sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

"Aprendi que nem tudo são flores, nem todos os dias têm sol. Mas não há tristeza que não passe, nem felicidade que dure para sempre"

PARA REFLETIR - TEMPO DE AMAR

Tempo de amor       

Venho de um tempo em que o amor era para se declarar, onde usava-se a poesia da alma para declamar. Para dizer "eu te amo", era preciso amadurecimento. Namorar significava conhecer, ter tempo para dois, um falava e o outro escutava, os dois riam. Andar de mãos dadas, seguir um mesmo caminho, tudo tão simples, doce e cheio de carinho.

Beijar na boca era um acontecimento, era como um terremoto, um estremecimento, pernas bambas, coração disparado, mil sensações, 1 milhão de emoções diferentes. Era o início de uma nova fase, uma descoberta. O tempo era o maior amigo dos apaixonados, o tempo solidificava o relacionamento, e do noivado, chegava-se ao casamento.

Casar é afirmar para a pessoa amada: "Eu quero e preciso, viver a minha vida com você." Não é apenas uma festa com mil detalhes e compromissos, é uma junção de sonhos, esperanças e desejos, onde o amor deve se transformar em aliança.

E aliança é redonda, um elo que não tem fim, para mostrar que o amor deve ser eterno, construído e aumentado no dia a dia, através do respeito, compreensão e carinho, nos pequenos gestos que se eternizam, lembranças do que somos, nos olhos de quem nos ama.

Que o amor seja uma aliança na sua vida, que você tenha tempo para ser, não para ficar, para permanecer e não passar, tempo para amar e receber o amor, como quem cultiva e rega uma flor.

Eu acredito em você!


Bom dia!!

ANIVERSARIANTES DO DIA

Irislene Gonçalves
Romeu Amaral
Lucilene Rodrigues
Iris Gonçalves

Ricarlos Lima

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Pior que não ter onde cair morto,

é não ter onde ficar em pé vivo.

PARA REFLETIR - A SABEDORIA HUMANA

A sabedoria humana

Quando Deus criou o mundo em sete dias, Ele colocou à disposição dos habitantes deste lindo planeta azul uma série de boas alternativas. Colocou paisagens fascinantes, mares exuberantes e um céu cheio de constelações.

Colocou também o conhecimento, o andar, o pensar, o livre arbítrio, o poder da decisão, a percepção dos fatos, os sentimentos mágicos de felicidade, entre eles o riso e a inocência. Deus deu praticamente tudo aos homens e mulheres daqui.

Mas como um bom pai não dá tudo de mão beijada ao seu amado filho, então Deus determinou que ao menos um objetivo deveria ser incessantemente almejado por todos nós: a sabedoria.

Para tanto, com toda a generosidade que lhe é peculiar, Deus indicou um lugar especial para que o homem a guardasse.

O melhor lugar  é dentro do próprio homem, e dentro de seu coração. Se não for com amor, de nada adiantará tentarmos construirmos um mundo


Bom dia!!

Ceará vence o Guarani de Juazeiro no PV e engata segunda vitória seguida no Campeonato

CRÉDITOS: CHRISTIAN ALEKSON / CEARASC.COM
Foi em jogo fraco tecnicamente e com direito a susto no final da partida que o Ceará conseguiu sua segunda vitória no Estadual. Ainda sem apresentar o futebol ideal, mas já demonstrando uma evolução em relação à estreia contra o Tiradentes, no fim de semana, o Vovô venceu o Guarani (J) na noite desta quarta-feira, 27, e chegou a seis pontos em dois jogos disputados.

O Ceará volta a campo no próximo sábado, 30, para enfrentar o Quixadá às 16 horas, novamente no PV, quando vai tentar manter 100% de aproveitamento no certame. No mesmo dia e horário, o Guaraju enfrenta o Tiradentes, no estádio Domingão.

O JOGO
O time comandado pelo técnico Lisca demonstrou mais organização tática e disposição física em relação a estreia contra o Tiradentes. Mesmo atuando novamente sem nenhum meia de ofício, desta vez Jhonnatan e Ricardo Conceição garantiram mais qualidade na saída de jogo. Com a ajuda de Alex Amado, que flutuava pelos lados do campo, a transição entre defesa e ataque ocorria com mais facilidade, tanto que o Vovô conseguiu criar boas chances com o próprio Alex Amado e o jovem Caio César, que mostrou personalidade na estreia. Participativo, o camisa 9 se apresentou pro jogo, participando de tabelas e arriscando chutes perigosos de fora da área.

Mas o gol alvinegro no primeiro tempo veio em jogada de bola parada. Aos 15 minutos, Fernandinho cobrou falta na área e o zagueiro Afonso tentou cortar, mas acabou mandando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar.

Com a vantagem, o alvinegro diminuiu o ritmo, mas seguiu pressionando o Leão do Mercado e quase marca o segundo após cobrança de falta de Fernandinho, em que Diego fez grande defesa. Sólido defensivamente, o Vovô não dava espaços para o time visitante, que com a clara proposta de tentar jogar no erro adversário não conseguia contra-atacar.

