, Filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano.  Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço?

A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores!

Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero a esperança, a alegria, a confiança!

Quero calar a boca de quem diz: “ temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER” E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã!

E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente” Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas.

Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar…
Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem…Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!


Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Samara Lima
Bartozinho Do Vale
Karla Santiago
Eliane Lima
Arilda Galvão
Eduardo Lima
Francisco Edenizar
Francisco Lima
Gerlucio Oliveira

Maria Iolanda de Lima
Casturina

Sérgio Machado virou o “Juruna” do PMDB

                                                                   sérgio machado

“O deputado Juruna era famoso por andar sempre com um gravador no Congresso nos anos 80. Pois desde que vieram à tona as gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, de conversas com a cúpula do PMDB seu apelido no partido virou esse: Juruna.

A diferença é que, agora, os caciques são os que estão do outro lado do gravador.

Por enquanto, vieram à tona conversas com Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney.

Consta que estão em poder da Procuradoria-Geral da União outros áudios com pessoas próximas à cúpula do PMDB do Senado, como o deputado Anibal Gomes, elo fundamental para atingir Renan.

Por mais que tenha se safado de dizer algo mais comprometedor na gravação de Machado, Renan dificilmente escapará quando forem revelados os depoimentos do ex-aliado aos procuradores.
Afinal, se a delação foi homologada sem reparos pelo ministro Teori Zavascki, não poderia ter como sujeito oculto justamente o responsável por manter o Juruna peemedebista por 11 anos à frente da cobiçada Transpetro.”


(Coluna Radar, da Veja Online)

Sarney lamenta vazamento de conversa e diz que só queria ajudar Sergio Machado


“O ex-presidente da República e ex-senador José Sarney divulgou nota hoje (25) se queixando do vazamento de conversas particulares suas com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e afirmando que sua relação com ele é de amizade.

“As conversas que tive com ele nos últimos tempos foram sempre marcadas, de minha parte, pelo sentimento de solidariedade, característica de minha personalidade. Nesse sentido, muitas vezes procurei dizer palavras que, em seu momento de aflição e nervosismo, levantassem sua confiança e a esperança de superar as acusações que enfrentava”, acrescentou Sarney.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta quarta-feira informou que Sarney conversou com Machado e sugeriu tentar fazer uma interferência política para evitar que ele fosse investigado e processado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela investigação da Operação Lava Jato. De acordo com a reportagem, Sarney disse que a estratégia deveria ser traçada “sem advogados”.

O jornal informou ainda que Sarney estava preocupado com uma eventual proposta dos investigadores da Operação Lava Jato para que Machado fizesse uma delação premiada.

O ex-presidente destacou que o ex-presidente da Transpetro deveria conversar com o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Sarney confirmou ser amigo de Machado “há muitos anos” e disse lamentar “que conversas privadas tornem-se públicas, pois podem ferir outras pessoas que nunca desejaríamos alcançar”. Mais cedo, Renan Calheiros também divulgou nota pública sobre conversa sua divulgada, pelo jornal, também com Sérgio Machado.”


(Agência Brasil)

Professores estaduais decidem manter a greve por tempo indeterminado

                                                                        aeococ

Os professores decidiram, nesta quarta-feira, após assembleia geral no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, manter a greve por tempo indeterminado. O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, disse que a assembleia é soberana e a entidade vai continuar mobilizando a categoria para forçar o Governo a atender as reivindicações.

O Sindicato APEOC reforçou a necessidade de fazer o enfrentamento em nível nacional contra as medidas do governo de Michel Temer. A categoria divulgou um calendário de atividades durante a greve.

31/05: Ação no Aeroporto de Fortaleza para pressionar parlamentares cearenses, a caminho de Brasília, a não votarem contra os direitos dos trabalhadores na pauta do Ajuste Fiscal.

01/06: Reunião do Comando de Greve

02/06: Ato na Secretaria da Educação do Estado

07/06: Ato em frente à Secretaria da Fazenda do Estado
Interior e Capital

DETALHE – A greve teve inicio no dia 25 de abril e completou um mês nesta quarta-feira.

REIVINDICAÇÕES

Reajuste de 12,67% com respeito à data-base (1º de janeiro);
Valorização dos Profissionais da Educação;
Melhores condições de trabalho e reforma de escolas;
Retorno de programas pedagógicos importantes para o desenvolvimento da aprendizagem;
Aumento da verba para merenda escolar;
Por um ISSEC forte, com atendimento amplo e de qualidade;
Liberação dos processos funcionais (estabilidade, ampliação definitiva de carga horária, progressão, ascensão);
Nomeação de professores reclassificados;
Defesa dos royalties do pré-sal para Educação;

Contra PLC N° 257 (impede novos concursos e congela salários dos servidores).

