segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CONVITE AOS IDOSOS

CONVITE

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO DE PALHANO, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO MUNICIPIO, CONVIDAM A TODOS OS IDOSOS PARA PARTICIPAR DO EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA, QUE SE REALIZARÁ NO DIA 1º DE OUTUBRO, QUARTA FEIRA ÀS 16:00 HORAS NO CEMUFE(CENTRO MUTIFUNCIONAL DE FEIRAS E EVENTOS)


                                                CONTAMOS COM SUA PRESENÇA

terça-feira, 23 de setembro de 2014

SÉRIE UM POUCO DO HISTÓRICO DAS COMUNIDADES DE NOSSO MUNICIPIO - LAGOA DA TELHA

                                              LAGOA DA TELHA

Teve inicio por volta de 1920, segundo depoimento de pessoas idosas.
O primeiro habitante fazia telha e por este motivo de está próximo a Lagoa a comunidade recebeu o nome de Lagoa da Telha.
A comunidade hoje conta com um Associação Comunitária, escola,capela, mercearias, energia elétrica, água encanada, praça.

Fica situada as margens do rio Palhano.

PARA REFLETIR - Inicio da primavera

Há muito tempo, não muito longe daqui, havia um reino muito engraçado. Todas as coisas eram separadas pela cor. As borboletas brancas só visitavam o canteiro branco. As borboletas azuis só visitavam o canteiro azul.
Neste reino viviam Julieta e Romeu.
Julieta era uma borboleta amarela do canteiro amarelo e Romeu uma borboleta azul do canteiro azul. Seus pais sempre avisavam para que não passeassem em canteiros de outra cor.
Um dia, na primavera, Ventinho convidou Romeu para dar um passeio no canteiro amarelo. Chegando lá, ventinho apresentou Romeu a Julieta e os dois logo ficaram amigos.
Romeu e Julieta começaram a brincar e saíram para conhecer melhor o reino. Ficaram encantados com tudo o que viram e acabaram entrando na floresta. Quando a noite chegou, Romeu e Julieta não conseguiram encontrar o caminho de volta.
Enquanto isso, lá no canteiro amarelo, a mãe de Julieta estava desesperada, e lá no canteiro azul, o pai de Romeu estava preocupadíssimo.
Eles não sabiam o que fazer para encontrar os filhos, até que a Dona borboleta amarela tomou coragem e foi falar com a Dona borboleta azul, falaram com o senhor Vento e todas as borboletas saíram de canteiro em canteiro procurando o Romeu e a Julieta.
Quando amanheceu o dia, o céu estava cheio de cores. Todos se misturaram para ajudar . Quando Romeu e Julieta viram seus pais, ficaram felizes em poder voltar para casa.
E quando chegou de novo a primavera tudo estava diferente naquele reino. Os canteiros tinham todas as cores misturadas. Margaridas, cravos, dálias, miosótis, rosas, cresciam juntas, misturadas.
E juntas brincavam as borboletas.
Nada diferente de nós quando vivemos sem preconceitos, e todos os dias são primavera em nossa vida. Porque amamos nosso semelhante independente da sua cor.
Vale seu coração e alegria de estarmos juntos em paz.

Fique Feliz a primavera chegou!!

CONVOCAÇÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO
GOVERNO MUNICIPAL
CONSTRUINDO UM NOVO PALHANO PARA TODOS
 
EDITAL Nº 1909002/2014,                                                                       DE 19 DE SETEMBRO DE 2014
 CONVOCA AUDIENCIA PÚBLICA VISANDO DISCUTIR  AS METAS E PRIORIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA QUE IRÁ SER EXECUTADO NO EXERCICIO FINANCEIRO DE 2015.

FRANCISCO NILSON FREITAS,  Prefeito Municipal de Palhano, Estado do Ceará, em exercicio, no uso de suas atribuições legais. TORNA PÚBLICO, a quem interessar, pelo presente EDITAL,  a convocação para Audiência Pública visando discutir as metas e prioridades para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária que irá ser executado no exercício financeiro de 2015.
LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Palhano
DATA:  24 de setembro de 2014
HORÁRIO: 08:30hs
Poderão participar da Audiencia Pública de que trata este edital, toda soociedade civil, vereadores do municipio, representante de entidades constituídas, assim como todos os munícipes residentes e domiciliados no território do municipio, e demais interessados.
Gabinete do Prefeito Municipal de Palhano, aos 19 de setembro de 2014.

FRANCISCO NILSON FREITAS

Prefeito municipal

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

VII FEIRA DE CIÊNCIA E CULTURA DA ESCOLA JOSÉ FRANCISCO DE MOURA

A Escola de Ensino Médio José Francisco de Moura, realizou  hoje, (sexta feira) 19 de setembro a VII FEIRA DE CIÊNCIA E CULTURA
 TEMA: CIÊNCIA, CULTURA E ARTE: INTEGRANDO SABERES.
Durante toda a tarde alunos da Escola José Francisco de Moura, Escola Mateus Sobrinho e comunidade em geral fizeram visitas a VII Feira de  Ciência e Cultura, onde poderão presenciar diversos Projetos elaborados pelos alunos da escola José Francisco de Moura, desde a Carnaúba como fonte de renda, o tabagismo, incubadoura, projetos de leitura e muitos outros.
Após a avaliação dos julgadores os projetos aprovados em primeiro lugar foram:
Ciências da natureza: O "X" da questão Linguagens e códigos: Carta do Leitor,

Ciências Ambientais: Incubadora no Lugar da Galinha.



































