sexta-feira, 30 de outubro de 2015

7 coisas que você precisa saber para a sexta-feira, 30 de outubro

1. Porto Alegre deve ter calorão, chuva e trovoadas
Antes da chegada de uma nova frente fria em Porto Alegre, prevista para a tarde desta sexta-feira, ainda será possível aproveitar o sol e desfrutar do calor que vigora na Capital desde o início da semana. Conforme o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, a máxima em Porto Alegre deve chegar a 29°C antes da virada no tempo. A instabilidade deve avançar lentamente e provocar chuva a qualquer hora do dia também no sábado e no domingo.

2. Sartori propõe empréstimo do Banrisul para pagar 13º salário
Por cerca de duas horas, entre as 15h e as 17h da quinta-feira, o governador José Ivo Sartori recebeu os chefes do Judiciário, da Assembleia, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado para discutir a situação financeira do Rio Grande do Sul e a forma de pagamento do 13º salário dos servidores públicos.
3. Construtora desiste de contrato e BR-448 está sem manutenção
Responsável pela manutenção da Rodovia do Parque, a construtora Notemper Empreendimentos, empresa do Rio de Janeiro, está cancelando o contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), assinado em dezembro do ano passado.

4. Como ficou o cruzamento onde ocorreu acidente fatal no Menino Deus
Três semanas após o acidente entre um Ford Fiesta e uma lotação que causou a morte de Isabel Gonçalves Machado (carona do carro), 71 anos, e Fábio Costa Dornelles (passageiro da lotação), 27 anos, o cruzamento das ruas Miguel Couto e Dona Augusta, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, recebeu nova sinalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Foram colocados tachões, e uma faixa de pare foi pintada na horizontal na Miguel Couto, alguns metros antes de uma faixa de segurança.

5. Dilma diz que governo "aperta o cinto", mas não corta Bolsa Família
A presidente Dilma Rousseff reiterou na quinta-feira que, apesar dos ajustes na economia, o Programa Bolsa Família não será alvo de cortes nem redução no Orçamento. Segundo a presidente, "há muita conversa que não é séria" e "boatos" sobre o programa, mas os recursos e o pagamento em dia do benefício estão garantidos.

6. Roger deve definir nesta manhã Grêmio que enfrenta o Flamengo
O técnico Roger Machado deve definir nesta sexta-feira o time que enfrenta o Flamengo, domingo. O treino ocorre às 9h30min, no CT Luiz Carvalho. A grande expectativa é para saber quem será a dupla de volantes. O certo é que Moisés ocupa uma vaga, e a outra ainda está em aberto, conforme mostrou o trabalho de quinta. Luan, que não tem treinado com o grupo, pode ser desfalque para o confronto com os cariocas.

7. Inter treina pela manhã e viaja para Goiás à tarde
O Inter faz o último treino na manhã desta sexta, antes do embarque para Goiás. Com D'Ale e Sasha confirmados na reserva pelo técnico Argel Fucks, o técnico apostará em Lisandro López no ataque. A delegação colorada embarca na parte da tarde para Goiânia.
Fonte: h

30 de outubro, o que comemoramos hoje?

 HOJE É DIA...

 do Atendente
 do Balconista
 do Designer de Interiores
 do Material Bélico do Exército
 Nacional do Ginecologista e Obstetra

ANIVERSARIANTES DO DIA

LHAIS MONTEIRO

ELIZABETE LINO

FRANCISCO JOSIMAR 

PENSAMENTO DO DIA

"Os sonhos são ilustrações... do livro que sua
 alma está escrevendo sobre você." (Marsha Norman)


PARA REFLETIR - UM COPO DÁGUA

Um copo de água

Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão.
Levantou um copo com água e perguntou à platéia,
- Quanto vocês acham que pesa este copo d'água?

As respostas variaram entre 20gr e até 500gr.

O conferencista, então, comentou,
- Não importa o peso absoluto. Depende de por quanto tempo vou segurá-lo.

Se eu seguro por um minuto, tudo bem. Se eu seguro durante um hora, eu terei uma dor no meu braço. Se eu seguro durante um dia inteiro, você terá que me chamar uma ambulância. E é exatamente o mesmo peso, mas quanto mais tempo eu passo segurando-o, mais pesado vai ficando.