Professores protestam contra senador Cristovam Buarque em Fortaleza

                                                                            FOTOS: MAURI MELO/ O POVO

De visita a Fortaleza para participar de evento internacional organizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) foi alvo de protesto de professores em defesa do governo de Dilma Rousseff (PT). Ex-ministro da Educação no governo Lula, ele votou a favor da admissibilidade do processo no Senado no último dia 12, mas já anunciou que ainda não decidiu qual será sua posição na próxima votação.

Professores de todos os estados do País, após palestra do senador com tema "Educação Sustentável", levantaram-se com cartazes nas mãos e cobraram explicações de Cristovam. "Senador, não mache sua história", "Ouça a voz da democracia" e "Quero a Dilma de volta", diziam alguns papeis. Mais de 100 educadores lotavam o auditório do Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, e cerca de 20 seguravam cartazes enquanto outros apoiavam com palmas e palavras de ordem sentados na plateia.

Questionado por um deles sobre como seria possível melhorar a educação com o governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), o senador respondeu: "É impossível fazer o que eu defendi aqui (na palestra) com esse governo que está aí e também com o que ficou por 13 anos no poder (Lula e Dilma), mas quem escolheu o Temer foi a Dilma".

Meia dúzia de professores falaram ao microfone, após pedido de Cristovam de que a palavra fosse dada a eles.  A manifestação foi pacífica e, segundo educadores que participaram, espontânea. Ao final da palestra, aproximadamente 11h15min, o senador tirou fotos com vários participantes. Ao chegar no evento no início da manhã, no entanto, o senador foi hostilizado por senhoras que o chamaram de "golpista".

Para Júlia Larré, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e integrante do Coletivo UFRPE pela democracia, a defesa de Dilma foi feita porque "ela foi eleita democraticamente" e "mesmo que tenha cometido erros, merece terminar o seu mandato".

Ela fala de possíveis atrasos que a educação pode sofrer com Temer e ressalta interrupção das bolsas de permanência, que "são muito importantes para estudantes pobres ficarem na universidade".

Cristovam participava da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, organizada pela Uece em parceria com a Universidade Católica de Brasília e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Ministério da Educação

Cartazes também questionavam a visita do ator Alexandre Frota ao ministro da Educação Mendonça Filho feita nesta quarta-feira, 25, para discutir projetos de educação para o País. Em resposta, o senador e ex-ministro da pasta apenas ironizou encontro.

Sobre ocupações de escolas públicas feitas por alunos em vários estados no País, inclusive no Ceará, Cristovam disse que considera isso "a melhor coisa que está acontecendo no Brasil".

Letícia Alves

leticiaalves@opovo.com.br

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PENSAMENTO DO DIA

E nada toca tanto alguém que chora quanto sentir a presença de alguém  que o compreende.

Para refletir - VOCÊ SE SENTE SÓ?

Você se sente só?     

O celular não toca, a solidão na cozinha, na cama!  Uma taça de vinho somente, um prato, um talher...A solidão está com você! a danada da solidão...  O que ela quer? O que ela quer?

A solidão  se aninha de repente, você pode estar só ou rodeado de gente. Sente a sensação de vazio dentro do coração, Isolamento, auto-comiseração! É a falta de um amor, de carinho, ou saudade cruciante da amizade, de um telefonema, ou de um aperto de mão!

No seu correio eletrônico não chegam e-mails, nenhum cartão... A pessoa amada foi embora, vem a solidão! Ela se instala... e vem de mansinho, fazendo morada em seu coração!

Aceite a sábia companheira com alegria... aprenda a se amar mais... e saiba que você é a melhor companhia saia do escuro, abra a janela... acenda a vela...! O mundo não é uma ilha... nunca estamos sós...

Você se sente só? assopre a angústia para fora... mude seus pensamentos agora! Com sua fé no amanhã... Se você aprender a amar... a conviver... será uma pessoa querida... Amando a todos à sua volta... Amando a vida....

Quando a solidão se esparramar... naquele chuvoso final de semana, abençoe a chuva... Acolha a esperança... deixe a chuva levar toda a sua dor...

E, quando menos esperar... Sabendo amar...
Você um dia também receberá amor!

Bom dia!!