Para Refletir - O guardião

  Certo dia, num mosteiro zen-budista, com a morte do guardião, foi preciso encontrar um substituto. O grande Mestre convocou, então, todos os discípulos para descobrir quem seria o novo sentinela. O Mestre, com muita tranqüilidade, falou:
- Assumirá o posto o monge que conseguir resolver primeiro o problema que eu vou apresentar.
Então ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo.
E disse apenas: - Aqui está o problema!
Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro! O que representaria? O que fazer? Qual o enigma?
Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e...ZAPT!... Destruiu tudo, com um só golpe.Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse
Você é o novo Guardião.
Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado. Um problema é um problema, mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que acabou. Por mais lindo que seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida deve ser suprimido.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam espaço  - um lugar indispensável para criar a vida.


VII FEIRA DE CIÊNCIA E CULTURA

A Escola de Ensino Médio José Francisco de Moura, realiza hoje, (sexta feira) a VII FEIRA DE CIÊNCIA E CULTURA
 TEMA: CIÊNCIA, CULTURA E ARTE: INTEGRANDO SABERES
Data: 19/09/2014
Local: EEM José Fco de Moura
Horário:
13:00 às 13:30 - montagem dos banners na escola.

14:00 às 17:00: Apresentação dos projetos.

Pesquisadores da Embrapa fazem dia de campo sobre combate ao oídio do cajueiro

O oídio é uma doença que vem provocando grandes perdas de safra para a cajucultura. Trata-se de um fungo que se manifesta mesmo durante o período de seca, causando profundos danos à produção. Há uma série de medidas que podem ser tomadas para evitar que esse problema ocorra. Pensando nisso, a Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), está promovendo palestras e dias de campo no Interior do Ceará. 
Na manhã desta quinta, dia 18, produtores do município de Palhano participaram de um Dia de Campo sobre Manejo Fitossanitário do Cajueiro, na Igreja Matriz da comunidade de Luzilândia. Entre os temas abordados destacam-se: Programa de controle do Oídio, Clones de cajueiro: a importância da diversificação, Identificação e manejo de doenças do cajueiro e Identificação e manejo de pragas do cajueiro. O evento se encerra com uma visita ao campo.


Por Ricardo Moura
Assessor de Comunicação 
Embrapa Agroindústria Tropical

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SÉRIE UM POUCO DO HISTÓRICO DAS COMUNIDADES DE NOSSO MUNICIPIO - Lagoa Cercada

                                     LAGOA CERCADA

Localiza-se as margens do rio Palhano na Ribeira
O primeiro morador dessa localidade construiu sua casa próxima a lagoa e o mesmo a cercou para fazer utilização da água. Hoje ainda existe a lagoa que deu origem o nome da comunidade, só que ela não é mais cercada.
População 41 familas
Economia – agricultura de subsistência  no período chuvoso e a carnaúba e o caju na estação seca.
Conta com um anexo de uma escola e dispõe de recursos como: eletrificação água encanada, quadra de esporte, posto de saúde e um telefone celular comunitário

Para Refletir - Quando sua vida começa

Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, por pensar que são importantes.
A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então você pode escolher.
Se escolher ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém ajude, dificilmente conseguirá auxílio, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Mas você também pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa tirando tudo. Veja o que tem dentro: Amor, Amizade... Nossa! Tem bastante e, curioso, não pesa nada... De repente, encontra algo pesado. Você faz força para tirar. É a Raiva, e como ela pesa!
Aí, você começa a tirar, tirar, e aparecem outros: Incompreensão, Medo, Pessimismo... Nesse momento, o Desânimo quase te puxa pra dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força. No fundo da mala, aparece um sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem. Pula para fora outro sorriso, e mais outro, e aí sai a Felicidade.
Aí você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira um monte de Tristeza. Agora, você vai ter que procurar a Paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante.
Procure então o resto: Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o bom e velho Humor.
Tire a Preocupação também. Deixe de lado: depois você pensa o que fazer com ela. Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas, desta vez, pense bem o que vai colocar dentro da mala. Agora é com você.

E não se esqueça de fazer essa arrumação mais vezes, pois o caminho é muito, muito longo, e sua bagagem poderá pesar novamente.

Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais

Em 2013, o Brasil registrou 13 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais – contingente de pessoas que supera a população de São Paulo (11,8 milhões) e representa 8,3% do total de habitantes do país.
A taxa volta a cair depois da primeira estagnação, em 2012, após 15 anos de declínio. O valor de 2013 (8,3%) é 0,4 ponto percentual menor que o registrado em 2012.
Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada, nesta quinta-feira (18), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Aos 15 anos, um indivíduo deveria estar entre o final do ensino fundamental e o início do ensino médio, antigo colegial. É considerado analfabeto quem não é capaz de ler nem de escrever um bilhete simples.
Entre as pessoas com menos de 30 anos, a taxa de analfabetismo ficou abaixo de 3% em 2013. Na faixa de idade entre 40 a 59 anos, a taxa é de 9,2%. O índice de idosos analfabetos, com 60 anos ou mais, alcançou 23,9%.
O IBGE explica que a taxa de analfabetismo vem caindo entre os jovens de até 25 anos. A partir da faixa etária de 40 anos, a taxa é alta, devido à falta de acesso à educação anteriormente.
A maior queda entre as regiões ocorreu no Nordeste, onde a taxa caiu de 17,4%, em 2012, para 16,6% em 2013. Mesmo assim, a região ainda é a que tem o maior índice e concentra 53% de todas pessoas que não sabem ler ou escrever do país.
A região Sul foi a que registrou a menor taxa de analfabetismo, com 4,2% em 2013. Já a região Sudeste concentra 24,2% do total de analfabetos.
Quanto à idade, a Pnad 2013 mostrou que o maior índice de analfabetos se concentra no grupo de pessoas com 40 anos ou mais, 37,6%.
(Agência de Notícias)

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/brasil-ainda-tem-13-milhoes-de-analfabetos-com-15-anos-ou-mais/

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SÉRIE UM POUCO DO HISTÓRICO DAS COMUNIDADES DE NOSSO MUNICIPIO

FEIJÃO BRAVO

Distancia da sede – 18 km
Aproximadamente 26 familias
Área aproximada – 1 km²
O primeiro morador da comunidade foi Seu João Domingo da Silva, e o mesmo deu o nome a comunidade de Feijão Bravo, devido a existência de uma grande quantidade dessa arvore na região.

Fonte de renda - agricultura

Para Refletir - Faça Aquilo que Traz Realização

Você se torna responsável quando age com responsabilidade. Você se torna maduro quando age com maturidade. Você se torna inteligente quando você age com inteligência.
Você se torna confiante quando age com confiança. Você se torna criativo quando age com criatividade.
O que você faria, agora, se fosse exatamente a pessoa que você quer ser? Faça-o e você será essa pessoa. O que você faria se tivesse tudo que sempre quis? Faça-o e você terá tudo isso.
Suas ações definem a pessoa que você é. Vencedores são pessoas que tomam as atitudes específicas que as tornam vencedores. Seja qual for seu desejo, não perca seu tempo tentando alcançá-lo.
Em vez disso, “seja” seu desejo, ”realize” seu desejo. Seja uma pessoa capaz de conseguir o que for que você deseje. Faça o que for preciso para alcançar seus desejos.

Não espere a realização aparecer de repente em sua vida. Isso nunca vai acontecer. Em vez disso, faça aquilo que traz realização e você a alcançará.    

terça-feira, 16 de setembro de 2014

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Para Refletir - Limitações

A única coisa que limita nossas conquistas é o pensamento de que não podemos conquistar. Realmente não é novidade para ninguém que as pessoas que dizem que podem, podem, e as que dizem que não podem, não podem.
Um homem diz: “Acho que sempre serei um batalhador”. Aí, ele pára de aprender, ignora as oportunidades, não trabalha até mais tarde, não economiza e não tenta porque “não adianta mesmo....”. Dito e feito! Sua profecia se torna verdadeira e ele nunca vence na vida.
Já outro homem diz: “Eu vou vencer, e farei o que for preciso para isso. Trabalharei tanto quanto for necessário; aprenderei tudo que puder e serei tão diferente quanto precisar ser. Eu posso!”. E o homem consegue!
Vale a pena lembrar que há lucros em ambos os casos. O primeiro indivíduo consegue evitar a responsabilidade. Ele sempre pode dizer: “É tudo tão difícil! Faça isso por mim”. Ele foge da oportunidade de exercitar a disciplina pessoal que geraria seu sucesso. E pode até conquistar alguma simpatia, afinal, bancar o bobo e incapaz pode ser muito proveitoso e conveniente.
Já os frutos colhidos pelo segundo indivíduo são mais evidentes. Ele alcança seu objetivo. Portanto, vamos reconhecer que há vantagens em ambos os casos.
Em poucas palavras: somos responsáveis pelas limitações que impomos a nós mesmos.
Jogar fora os rótulos que colocamos em nós é o primeiro
passo para ter uma vida melhor.

Andrew Matthews, no livro "Seja Feliz"

I SEMINÁRIO PLANO PELA PRIMEIRA INFÂNCIA,

Está acontecendo hoje, 15 de setembro de 2014, no Centro Multifuncional de Feiras e Eventos, anexo a Prefeitura Municipal O I SEMINÁRIO PLANO PELA PRIMEIRA INFÂNCIA, Este Séminário, por ocasião de sua abertura contou com a presença do senhor Prefeito Francisco Nilson Freitas, Vice Prefeito Batista Santiago, Secretários municipais, Coordenador do IFAN Alcides Lemos, Coordenadora da Educação Infantil Rejane Costa, diretores de escolas e ainda contou com a apresentação de um grupo infantil, trazendo a Peça Daví.









Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...