E concluiu,
- Se carregamos nossos pesos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde, nós não seremos mais capazes de continuar, a carga vai tornando-se crescentemente mais pesada.

O que você tem que fazer é deixar o copo em algum lugar e descansar um pouco antes de segurá-lo novamente. Temos que deixar a carga de lado periodicamente, do jeito que puder! É reconfortante e nos torna capazes de continuar.

Para cada situação na vida carregamos um peso, sabemos que somos capazes de carregar desde que deixemos cada peso descansado no seu devido lugar... sem querermos ao final do dia levá-los para casa...

A vida é curta, aproveite-a!


Bom dia!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TCM-CE alerta Prefeituras e Câmaras para nova metodologia de avaliação

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) vai adotar nova metodologia na avaliação da transparência de Prefeituras e Câmaras Municipais. Além da inclusão - no monitoramento mensal de portais - de outros requisitos para o cumprimento de padrão mínimo de qualidade desses sites, o órgão vai verificar, nessa análise, o atendimento de exigências específicas da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

A mudança está sendo informada aos municípios e será aplicada a partir de janeiro do próximo ano. As administrações, depois de comunicadas, terão 60 dias para rever seus procedimentos e se adaptar.

Para o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, essa alteração "tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da informação divulgada, além de permitir a padronização dos dados presentes nesses portais".


NOVOS REQUISITOS

Os novos requisitos dividem-se em orientações sobre o domínio e acesso ao site eletrônico e sobre o conteúdo deste (detalhamento das receitas das despesas, procedimentos licitatórios e outras recomendações).

Dentre as orientações sobre sites, há a obrigação de os mesmos seguirem o domínio padrão “município.ce.gov.br” e que o link para acesso ao portal da transparência do município esteja em local de fácil acesso.

As orientações referentes ao conteúdo dizem respeito à descrição e ao acompanhamento das fases das receitas (valor previsto e valor arrecadado, natureza da receita e unidade gestora responsável, etc.) e das despesas municipais (número e valor do empenho, nota fiscal, procedimento licitatório realizado, descrição do bem ou serviço adquirido, convênios realizados, etc).


Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, em caso de descumprimento das regras de transparência pública, o município pode ficar impedido de receber transferências voluntárias, que são, por exemplo, convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares, como os contratos de repasse. Nesses casos, o TCM instaura processo de provocação, podendo ser convertido em Tomada de Contas Especial para apurar a situação.

Camilo autoriza construção de adutora e 180 poços no Interior do Estado

Cedro receberá uma adutora
Municípios que estão com situação de emergência decretada serão beneficiados com mais 180 novos poços e a cidade do Cedro, na Região Centro-Sul, vai ganhar também uma adutora de montagem rápida (AMR), todos os equipamentos a serem construídos pelo Governo do Estado do Ceará.

A autorização para a execução da adutora foi dada nesta quinta-feira (29) pelo governador Camilo Santana, que também enviou para publicação no Diário Oficial do Estado a dispensa de licitação para a implantação dos poços, anunciada na semana passada. Os assuntos foram tema da reunião semanal do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, comandada pelo secretário-chefe de gabinete do governador, Élcio Batista. Os encontros também são monitorados pelo governador Camilo, que participa do evento uma vez por mês.

Esse acompanhamento semanal que nós fazemos junto aos gestores e técnicos dos órgãos do sistema hídrico do Estado nos garante, em tempo real, um diagnóstico das comunidades que mais necessitam de atenção para a questão do abastecimento de água. Foi dessa forma que chegamos à lista das sedes urbanas e distritos que precisam da construção de novos poços com mais urgência. Já no município do Cedro, nós detectamos que a situação realmente é mais delicada e precisa de um investimento maior para aproveitar o recurso hídrico que já existe no açude”, explicou Élcio.

