sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PARA REFLETIR - Almas Grandes

Os Hindus contam uma história bonita. No princípio dos tempos, uma grande nuvem espiritual envolvia o mundo constituindo a essência suprema, e cada criança, ao nascer, recebia uma generosa parcela deste misterioso ectoplasma que descia sobre ela e passava a ser sua alma.
Com o passar dos séculos, as populações foram aumentando e já não havia grandes porções de alma para dividir com todos os que nasciam..
Então começaram a aparecer na terra milhares, milhões de pessoas com almas pequenas. Mas até hoje, de vez em quando, um engano acontece, e ainda sobra um pedaço maior de alma para determinados seres humanos.
Assim nascem, aqui... ali, criaturas de almas grandes. Por toda parte, na terra, em países diversos, essas pessoas de almas grandes se reconhecem e se atraem ao se verem pela primeira vez. São em geral simpáticas, inteligentes, honestas, e se identificam imediatamente uma com as outras, como se fossem irmãs.
Os casos de amor ou amizade à primeira vista, constituem provas concretas de que estas grandes almas existem. A angústia de viver está em que, no caso de sermos almas grandes, passamos as vezes uma vida inteira sem encontrar nossas parceiras genuínas,
aquelas pessoas perfeitamente aptas a se identificarem conosco, a tornarem-se nossas maiores amigas, ou nossas grandes paixões.
E podem estar a nossa espera ali na esquina, ou num bairro que não freqüentamos, numa cidade que não visitamos. Todos deveriam falar com todos, sem constrangimentos, e tentar aproximações novas e freqüentes.
O mundo seria bem melhor se qualquer pessoa desconhecida dissesse em plena rua:

- "Taí...gostei de você... vamos tomar um café"
(Francine Rossetti)

Definida a data da abertura do I REGIONAL ABERTO DE FUTSAL DE PALHANO

I REGIONAL ABERTO DE FUTSAL DE PALHANO

A Prefeitura Municipal de Palhano através da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude estará realizando o I Campeonato Regional Aberto de Futsal de Palhano, que acontecera no Ginásio Poliesportivo da Escola José Francisco de Moura, e já conta com a participação confirmada dos seguintes municípios: Itaiçaba, Quixeré, Jaguaruana, Fortim, Aracati, Campeão e Vice Campeão do Campeonato de férias 2013 do município de Palhano e ainda aguardando a confirmação de outros municípios.
A abertura do I Regional Aberto de Futsal de Palhano acontecerá no dia 7 de setembro e os demais jogos acontecerão sempre aos finais de semana.

PROGRAMA FAIXA NOBRE 30 de agosto,sexta-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE 30 de agosto,sexta-feira
"Na porta do sucesso está escrito Puxe e Empurre. "
Dia do Vendedor Lojista
Venda: Ato de Vender. Ceder por certo preço, trocar por dinheiro, negociar em, conceder gratuitamente, dispor do que possui a troca de dinheiro.
... Por trás deste conceito tão simples, encontra-se velada uma atividade essencialmente valiosa, de significado amplo, que faz parte intríseca de nossas vidas, desde a nossa mais tenra idade... Em princípio, todos nós somos VENDEDORES... de idéias, de SONHOS, de ANSEIOS, de CONVICÇÕES das próprias NECESSIDADES.
 Dia de São Gaudêncio
Estadual do Distribuidor de Leite (RJ)

... Municipal dos Comerciários (GO)

... da Prevenção de Acidentes com Crianças
Mensagem do dia
Desejo que em sua vida...

Não exista cara feia,
Não exista bolso furado,
Não exista tempo apressado,
Muito menos grãos de areia.

Não exista tempo fechado,
Não exista problema dobrado,
Não exista sonho frustrado,
Muito menos amor acabado.
Não exista amigo esquecido,
Não exista negócio falido,
Não exista boato mexido,
Muito menos dinheiro sumido.
Não exista tempo nublado,
Não exista ambiente abafado,
Não exista corpo dobrado,
Muito menos bom senso abalado.
Não exista mágoa engolida,
Não exista emoção reprimida,
Não exista alma sofrida,
Muito menos felicidade perdida...

Só desejo que você seja feliz!!!

Aniversariante de 30 agosto
 Nelson Xavier ator brasileiro.
1930 - Mauro Ramos jogador de futebol.
1931 - John Swigert engenheiro e astronauta da NASA. Piloto comandante da Apolo 13.
1972 - Cameron Diaz atriz.
1982 - Andy Roddick tenista norte americano.
 AMANDA SANTIAGO
CLAUDIA LIMA
Fato histórico de 30 agosto
1918 Vladimir Lênin, o líder revolucionário que instaurou um império comunista na Rússia, levou um tiro logo depois de um discurso numa fábrica em Moscou
1914 O exército russo perdeu 30 mil tropas na Batalha de Tannenberg. A derrota para a Alemanha aumentou o descontentamento contra o governo czarista e desembocou, três anos mais tarde, na Revolução Russa
1973 O Quênia baniu a caça de elefantes e o comércio do marfim, fonte de subsistência da população do país
1983 Três vagões carregados com gasolina descarrilaram de um trem em Pojuca, na Bahia. Um deles explodiu no dia seguinte, causando a morte de 48 pessoas
1994 O Senado aprovou o projeto de lei que transformou em crime hediondo o homicídio qualificado ou praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu 1,3 milhão de assinaturas
2001 Fernando Dutra Pinto, rapaz de 22 anos que seqüestrou Silvio Santos, se rendeu à polícia. Uma semana antes ele já havia aprisionado a filha do apresentador e empresário
2005 Um tornado com ventos de até 110 km/h danificou casas na cidade gaúcha de Muitos Capões. Sul do Brasil.
CURIOSIDADE DO DIA
10 curiosidades sobre o espetáculo da Paixão de Cristo
1. A representação da Paixão de Cristo da Fazenda Nova é o maior espetáculo ao ar livre do mundo, e conta a história de Cristo, desde o Sermão da Montanha até a Ressurreição. A primeira encenação aconteceu em 1950, nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, a 180 km do Recife (PE).

2. São 100 mil metros quadrados, cercados por uma muralha de pedra de granito de 4 metros de altura, num cenário que é uma reprodução parcial da Jerusalém dos dias de Cristo, e demorou 36 anos para ficar pronto. A área corresponde a um terço da Jerusalém original, em Israel.

3. Setenta torres de 7 metros de altura cada uma circundam o cenário, que é composto por nove palcos-plateia que reproduzem cenários naturais, templos e outros pontos característicos de Jerusalém.

4. Em 1997, o show passou a incluir atores globais, como uma tentativa de aumentar o público. Quando Fábio Assunção, o primeiro Jesus "famoso", estreou, esse número pulou de 40 mil para 70 mil pessoas. Depois, vieram celebridades como Luciano Szafir, Thiago Lacerda, Herson Capri, Marcello Anthony, Cristiana Oliveira, Miguel Falabella, Vanessa Lóes, Marcos Palmeiras, Carol Castro e Luana Piovani.

5. A edição de 2012, que custou cerca de três milhões de reais, contou com 400 pessoas na produção, 550 atores e figurantes, 700 figurinos e 860 refletores.

6. Durante os 9 dias de espetáculo, são servidas para a produção 24 mil refeições. Para iluminar todos as cenas, gasta-se 1,29 milhão de watts de potência.

7. Em 1992, estreou a versão paraibana da Paixão de Cristo, que usa como cenário parte do Teatro Santa Rosa, uma construção centenária de João Pessoa, além de nove palcos ao ar livre.

8. A produção da Paraíba também conta com atores famosos, como Eduardo Moscóvis, o primeiro Jesus "global" de lá.. Marcelo Serrado, Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido, Mariana Ximenes, Eliane Giardini e Dado Dolabella, entre outros astros e estrelas, já tomaram parte na encenação. Em 2004, Jesus foi interpretado por Vladimir Brichta.