Na segunda etapa, o Ceará manteve a postura. Controlando o jogo, não permitia ao adversário criar ameaças e seguia pressionando em busca do segundo gol, mas com menos intensidade. Quando chegou com perigo, sofreu com a falta de pontaria nas finalizações ou parou no goleiro Diego.

O castigo quase veio no final do jogo. O meia Abaiara, que havia acabado de entrar, arrancou da intermediária, fez fila e chutou ao lado do gol de Éverson, quase empatando a partida e assustando a torcida alvinegra, que no final das contas saiu do PV satisfeita com mais um resultado positivo.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ (4-4-2)
Éverson, Tiago Cametá, Charles, Carlão e Fernandinho; Baraka, João Marcos, Jhonnatan, Ricardo Conceição (Assisinho), Alex Amado (Richardson) e Caio César (Roni)
Técnico: Lisca

GUARANI DE JUAZEIRO (4-5-1)
Diego, Éverton, Afonso, Henrique, Eduardo Erê, Gleidson, Neto (Cleiton), Adenilson, Ronda, Philco e Roberto Jacaré (Abaiara)
Técnico: Edson Leivinha

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza
Árbitro: Magno Cordeiro
Assistentes: Armando Lopes e Jailson Albano
Cartões amarelos: Baraka, (CEA) Gleidson (GUA)
Cartões vermelhos:
Público pagante: 4.008
Não pagante: 475
Renda: R$ 19.048,00
Gol: Afonso (contra) 15/1ºT

Fonte: http://esportes.opovo.com.br/

Trici - Pe. Denilson paga promessa e se emociona com a presença de populares

Uma verdadeira multidão participou da caminhada saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no centro de Tauá, até a Barragem do Trici, distante aproximadamente 20km da sede do município.
A caminhada surgir de uma promessa feita pelo Padre Denilson, hoje Pároco de Tauá e filho da terra, há 4 anos atrás quando fez uma oração ao passar pelo reservatório que estava praticamente seco, pedindo a sangria da barragem responsável pelo abastecimento de mais de 35 mil habitantes que moram na cidade.
Ao divulgar nos meios de comunicação e redes sociais que pagaria a promessa nessa data, centenas de pessoas se juntaram a caminhada.
A prefeita Patrícia Aguiar também se juntou ao Padre e aos tauaenses para agradecer a Deus pela sangria da barragem que estava seca há duas semanas e hoje acumula água suficiente para os próximos 4 anos. Jovens, adultos e idosos, além de empresários, vereadores, profissionais liberais e populares participaram da peregrinação.


Fonte blog do Wilrismar Holanda;

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Pensamento do dia

"Algumas pessoas nunca vão te amar, não importa o que você faça. Outras pessoas nunca deixarão de te amar, não importa o que você faça."

PARA REFLETIR - NOVO TEMPO

Novo Tempo

Bem-vindo  ao novo tempo!

É tempo de plantar as boas sementes que a experiência lhe trouxe. É tempo de pensar nos seus sonhos mais antigos,
é tempo de contemplar a vida com olhos especiais. É tempo de comemorar o novo na sua maturidade. Tudo pode ser diferente! E até o que está bom, pode melhorar. Então, descruze os braços do conformismo, tire do rosto qualquer marca de sofrimento, remova impressões que nos fazem vítimas.

Somos senhores do nosso destino, capitães da vida, que lembra um grande navio, ou que de tão modesta, parece um barquinho. Não importa o tamanho, importa sim a qualidade, importa sim o valor que você se dá, pois o mar té o mesmo para todos. Então, venha descobrir, nesse dia que se abre, o quão importante é o celebrar, o agradecer;
Comemore-se!

Um sorriso no rosto é o seu passaporte, uma desejo na cabeça é o caminho, e quem vai te levar é o Destino, companheiro inseparável do Trabalho, primo-irmão da Perseverança, filho único dos Sonhos, e melhor amigo da Eternidade, que traz este dia para você recomeçar, sair e deixar marcas pelo caminho, rastros luminosos da estrela que brilha em você.

Não deixe essa Luz se apagar, o melhor está sempre por começar...


Bom dia!!

ANIVERSARIANTES DO DIA

Erika Santiago
Anna Kelly
Tallyne Sillva
Alailson Matos
Geilson Lyma
Gilvanda Pascoal Pascoal
Daniele Freitas
Anna Kelly Santiago

Socorro Antunes

Previsão para o dia 27/01/2016

Elaborada às 17:57:48 do dia 26/01/2016.

Previsão para o dia 27/01/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o estado.
Previsão para o dia 28/01/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.
Previsão para o dia 29/01/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.