O processo de contratação das empresas para a construção dos poços se dará por dispensa de licitação, devido à urgência na necessidade de atendimento à população. “Hoje o Governo do Estado está investindo para garantir que não falte água para abastecimento humano. É essencial que as prefeituras, os moradores de cada município e das zonas rurais também assumam a responsabilidade na manutenção dessa rede de abastecimento que estamos implantando. Tanto agora no período em que a escassez de água está castigando as comunidades, como também quando as chuvas caírem. É preciso que os municípios não esqueçam esses poços e os mantenham, como uma grande estrutura construída pelo Governo que faz parte do nosso sistema hídrico”, alertou o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Entre as cidades mais afetadas pela escassez hídrica, foram discutidas as situações de Milhã, no Sertão Central, e Parambu, no Sertão dos Inhamuns. Ficou definido que uma máquina deve iniciar a perfuração em busca de água em Milhã em uma semana e a Operação Carro-Pipa deve iniciar o atendimento em Parambu no dia 20 de novembro.

Atas de registro de preço

O Governo do Estado também anunciou que irá realizar pregões eletrônicos para cinco novas atas de registro de preço, por meio da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), que facilitarão o trabalho de implantação de sistemas de abastecimento no próximo ano. Serão contratados serviços de construção e instalação de poços em diversos terrenos; de instalação de chafarizes e dessalinizadores; e de comboios de caminhões e máquinas perfuratrizes para a construção dos poços.

Os pregões serão realizados nos dias 4 e 11 de novembro. Essa modalidade de compra de produtos e serviços acontece na forma de um leilão pela internet, em que a empresa que oferecer o melhor preço ganha o direito de se tornar fornecedora de quem realizou o pregão. Outros órgãos públicos, das mais diversas esferas, podem aderir a ao certame e contratar esses serviços ou produtos pelos próximos dois anos, mediante o pagamento dos valores registrados nas atas.

Plano Estadual de Convivência com a Seca

Todas as ações do Governo do Estado estão no Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado pelo governador Camilo Santana em fevereiro deste ano. Em março, o governador deu pontapé inicial a novas ações, garantindo uma economia de R$ 4,4 milhões, ao realizar um leilão reverso na Assembleia Legislativa para a contratação de seis empresas que estão construindo sistemas simplificados de abastecimento de água no Ceará. Em julho, foi a vez das adutoras de montagem rápida.

Camilo Santana novamente comandou pessoalmente um leilão reverso, desta vez em Quixeramobim, em que foi contratada a construção dos equipamentos para garantir o abastecimento das sedes municipais de Quixeramobim, Ibicuitinga, Independência e Arneiroz, beneficiando cerca de 104 mil pessoas.

Os recursos para essas obras vieram do pacote de R$ 164 milhões anunciados pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em junho, em visita ao Estado. Ainda dentro das ações, foram liberados cerca de R$ 21 milhões no reforço à Operação Carro-Pipa e outros R$ 94 milhões para a implantação de sistemas de abastecimento de água para 30.500 habitantes de 64 comunidades rurais cearenses situadas ao longo Eixo Norte do Canal de Integração do Rio São Francisco, captando água do próprio Canal.


Com Governo do Estado

Seca: governo reconhece situação de emergência em 150 municípios cearenses

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu situação de emergência em 150 municípios cearenses. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (28/10) no Diário Oficial da União. A Capital, Fortaleza, está incluída na relação. Ainda na Região Metropolitana estão municípios como Caucaia, Maranguape, Pacajus, Redenção e São Gonçalo do Amarante. No Interior, estão cidades como Acopiara, Aracati, Araripe, Canindé, Beberibe, Camocim, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Sobral, entre outras.

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para solicitar tais recursos, o município deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. É importante o município ter aderido ao cartão de pagamento de defesa civil, forma exclusiva de repasse de verbas, e que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência.