9. Em 2013, foram adicionados ao espetáculo seis cavalos treinados da raça "Puro Sangue Lusitano", que interpretam a cavalariça do governador Pôncio Pilatos.

10. Com o aumento do número de turistas estrangeiros na plateia do espetáculo, a produção passou a disponibilzar, desde 2003, a opção de ouvir o áudio em inglês, através de um aparelho eletrônico entregue na entrada do show. Traduores de libras também foram contratados para auxiliar deficientes auditivos.




quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comunicado Secretaria das Finanças



PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO
Secretaria de Finanças
Depto. De Tributação e Arrecadação

COMUNICADO


A Secretaria de Finanças do Município, através da Diretoria de Tributação e Arrecadação, comunica a todos os contribuintes do município que já entrou em vigor a Lei Nº 497/2013 que prorroga os prazos para pagamento de débitos fiscais em atraso (IPTU, ISS, ITBI, Taxa de Alvarás de Funcionamento, etc.). Os interessados poderão efetuar os pagamentos à vista com 100% de descontos sobre juros e multas ou parceladamente.
Comunicamos ainda que o prazo para pagamento à vista ou parcelado, encerra-se em 31/12/2013.




                           Palhano, aos 29 de Agosto de 2013.

Para Refletir - Estrelas e Cometas

Os cometas passam! As estrelas permanecem! Há muita gente cometa! Passam pela nossa vida apenas por instantes! Gente que não se prende a ninguém...
Sem amigos! Que passam pela vida sem iluminar... sem aquecer... sem marcar presença! Mas o mais importante é ser Estrela! É estar presente Estar junto Ser luz! Ser calor! Ser vida!
Amigo é Estrela! Podem se passar os anos... Surgir distâncias... mas a marca fica no coração! E muitos são cometas por um momento. Ser cometa É não ser amigo...
É ser companheiro por instantes... É explorar sentimentos...
É ser aproveitador das pessoas e das situações... É fazer acreditar... e desacreditar ao mesmo tempo! A solidão é resultado de uma vida cometa...
Ninguém fica! Todos passam! E nós também passamos pelos outros. Precisamos urgente criar um mundo de estrelas! Podermos vê-las... Senti-las todos os dias... Poder contar com elas... Sentir sua Luz e calor...
Assim são os amigos... Luz nos momentos escuros! Pão nos momentos de fraqueza! Segurança nos momentos de desânimo! É nascer e ter vivido! Não apenas existido!

E você é assim...

PROGRAMA FAIXA NOBRE 29 de agosto,quinta-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE 29 de agosto,quinta-feira
SE NÃO HOUVER FRUTOS, VALEU A BELEZA DAS FLORES; SE NÃO HOUVER FLORES, VALEU AS SOMBRA DAS FOLHAS; SE NÃO HOUVER FOLHAS VALEU A INTENÇÃO DA SEMENTE.
Dia do Combate ao Fumo
O cigarro mata, anualmente, mais do que AIDS, álcool, cocaína, heroína, acidentes de trânsito e suicídios juntos. Um único cigarro contém 4.720 venenos e 70 substâncias cancerígenas. O cigarro mata uma pessoa a cada 8 segundos no mundo. Mata 10 mil pessoas todos os dias. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não-fumantes.
 Dia do Catequista
Dia do Radialista
Parabéns aos profissionais do rádio, que nos transmitem humor e informação da maneira mais rápida possível.
 Dia Nacional da Eslováquia
Mensagem do dia
 Haverá sempre alguém pronto para te levantar, quando você estiver caído.
Haverá sempre alguém confiando em você, quando tudo parecer perdido.
Haverá sempre alguém disposto a dar a vida, mesmo se a morte te faz temer.
Haverá sempre alguém orando e intercedendo por você.
Haverá sempre alguém caminhando ainda que a estrada seja estreita e cheia de espinhos.
Haverá sempre alguém sonhando com a paz mundial, ainda que cesse as negociações de paz.
Haverá sempre alguém testemunhando Jesus, mesmo se houver obstáculos para isso.
Haverá sempre alguém fazendo alguma coisa por você.
Haverá sempre alguém!
Aniversariante de 29 agosto
1632 - John Locke filósofo inglês
1730 - Antonio Francisco Lisboa o Aleijadinho. Escultor brasileiro
1915 - Ingrid Bergman atriz sueca
1920 - Charlie Parker saxofonista americano de jazz
1923 - Sir Richard Attenborough ator inglês
1939 - Richard Gere ator
1943 - Edu Lobo Músico, cantor e compositor popular (início dos anos 60); primeira gravação (1963); ganha o primeiro festival (1965) com Arrastão (Elis Regina); tido como um dos mais importantes compositores da fase pós-Bossa Nova.
1958 - Michael Jackson cantor
1961 - Cássio Gabus Mendes Ator de TV (estréia na novela Elas por Elas, 1982) e cinema (estréia em Boleiros - Era uma Vez o Futebol, 1998); destaca-se na Rede Globo.
1962 - Rebecca de Mornay atriz
1975 - Luana Piovani Modelo e atriz de telenovelas, destaca-se na Rede Globo.
Theska  Gomes
Marcia Lima
Paula Hortencia
Fernanda Santos
Aline Gomes
Fato histórico de 29 agosto
1852 A primeira estrada de ferro do Brasil começou a ser construída pela Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, com extensão de 14,5 quilômetros, seria inaugurado dois anos mais tarde
1903 O primeiro automóvel do Brasil foi licenciado, no Rio de Janeiro, como propriedade de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio
1929 Na aviação, Zeppelin, dirigível alemão, completa volta ao mundo, em 1929
1949 A União Soviética fez seu primeiro teste com a bomba nuclear
1975 Morreu, aos 92 anos, o estadista Eamon de Valera. Ele lutou pela independência da Irlanda do Norte e foi presidente do país de 1959 e 1973
1982 A atriz Ingrid Bergman, estrela de Casablanca, morreu de câncer aos 67 anos
1994 Refugiados cubanos pediram asilo político ao Brasil depois de passarem cinco dias à deriva e serem resgatados no Golfo do México
1994 Fidel Castro anuncia a adesão de Cuba ao Tratado de Tlatelolco, que proíbe a proliferação de armas nucleares na América Espanhola.
CURIOSIDADE DO DIA
Hoje é aniversário do cantor Michael Jackson. Ele nasceu em Gary, Indiana, nos Estados Unidos. Sétimo dos 9 filhos de Katherine Jackson e Joseph Jackson, começou a carreira no conjunto Jackson Five, no fim da década de 1960. O grupo era composto pelos cinco irmãos: Randy, Michael, Jackie, Tito, Jermaine e Marlon. As irmãs de Michael são Rebbie, Jackie, La Toya e Janet.
FATOS DO DIA
1825 - Portugal reconheceu a Independência do Brasil com a assinatura de um tratado de paz e amizade entre os dois países. A Inglaterra, interessada em ampliar o mercado consumidor de seus produtos industrializados, tratou de mediar o acordo, firmado entre o imperador brasileiro D.Pedro I e D.João VI, rei de Portugal.
1852 - A primeira estrada de ferro do Brasil começou a ser construída pela Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, com extensão de 14,5 quilômetros, seria inaugurado dois anos mais tarde.
1949 - A União Soviética fez seu primeiro teste com a bomba nuclear.
saiba mais
PERGUNTA CURIOSA
Qual a parte do corpo humano precisa de mais sangue?
Uma das partes que têm maior afluxo de sangue no corpo humano é o cérebro. No entanto, dependendo da atividade física e até do estado de uma pessoa, outras partes também precisam de um grande volume sangüíneo (como, por exemplo, a placenta de uma mulher grávida).