Fonte: Funceme

CHUVAS NA REGIÃO JAGUARIBANA

Peixe Gordo      Icapuí    4.0

fonte: Funceme

10 maiores chuvas por Municípios no dia


Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 26/1/2016 às 7:00 de 27/1/2016

Reriutaba (Posto: Reriutaba) : 30.0 mm

São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 25.8 mm

Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 18.2 mm

Ubajara (Posto: Ubajara) : 18.0 mm

Graça (Posto: Graca) : 15.0 mm

Meruoca (Posto: Meruoca) : 11.0 mm

Crato (Posto: Crato) : 10.2 mm

Mucambo (Posto: Mucambo) : 10.0 mm

Farias Brito (Posto: Farias Brito) : 9.4 mm

Cariús (Posto: Sao Sebastiao) : 6.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 18

Total de municípios com chuva em todo o estado: 16

Dados extraídos às : 07:40 de 27/1/2016

Fonte: FUNCEME

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ANIVERSARIANTES DO DIA

Artemisia Silva
Aires Kessia
Maria Jose Ferreira
Evando Nunes
Tereza Beatriz

PENSAMENTO DO DIA

O crescimento e as oportunidades estão reservadas

para os ativos, para quem toma a iniciativa.

Para refletir - Você é resultado daquilo em que acredita

É interessante observar o padrão de pensamento que dispomos para justificar certos comportamentos em nosso dia-a-dia. A maioria das pessoas gosta de estar sempre com a razão e passa grande parte da vida querendo provar que sua atitude é realmente a correta.

Às vezes, as pessoas lamentam o fato de seus problemas persistirem pela vida afora, e apesar de já saberem o motivo de sua existência e até mesmo como resolvê-los, os mesmos repetem-se a cada dia.

Está comprovado que a grande dificuldade do SER HUMANO está em aceitar suas mudanças internas, ou seja, reconhecer que o grande segredo para alcançar a tal "felicidade" está dentro de si mesmo, e não fora. Assim como perceber que tudo o que acontece em nossas vidas nasce dentro da gente e entender porque geramos certos comportamentos ao longo de nossa história de vida. São desafios que certamente nos fazem crescer e permitem vivenciar a paz interior que tanto buscamos.

Reconhecer-nos como vencedores talvez simplifique alguns desafios. Uma vez que temos a chave para alterar nosso comportamento quando necessário sem complicá-lo e, principalmente, contemplar o que os outros dizem, revelamos o que realmente somos.

O vencedor é o que muda a si mesmo sem querer modificar o comportamento do próximo. É aquele que vive a alegria agora, sem ficar esperando um dia para ser feliz, e realiza o seu sonho, sem incomodar-se com os sonhos dos demais.

Acreditar cada vez mais em nós mesmos, no poder interior, nos amando sempre cada vez mais e melhor, revendo nossa postura e desqualificando os preconceitos adquiridos no passado são alguns caminhos que podemos percorrer.

Talvez assim, possamos assumir definitivamente o controle de nossas emoções e compartilhar o amor, descomplicando a doce arte que é VIVER.


(Lilian Maria Nakhle)

Previsão para o dia 26/01/2016

Elaborada às 16:44:39 do dia 25/01/2016.

Previsão para o dia 26/01/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o Estado.
Previsão para o dia 27/01/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.
Previsão para o dia 28/01/2016
Há possibilidade de chuvas isoladas, entre a madrugada e manhã, no centro-norte do Ceará. Nas demais regiões do estado, céu parcialmente nublado ao longo do dia.


Fonte: FUNCEME

10 maiores chuvas por Municípios no dia

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 25/1/2016 às 7:00 de 26/1/2016

Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 88.0 mm

São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 44.4 mm

Graça (Posto: Graca) : 34.0 mm

Guaraciaba Do Norte (Posto: Guaraciaba Do Norte) : 31.0 mm

Crateús (Posto: Aeroporto(crateus)) : 25.2 mm

Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 20.8 mm

Pires Ferreira (Posto: Pires Ferreira) : 20.5 mm

Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama) : 16.0 mm

Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 14.4 mm

Fortaleza (Posto: Messejana) : 12.2 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 26
Total de municípios com chuva em todo o estado: 21
Dados extraídos às : 07:15 de 26/1/2016


Fonte: FUNCEME

Chuvas na Região Jaguaribana

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 25/1/2016 às 7:00 de 26/1/2016

Sao Jose Do Fama           Iracema               16.0      
                

Canafistula         Iracema               8.0

Padre percorrerá 17 km a pé para pagar promessa pelo transbordamento da barragem do Trici

O Pároco de Tauá, Pe. Denilson Furtado, vai pagar uma promessa pelo transbordamento da barragem do Trici. A promessa do padre era que se a barragem sangrasse ele iria percorrer a pé os 17 kms de distância entre a sede de Tauá e a barragem no Distrito de Trici.
O padre já marcou a caminhada para a próxima quarta-feira,27 de janeiro, com saída as 15h30m.
A saída será da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Rosário. Pela importância do fato para a cidade de Tauá o padre deve contar com uma grande quantidade de pessoas o acompanhando nessa caminhada.
Barragem do Trici


Fonte Blog do Edy Fernandes

Campanha quer evitar que pais deem nomes estranhos aos filhos


Calígula
Batizar filhos com nomes "excêntricos" não é indicado. Pelo menos é o que mostra uma campanha realizada por cartórios do Rio de Janeiro para evitar esse tipo de registro.