Confira a lista completa dos municípios cearenses em situação de emergência,
procedimento sumário nos municípios listados na tabela.
Nº Município
1 Abaiara
2 Acaraú
3 Acopiara
4 Aiuaba
5 Alcântaras
6 Alto Santo
7 Amontada
8 Antonina do Norte
9 Apuiarés
10 Aracati
11 Aracoiaba
12 Ararendá
13 Araripe
14 Aratuba
15 Arneiroz
16 Assaré
17 Aurora
18 Baixio
19 Banabuiú
20 Barreira
21 Barro
22 Barroquinha
23 Baturité
24 Beberibe
25 Bela Cruz
26 Boa Viagem
27 Brejo Santo
28 Camocim
29 Campos Sales
30 Canindé
31 Capistrano
32 Caridade
33 Cariré
34 Caririaçu
35 Cariús
36 Carnaubal
37 Cascavel
38 Catarina
39 Catunda
40 Caucaia
41 Cedro
42 Chaval
43 Choró
44 Chorozinho
45 Coreaú
46 Crateús
47 Croatá
48 Deputado Irapuan Pinheiro
49 Ererê
50 Farias Brito
51 Forquilha
52 Fortim
53 Frecheirinha
54 General Sampaio
55 Graça
56 Granja
57 Groaíras
58 Guaraciaba do Norte
59 Hidrolândia
60 Ibaretama
61 Ibiapina
62 Ibicuitinga
63 Icó
64 Iguatu
65 Independência
66 Ipaporanga
67 Ipaumirim
68 Ipu
69 Iracema
70 Irauçuba
71 Itapiúna
72 Itatira
73 Jaguaretama
74 Jaguaribara
75 Jaguaribe
76 Jaguaruana
77 Jardim
78 Jati
79 Jucás
80 Lavras da Mangabeira
81 Limoeiro do Norte
82 Madalena
83 Marco
84 Mauriti
85 Meruoca
86 Milagres
87 Milhã
88 Miraíma
89 Missão Velha
90 Mombaça
91 Monsenhor Tabosa
92 Morada Nova
93 Morrinhos
94 Mucambo
95 Mulungu
96 Nova Olinda
97 Nova Russas
98 Novo Oriente
99 Ocara
100 Orós
101 Pacajus
102 Pacatuba
103 Pacujá
104 Palhano
105 Palmácia
106 Parambu
107 Paramoti
108 Pedra Branca
109 Penaforte
11 0 Pentecoste
111 Pereiro
11 2 Pindoretama
11 3 Piquet Carneiro
11 4 Pires Ferreira
11 5 Porteiras
11 6 Potengi
11 7 Potiretama
11 8 Quiterianópolis
11 9 Quixadá
120 Quixelô
121 Quixeramobim
122 Quixeré
123 Redenção
124 Reriutaba
125 Saboeiro
126 Salitre
127 Santa Quitéria
128 Santana do Acaraú
129 Santana do Cariri
130 São Benedito
131 São Gonçalo do Amarante
132 São João do Jaguaribe
133 São Luís do Curu
134 Senador Pompeu
135 Sobral
136 Solonópole
137 Tabuleiro do Norte
138 Ta m b o r i l
139 Ta r r a f a s
140 Ta u á
141 Te j u ç u o c a
142 Tu r u r u
143 Ubajara
144 Umari
145 Umirim
146 Uruburetama
147 Uruoca
148 Va r j o t a
149 Várzea Alegre

150 Viçosa do Ceará

Bancários encerram greve; Caixa e Banco do Brasil voltam a funcionar

Em assembleia realizada nesta quarta-feira, (28), a ampla maioria dos bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, presente aprovou as propostas apresentadas pelos bancos e decidiram encerrar a greve, que hoje completa 23 dias.

A assembleia, iniciada às 8h30, foi realizada na sede do Sindicato e reuniu 202 bancários do Banco do Brasil e 232 empregados da Caixa. Pela aprovação da proposta e encerramento da greve no Banco do Brasil votaram 183 bancários e nenhum voto pela continuidade da greve. Já na Caixa, foram 204 votos pela aprovação da proposta e fim da greve, com sete votos contrários.

A assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho será no dia 03 de novembro, devendo os Acordos Aditivos dos bancos públicos ser assinados na mesma data, em São Paulo.

“A categoria foi orientada pelo Comando e pelo Sindicato pela aprovação da proposta desde a última segunda-feira, e em decisão soberana da assembleia houve a rejeição. A avaliação foi feita de que a manutenção da greve no Ceará se tornou isolada do restante do País e o dia de greve de ontem, 27, conseguimos incluir na compensação. Agora vamos nos concentrar na assinatura dos Acordos e efetivar os direitos, que são fruto da luta dos trabalhadores”, disse Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará.


