sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um Pouco da Historia de Cedro Santana


CEDRO DE SANTANA
Distancia da sede – 22 km
Aproximadamente 50 familias
Economia em torno da agricultura  e dos programas do governo federal
Tem destaque culturais – poetas e cantadores
Autoridade Política – Vereadora Marcilene
Recebeu esse nome por cauas da família Santana que tem na localidade, omorador mais velho da comunidade que tinha o sobre nome Santana, plantou uma arvore por nome cedro, na frente da sua casa, daí o nome Cedro de Santana.

Festa Junina da EEF Mateus Sobrinho - Sede

A Escola de Ensino Fundamental Mateus Sobrinho, convida a todos para participar do seu Arraiá que acontecerá neste dia 29 de junho, a parti das 18:00horas na Avenida Possidônio Barreto.

Vem se diverti na Festa Junina da Escola Mateus Sobrinho.

O município de Palhano é destaque no Programa Prefeito Amigo da Criança


O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996, pela Fundação Abrinq – Save the Children, com o objetivo de comprometer o poder público municipal a implementar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes.
O foco principal do Programa é a implementação de políticas municipais a favor da infância e da adolescência com o objetivo de contribuir para que as gestões avancem efetivamente.
Os gestores municipais são chamados a elaborar, de forma participativa e integrada, o diagnóstico da situação da infância e da adolescência em seu município, e construir uma visão de futuro, estabelecendo metas e um plano de ação com as prioridades para os quatro anos de sua gestão.
A Fundação Abrinq – Save the Children compromete os gestores públicos e mobiliza a sociedade civil para participação e monitoramento do Programa. Oferece subsídios técnicos aos municípios, verifica os indicadores sociais e as políticas públicas efetivadas e reconhece, ao final do ciclo, as gestões bem-sucedidas.  
O município de Palhano conquistou a Categoria Reconhecimento Pleno e Destaque, sendo que o nosso município está entre os nove melhores do Brasil.

OS MUNICÍPIOS AMIGOS DA CRIANÇA NO ESTADO DO CEARÁ
CE Fortaleza Luizianne de Oliveira Lins
CE Eusébio Acilon Gonçalves Pinto Júnior
CE Guaiúba Marcelo de Castro Fradique Accioly
CE Maracanaú Roberto Soares Pessoa
CE Croatá Aurineide Bezerra de Sousa Pontes
CE Morrinhos Jerônimo Neto Brandão
CE Aracoiaba Marilene Campelo Nogueira
CE Aratuba Julio Cesar Lima Batista
CE Fortim Adriana Pinheiro Barbosa
CE Horizonte Manoel Gomes de Farias Neto
CE Russas Raimundo Cordeiro de Freitas
CE Palhano Francisco Nilson Freitas
CE Iguatu Agenor Gomes de Araujo Neto
CE Acopiara Antonio Almeida Neto

Fonte: fundacaoabrinq.gov.br

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um pouco da comunidade de Carão


                                                       CARÃO


Distancia da sede – 14 km
População – aproximadamente 120 habitantes, 21 familia
O nome tem origem na grande quantidade de pássaros chamada carão que vinham se alimentar na lagoa.
Primeiros moradores – João Fortunato da silva e Maria Francisca da Silva – 1935.
Economia – agricultura e aposentadoria.

sábado, 23 de junho de 2012

Para Refletir - Um pedaço de você

Um pedaço de você

Um pedaço de você
já ficou no tempo, quando você deixou de ler um bom livro, quando não acreditou naquele amigo, quando não aproveitou aquele instante para falar de amor, quando não abraçou seu pai e nem beijou a mãe.

Um pedaço de você se perdeu na curva, quando abandonou o seu sonho sem tentar,
quando aceitou trabalhar onde não gostava, quando fazia o que não  suportava, quando disse sim, quando queria dizer não, quando deixou o amor morrer antes de nascer, por medo de sofrer...

Um pedaço de você ficou a parado, quando você não quis fazer um novo percurso, quando se conformou com o velho, quando ficou parado vendo o povo correr, quando votou em branco, se podia escolher, quando não apareceu quando era esperado.