Leticia Tompsom


Aniversariantes do dia

Consolação Almeida
Wiliana Garcia
Jessica Lourenco
Silvani Nunes

Elaine Igo

Dakota e Hemoce realizam mais uma campanha “Doando Vida”

A Dakota Nordeste unidade em Russas, realiza anualmente a campanha interna de doação de sangue intitulada DOANDO VIDA, o que aconteceu nos  dias 24 e 25, quando  os colaboradores da empresa partiram para mais um ato de solidariedade desta campanha que só cresce, pois além de doadores de sangue, a mobilização interna vem acontecendo no sentido de fomentar a doação de medula óssea.

Durante o período cerca de 300 voluntários atenderam ao chamado para ação encarada por todos os envolvidos como sendo de responsabilidade social e cidadã, solidariedade e principalmente de amor ao próximo.

BPRaio será instalado em Russas no mês de junho

Dando continuidade às ações de interiorização e descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas, será instalado o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Russas, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), que faz parte de um dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana, que visa a implantação do BPRaio em Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Interior do Estado.
O batalhão contará com 69 policiais, 02 viaturas, e 40 motocicletas. A previsão para iniciar os trabalhos é assim que a reforma do prédio que abrigará a tropa estiver concluída o que deve acontecer até o dia 15 de junho.

Os profissionais ficarão sediados em Russas, mas irão atuar em toda a região Jaguaribana do Estado, sob o comando do Major Santana, que já adiantou que no dia 06 de junho os policiais irão viajar para a capital cearense, quando passarão por um período de adaptação as novas motocicletas.

Ação do PDT – STF dá cinco dias para Temer se manifestar em ação contra nomeação de ministros

                                                                     luisbarroso

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso concedeu, nessa quarta-feira (25), prazo de cinco dias para que o presidente em exercício Michel Temer apresente manifestação sobre a ação em que o PDT questiona a competência do presidente em exercício para fazer mudanças na equipe ministerial.

Após receber a resposta, Barroso ainda analisará manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre o assunto antes de decidir a questão.

A ação do PDT questiona os limites da atuação de Temer para nomear novos ministros e fazer alterações na estrutura do Executivo após o afastamento da presidente Dilma Rousseff por 180 dias, no processo de impeachment.

O partido argumenta que Temer está usurpando competência do presidente efetivamente eleito e não poderia fazer as mudanças na equipe.

“As mudanças propostas e já implementadas pelo vice-presidente da República, no exercício da Presidência, ferem de morte o princípio da razoabilidade, tratando como fato consumado o afastamento definitivo daquela que de fato possui legitimidade para exercer o cargo de Presidente da República”, sustenta o partido. Não há data para o julgamento da ação.


(Agência Brasil)

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Arraiá do CEMEI


Arraiá Padre Severino Xavier


ARRAIÁ CARISMÁTICO


Pensamento do dia

"Você tem que cantar como se não precisasse de dinheiro, amar como se você nunca fosse se ferir. Você tem que dançar como se ninguém estivesse olhando. Isso tem que vir do coração, se você quer que dê certo." ( Susannah Clark )

Para refletir - Boa Filosofia

Sempre procure ajudar um amigo em necessidade; Tenha confiança em si mesmo; Seja corajoso ! Mas lembre-se que é normal sentir medo algumas vezes Beije muito.

Não dê tanta importância a teu peso, pois é só um número! Conheça novas pessoas, mesmo que elas pareçam ser diferentes de você. Permaneça calmo... mesmo quando isso parecer um tanto impossível !Tire um cochilo se precisar... Tenha um ótimo senso de humor e ria sempre!

Ame seus amigos, não importa quem eles sejam. Não desperdice comida. Ocasionalmente, arrisque-se. Relaxe... até mesmo naqueles dias estressantes!!! Tente se divertir um pouco todos os dias... E... é importante, não importam as circunstâncias... trabalhar em equipe, rir de uma piada com amigos e vizinhos, e apaixonar-se por alguém especial... (Hummm)

Diga “Eu te amo" freqüentemente. Expresse-se criativamente. Esteja sempre aberto a surpresas. Compartilhe com um amigo. Lembre-se do dito popular: “Boas coisas acontecem a boas pessoas!” Sempre haverá alguém que te ame mais do que tu possas imaginar.

Exercite-se um pouco a cada dia! Viva à altura de teu nome. Agarre-se aos bons amigos; eles são raros!

E lembre-se, que este amigo está pensando em você.


Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Vera Lucia Silva
Valdirene Carvalho
Leardo Lima
Renato Silva
Evanildo Silva
Lurdinha Silva

Gleyson Martins da Costa

Previsão Palhano

PALHANO - CEARA
QUARTA FEIRA 25 DE MAIO DE 2016
TEMPERATURA - 27 A 36
VENTO - ENE 19KM/H
UMIDADE - 56 A 71%
PROBABILIDADE DE CHUVA - 40%

HISTÓRICO DO CLIMA
NOS ULTIMOS 30 ANOS, CHOVEU EM 14 DE 30 VEZES NESSE DIA
MÉDIA DAS MÁXIMA - 31 GRAUS
MÉDIA DAS MINIMAS - 24 GRAUS
PRECIPITAÇÃO MÉDIA - 3MM
MÁXIMA DO PERIODO - 32 GRAUS (1987)
MINIMA DO PERIODO - 21 GRAUS (1985)
PRECIPITAÇÃO RECORDE - 19mm (1986)


Ceará atinge a meta de vacinação contra a gripe

                                                                        vacinação

O Ceará já alcançou no início da tarde desta terça-feira (24) os 80% de cobertura vacinal contra a gripe, meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Antes das 13 horas, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registrava 1.422.183 doses aplicadas da vacina contra a gripe. Por grupos populacionais prioritários, a meta de cobertura vacinal também foi alcançada entre os trabalhadores da saúde (100%), mulheres com até 45 dias pós-parto (94,52%) e idosos (80,28%). O grupo das crianças de 6 meses a 4 anos de idade estava com cobertura de 78,03%, das gestantes de 67,34% e, dos indígenas, 78,90%.

Para ampliar e garantir a homogeneidade da cobertura vacinal entre municípios e entre os grupos populacionais prioritários, a Coordenação de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado mantém, até sexta-feira (27), a campanha de vacinação contra a gripe no Ceará, exclusivamente para os grupos prioritários. No Estado, a população que deve se vacinar é composta por 576.022 crianças de 6 meses a 4 anos, 138.800 trabalhadores da saúde, 96.459 gestantes, 15.853 puérperas, 24.555 indígenas, 924.727 idosos acima de 60 anos, além das pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional em todo o Estado.

Dos 184 municípios do Ceará, 118 cumpriram a meta de 80% de cobertura vacinal da população-alvo da campanha até às 13 horas desta terça-feira. A meta mínima de cobertura vacinal de 80% das crianças foi cumprida em 122 municípios, dos trabalhadores da saúde em 140, das gestantes em 79, das puérperas em 131, dos indígenas em 13 dos 18 municípios com essa população, e, dos idosos, em 105 municípios. Em todos os grupos populacionais ainda há 354.233 pessoas há serem imunizadas.

Este ano, foram confirmados 24 casos de gripe A (H1N1), com oito óbitos, e há outros 20 casos sendo investigados. Dos oito óbitos confirmados de gripe A este ano em seis municípios (2 em Caucaia, 2 em Fortaleza, 1 em Juazeiro do Norte, 1 em Sobral, 1 em Jaguaretama e 1 em Pereiro), nenhum havia se vacinado em 2015. Ou seja, não estavam protegidos contra o vírus. A vacina contra a gripe em 2016 protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.


Para acompanhar a cobertura vacinal do seu município, acesse sipni.datasus.gov.br

PRF inicia operação de trânsito para o feriado



Segundo a PRF, por conta do aumento do fluxo de veículos e passageiros nas rodovias federais do Ceará, a ação se prolonga até o domingo ( Foto: JL Rosa )

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia à zero hora desta quarta-feira (25), a Operação Corpus Christi 2016. De acordo com a PRF, o reforço na fiscalização acontece em função do feriado ocorrer numa quinta-feira, bem próximo ao fim de semana, favorecendo à realização de viagens e ocasionando, consequentemente, o aumento do fluxo de veículos e passageiros nas rodovias federais do Ceará. A ação se prolonga até o domingo (29).

Serão priorizadas ações preventivas para a redução de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, ao uso inadequado do cinto de segurança e de dispositivos de retenção para as crianças, às ultrapassagens indevidas e envolvendo motocicletas ou ciclomotores, que apresentam índices elevados de letalidade. Também serão realizadas ações operacionais direcionadas ao combate à criminalidade e atividades de educação para o trânsito.