Com Sindicato dos Bancários do Ceará

ANIVERSARIANTES DO DIA

FABIANA BARRETO

ANDRESA VITORIANO

NAYANE CARNEIRO

VANUZIA FRANÇA

JULIANA SANTIAGO

FABILANIO SILVA

ALFREDO CARNEIRO

PENSAMENTO DO DIA

A vida é irônica. Adoramos quem nos ignora. Ignoramos quem nos adora. Amamos quem nos machuca. Machucamos quem nos ama."

PARA REFLETIR - Para amar, é obrigatório..

Olhar para dentro de si mesmo, e dizer: Eu quero!

É viver intensamente
É sonhar com uma gota de realidade e realizar uma gota desse sonho É estar presente até na ausência.

Amar é ...ter em quem pensar
É razão que ninguém teria razão para nos tirar
É ser só de alguém e nunca deixar esse alguém só
É pensar em você tão alto a ponto de você escutar

Amar é ... ir até a morte
É acordar para a realidade do sonho
É vencer através do silêncio
É ser feliz até com um pouco quando muito não é bastante.

Amar é... dar anistia ao seu coração
É sonhar o sonho de quem sonha com você
É sentir saudades
É chegar perto na distância.

Amar é ... a força da razão
É quando os momentos são eternos.

Amar é... ser adulto e se sentir criança
É viver a vida em versos e ao inverso
É a maior experiência na vida de um homem...
Mas acima de tudo,
Amar é crer em Deus porque Deus é amor!

Quando vc esta amando e sendo amado vc esta
unindo forças e gerando energias de paz e felicidade.
Acho que Deus fica feliz demais quando nos sente assim..
         

Bom dia!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Sindicato APEOC promove Plenárias Regionais

Nesta semana, Apeoc mobiliza educadores em Iguatu, Quixadá, Acaraú, Russas, Baturité e Aracati
Diretores e assessores do Sindicato APEOC participaram, no decorrer da semana passada, de seis Plenárias Regionais no interior do Ceará. Respectivamente nos municípios de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Jaguaribe, Crateús, Tauá e Tianguá. Os três primeiros eventos ocorreram dia 21, na última quarta­feira, durante reuniões plenárias. A primeira, no Centro Educacional de Referência Almirante Ernani Vitorino Silva, Av. Castelo Branco, s/n – Santa Teresa, Juazeiro do Norte. A segunda, na sede do Liceu José Teles de Carvalho, em Brejo Santo, e, a plenária nas dependências da Escola de Ensino Estadual Profissionalizante Poeta Sinó Pinheiro, em Jaguaribe.

Os três últimos eventos da semana passada ocorreram dia 23, sexta­feira, em Tauá, Crateús e Tianguá. O primeiro, em Tauá, na sede da Escola Liceu de Tauá Lili Feitosa, Rua Jornalista Hélder Feitosa – Planalto dos Colibris. O segundo, em Crateús – na sede do Colégio Estadual Regina Pacis, e, o terceiro, ocorreu em Tianguá, no auditório da Crede 5, Av. Jaques Nunes, s/n.
Em todos esses encontros regionais participaram como público alvo: professores e servidores da educação efetivos, temporários e aposentados, lotados nos municípios circunvizinhos de cada um dos municípios sede, no caso, de Juazeiro do Norte, Brejo, Jaguaribe, Crateús, Tauá e Tianguá. O principal item pautado pela direção do Sindicato APEOC: interagir com a categoria sobre a Campanha Salarial de 2016 e disponibilizar aos profissionais da educação vez e voz, como livre direito de expressão e pensamento.
Plenárias desta semana
Nesta semana, o Sindicato APEOC promove Plenárias Regionais quarta­feira, dia 28/10, em Baturité, às 15h, no
Liceu; em Iguatu, às 16h, no Liceu; e Quixadá, às 16h, no Liceu. Quinta­feira, dia 29/10, em Acaraú, no Liceu; em
Russas, no Colégio Flávio Marcílio; e em Aracati, no Liceu.
Plenárias de novembro
Em novembro, os encontros regionais prosseguem dia 05, às 16h, em Sobral, Itapipoca e Camocim; e dia 06, às 16h,
em Fortaleza (Plenária da Região Metropolitana, no Ginásio da Parangaba).