1994 Refugiados cubanos pedem asilo político ao Brasil depois de passarem cinco dias à deriva e serem resgatados no Golfo do México

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PRODUTORES QUE RECEBERÃO MILHO EM PALHANO

SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
PROJETO HORA DE PLANTAR

PRODUTORES QUE RECEBERÃO MILHO EM PALHANO
NOME
ANA ALICE DE SOUSA
ANTONIO ALVES DE SOUSA
ANTONIO CARLOS RODRIGUES
ANTONIO FRANKLIN DE DEUS
ANTONIO JOAO DE FREITAS
ANTONIO JOSÉ MATEUS
BERNARDO FERREIRA DA SILVA
DARLY NUNES SILVA
DIOGO MORGADO DO NASCIMENTO
DIOGO MORGADO DO NASCIMENTO
ERMILSON DOMINGOS DA SILVA
FRANCINEIDE MARIA DE SOUSA
FRANCISCO JANUARIO FILHO
FRANCISCO NILDO DOS SANTOS
FRANCISCO NUNES DA ROCHA
FRANCISCO RODRIGUES DE OLIVEIRA
FRANCISCO SERGIO DE FREITAS
ISMERINDO ANCELMO DE ARRUDA
JOÃO BATISTA MACIEL DE SANTIAGO
JOÃO JANUARIO DA SILVA NETO
JOÃO MATEUS FILHO
JOSÉ ALISSO DE OLIVEIRA PAIVA
JOSÉ ARAUJO DA SILVA
JOSÉ ARIDON DE LIMA
JOSÉ CAETANO DOS SANTOS
JOSÉ CELESTINO DA SILVA
JOSÉ ERONILTON DE LIMA
JOSÉ FERREIRA DA SILVA
JOSÉ OSMAR DA SILVA
LAURECIR RODRIGUES DE OLIVEIRA
LUIZ ABILIO DE ARAUJO
MANUEL ALVES DE SOUSA
MANUEL NOGUEIRA DA SILVA
MARCIO NUNES DE FREITAS
MARCOS ALVES DE OLIVEIRA
MARIA OSMARINA DA SILVA
MAURO BERNARDINO DA ROCHA
RAFAEL PAZ DA COSTA
RAIMUNDA RODRIGUES DE OLIVEIRA
RAIMUNDO ALVES DE SOUSA
RAIMUNDO NUNES MONTEIRO
RAIMUNDO SEBASTIÃO DA SILVA
RICARDO ROGERIO COSTA SOUSA
RONALDO MONTEIRO DA SILVA
RONALDO MONTEIRO DA SILVA


PROGRAMA FAIXA NOBRE 28 de agosto, quarta-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE 28 de agosto, quarta-feira
“Depressão é excesso de passado em nossas mentes;
Ansiedade é excesso de futuro;
O momento presente é a chave para a cura de todos os males mentais”
Dia da Avicultura
A história da Avicultura, ou simplesmente da criação de galinhas, data de muitos séculos. Segundo os historiógrafos o início da domesticação da galinha deu-se no continente asiático. Essa galinha, domesticada, primeiramente foi utilizada como animal de briga ou como objeto de ornamentação e somente no final do século XIX sua carne e os seus ovos passaram a ser apreciados. O início do século XX as encontrou a tal ponto valorizadas que chegaram a representar uma fonte de renda adicional, tanto nos sítios como nas fazendas.
Dia das Obras Pontificias
Dia Nacional do Voluntariado
 Dia Nacional dos Bancários
No dia 28 de agosto de 1951, os bancários de São Paulo deflagravam uma greve histórica que durou 69 dias.
Mensagem do dia
Deus tem uma resposta

Você diz: "Isso é impossível"
Deus diz: "Tudo é possível" (Lucas 18:27)
Você diz: "Eu já estou cansado"
Deus diz: "Eu te darei o repouso" (Mateus 11:28-30)
Você diz: "Ninguém me ama de verdade"
Deus diz: "Eu te amo" (João 3:16 & João 13:34)
Você diz: "Não tenho condições"
Deus diz: "Minha graça é suficiente" (II. Corintos 12:9)
Você diz: "Não vejo saída"
Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Provérbios 3:5-6)
Você diz: "Eu não posso fazer"
Deus diz: "Você pode fazer tudo" (Filipenses 4:13)

Você diz: "Estou angustiado"
Deus diz: "Eu te livrarei da angustia" (Salmos 90:15)
Você diz: "Não vale a pena"
Deus diz: "Tudo vale a pena" (Romanos 8:28)
Você diz: "Eu não mereço perdão"
Deus diz: "Eu te perdôo" (I Epistola de São João 1:9 & Romanos 8:1)
Você diz: "Não vou conseguir"
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades" (Filipenses 4:19)
Você diz: "Estou com medo"
Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo" (II. Timóteo 1:7)
Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado"
Deus diz: "Confiai-me todas as suas preocupações" (I Pedro 5:7)
Você diz: "Eu não tenho talento suficiente"
Deus diz: "Eu te dou sabedoria" (I Corintos 1:30)
Você diz: "Não tenho fé"
Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé" (Romanos 12:3)
Você diz: "Eu me sinto só e desamparado"
Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei" (Hebreus 13:5)

Aniversariante de 28 agosto
1869 - Tasso Fragoso Militar, é ferido durante a Revolta da Armada (1894); Chefe do Estado-Maior do Exército (1922); integra a Junta Governativa
1930 - Walmor Chagas ator.
1932 - Raul Cortez ator.
1965 - Shania Twain cantora, compositora e instrumentista canadense.
1969 - Jason Priestley ator.
1970 - Alessandra Negrini Atriz de teatro, cinema e TV (destaca-se em novelas da Rede Globo.
1979 - Goethe JOHANN WOLFGANG VON GÖETHE-Romancista, poeta e político, tido como o mais sábio dos escritores de seu país.
Fato histórico de 28 agosto
1996 O príncipe Charles e a princesa Diana formalizaram o divórcio, após 15 anos de casamento, em um tribunal de Londres
1941 O programa Repórter Esso, marco do jornalismo radiofônico brasileiro, entrou no ar pela rádio Farroupilha, de Porto Alegre
1963 Cerca de 250 mil pessoas ouviram o discurso do líder negro Martin Luther King, em Washington, durante um protesto pelos direitos civis
1979 O presidente militar João Figueiredo sancionou a lei da Anistia, que serviria para condenados e acusados por crimes políticos
1992 Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o processo de impeachment do presidente Fernando Collor
1997 Entre 200 e 300 civis são assasinados por grupos radicais islâmicos argelinos próximo de Sidi Musa, em uma das maiores matanças registradas nos cinco anos de guerra civil não declarada na Argélia.
1999 Morre Hélder Câmara, padre brasileiro, pionero da Teologia da Liberação.
CURIOSIDADE DO DIA
O ator Jason Priestley está fazendo aniversário. Em 1999, ele sofreu um acidente por estar dirigindo alcoolizado. Jason bateu seu Porshe num carro estacionado e o amigo que o acompanhava se feriu. Ele passou cinco dias numa cadeia de Los Angeles, ficou três anos em condicional e teve sua carteira de habilitação suspensa por um ano. Três anos depois, envolveu-se em nova batida, agora durante a volta de aquecimento da corrida Infinity Pro Series, em Kentucky. O galã do seriado "Barrados no Baile" foi atendido no hospital universitário da cidade e teve que operar a coluna e os pés. Veja mais celebridades que passaram por poucas e boas clicando aqui.
FATOS DO DIA
1914 - Navios britânicos afundaram três navios alemães durante o primeiro grande conflito naval da Primeira Guerra Mundial, no Mar do Norte.
1916 -
A Alemanha declarou guerra à Romênia, durante a Primeira Guerra Mundial.
1983 - Manachem Begin, primeiro-ministro de Israel, renunciou depois de ordenar a invasão do Líbano. Prêmio Nobel, o político promoveu o primeiro acordo de paz entre palestinos e israelenses, em 1978.
saiba mais
PERGUNTA CURIOSA
Qual é a velocidade de rotação da Terra? Por que não sentimos o movimento se o planeta gira tão rapidamente?
De acordo com o astrônomo Ednilson Oliveira, a velocidade de rotação da Terra sobre a linha do Equador é de 465 metros por segundo. Como estamos presos ao planeta pela gravidade, nos deslocamos no mesmo ritmo, assim como a atmosfera que nos envolve. Daí não percebermos tal movimento.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

PALHANO: PPA É DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


A Prefeitura de PALHANO realizou nesta terça-feira no Plenário da Câmara Municipal, audiência pública para discutir o PPA  2013-2017. A audiência contou com a participação da comunidade, o Prefeito Nilson Freitas na ocasião da abertura falou da importância do Planejamento da cidade com a participação popular, o Governo necessita ouvir a comunidade, para saber dos seus anseios, é só assim que um governo dar certo.