Segundo consta na ação, nomes "estranhos" podem estimular o bullying e trazer problemas para as crianças no futuro. A informação é do jornal O Globo.

A iniciativa ocorre com discursos e cartazes "de esclarecimento" aos pais no ato do registro. O jornal lembrou ainda que os profissionais podem se recusar a registrar uma criança se for avaliado que o nome pode resultar em problemas futuros.

No Estado do Rio, os nomes "Messalina" e "Calígula" foram negados em cartórios recentemente. Outro nome que enfrentou resistência é "Artu", mas a mãe da criança convenceu o oficial de que o nome não traria problemas ou constrangimentos ao menino.


                                                                     Redação O POVO Online

Ministério divulga cronograma para desligamento da TV analógica

                        
O Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira, 25, um cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, o desligamento do serviço analógico vai começar com projeto-piloto na cidade goiana de Rio Verde no dia 15 de fevereiro. Em outubro, Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal vão fazer a transição.

No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza. Outras cidades do estado de São Paulo e do Nordeste passarão pela mudança no próximo ano.

Em 2018, a transição para o sinal de TV digital vai incluir as capitais e outras cidades das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O Ministério das Comunicações vai publicar portarias com a relação dos demais municípios afetados pela transição para o sinal digital.


De acordo com o Ministério, a portaria faz um ajuste no cronograma de implantação da TV digital levando em consideração os grandes eventos que ocorrerão no país até 2018, como as Olimpíadas este ano e as eleições para presidente, daqui a dois anos.

A portaria determina aumento na divulgação que as redes de televisão terão de fazer para avisar os telespectadores sobre o desligamento. A campanha de alerta terá início um ano antes da data prevista para a transição em cada cidade.

O documento mantém como condição para o desligamento da TV analógica que 93% dos domicílios do município tenham garantida a recepção do sinal digital.


Agência Brasil

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Chuvas no município de Palhano

PLUVIOMETRIA DO ANO 2016 NO MUNICIPIO DE PALHANO


DIA
QUANT. DE CHUVAS EM mm
01

02

03

04

05

06

07

08

09
15mm
10

11

12

13

14
02mm
15

16
04mm
17

18

19
16mm
20

21
10mm
22
27mm
23
43mm
24

25

26

27

28

29

30

31



Total
117mm

PENSAMENTO DO DIA

É fácil encontrar defeitos... Qualquer um pode fazê-lo! Mas encontrar qualidades? Isto é para os sábios.

PARA REFLETIR - Reflita...Você quer ser feliz?

Acontece algumas vezes que não achamos bom o chá. Descobre-se a causa quando se chega ao fundo da xícara:   era o açúcar. Não estava  faltando,  mas estava no fundo.

Teria sido necessário mexer.

Talvez o que esteja faltando à nossa vida tenha ficado no fundo. Nossa vida talvez não tenha sabor porque não temos a coragem  de ir ao fundo das coisas ou porque não queremos.

Você é dono das suas ações ...faça as coisas mudarem. Hoje você pode tudo...amanhã só quase tudo, e no futuro nada mais pode... Fazemos caretas como ao tomar chá sem açúcar.

Precisamos fazer o esforço de mexer a vida, de tocar  nos segredos de Deus em nós." Deus gosta de nos dar oportunidades... Uma, duas ou três ou você agarra ou nunca mais...

Que tal nessa 2ª feira você  começar a dar uma
mexida em sua vida? Ligue para aquele seu amigo/a
sem medo de ser feliz...Quem sabe essa febre de
amor não acalma...Pense nisso!!

Bom dia!!

ANIVERSARIANTES DO DIA

Vinicius Rebouças
Rafaelle Oliveira
Marcoz Fereira

Eridina Rodrigues

Previsão para o dia 25/01/2016

Elaborada às 17:07:35 do dia 24/01/2016

Entre a madrugada e o início da manhã, possibilidade de chuva na faixa litorânea e sul do Estado. Ao longo do dia, céu parcialmente nublado em todas as regiões cearenses.
Previsão para o dia 26/01/2016
Ao longo do dia, céu parcialmente nublado em todas as regiões do Estado.
Previsão para o dia 27/01/2016
No decorrer do dia, céu parcialmente nublado em todas as regiões cearenses.
Análise - 24/01/2016
Conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 16h30min local, há nuvens sobre todo o Estado do Ceará. Essa nebulosidade, deve-se à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura) que está próximo à região Nordeste (NE) do Brasil, padrão observado nos últimos dias.