A vida pede atitude em cada instante, e passa por cima de quem se cala, de quem aceita, de quem acredita que tudo está irremediavelmente perdido. A vida desacata quem não se aceita, humilha quem não se valoriza, ensina com amor os que amam sem medidas, ensina com dor, os que fogem das lições.

Um pedaço de você quer tudo, outro quer se esconder. Assim, cabe a você, só a você, dosar ansiedade e apatia, ter um tempo para criar e outro para executar, falar e ouvir, ensinar e aprender, caminhar e correr, amar e ser amado, falar baixo e gritar. ter um tempo para refletir...

Só não vale cruzar os braços, só não vale não ser você, só não vale esquecer: que nada é mais importante que você.


Um Pouco da História de Corrego da Esperança


CORREGO DA ESPERANÇA

 Tem esse nome pelo fato de ali ter um córrego.
População – 39 familias
Área – 4 km²
Colégio, Casas de famílias
Casas de farinha
Estábulos. Etc.
Vivem da agricultura e pecuária
Fica a 24 km da sede
Era conhecida por Macacos pelo fato de existir macacos naquela região


Por Roberlania Figueiredo

Arraiá da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação do municipio realizou nesta sexta feira 22 de junho, no Restaurante Roçadinho, o seu Arraiá que contou com a presença de várias autoridades, e percebeu-se o empenho de toda a Secretaria no intuíto de oferecer aos convidados o melhor possível da festa. E o que não faltou foi animação, brincadeiras, forró e muitas comidas tipicas. Teve ainda uma Homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.













quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um pouco da História da Comunidade de Canto da Cruz


CANTO DA CRUZ
Histórico – teve inicio com a chegada do senhor Francisco Delfino, vindo de Itaiçaba, no ano de 1830. Economia – agricultura Primeiro Professor – Raimundo Correia Sobrinho Primeira escola construída no ano de 1971 na administração do prefeito Joaquim Barreto por nome Josefa Maria da Natividade. Foi construído o salão comunitário no ano de 1981, com recurso da própria comunidade, com o objetivo de ter um espaço para catequisação. Catequista que atuaram por vários anos – Zilma Nogueira e Francisca Nunes. A comunidade tem um forte trabalho comunitário.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Para Refletir - Pegue a sua Pá

"Pegue a sua pá"


Não se espante com os problemas, nem se deixe levar pela maré, o que hoje parece ser o fim, pode ser recomeço, pode indicar um novo caminho, mesmo entre pilhas de destroço, como os japoneses depois da bomba atômica, encolhidos entre o sentar e chorar os mortos, ou pegar uma pá e reconstruir,.
Mesmo chorando a dor da perda, cada um pegou a sua pá e decidiram viver, e fazer um novo país, um novo modelo de país, sem guerras, sem revolta, com dedicação.

Talvez a sua vida pareça destruída por uma bomba, talvez você também esteja se sentindo encolhido, pequenininho entre as dores dos escombros, e o que sobrou de você é muito pouco...
Mas, eu lhe garanto que o dia se abre em POSSIBILIDADES, e que depende da sua decisão entre sentar e chorar, ou pegar uma pá e reconstruir, remover os cacos, e com os pedaços que se espalharam, construir.

Você pode construir a casa que desejar, depois da destruição da bomba, o terreno está limpo, cabe o que você sonhar, e depois de erguer sua nova casa pode ser que você descubra, que a antiga que você achava o máximo, era apenas um barracão cheio de sonhos.

Pegue a sua pá e vamos juntos reconstruir...


Um Pouco da História de nossas comunidades


                                                             ALMAS

Distancia da sede – 10 km
População – aproximadamente 125 pessoas, 34 familias
90% das casas construídas são de alvenarias
Histórico – contam os mais antigos que uma senhora chamada Maria Batista tinha  um único pé de cajueiro  na comunidade. O cajueiro servia de espaço para as crianças brincarem e se alimentarem de seus frutos. A senhora não aceitando a farra das crianças criou uma historia assombrada sobre o local , que dizia que debaixo dele aparecia almas.
Daí o nome da comunidade.
Economia – agicultura

Historicos colhido por alunos junto aos moradores da propria comunidade.

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...