Estiveram presentes a audiência, o Prefeito Municipal Francisco Nilson Freitas, Vice Prefeito, Batista Santiago, Presidente da Câmara Municipal João Amaral, os vereadores: Antônio José, Francisca Moura, Marcione, Edinalva, Paulo Pereira, Secretários municipais e Coordenadores, representantes das igrejas católica e evangélica e representantes das comunidades. 






























A persistência é o caminho do êxito

A persistência é o caminho do êxito   

O ato de persistir é uma das condições da vitória. Muitas vezes, a vida mede a nossa fé opondo-nos a resistência. Os obstáculos fazem parte da nossa caminhada e render-se a eles demonstra fraqueza.

Não há na história da humanidade, um grande homem sequer que não tenha tido uma fé inquebrantável. Somente por meio da persistência e do bom ânimo conseguimos tornar realidade nossos mais ousados sonhos.

Quando se tem certeza interior de que estamos no caminho certo, nada, nem ninguém, pode ser mais forte que nós mesmos. Possuímos uma força poderosa, capaz de perseverar e conseguir tudo, bastando acreditar firmemente que, mesmo difícil, jamais será impossível. Alias,“o impossível
 é o possível  que nunca foi tentado”.

Chega quem caminha. Então caminhe com determinação, jamais duvidando da sua capacidade de vencer. Você pode se acreditar que pode. Todos nós, quando bem intencionados, somos merecedores de uma vida nova.

E, para tanto, necessário se faz uma ação contínua e persistente no sentido de tornar nossa vida mais próspera e feliz. 
Sem esforço não existe vitória. Persista hoje e sempre. Persista mais e muito. E lembre-se.

“Um mundo melhor começa em você”.


Charles Chaplin

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

I REGIONAL ABERTO DE FUTSAL DE PALHANO

A Prefeitura Municipal de Palhano através da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude estará realizando o I Campeonato Regional Aberto de Futsal de Palhano, que acontecera no Ginásio Poliesportivo da Escola José Francisco de Moura, e já conta com a participação confirmada dos seguintes municípios: Itaiçaba, Quixeré, Jaguaruana, Fortim, Aracati, Campeão e Vice Campeão do Campeonato de férias 2013 do município de Palhano e ainda aguardando a confirmação de outros municípios.

PRIMEIRO ADITIVO AO EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 01/2013

ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO
SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

PRIMEIRO ADITIVO AO EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 01/2013(PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORARIA DE ALFABETIZADOR E COORDENADOR DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO).

O  PREFEITO MUNICIPAL DE PALHANO,  no uso de suas atribuições legais, em consonância com o disposto no art. 37, II, da Constituição da República de 1988, estabelece e torna pública  a seguinte alteração no Edital da Seleção Pública 01/2013.

Art. 1º - CRONOGRAMA DA SELEÇÃO:

INSCRIÇÃO – até 30/08
ANÁLISE DOS CURRICULOS:  2 e 3/09
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: 6/09
 Art. 2º - As demais normas contidas no Edital de Seleção Pública nº 01/2013 e seus anexos permanecem inalteradas.


                             Palhano – CE, 23 de agosto de 2013.




                    FRANCISCO NILSON FREITAS

                             Prefeito Municipal

40 Conselhos para sua vida

1 – Caminhe de 10 a 30 min. todos os dias. Enquanto caminha, sorria.
2 – Fique em silêncio pelo menos 10 min. cada dia. Se necessário a sós.
3 – Escute boa música todos os dias, é um autêntico alimento para o espirito.
4 – Ao levantares pela manhã diga o seguinte: Meu propósito hoje é…
5 – Viva com os 3 E’s…Energia, entusiasmo e empatia.
6 – Divirta-se mais do que no ano passado.
7 – Leia mais livros que no ano passado.
8 – Olhe para o céu pelo menos uma vez ao dia, leve em conta a majestade do mundo em torno de você.
9 – Sonhe mais enquanto estás acordado.
10 – Coma mais alimentos naturais como, frutas e verduras e menos alimentos industrializados e os que requer sacrifício.
11 – Coma castanhas e nozes. Tome muita água e um cálice pelo menos de suco de uva todos os dias.
12 – Experimente tratar bem pelo menos três pessoas por dia.
13 – Elimine a desordem da tua casa, do carro, do escritório e deixe que uma nova energia flua em sua vida.
14 – Não gaste teu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos e coisas fora do teu controle. É melhor investir tua energia em coisas positivas.
15 – Note que a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições que vêm e vão. O que você aprende é melhor investir nas necessidades presentes.
16 – No desjejum coma como um rei, no almoço como um príncipe e no jantar como mendigo.
17 – Sorria mais.
18 – Não deixes passar a oportunidade de abraçar quem aprecias.
19 – A vida é muito curta para desperdiçar tempo odiando alguém.
20 – Não se cobre tanto. Não faz bem.
21 – Você não tem que vencer todas as discussões. Demonstre que não está de acordo e aprenda com os outros.
22 – Esteja em paz com teu passado, assim não arruinarás teu presente.
23 – Não compares tua vida com a dos outros. Não tens idéia do caminho que eles andaram.
24 – Ninguém é responsável pela tua felicidade, exceto você mesmo.
25 – Lembre-se que você não tem controle sobre o que acontece com você, mas sim o que fará da sua vida.
26 – Aprenda algo novo cada dia.
27 – O que os outros pensam de você não importa.
28 – Aprecie teu corpo e desfrute-o.
29 – Não importa quão boa ou ruim é a situação, mude-a se necessário.
30 – Seu trabalho não vai se preocupar se estás doente. Seus amigos sim. Fique em contato com eles.
31 – Descartar qualquer coisa que não seja útil, bonito e divertido.
32 – Inveja é um desperdício de tempo. Você já tem tudo que necessita.
33 – O melhor está para acontecer.
34 – Não importa como te sentes, levante-se, vista-se e participe.
35 – Viva com plenitude do seu ser.
36 – Comunique-se com teus familiares com mais frequência, mandando-lhes mensagens como: Estou pensando em você!
37 – Cada noite antes de dormir diga o seguinte:
Dou graças por.
Hoje eu consegui.
38 – Lembre-se de que você é muito abençoado para estar estressado.
39 – Aproveite a viagem. Só tens uma oportunidade de tirar o melhor proveito.
40 – A vida é bela. Aproveite-a enquanto pode

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CONVITE - AUDIENCIA PÚBLICA

ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO
GABINETE DO PREFEITO


CONVITE

Convidamos a todos os cidadãos palhanenses para a Audiencia Pública para o recebimento de propostas para elaboração do Plano Plurianual – PPA, para o quadriênio 2014-2017, no seguinte local, data e horário:
Local – Plenário da Câmara Municipal de Palhano
Data – 27 de agosto de 2013
Horário 09:00 horas

Palhano, (CE), 21 de agosto de 2013.