FONTE: FUNCEME


10 maiores chuvas por Municípios no dia:



Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 97.0 mm

Tauá (Posto: Caiçara) : 89.0 mm

Mombaça (Posto: Boa Vista) : 88.2 mm

Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 85.7 mm

Graça (Posto: Graca) : 75.0 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 73.0 mm

Fortaleza (Posto: Messejana) : 72.6 mm

Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro) : 72.4 mm

Ocara (Posto: Ocara) : 68.0 mm

Maracanaú (Posto: Maracanau) : 67.0 mm

FONTE:FUNCEME
CHUVAS NA REGIÃO JAGUARIBANA
Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 24/1/2016 às 7:00 de 25/1/2016
Peixe Gordo      Icapuí    85.7                      
Elevatorio - Cogerh        Itaiçaba                26.0                      
Aruaru  Morada Nova    20.0                      
Mata Fresca       Aracati  20.0                      
Itaicaba                Itaiçaba                17.8                      
Erere     Ererê     9.0                        
Jaguaretama     Jaguaretama     9.0                        
Ema       Iracema               8.0                        
Palestina             Orós      7.0                        
Canafistula         Iracema               7.0                        
Iracema               Iracema               5.0                        
Retiro Grande   Icapuí    5.0                        
Banabuiu            Banabuiú            2.3                        
Fazenda Coque                Jaguaretama     2.2                        
Jaguaribe            Jaguaribe            2.0                        
Sitio Timbauba Macore Russas  2.0

FONTE:FUNCEME

Chuvas de janeiro estabilizam nível dos açudes no Ceará


As chuvas que estão atingindo a maior parte dos municípios do estado no primeiro mês de 2016 ajudam a estabilizar o nível dos reservatórios cearenses. Atualmente, a média geral de volume d’água nos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) se mantém em 12,1%. “A importância dessas chuvas é garantir que não se tenha perda de volume d’água, o que já nos ajuda nesse começo de ano. Isso, juntamente com a série de ações que vem sendo planejadas e desenvolvidas desde 2015, fazem com que não tenhamos nenhum município em colapso de abastecimento no Ceará”, explica o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

O acompanhamento do cenário hídrico nas mais diversas comunidades do estado é feito semanalmente na reunião do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que acontece no Palácio da Abolição, sob o comando do secretário-chefe de gabinete do Governo, Élcio Batista. Os encontros também são monitorados de perto pelo governador Camilo Santana.

Nesta sexta (22), o grupo discutiu o andamento de obras de poços e adutoras espalhadas por todo o território cearense e já projetou novas ações para 2016. “Com o nosso esforço integrado, estamos conseguindo contornar situações mais delicadas, como as dos municípios de Quixeramobim, Salitre, Ibicuitinga, entre outros. Em Parambu, por exemplo, a chuva está ajudando bastante, mas mesmo assim, até o final da próxima semana, teremos mais 13 chafarizes equipados e entregues para a prefeitura da cidade. Agora, o que precisamos é buscar mais alternativas de abastecimento para a população cearense. A dessalinização em larga escala é uma delas e estamos pesquisando qual é a melhor tecnologia para implantar esse método aqui no Ceará”, anunciou Élcio Batista.

Participaram também da reunião do Comitê de Monitoramento o secretário-executivo dos Recursos Hídricos, Neném do Cazuza; o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias; além de diretores, gestores e técnicos da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), SRH, Cogerh e Cagece.

Prognóstico para os meses de fevereiro a março

Na última quarta-feira (20), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou o prognóstico climático para os meses de fevereiro a abril de 2016. Segundo o órgão, será mantida a tendência da quadra chuvosa dos últimos 4 anos, com 65% de probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média histórica no Estado – um aumento de apenas 1% em relação a 2015. Os dados indicam que existe ainda a probabilidade de 25% para chuvas em torno da média e 10% para que elas fiquem acima da média do período no Ceará.

Diante do prognóstico, o Governo do Estado mantém a execução das ações do Plano Estadual de Convivência com a Seca, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano passado. Em 2015, foi realizado o maior programa de poços da história, executando quase 1.200 construções em área urbana e rural e a instalação de mais de 400 poços já existentes que estavam sem funcionar. Também seguem a conclusão de mais de 200 km de adutoras de montagem rápida, além da Operação Carro Pipa da Defesa Civil e do Exército Brasileiro, em áreas com menos acesso à água.


com informações do Governo do Estado 

Agentes encontram focos do Aedes em 222 mil casas de 19 estados


Equipes que combatem o Aedes aegypti encontraram focos do mosquito em 3% das 7,4 milhões de residências visitadas. Em mais de 222 mil casas elas eliminaram o vetor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A meta do Ministério da Saúde é que o índice caia para menos de 1% até o final de fevereiro.

Desde o começo do ano, foram visitados 15,2% dos 49,2 milhões de domicílios urbanos do país, de acordo com balanço dos coordenadores da operação de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento da microcefalia. Os números correspondem aos registros feitos em 2.548 municípios de 19 unidades da federação. Oito estados não enviaram informações para o sistema.

Segundo o secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, a meta é inspecionar todos os municípios até o final de fevereiro. “O trabalho consiste em procurar [criadouros]. Se [a equipe] encontrar o foco, deve destruir e fazer o trabalho de vigilância com a família, com a vizinhança”, disse Oliveira.