Roberto Moreira

PROGRAMAÇÃO PARA A PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PREPARAÇÃO A FESTA DA PADROEIRA.

26/10 – ABERTURA: 19h MISSA na Matriz e logo em seguida caminhada com a imagem até o 1° Setor.

27/10 – SETOR DA DONA INOVA


28/10 – SETOR DA IRMÃ CLECI E CHIQUINHA


29/10 – SETOR DA IRMÃ ANUNCIAÇÃO I


30/10 – SETOR DE IRMÃ ANUNCIAÇÃO II


31/10 – SETOR DA LEANDRA


01/11 – SETOR DA ABENAIDE


02/11 – SETOR DA EUGENIA


03/11 – SETOR DA MEIRINHA


04/11 – COMUNIDADE SALGADINHO


05/11 – COMUNIDADE CANTO DA CRUZ


06/11 – COMUNIDADE ALTO SÃO LUIZ


07/11 – COMUNIDADE LAGOA DA TELHA


08/11 – COMUNIDADE LAGOA CERCADA


09/11 – COMUNIDADE SÃO MANUEL


10/11 – COMUNIDADE RIACHINHO I


11/11 – COMUNIDADE RIACHINHO II


12/11 – COMUNIDADE ALMAS


13/11 – COMUNIDADE FUTURO


14/11 – COMUNIDADE CORREGO DA ESPERANÇA


15/11 – COMUNIDADE SÃO JOSÉ


16/11 – COMUNDADE CEDRO DE SANTANA


17/11 – COMUNIDADE FEIJÃO BRAVO


18/11 – COMUNIDADE CAJUEIRINHO


19/11 – COMUNIDADE CAJUEIRO


20/11 – COMUIDADE LUZILÂNDIA


21/11 – COMUIDADE LAGOA DO CURRAL


22/11 – COMUNIDADE BARBADA


23/11 – COMUNIDADE PEDRA BRANCA


24/11 – COMUNIDADE JUREMA


25/11 – COMUNIDADE CARÃO


26/11 – COMUNIDADE BARBATÃO


27/11 – COMUNIDADE FEIJAO MANSO


28/11 – COMUNIDADE BOI MORTO

28/11 – Encerramento da Peregrinação da Imagem com PROCISSÃO DE TODAS AS COMUNIDADES, saindo da Capela 


de Santa Terezinha em Boi Morto em direção a Igreja Matriz, onde daremos início oficialmente a Festa de nossa 

Padroeira, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, com o Hasteamento da bandeira e Santa Missa.



Prefeito envia a Câmara Municipal Projeto de Lei, que altera a atual Lei da CIP

O Prefeito Nilson Freitas enviou a Câmara Municipal, o novo Projeto de Lei, que altera a atual Lei da CIP (iluminação pública), que reduz 40% em todas as faixas de consumo, nas categorias Residencial, Industrial, Comercial e Rural.

O Projeto de Lei já se encontra em tramitação na Câmara de Vereadores.

Aniversariantes do dia 28 de outubro

MARIA TERESA

BEILDO LEMOS

VERONEIDE PAULA 

JULIA LOREN

RICARDO BARRETO

LORENA SILVA

Pensamento do dia

"As vezes você muda tanto que acaba se surpreendendo com o que você é capaz.” 

Para Refletir - Lago Gelado

Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um  lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam  sem preocupação.

De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu  na água. A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava de baixo do  gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: Como você conseguiu fazer isso?
- É impossível que você tenha quebrado  o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!

Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram: 
- Como? 
O ancião respondeu:
- Não havia ninguém ao seu redor para
dizer-lhe que ele não seria  capaz.

Que Deus, em sua infinita sabedoria, continue te abençoando, todos os dias de tua vida, e que nunca ninguém te diga que você não é capaz.
         
Bom dia!
           

terça-feira, 27 de outubro de 2015

CURIOSIDADES

Você já ouviu falar que o susto faz o soluço parar? Mas afinal, será que vale a pena arriscar levar um “sustinho” nesse momento? No instante do susto o organismo libera a adrenalina, substância que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico, fazendo com que o soluço pare. Mas para que o susto exerça essa influência, a pessoa precisa se assustar de verdade.