FRANCISCO NILSON FREITAS

Prefeito Municipal

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIENCIA PÚBLICA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIENCIA PÚBLICA

O Prefeito Municipal de Palhano, no uso de suas atribuições, com fulcro no Art. 28, inciso X da Constituição do Estado do Ceará e de conformidade com o parágrafo único, do Artigo 48, da lei Complementar nº . 101, de 4 de maio de 2000, faz saber a quem interessar possa, especialmente aos cidadãos maiores de 16(dezesseis) anos de idade, que se irá realizar Audiência Pública para recebimento de propostas para a elaboração do Plano Plurianual – PPA, para o quadriênio 2014-2017, no seguinte local, data e horário:
Local – Plenário da Câmara Municipal de Palhano
Data – 27 de agosto de 2013
Horário – 09:00 horas
Os cidadãos palhanenses ficam devidamente convocados para, querendo, participarem desta Audiência Pública.
Palhano, (CE), 21 de agosto de 2013.

Francisco Nilson Freitas

Prefeito Municipal 

PROGRAMA FAIXA NOBRE 23 de agosto,sexta-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE  23 de agosto,sexta-feira
"A grandes males, grandes remédios. "
Dia da Injustiça
Num mundo onde temos mais deveres do que direitos muitas vezes a injustiça prevalece.
Façamos cada um de nós a nossa parte, cumprindo nossos deveres e exigindo nossos direitos, com sabedoria e consciência, para que num futuro a injustiça seja coisa do passado.
Dia do Aviador Naval
 Dia do Patrulheiro Policial
Mensagem do dia
Quando me amei de verdade

Quando me amei de verdade,
pude compreender
que em qualquer circunstância,
eu estava no lugar certo,
na hora certa.
Então pude relaxar.

Quando me amei de verdade,
pude perceber que o
sofrimento emocional é um sinal
de que estou indo contra a minha verdade.

Quando me amei de verdade,
parei de desejar que a minha vida
fosse diferente e comecei a ver
que tudo o que acontece contribui
para o meu crescimento.

Quando me amei de verdade,
comecei a perceber como
é ofensivo tentar forçar alguma coisa
ou alguém que ainda não está preparado
- inclusive eu mesma.

Quando me amei de verdade,
comecei a me livrar de tudo
que não fosse saudável.
Isso quer dizer: pessoas, tarefas,
crenças e - qualquer coisa que
me pusesse pra baixo.
Minha razão chamou isso de egoismo.
Mas hoje eu sei que é amor-próprio.

Quando me amei de verdade,
deixei de temer meu tempo livre
e desisti de fazer planos.
Hoje faço o que acho certo
e no meu próprio ritmo.
Como isso é bom!

Quando me amei de verdade,
desisti de querer ter sempre razão,
e com isso errei muito menos vezes.

Quando me amei de verdade,
desisti de ficar revivendo o passado
e de me preocupar com o futuro.
Isso me mantém no presente,
que é onde a vida acontece.

Quando me amei de verdade,
percebi que a minha mente
pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando eu a coloco
a serviço do meu coração,
ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Aniversariante de 23 agosto
1912 - Gene Kelly ator e dançarino.
1912 - Nélson Rodrigues dramaturgo.
1922 - Tônia Carrero atriz.
1934 - Barbara Eden Atriz cinematográfica (estréia em Back from Eternity, 1956, não creditada) e de TV (estréia em West Point, 1956); destaca-se com a personagem JEANNIE, do seriado de TV I Dream of Jeannie (Jeannie é um Gênio, 1970).
1942 - Suzana Vieira Dançarina e atriz cinematográfica, de teatro e TV; primeira novela: A Pequena Karen (1966, TV EXCELSIOR); destaca-se nas telenovelas da Rede Globo (estréia em Pigmalião 70, 1970); faz mais de 35 novelas.
1962 - Paula Toller cantora.
1963 - Glória Pires atriz.
1970 - River Phoenix ator.
Fato histórico de 23 agosto

1990 As Alemanhas Oriental e Ocidental anunciaram um união para o dia 3 de outubro próximo. O país foi dividido entre as duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética
1926 O ator italiano Rodolfo Valentino, primeiro galã do cinema, morreu vítima de peritonite
1939 Adolf Hitler, líder nazista da Alemanha, e Josef Stálin, dirigente da Rússia comunista, assinaram um pacto de não-agressão em caso de conflito mundial
1969 Entrou no ar o Jornal Nacional, primeiro programa regular a ser transmitido em rede nacional
1978 A imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi restaurada. Ela estava quebrada desde uma tentativa de roubo, em maio do mesmo ano
2008 Seleção feminina faz história e conquista ouro no vôlei
CURIOSIDADE DO DIA
10 curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida
1. A Imaculada Conceição, também chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil.

2. Em 12 de outubro de 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram encarregados de garantir o almoço do Conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a vila de Guaratinguetá. Os três lançavam as redes no rio Itaguaçu (hoje rio Paraíba), sem muito sucesso. De repente, recolheram uma peça, em barro cozido, de 36 centímetros de altura. Na segunda tentativa, apareceu a cabeça. Era a imagem de uma santa. Depois disso, dizem que os peixes começaram a aparecer em grande quantidade.

3. Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia vários peregrinos para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a santa. Em 1743, o vigário de Guaratinguetá, José Alves, iniciou a construção de uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. A primeira missa foi celebrada em 26 de julho de 1745. Em torno da capela, surgiu a cidade de Aparecida.

4. Depois de várias reformas, a Capela dos Coqueiros foi substituída por uma maior, inaugurada em 8 de dezembro de 1888. A imagem, até então chamada de Aparecida, por ter aparecido nas águas do rio, ganhou o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Conceição.

5. Em 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi coroada com autorização papal e, quatro anos mais tarde, o santuário elevou-se à categoria de basílica.

6. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

7. No dia 15 de maio de 1978, Rogério Marcos de Oliveira, um rapaz que sofria de problemas mentais, entrou na Basílica e destruiu a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os 165 pedacinhos foram cuidadosamente recolhidos. A artista plástica Maria Helena Chartuni, do Museu de Arte de São Paulo, levou dois meses para restaurar a imagem.

8. A imagem voltou à cidade num carro do Corpo de Bombeiros, seguida por um grande corso de fiéis, no dia 19 de agosto. O avião de um milionário que acompanhava a caravana pelo ar caiu a 300 metros do viaduto que liga a Rodovia Dutra à cidade de Aparecida. Depois disso, a imagem passou a ficar protegida sob uma redoma de vidro à prova de bala.

9. No dia 12 de outubro de 1995, o bispo Sérgio von Helde Luiz, da Igreja Universal do Reino de Deus, chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em um programa da TV Record. O pastor foi condenado a dois anos de prisão, no que foi a primeira condenação proferida no Brasil por discriminação religiosa. Ele foi transferido para os Estados Unidos e, como era réu primário, cumpriu a pena em regime semi-aberto.

10. Em abril de 2004, a imagem sofreu mais um golpe na Basílica. O evangélico Francisco Leandro da Silva Filho, de 39 anos, foi detido após atirar duas latinhas de refrigerante contra a imagem que, protegida por um vidro blindado, nada sofreu. Francisco alegou que jogou as latas porque tinha sido impedido de falar com o padre.