A PRF ainda faz um alerta aos motoristas profissionais. Como acontece em todos os feriados prolongados, o tráfego de combinações de veículos de carga (CVC), de combinações de transporte de veículos (CTV) e de outros veículos portadores de autorização especial de trânsito será restrito, nos trechos de pista simples, em determinados dias e horários. A restrição visa aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, maior parte da malha viária nacional.

Infração


Ainda segundo a PRF, nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem descarregados ou possuírem Autorização Especial de Trânsito (AET). O descumprimento desta proibição constitui infração de trânsito prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punível com multa de R$ 85,13.

Plano para racionar água sai em junho

                                                                    dsa

O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neurisângelo Freitas, afirmou durante encontro com a Agência Nacional de Águas (ANA), realizado ontem na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que o plano de racionamento de água para Fortaleza será entregue no fim do mês de junho. "Nós temos uma demanda da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor). O plano do Interior já está em andamento. Nós estamos em estudo e elaboração do plano da Capital", disse o gestor.

A Acfor informou que o plano para a cidade de Fortaleza deve possuir "indicativo de riscos à qualidade dos serviços públicos concedidos e as ações propostas para enfrentá-los". O documento será utilizado desde que as condições de risco previstas sejam concretizadas. Neste sentido, o plano sistematizará medidas de emergência e contingência, as quais já são, em sua maioria, parte do plano operacional da concessionária, mas que precisam ser analisadas e validadas. O comunicado da Autarquia ainda diz que "como qualquer outra informação solicitada pela Acfor relativa à prestação dos serviços públicos concedidos, em caso de negativa de envio não justificativa, o contrato de concessão e a regulamentação específica disciplinam o procedimento de apuração de infração e consequente aplicação das penalidades cabíveis", conclui o comunicado.

Referente aos municípios do Interior do Estado, a Cagece apresentou, no dia 17 de maio, para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), o plano de racionamento de água para 40 municípios que já enfrentam restrição nos sistemas de abastecimentos locais por causa da seca que afeta o Ceará. As medidas de contingência atendem ao que foi determinado pela Arce, em resolução.

O secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, avalia que a atual situação do Estado é preocupante, mas não desesperadora. "Embora seja o quinto ano de seca da história, nós temos água para gerenciar com muita eficiência, dentro de uma racionalidade para atravessar aí uns sete meses, o que nos separa do período chuvoso do próximo ano", destaca.

Resenha

Conforme a resenha diária do monitoramento da Cogerh, o volume atual dos açudes atinge apenas 2,43 bilhões m³, 13% da capacidade total de 18,64 bilhões m³. O Açude Castanhão, reservatório que vem salvando Fortaleza do racionamento, aparece com 9,3% de sua capacidade hídrica, enquanto o Gavião registra 81,69%.

O levantamento também aponta cinco açudes com volume acima de 90%: Caldeirões, Gameleira, Maranguapinho e Quandú, além de 118 açudes com volume abaixo de 30 %.

Com a finalidade de trocar experiências e apresentar o cenário do Estado do Ceará referente ao abastecimento de água, dirigentes da ANA se reuniram ontem com representantes dos órgãos estaduais ligados à questão da seca e do abastecimento de água. O tema discutido foi a crise hídrica, abordando as ações de convivência com a seca atual.

Efeitos

Os técnicos da ANA conheceram as ações desenvolvidas no Ceará no enfrentamento aos efeitos da estiagem que já se prolonga por cinco anos. Participam do evento, além da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), dirigentes da Cogerh, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Funceme, Cagece e Defesa Civil Estadual.

O diretor da área de gestão da Agência Nacional das Águas, Paulo Varella, aponta que atualmente o Estado passa por uma grande crise hídrica. "É preciso que (o Ceará) enfrente isso trabalhando na área de demanda. É necessário que usamos água no limite da eficiência", acrescentou o gestor.


por João Lima Neto - Repórter

terça-feira, 24 de maio de 2016

Para você: Eu Acredito em Você!

Com estas palavras, eu espero lhe proporcionar um pouco de conforto e dar a força necessária para que enfrente este difícil momento.
Foque seu pensamento em coisas positivas e esqueça as ruins. Bloqueie todo pensamento negativo e derrotista. A superação começa na nossa mente!
É importante que confie e acredite em você mesmo e no seu triunfo. Tenha fé e esperança, e lute com todas as suas forças pela superação. Com determinação tudo se consegue, e quando se plantam coisas boas, logo logo se colhem coisas melhores.

Eu acredito em você, acredite você também!

Pensamento do dia

Qualquer pessoa que te motiva a ser melhor, é alguém que vale a pena manter por perto. Sempre.