O nervo frênico controla os movimentos do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. O soluço, fechamento da glote que ocorre independentemente da nossa vontade, pode ser cessado também ao tomar um copo de água com o nariz tampado.

Outra tentativa de fazer com que o soluço pare, é prender a respiração por alguns segundos, assim a taxa de gás carbônico no organismo é aumentada, o que faz com que o nervo frênico iniba e depois volte a trabalhar corretamente.

Por Patrícia Lopes

Equipe Brasil Escola
http://brasilesco.la/b9153

Pensamento do dia

"Tudo que fiz foi por amor. Se o amor me enganou, paciência. Pelo menos segui meu coração."

Para refletir - O que posso fazer

   O que posso fazer?

A vida melhora imensamente quando você pára de deixar as coisas acontecerem e passa a fazer as coisas acontecerem. Em vez de ser uma vítima, seja alguém que faz.

Em vez de procurar alguém para culpar, procure pelo que você pode fazer. Em vez de perguntar “Por que isso aconteceu comigo?”, pergunte  “O que posso fazer?”

Estabeleça suas prioridades e concentre-se em seus objetivos. Nenhuma situação pode lhe derrotar quando você vive com determinação. As coisas que lhe acontecem têm uma importância menor do que tudo aquilo que você pode fazer a respeito.

Seu senso de direção, seu foco, seu comprometimento e sua ação eficaz guiarão você em qualquer situação, não importa o que aconteça.

Seja responsável – nos seus pensamentos, suas palavras, suas crenças, suas ações – pelas coisas que acontecem, e elas ficarão muito mais ao seu gosto. Faça a vida acontecer e ela acontecerá para você também.

Bom dia!!


27 de outubro é dia

 da Caridade Católica
 do Principado do Brasil

Mundial da Oração pela Paz

Prefeitura que atrasar salário de servidor pode ficar sem receber verbas federais

Garantir a estabilidade salarial de servidores públicos municipais em todo o país é o objetivo do projeto de lei, do senador Walter Pinheiro (PT-BA). A proposta (PLS 120/2011), que aguarda indicação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), impede repasses de verbas federais a municípios que atrasarem o pagamento de vencimentos e demais títulos de natureza salarial.

Pelo texto, a restrição de repasse a municípios inadimplentes abrange recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na justificativa do projeto, Walter Pinheiro alega que muitos prefeitos deixam de pagar regularmente os salários, em especial o 13º salário, para priorizar outras despesas das administrações municipais.

“Milhares de servidores públicos municipais têm passado os últimos finais de ano sem contar com o décimo terceiro salário. Muitos deles sequer têm recebido regularmente os salários mensais” acrescenta o parlamentar baiano.

O projeto do senador Walter Pinheiro também será examinado pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa.

Atraso

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado no início do mês, corrobora com a visão do senador. De acordo com a CNM, 11,1% das cidades brasileiras estão com salários do funcionalismo público local atrasados em quase 40 dias.

As informações constam no estudo intitulado “O cenário financeiro dos municípios brasileiros em final de mandato”, que é resultado de pesquisa realizada pela CNM em 4.773 (85,8%) cidades.


Rodrigo Baptista

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Greve dos bancos pode acabar nesta segunda-feira

A Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) aguarda oficializar o acordo do fim da greve dos bancários, nesta segunda-feira (26), depois que o Comando Nacional dos Bancários recomendou nesse sábado (24) que a categoria aceitasse o reajuste de 10% proposto pelos bancos, além do ganho real de 14% no vale alimentação e do abono de 72% dos dias parados.


A greve teve início no dia 6 passado quando os bancários reivindicavam um reajuste de 16%. A primeira proposta dos bancos foi de um reajuste de 5,5%.

Secult promove nesta quinta, em Russas, "Diálogos Culturais - Vale do Jaguaribe"

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, atuantes na região do Vale do Jaguaribe, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará. Nesta quinta-feira, 29/10, às 15h, a roda de debates, aberta à participação de todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura e a arte, chega a Russas, congregando a comunidade culturaldo Vale do Jaguaribe, formada pelos municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Jaguaribe, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

A reunião será realizada no CVT Russas (Travessa Pedro Araújo, s/nº). Serão convidados os gestores culturais dos diversos municípios da região, bem como artistas, produtores, espectadores e articuladores das artes e da cultura em geral. O "Diálogos Culturais - Vale do Jaguaribe" se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura.