Livro fala sobre a força da fé.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PROGRAMA FAIXA NOBRE 22 de agosto,quinta-feira

PROGRAMA FAIXA NOBRE 22 de agosto,quinta-feira
"O homem fala, o sábio cala, o tolo discute. "
Dia Mundial do Folclore
O Folclore é um saber expresso através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições, entre tantas outras formas de manifestação artística de um povo.
É uma cultura aberta, que vai se modificando a partir de várias experiências.
Nosso folclore surgiu do povo nativo, do europeu colonizador e do negro africano escravizado.
Dessa mistura nasceram histórias e personagens fantásticos, que enchem a imaginação da gente!
Dia das Vocações Leigas
Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.
 Dia do Excepcional
Do dia 21 a 28 de agosto, é comemorado a Semana Nacional do Excepcional, ou seja, é um movimento apaeano onde busca a conscientização e o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência. Sabe-se que a inserção de pessoas especiais na sociedade brasileira ainda há diversos obstáculos.
O preconceito é notório em grande parcela da população, quando percebe sua negação ou coisificação do ser humano com alguma deficiência. Um tabu em pleno o século XXI, que aceitar o "Outro", o "Diferente" é ainda preciso quebrar correntes que possibilite a aproximação destes e o conheçam a sua essência, a sua forma de viver. Fonte: Blog mirelejornalista
 Dia do Religioso
Quase todos temos no coração um sentido qualquer de religião. Somente no caso dos ateus vivem sem a fé de um Deus.
Para ser religioso não precisa ser tão ardoroso. Não quer dizer que seja obrigado a viver na igreja.
Fazer suas orações, cumprir com as obrigações evitando a custo o pecado.
Viver na fraternidade, fazer uso da caridade como manda o Livro Sagrado.
Dia do Supervisor Educacional
O Supervisor Educacional é o profissional responsável pela coordenação e apoio às atividades do corpo docente, com objetivo de promover melhor desempenho do trabalho didático-pedagógico. Este profissional pode atuar em instituições escolares de Educação Básica, no magistério do Ensino Superior e em pesquisa educacional. São atribuições do Supervisor Educacional:
- Atuar no desenvolvimento do currículo e desta forma, assegurar o relacionamento e a ordenação seqüencial dos conteúdos.
- Dinamizar o processo educacional e promover a melhoria qualitativa do ensino.
- Elaborar o plano anual de atividades do Serviço de Supervisão Pedagógico.
- Promover estudos para o aperfeiçoamento constante de todo o pessoal envolvido no processo ensino-aprendizagem.
- Supervisionar a execução do Plano Pedagógico, a fim de que se processe a integração do Corpo Docente em relação a objetivos, conteúdos programáticos e técnicas de direção de aprendizagem, sistema de controle de aproveitamento e normas de conduta.
- Controlar o rendimento escolar dos alunos, pesquisando as causas de aproveitamento insuficiente.
- Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento de estudos de recuperação e de adaptação.
- Julgar, auxiliado pelos professores, da equivalência ou da insuficiência de conteúdos curriculares, em casos de recebimento de transferências, e das formas de adaptação a serem adotadas, quando necessário.
- Responsabilizar-se, na esfera de sua competência, pela integração do Serviço de Supervisão Pedagógica com outros serviços da instituição de ensino, principalmente com o Serviço de Orientação Educacional.
Fonte: UFGNet
MENSAGEM DO DIA
O bom uso da Imaginação
Um cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção.
Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los.
Então, quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:
- Ah, que delícia este tigre que acabo de comer!
O tigre pára bruscamente e sai apavorado correndo do cachorrinho, e no caminho vai pensando:
"Que cachorro bravo!
Por pouco não come a mim também!"
Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado.
O tigre, furioso, diz:
- Este Cachorro Vai me pagar!
O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas.
"Ah, macaco traidor!
O que faço agora?", pensou o cachorrinho.
Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:
- Macaco preguiçoso!
Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou!
"EM MOMENTOS DE CRISE, SÓ A IMAGINAÇÃO
É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO."
Albert Einstein
Aniversariante de 22 agosto
0 - Tarcísio Filho ator brasileiro.
1917 - John Lee Hooker Músico (guitarrista), compositor e cantor de blues.
1930 - Gilmar Jogador de Futebol (goleiro), destaca-se no SANTOS/SP (1962-1969): 331 jogos (412 gols); CORINTHIANS/SP; 103 jogos pela seleção; Bi-campeão das Copas de 1958 e 1962; participa das Copas de 1958, 1962 (Bi-campeão) e 1966.
1930 - Gilmar dos Santos jogador de futebol.
1975 - Rodrigo Santoro ator.
Fato histórico de 22 agosto
1965 O programa Jovem Guarda, que teve participações de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entrou no ar pela TV Record
1910 Depois de cinco anos de guerra, o Japão anexou a Coréia e tentou extinguir a cultura do país
1922 Michael Collins, líder do partido republicano católico irlandês, Sinn Fein, foi assassinado numa emboscada. Ele garantiu a autonomia da República da Irlanda a partir de negociações com o Reino Unido
1942 O presidente Getúlio Vagas declarou guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), colocando o Brasil na Segunda Guerra Mundial
1976 Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, morreu em um acidente de carro na rodovia Presidente Dutra. Ele governou o país de 1956 a 1961
2001 O ônibus espacial Discovery aterrissa em Cabo Canaveral, Flórida (EUA), com três astronautas da Expedição II da Estação Espacial Alfa, após passarem mais de cinco meses no espaço.
2006 Durante chuva em Brasília, raio atinge prédio dos anexos do Congresso Nacional.
CURIOSIDADE DO DIA

O cantor Howie D, do Backstreet Boys , está fazendo aniversário. Caroline, a irmã dele, havia acabado de morrer, vítima de lúpus, quando o grupo estava fazendo um show na Argentina, o primeiro na América Latina. Apesar de ser uma lembrança triste, Howie voltou ao país para fazer um show solo na data de aniversário da morte da irmã. Por quê? Ele diz que muitas pessoas o apoiaram naquele momento. No mesmo dia, fez um show no Clube Hípico. A renda foi destinada à fundação que ele criou para pesquisar a cura do lúpus.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Campanha Nacional de Multivacinação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha Nacional de Multivacinação acontecerá do dia 24 ao dia 30 de agosto.
O dia "D" será dia 24 de agosto.
Todos os as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 7:00 da manhã até as 17:00 horas.
Publico alvo:
Crianças de zero a 5 anos
População de 11 a 39 anos para vacinar contra Hepatite B.

Agradece Secretaria da Saúde.

PROCESSO DE SELEÇÂO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE ALFABETIZADOR E COORDENADOR DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO NORMAS PARA A FEITURA DA SELEÇÃO

ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO
 GABINETE DO PREFEITO
EDITAL Nº.     001/2013

PROCESSO DE SELEÇÂO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE ALFABETIZADOR E COORDENADOR DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
NORMAS PARA A FEITURA DA SELEÇÃO 

O PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE PALHANO, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos interessados a abertura de inscrições para o Processo de Seleção Pública destinada a formar banco de Alfabetizador e Coordenador a ser utilizado quando do preenchimento de vagas temporárias emergenciais do Programa Brasil Alfabetizado.
A contratação será por tempo determinado, conforme Lei Complementar n° 002/2003, de 04 de abril de 2003, para desempenho de atividades junto ao Sistema de Ensino Municipal, com atuação no Programa Brasil Alfabetizado. 
A Seleção Pública se dará pela análise de “Curriculum Vitae” e de Entrevista.

1. CRONOGRAMA DA SELEÇÃO PÚBLICA
a) DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO: 20 a 22 de agosto de 2013
HORÁRIO: das 8:00h às 11:00h e de 14:00h às 17:00h horas
LOCAL: Avenida Possidônio Barreto, 660. Centro. Palhano - CE.
b) ANÁLISE DOS CURRÍCULOS:
PERÍODO: 23 de agosto de 2013
c) HORÁRIO DAS ENTREVISTAS:
PERÍODO: 26 de agosto de 2013
HORÁRIO: das 07:30h às 17:00h horas
LOCAL: Avenida Possidônio Barreto, 660. Centro. Palhano - CE.
d) RESULTADO:
PERÍODO: 27 de agosto de 2013

2. DOS REQUISITOS E ESPECIFICAÇÕES
A função, a quantidade inicial de vagas emergenciais, a carga horária, o valor da bolsa e o requisito da escolaridade exigida para preenchimento das vagas são os constantes no quadro a seguir:

FUNÇÃO
N° DE VAGAS INICIAIS
CARGA HORÁRIA
VALOR DA BOLSA
REQUISITO ESPECÍFICO
ALFABETIZADOR BOLSISTA – PBA (Programa Brasil Alfabetizado)
Zona Rural

10
Zona Urbana

15
10 h/aula semanais +
04 horas de planejamento

R$ 400,00
Ensino Médio Completo
COORDENADOR BOLSISTA – PBA (Programa Brasil Alfabetizado)
Zona Rural

03
Zona Urbana

02
40 h
 semanais

R$ 600,00
Nível Superior ou em curso
A carga horária mensal encontra-se multiplicando a carga horária semanal vezes 4,5 semanas.