O último balanço do Ministério da Saúde informa que foram feitas 3.893 notificações de casos suspeitos de microcefalia causada pelo vírus Zika. Até agora, foram confirmados 230.

agencia brasil 

Multa para quem jogar lixo na rua pode ser adotada em todo o país



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, em decisão terminativa, no dia 29 de setembro, o projeto que obriga os municípios e o Distrito Federal a multar quem for pego jogando lixo nas ruas. A medida já é comum em algumas cidades, como no Rio de Janeiro – a medida foi para a análise da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, passará a valer em todo o território nacional.

De acordo com o Senado, o texto altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para proibir o descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o Distrito Federal regulamentem a forma correta de descarte.

O relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), apresentou voto favorável à proposta, apresentada pelo ex-senador Pedro Taques. Para Jorge Viana, “sanções pecuniárias ainda são ações pedagógicas e preventivas necessárias para se evitar condutas indesejadas”. Ele considera que o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos.

Viana também apresentou emenda para retirar previsão de prazo de regulamentação da medida do projeto – ele considera que a a atitude seria uma ingerência sobre o Distrito Federal e sobre os municípios.


Fonte: Agência Senado 

Rio Jaguaribe tem a primeira cheia dos últimos quatro anos




Barragem do Trici no município de Tauá, com capacidade 16 milhões de M³. Há 15 dias estava totalmente seca e na manhã de hoje sangrou. Fotos: :Ulisses Lima/Folha do Sertão

O Rio Jaguaribe está recebendo em 2016 as primeiras águas das fortes chuvas caídas em suas cabeceiras e já demonstra uma boa elevação.
As recentes precipitações registradas em municípios como Tauá , Arneiroz e Saboeiro contribuíram para esse aumento das águas. Um açude que arrombou ontem em Tauá vem trazendo muita água para o Jaguaribe nas próximas horas.
Em alguns locais por onde as águas estão passando tem se registrado belíssimos espetáculos, como é o caso da barragem de Jucás que já está transbordando.
Em Iguatu as águas dessas chuvas estão sendo esperadas com ansiedades pelos Iguatuenses.


Por Paulinho Neto  

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

O problema de mentes fechadas é que elas sempre tem as bocas abertas

PARA REFLETIR - A sabedoria humana

Quando Deus criou o mundo em sete dias, Ele colocou à disposição dos habitantes deste lindo planeta azul uma série de boas alternativas. Colocou paisagens fascinantes, mares exuberantes e um céu cheio de constelações.

Colocou também o conhecimento, o andar, o pensar, o livre arbítrio, o poder da decisão, a percepção dos fatos, os sentimentos mágicos de felicidade, entre eles o riso e a inocência. Deus deu praticamente tudo aos homens e mulheres daqui.

Mas como um bom pai não dá tudo de mão beijada ao seu amado filho, então Deus determinou que ao menos um objetivo deveria ser incessantemente almejado por todos nós: a sabedoria.

Para tanto, com toda a generosidade que lhe é peculiar, Deus indicou um lugar especial para que o homem a guardasse.

O melhor lugar  é dentro do próprio homem, e dentro de seu coração. Se não for com amor, de nada adiantará tentarmos construirmos um mundo


Bom dia!!

10 maiores chuvas por Municípios no dia

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 21/1/2016 às 7:00 de 22/1/2016

Crato (Posto: Crato) : 108.0 mm

Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 92.0 mm

Arneiroz (Posto: Arneiroz) : 81.7 mm

Tauá (Posto: Sao Joao Do Trissi) : 81.0 mm

Saboeiro (Posto: Sitio Itaporanga) : 79.0 mm

Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama) : 69.0 mm

Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 67.0 mm

Granja (Posto: Pessoa Anta) : 63.0 mm

Guaraciaba Do Norte (Posto: Morrinhos Novos) : 62.2 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 60.8 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 123

Total de municípios com chuva em todo o estado: 91

Dados extraídos às : 07:45 de 22/1/2016
FONTE:FUNCEME


CHUVAS NA REGIÃO JAGUARIBANA

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 21/1/2016 às 7:00 de 22/1/2016
Sao Jose Do Fama           Iracema               69.0                      
Alto Santo          Alto Santo          48.2                      
Guassussê          Orós      37.0                      
Ema       Iracema               37.0                      
Ico          Icó          36.0                      
Erere     Ererê     33.0                      
Bastioes              Iracema               32.0                      
Brum     Jaguaribe            31.6                      
Jaguaribe            Jaguaribe            31.0                      
Pereiro Pereiro 30.4                      
Sao Vicente       Icó          30.0                      
Potiretama         Potiretama         27.0                      
Palhano               Palhano               27.0                      
Sitio Timbauba Macore Russas  21.6                      
Iracema               Iracema               21.0                      
Peixe Gordo      Icapuí    20.0                      
Peixe    Russas  19.6                      
Itaicaba                Itaiçaba                19.2                      
Capim Grosso   Russas  19.0                      
Lagoa Da Serra  Morada Nova    18.6                      
Logradouro        Alto Santo          18.1                      
Ibicuitinga           Ibicuitinga           15.0                      
Canafistula         Iracema               14.0                      
Banabuiu            Banabuiú            13.4                      
Elevatorio - Cogerh        Itaiçaba                13.0                      
Mata Fresca       Aracati  11.0