Para refletir - A luz do mundo

  A Luz do Mundo

Estava um homem de grande sabedoria a passear por estreita rua, quando uma criança perguntou-lhe:  - Moço, como eu posso ser a luz do mundo, se sou tão pequeno? O homem respondeu:

- Vou-lhe mostrar... arranje-me uma caixa com fósforos.

O menino rapidamente entrou em sua casa e trouxe-lhe a caixa. Disse então o homem: - Imagine que você é

– se você encostar este fósforo aceso em um outro fósforo apagado o que irá acontecer?

O menino sem entender respondeu:

- Irá acender o outro fósforo.- E se eu encostar outro fósforo, ele irá acender? - Sim – respondeu o menino.

O homem então concluiu:
- Você é o fósforo aceso, isto é, a luz do mundo.

Os fósforos que eu encostei no fósforo aceso, são as pessoas a sua volta. Perceba que quando eu encostei o fósforo apagado no aceso este imediatamente acendeu.

Não importa o tamanho ou idade das pessoas todos podemos e devemos ser a luz do mundo, pois essa “luz” funciona da mesma forma que o fósforo aceso, ele passa a sua chama para todos que estão próximos dele.


Bom dia!!

Aniversariantes do dia

Maria Eduarda Lima
João Victor
Samia
Ciete Juracir

Joanes Sousa

Bancos fecham nesta quinta-feira por feriado de Corpus Christi

Os bancos ficarão fechados nesta quinta-feira (26) por causa do nacional de Corpus Christi. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Na sexta-feira (27), voltam a funcionar normalmente.

As contas com vencimento para esta data e carnês poderão ser pagos sem multa na sexta-feira. Normalmente, essas contas já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Os caixas eletrônicos continuarão funcionando normalmente, assim como internet banking, atendimento telefônico e aplicativos de celular, de acordo com o comunicado da Febraban.

Os clientes podem pagar as contas no caixa eletrônico ou nos outros canais alternativos.

por Folhapress

Empresa que irá realizar o concurso da Prefeitura de Limoeiro do Norte já está definida


Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte (Foto: Agência TVJ1)
A Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte irá realizar um concurso público para o preenchimento de 450 vagas.

Os salários dos futuros contratados podem variar de R$ 880,00 a R$ 12.632,00, em carga horária de até 40 horas por semana.

Na última sexta-feira (20) pela manhã ocorreu a abertura dos envelopes da licitação do Concurso Público, na sala do Gabinete do Prefeito Municipal.

Duas empresas estavam concorrendo ao certame, a CONSULPLAN e o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB).

VENCEDORA
Na oportunidade quem saiu vencedora foi a IDIB, a mesma empresa que está realizando o concurso público do município de Morada Nova. Dentre algumas semanas o edital já deverá estar pronto e disponível para os candidatos.
Confira os cargos, número de vagas, carga horária semanal e o vencimento base:
CARGO
QUANT.
CARGA HORÁRIA SEMANAL
VENCIMENTO BASE R$
Abatedor de animais
4
40
880,00
Agente Administrativo
96
40
880,00
Assistente Social
3
30
3.000,00
Atendente de consultório dentário
5
40
880,00
Atendente de serviços de saúde
5
40
1.180,61
Auxiliar de serviços gerais
62
40
880,00
Cirurgião Dentista
6
40
3.944,74
Contador
1
40
7.377,57
Coveiro
5
40
880,00
Cozinheiro
4
40
880,00
Enfermeiro
3
40
3.944,74
Farmacêutico-Bioquímico
2
40
3.000,00
Fisioterapeuta
3
30
3.000,00
Gari
38
40
880,00
Médico Clínico Geral
5
40
12.632,00
Merendeira
12
40
880,00
Monitor
4
40
880,00
Motorista de ônibus escolar
10
40
1.267,80
Motorista de viatura pesada (D)
7
40
1.267,80
Motorista de viatura leve (B)
12
40
1.085,61
Oficial de Manutenção
7
40
880,00
Operador de máquina pesada
2
40
1.500,00
Procurador do Município
3
30
7.451,50
Professor Fundamental II (Superior)
70
40
2.778,44
Psicólogo
2
40
3.000,00
Técnico Agrícola
2
40
880,00
Técnico em Enfermagem
10
40
949,36
Técnico em Higiene Dental
6
40
1,183,32
Terapeuta Ocupacional
1
30
3.000,00
Vigia
60
40
880,00
TOTAL DE VAGAS
450

Fonte: tvj1.com.br


Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...