2.1 DAS VAGAS INICIAIS
As vagas iniciais dependerão do número de alunos matriculados, podendo haver alteração nas mesmas e sendo a inscrição regionalizada, para facilitar a lotação, não vinculando, no entanto, o candidato à vaga, podendo ser chamado para outra localidade, se necessário.
2.2. A disponibilidade de vagas para Alfabetizador do Programa no Município pode chegar a:
1.    Zona Rural: 150;
2.    Zona Urbana: 150.

3. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO
3.1. Ter 18 (dezoito) anos completos à data da contratação;
3.2.  Ter a escolaridade exigida no requisito específico;
3.3.  Ter os requisitos constantes do item 10 deste Edital.

4. DO PEDIDO DE INSCRIÇÃO
4.1. O pedido feito em Ficha de inscrição (Anexo I) se constituirá do preenchimento de formulário próprio e entrega dos seguintes documentos:
a.     FOTOCÓPIA DA CÉDULA DE IDENTIDADE, TÍTULO DE ELEITOR E ÚLTIMO COMPROVANTE DE VOTAÇÃO E CPF (É NECESSÁRIO APRESENTAÇÃO DO ORIGINAL) E CERTIFICADO DE RESERVISTA (SE DO SEXO MASCULINO);
b.     02 (DOIS) RETRATOS 3X4;
c.      FOTOCÓPIA DO CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO – E/0U DIPLOMA DE GRADUAÇÃO (É NECESSÁRIO APRESENTAÇÃO DO ORIGINAL);
d.     COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (CONTA DE ÁGUA, LUZ OU TELEFONE);
e.     CURRICULUM VITAE, padronizado e com as comprovações, em anexo, conforme modelo constante do Anexo II deste Edital.
4.2. Não será admitido pedido de inscrição que não estiver devidamente preenchido ou que apresente rasuras ou emendas, não sendo permitida ainda, inscrição condicional ou por correspondência.
4.3. Será permitida inscrição por procuração desde que apresentada o respectivo mandato acompanhado de documento de identidade do procurador, o qual entregará toda a documentação solicitada do candidato, não há necessidade de reconhecimento de firma na procuração;
4.4. Em hipótese alguma serão deferidas inscrições sob condição ou por via postal ou via fax;
4.5. O Protocolo do pedido de inscrição implica por parte do candidato:
a.      No conhecimento e aceitação de todas as normas fixadas no presente Edital;
b.      No compromisso de apresentar, todos os requisitos exigidos para a contratação por tempo determinado, constante este Edital e todos os documentos necessários à contratação temporária;
c.      Em prévia aceitação do cumprimento da jornada de trabalho fixada para a função, local de trabalho que lhe for destinado pela Secretaria da Educação, dentro do expediente estabelecido para o mesmo;
d.      Serão indeferidas inscrições com grafia do nome do candidato ilegível ou abreviado.
4.6. A aprovação no presente Processo Seletivo não gera direito à contratação por tempo determinado, faculdade que fica a critério da Administração Municipal, que terá a seu dispor banco de alfabetizadores e coordenadores para utilização em caso de necessidade, a partir do segundo semestre de 2013.



4.7. O número de vagas previsto neste Edital poderá ser reduzido ou aumentado, a critério administrativo.
4.8. Será fornecido ao candidato comprovante da inscrição que servirá de Cartão de Identificação contendo:
a.    Número de inscrição do candidato;
b.    Nome do candidato;
c.    A área de atuação:
d.    Número da Cédula de Identidade;
e.    Endereço, telefone e email;
f.      Escolaridade;
g.    Vaga e
h.    Termo de compromisso

4.9. Não poderão se inscrever na Seleção Pública, parentes do pessoal que compõem a Banca: seu cônjuge ou companheiro(a), parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou na colateral, até o 3º grau.

5. ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES
 5.1. Coordenador de turmas: Descrição Sumária
- Acompanhará o processo de alfabetização de jovens e adultos nos locais em que ele ocorre, fazendo o acompanhamento pedagógico da alfabetização de, no máximo, cinco turmas nos termos definidos na Resolução da qual este manual faz parte.
- Realizará encontro pedagógico quinzenal com os alfabetizadores das turmas sob seu acompanhamento.
- Acompanhará o planejamento e a aplicação dos testes cognitivos de entrada e de saída aos alfabetizandos, encaminhando os testes aplicados para que o gestor local os arquive.
- Consolidará os resultados dos testes cognitivos de entrada e de saída, providenciando sua inserção no Sistema Brasil Alfabetizado.
- Orientará os alfabetizadores a utilizarem os resultados dos testes cognitivos de entrada para diagnosticar o perfil dos alfabetizandos (incentivando, quando possível, o encaminhamento daqueles que forem considerados em condições para a Educação de Jovens e Adultos) e para planejar ações de alfabetização mais adequadas aos jovens, adultos e idosos da turma.
- Informará no SBA o resultado da situação final dos alfabetizandos das turmas sob sua coordenação em até 60 (sessenta) dias após o término das atividades da turma.
- Identificará e relatará ao gestor local as dificuldades de implantação do Programa.
- Acompanhará e registrará as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos.
- Acompanhará e articulará, junto com o gestor local, o encaminhamento dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos e lhes garante a matrícula.
- Participará da seleção de material didático, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA).
- Acompanhará e controlará a frequência dos alfabetizadores nas turmas sob sua coordenação, encaminhando as informações ao gestor local.
- Controlará a frequência dos alfabetizandos, consolidando mensalmente as informações no relatório de frequência dos alfabetizandos.
- Registrará mensalmente as informações nos questionários sobre as turmas no SBA.
- Identificará, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
- Planejará e acompanhará as estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores.
- Outras atividades similares.


5.2. Alfabetizador: Descrição Sumária
- Fará trabalho voluntário de alfabetização em turma com até 25 alfabetizandos, com carga horária total entre 240 e 320 horas/aula (correspondentes entre 6 e 8 meses de duração do Programa, de acordo com o planejamento) e carga horária semanal mínima, de acordo com as especificidades do projeto pedagógico a ser executado – podendo ser incluídas na turma, no máximo, 3 pessoas com deficiência que demande metodologia, linguagem e código específicos;
- Será acompanhado por um coordenador de turmas, formalmente designado;
- Desenvolverá, com o auxílio do coordenador de turmas, ações relacionadas ao controle mensal da frequência dos alfabetizandos;
- Deverá participar das etapas inicial e continuada da formação, visando ao máximo o desempenho dos alfabetizandos;
- Informará ao coordenador de turmas sobre mudanças em relação ao local e horário de funcionamento da turma, bem como sobre quaisquer alterações cadastrais dos dados relativos aos alfabetizandos;
- Informará ao coordenador de turmas o resultado da situação final dos alfabetizandos em até 30 (trinta) dias após o término das atividades da turma.
- Registrará diariamente a frequência dos alfabetizandos.
- Outras atividades similares.

6. DO PROCESSO SELETIVO
O processo Seletivo Público constará de duas fases, com Análise de Currículo (classificatório)  e Banca de Entrevista, de caráter eliminatório e classificatório. 

6.1.  Das Fases da Seleção e sua Realização
A Seleção será composta de uma única etapa classificatória com pontuação máxima de 150 pontos, dividida em duas fases:
· Análise de “Curriculum Vitae”: pontuação máxima de 50(cinquenta) pontos.
· Entrevista:  pontuação máxima de 100(cem) pontos.