FONTE: FUNCEME

Ceará tem 65% de chance de entrar no 5º ano de seca, aponta Funceme


Açude Cedro em Quixadá é um dos reservatórias do estado que carece de recarga
O Ceará tem 65% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016. O prognóstico, divulgado na manhã desta quarta-feira, 20, é ainda pior que o do início de 2015. A possibilidade das precipitações deste ano estarem na média considerada normal é de 25%, e a chance de o ano ser chuvoso é de apenas 10%. A análise revela uma grande chance de o Estado entrar no quinto ano consecutivo de estiagem, reforçando a gravidade do panorama da seca no Ceará.

Segundo a Funceme, um padrão de anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica condição de El Niño de forte intensidade no trimestre de fevereiro a abril de 2016. Além disso, contribuem para o fenômeno os padrões dos ventos em baixo níveis, da precipitação em várias áreas do globo e da circulação geral da atmosfera.

Neste mês, as condições atmosféricas facilitaram a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), fenômeno típico da pré-estação chuvosa, e trouxeram chuvas para o Ceará. A Funceme aponta que essas características podem vir a persistir até meados de fevereiro, notadamente, na sua primeira quinzena, podendo ocasionar outros eventos de precipitação.

Apenas o açude Caldeirões, em Saboeiro, está sangrando, enquanto que outros 136 açudes cearenses estão com volume inferior a 30%. Nenhum açude cearense apresenta volume superior a 90%, aponta a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh-CE).

Uma atualização do prognóstico climático será divulgado em fevereiro de 2016 para o trimesre março, abril e maio.


Redação O POVO Online

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

Na dúvida, escolha o silêncio. Ele incomoda, irrita, chateia, não gasta sua energia, e ainda por cima, preserva a tua imagem.

PARA REFLETIR - SE TUDO FOSSE PERFEITO

Se Tudo Fosse Perfeito

Se as coisas fossem perfeitas não existiria lições de vida não haveriam arrependimentos e nem descobertas...Se tudo fosse perfeito mãos não se uniriam e sonhos não seriam valorizados.

Se tudo fosse perfeito olhares não se completariam e gestos passavam despercebidos. Se tudo fosse perfeito as lágrimas não existiriam as palavras seriam perfeitas... Se tudo fosse perfeito eu pularia no abismo sem medo da morte Pois asas eu ganharia...

Se tudo fosse perfeito eu atravessaria o oceano sem medo de ser levada pelas ondas sem receios de me perder em suas profundezas. Se tudo fosse perfeito dores não existiriam e a cura não seria procurada...

Se tudo fosse perfeito não haveria a busca pela perfeição... Nada é por acaso pois nem o destino é perfeito.


Bom dia!!

ANIVERSARIANTES DO DIA

João Marcos Sousa

Tianna Nogueira

Previsão para o dia 20/01/2016

No decorrer do dia, nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses.

Previsão para o dia 21/01/2016
Ao longo do dia, eventos de chuva em todas as regiões do Ceará.

Previsão para o dia 22/01/2016
Há possibilidade de chuva em todas as regiões do estado.

FONTE: FUNCEME 

10 maiores chuvas por Municípios no dia

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 19/1/2016 às 7:00 de 20/1/2016

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 41.0 mm

São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 36.6 mm

Graça (Posto: Graca) : 25.0 mm

Ipueiras (Posto: Matriz) : 22.0 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 18.0 mm

Reriutaba (Posto: Reriutaba) : 18.0 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Pecem) : 17.0 mm

Morrinhos (Posto: Morrinhos) : 17.0 mm

Ipu (Posto: Flores) : 16.5 mm

Forquilha (Posto: Ac. Forquilha) : 12.2 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 29

Total de municípios com chuva em todo o estado: 23

Dados extraídos às : 07:30 de 20/1/2016

FONTE: FUNCEME

Tasso diz que Camilo é muito diferente de Cid Gomes e que Roberto Cláudio é ‘razoável’ como prefeito

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) fez sua avaliação sobre o primeiro ano de Camilo Santana (PT) como governador. “Acho que Camilo é bem-intencionado, mas está vivendo um momento difícil. Neste ano, espero que faça alguns ajustes na equipe dele. No enfrentamento desses problemas que falei, acho que ele precisa fazer ajustes na sua equipe para deixar de ser apenas um primeiro ano de aprendizado e começar a ter algumas ações mais visíveis”.

Sobre o estilo, destacou a diferença em relação a Cid Gomes: “Muito diferente. Completamente”. E completa: “Ele (Camilo) é uma pessoa bastante acessível, agradável, ouve bastante e muito mais aberta, com certeza”.

O senador também comenta o desempenho do prefeito Roberto Cláudio (PDT): “Acho que é razoável”. Ele pondera que tem ouvido críticas às ações nos bairros – ou falta delas – e à saúde.