Durante os "Diálogos Culturais" será promovido um debate, aberto a todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura, apresentando sugestões, apontando prioridades, reforçando demandas e fazendo perguntas ao secretário de Cultura do Estado do Ceará. Os "Diálogos Culturais" já foram realizados presencialmente nos municípios de Sobral, Crato, Fortaleza, Quixadá e Guaramiranga, sempre com um caráter regional, congregando a comunidade cultural das cidades vizinhas. Também foram realizadas edições temáticas, em Fortaleza, como as voltadas para os editais da Secult, as políticas de cultura para o público LGBT, o debate sobre o mecenato e a relação entre produtores culturais e empresas apoiadoras de projetos.

Para viabilizar maior participação e ampla repercussão, os "Diálogos Culturais" contam com transmissão online, pelo site da Secult (www.secult.ce.gov.br) e nas páginas da Secretaria nas mídias sociais, como o Facebook e o Twitter. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

Segundo o secretário, a nova edição do "Diálogos Culturais" no Vale do Jaguaribe é mais uma demonstração de um dos compromissos da Secult para a atual gestão, de ampliar ações e recursos no Interior. “Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. As atividades desta quinta-feira em Russas se somam a esse movimento”, detalha Guilherme Sampaio.



SERVIÇO:

Diálogos Culturais da Secult - Vale do Jaguaribe

Quinta-feira, 29/10, às 15h, em Russas.

Local: CVT Russas (Travessa Pedro Araújo, s/nº). Entrada franca.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult - (85) 3101-6763 ou 6795/www.secult.ce.gov.br / codac@secult.ce.gov.br.

Para Refletir

A melhor decisão

Quando você sempre tem medo de tomar uma decisão errada, você está constantemente antecipando o fracasso. Atrasar ou evitar uma decisão por causa dos problemas que podem ocorrer coloca você numa posição negativa. Quando controlado pelo medo, você focaliza somente o lado negativo.

Quando evita tomar uma decisão, você se transforma em observador passivo e vítima.

Sucesso e conquistas  surgem da ação. Para agir, você deve primeiro decidir-se a agir. Não deixe que o medo de tomar a decisão errada o obrigue a não tomar decisão alguma.

É bem provável que você não tome uma decisão perfeita. Em vez da perfeição, procure tomar a melhor decisão possível, baseando-se na informações disponíveis no momento e na direção que você mesmo havia pré-estabelecido.

Vamos lá! Tome a decisão. Aja. Se acontecer de tomar uma decisão errada, você tem todas as condições de entender isso e fazer as correções necessárias.

Torne-se um participante positivamente ativo no seu próprio futuro.


Decida  o que tem que ser feito - e faça-o.

IFCE recebe R$ 2,25 milhões de emendas de Ariosto Holanda para Tabuleiro, Limoeiro, Fortaleza e Maracanaú

Já estão na conta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), para obras e equipamentos, R$ 2.250.000,00 de emendas do deputado federal Ariosto Holanda para os campus de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Fortaleza e Maracanaú. Dos recursos, são destinados R$ 1.050.000,00 ao campus do IFCE em Tabuleiro do Norte para obra e equipamentos, anunciou o parlamentar.

Os recursos serão aplicados na conclusão do APL Automotivo e compra de equipamentos para o laboratório, disse o diretor do campus, Cícero de Alencar Leite. Segundo ele, o deputado já colocou mais de R$ 7 milhões no campus de
Tabuleiro do Norte, no total, em equipamentos e infraestrutura. Como exemplo, citou o bloco de salas de aula, já funcionando, o de mecânica, a ser inaugurado e o Centro de Inclusão Digital (CID).
Ariosto Holanda informou que também já foram liberados e estão disponíveis no banco R$ 500.000,00 para o campus Limoeiro do Norte do IFCE. Estão em caixa também R$ 500.000,00 para equipamento da oficina de mecânica do campus Fortaleza do IFCE e R$ 200.000,00 para o campus Maracanaú do IFCE.

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...