6.2.  Realização das Fases da Seleção:
I - ENTREGA DO CURRÍCULO: na data da inscrição;
II - ANÁLISE DO CURRÍCULO: de acordo com data prevista no cronograma, compreendendo a avaliação dos títulos, a ser feito pela Banca de Avaliação, prevista no item 6.8 deste edital;
III - ENTREVISTA: em data informada ao candidato via email.
6.3. Ao CURRICULO devem ser anexadas:
a) Cópias autenticadas no ato da inscrição de todos os títulos; (trazer o título original);
b) Declaração original ou copia autenticada no ato da inscrição mediante original, de comprovantes de experiência de trabalho;
c) Serão considerados títulos para pontuação, os discriminados no Quadro do Anexo III limitando-se ao valor máximo de 50 pontos.
d) A comprovação da experiência de trabalho no exercício do magistério devera ser fornecida através de:
1) Declaração, em papel timbrado, assinada pelo Diretor (a) da Escola ou pelo Secretário (a) Escolar, com seus respectivos carimbos de identificação, quando se tratar de experiência em Escola Pública Estadual.
2) Declaração, em papel timbrado, assinada pelo (a) Secretário (a) de Educação do Município, com seu respectivo carimbo, quando se tratar de experiência em Escola Pública Municipal.



e) Copia da Carteira Profissional autenticada onde conste o inicio e o termino da experiência, quando se tratar de estabelecimento de Ensino Particular.
6.4. Os documentos expedidos no exterior, em língua estrangeira, somente serão considerados quando traduzidos para o português, por tradutor oficial e revalidados por Instituição de Ensino Brasileira.
6.5. Não será permitida a contagem concomitante de tempo de serviço no magistério.
6.6. Aos estágios e serviços voluntários na área do magistério será atribuída pontuação na função docente, desde que devidamente certificada por instituição juridicamente constituída.
6.7. Os certificados dos cursos exigidos para avaliação de títulos que não mencionarem a carga horária e que não forem expedidos por Instituição Oficial ou particular devidamente autorizada, não serão considerados.
6.8. Será realizada Entrevista,  com Banca de Avaliação composta pelos seguintes membros:
I - Diretor de Ensino;
II - Formador de Língua Portuguesa; e
III - Gerente Municipal do PAIC.

6.9  . ENTREVISTA: As entrevistas serão na Sede da Secretaria da Educação, conforme  cronograma com data e horário, e enviado para o e-mail do candidato, informado em sua ficha de inscrição.
6.9.1.    No que diz respeito à entrevista, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:
I - Domínio de estratégias e metodologias acerca do conteúdo;
II - Diretrizes Curriculares Nacionais e Municipais, compreendendo as competências e habilidades exigidas no novo cenário educacional;
III - Controle emocional para o exercício das funções de magistério;
IV - Liderança, criatividade e comunicabilidade;
V – Domínio do conteúdo descrito do Anexo IV.
6.9.2.    Não haverá sob qualquer pretexto segunda chamada para a entrevista, nem a realização das mesmas fora do horário e local estabelecido para os candidatos.
6.9.3.    Será excluído do recinto de realização da entrevista e eliminado do presente processo seletivo, por ato da Comissão Organizadora, o candidato que:
a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;
b) Desrespeitar membro da Comissão Executora e/ou Coordenadora da Seleção;
c) Descumprir quaisquer das instruções contidas no Edital;
d) Ausentar-se da sala onde esteja sendo entrevistado;
d) Faltar ou chegar atrasado para a entrevista;
e) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.
6.9.4. Os candidatos deverão comparecer ao local designado para a realização da entrevista no mínimo 15 (quinze) minutos antes do horário marcado para o início da mesma, munidos de:
1) Cédula de Identidade.
2)  Ficha de Inscrição.
3)  Caneta esferográfica azul ou preta.






7. DO RESULTADO 
I - Será considerado aprovado na seleção o candidato que alcançar o percentual de 50% (cinquenta por cento) dos pontos disputados na entrevista, que se somarão aos pontos da análise do currículo;
II - A análise de currículo somente será considerada para o candidato que obtiver 50% dos pontos da entrevista (para a classificação).
III - Ocorrendo igualdade de escore terá preferência, para efeito de desempate:
a) Portador de Diploma de Nível Superior;
b) Com maior numero de pontos na avaliação do "Curriculum Vitae”;
c) Com maior numero de pontos na entrevista;
d) Maior tempo de experiência no Magistério;
e) Maior idade.
7.1. Do Resultado do Processo Seletivo: A classificação final dos candidatos será feita por função, em ordem decrescente da nota final, divulgado o resultado do Processo Seletivo no Diário Oficial do Município. 

8. DOS RECURSOS
8.1. Caberá recurso à Secretaria da Educação, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da data da publicação do resultado final do processo de seleção. 
8.2. Caberá interposição de recurso administrativo:
a) Resultado da Avaliação do “Curriculum Vitae”;
b) Resultado final da Seleção.
8.3. Todo recurso deverá ser obrigatoriamente assinado pelo candidato.
8.4. Os recursos deverão ser entregues no horário das 8:00h as 12:00h e das 14:00h as 17:00h.
8.5. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, sendo as respectivas decisões individualizadas.

9. DA SEGUNDA ETAPA - Os candidatos aprovados no Processo de Seleção Pública, por função e por ordem de classificação estarão aptos a serem contratados pela Administração Municipal.
9.1.        O regime jurídico a que estão submetidos é o regime administrativo especial, conforme Lei Complementar n° 002/2003, de 04 de abril de 2003, com a feitura de ato formal de contrato por tempo determinado, pelos prazos previstos da legislação expressa acima.

10. DA CONTRATAÇÃO
10.1.      São requisitos a serem atendidos pelo candidato aprovado, por ocasião de sua contratação temporária:
a.   Ter idade mínima de 18 anos;
a.   Provar estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se do sexo masculino);
b.   Apresentar os documentos pessoais e comprovantes de escolaridade que forem solicitados;
10.2.     A contratação, se necessária, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, pela área de autuação, e será precedida de comprovação de possuir todos os requisitos gerais e específicos e ainda no atendimento das condições constitucionais e legais.

11- DO FECHAMENTO DE TURMAS E ENCERRAMENTO DO CONTRATO
a.   Após três visitas consecutivas não encontrando alunos e alfabetizador (a) a turma será fechada e o alfabetizador (a) terá seu contrato encerrado, por conveniência administrativa.



b.   Após duas visitas consecutivas, não encontrando o(a) alfabetizador (a), este receberá uma advertência,  e na próxima visita  continuando  na mesma o alfabetizador (a) terá seu contrato encerrado, por conveniência administrativa.

 12. DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1.      Este Processo de Seleção para composição de Banco de alfabetizador-bolsista e coordenador terá validade de 02 (dois) anos a contar da data da publicação do resultado final, prorrogável por igual período.
12.2.      Não serão fornecidas Declarações ou Certidões de aprovação no referido Processo Seletivo, valendo para qualquer fim, cópia da publicação do resultado e classificação final.
12.3.      Havendo o deferimento de algum recurso interposto, sujeitam-se os candidatos às alterações na classificação.
12.4.  Em caso de mudança de endereço ou de telefone, o candidato deverá comunicar imediatamente a Chefia de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Administração e Planejamento para a devida atualização, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível sua convocação por falta da citada atualização.
12.5. Será considerado inabilitado, perdendo direito à contratação, o candidato que convocado para assumir a vaga, não comparecer no prazo expresso do Edital de Convocação.
12.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e a Secretária Municipal da Educação.

 PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO - CE, aos 16 dias do mês de agosto de 2013.




FRANCISCO NILSON FREITAS
                                                               Prefeito Municipal

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...