Da Coluna Política, no O POVO desta terça-feira (19), pelo jornalista Érico Firmo:

Escolas públicas podem funcionar nos finais de semana e feriados



A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que acrescenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) a possibilidade de as escolas públicas de todo o País abrirem nos finais de semana, feriados e recessos letivos. A ideia é que, nessas ocasiões, sejam oferecidas atividades culturais, esportivas e de reforço escolar à comunidade.

Foi aprovado o substitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 3917/08, do Senado. O texto alternativo retirou a obrigatoriedade – prevista na proposta original – de os colégios fornecerem alimentação aos estudantes durante esse período extra de utilização das unidades escolares. A justificativa para a mudança é que a merenda nessas datas poderia trazer impacto financeiro aos cofres públicos.

Relatora na Comissão de Finanças, a deputada Leandre (PV-PR) defendeu a aprovação do substitutivo. Segundo ela, a liberação da abertura das escolas nos finais de semana representa uma demanda da sociedade. “Hoje, temos várias tentativas no País, algumas funcionando, outras não. A autorização expressa em lei facilitará o trabalho do gestor público, que não terá mais dúvidas se poder abrir o colégio ou não”, destacou.


(Agência Câmara Notícias)

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

PENSAMENTO DO DIA

Um sorriso pode ter dois significados. Ou ele mostra o quanto você está bem, ou esconde o quanto você está mal. - Demi Lovato  

PARA REFLETIR - Rancor

Nesta vida deveremos buscar a evolução espiritual de diversas maneiras. Uma delas é eliminando sentimentos negativos que não contribuem em nada para o nosso dia-a-dia e que, pelo contrário, só atrasam nossa vida.

Um destes sentimentos é o rancor. O rancor é, na verdade, o “ódio encubado” no coração, ou seja, um ódio “longa vida”.

A melhor maneira de eliminar este sentimento é o perdão verdadeiro, do fundo de nossa alma.

Se você não tiver coragem de perdoar frente a frente àquela pessoa que lhe trouxe tantos problemas e rancores, pelo menos  mentalize   positivamente o perdão a ela.

Quando isto acontecer, você estará tirando um grande peso de suas costas.

Vá em frente, acredite  em você e em seu talento para viver a vida em harmonia e paz.


Bom dia!!

Previsão para o dia 19/01/2016

Elaborada às 08:48:51 do dia 19/01/2016.

Previsão para o dia 19/01/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado.
Previsão para o dia 20/01/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses.
Previsão para o dia 21/01/2016
Ao longo do dia, eventos de chuva em todas as regiões do Ceará.
Análise - 19/01/2016

Há nebulosidade sobre todo o Ceará, conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 8h15min local . Essa nebulosidade está associada à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura) que está próximo à região Nordeste (NE) do Brasil.

CHUVAS NA REGIÃO JAGUARIBANA

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 18/1/2016 às 7:00 de 19/1/2016

Sao Joao Do Jaguaribe  São João Do Jaguaribe  75.0                      
Peixe Gordo      Icapuí    75.0                      
Jaguaribara        Jaguaribara        55.0                      
Tabuleiro Do Norte        Tabuleiro Do Norte        38.2                      
Peixe    Russas  36.2                      
Ema       Iracema               33.0                      
Jaguaretama     Jaguaretama     33.0                      
Morada Nova    Morada Nova    29.0                      
Quixere               Quixeré               23.8                      
Limoeiro Do Norte          Limoeiro Do Norte          23.0                      
Palhano               Palhano               22.0                      
Aracati  Aracati  20.6                      
Jaguaruana        Jaguaruana        20.0                      
Retiro Grande   Icapuí    19.6                      
Canafistula         Iracema               18.6                      
Guassussê          Orós      16.0                      
Erere     Ererê     15.4                      
Russas  Russas  15.4                      
Sao Jose Do Fama           Iracema               14.0                      
Ico          Icó          13.3                      
Sitio Malhada    Limoeiro Do Norte          12.8                      
Serrote Branco Jaguaretama     11.0                      
Fazenda Lacraia               Morada Nova    10.6                      
Acude Santa Maria         Ererê     8.0                        
Iracema               Iracema               8.0                        
Elevatorio - Cogerh        Itaiçaba                7.8                        
Itaicaba                Itaiçaba                7.7                        
Capim Grosso   Russas  7.0                        
Ibicuitinga           Ibicuitinga           7.0                        
Sitio Timbauba Macore Russas  6.6                        
Banabuiu            Banabuiú            6.5                        
Potiretama         Potiretama         6.0                        
Alto Santo          Alto Santo          5.8                        
Fortim  Fortim  5.0                        
Lagoa Da Serra  Morada Nova    4.0                        

Jaguaribe            Jaguaribe            3.0

Total de postos com chuva em todo o estado: 228

Total de municípios com chuva em todo o estado: 157

Dados extraídos às : 09:35 de 19/1/2016
FONTE: FUNCEME

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...