sexta-feira, 27 de abril de 2012

Para Refletir- O poder de ter e dar

  O poder de ter e dar

As únicas coisas que
você pode ter de verdade são aquelas que você é capaz de dar. Aquilo que você não é capaz de dar somente o aprisiona.

Você só sabe verdadeiramente algo quando é capaz de ensiná-lo.
Você só conhece o amor quando é capaz de dá-lo. Você só conhece a felicidade quando consegue levá-la aos outros.

Você só terá abundância
quando acrescentar valor à vida de outros.

Isto não quer dizer que temos que dar tudo que temos, mas, acima de tudo, é a
habilidade e disposição para dar que nos traz tudo isso.

Você consegue imaginar algo mais miserável que ter tudo no mundo e não ter com quem dividir?

O que quer que você esteja segurando e escondendo do mundo – suas habilidades, seus pensamentos, sua paixão, seu conhecimento, seu entusiasmo, sua coragem 

– está segurando você.

As riquezas
que você possui, sejam elas materiais, intelectuais ou espirituais, não têm valor nenhum se você não usá-las.


Novo acesso a estrada da Barbada

Com as obras que estão sendo realizadas na estrada do Boi Morto, fica dificil a movimentação pela mesma, sendo assim para facilitar o trafego, existe um novo acesso a estrada do Boi Morto, basta entrar na travessa Manuel Pedro da Silva e você sairá logo após a Associação Jacinto Celestino da Fonseca, que já fica na estrada da Barbada.




Estrada do Boi Morto está recebendo Pavimentação em paralelepípedo

 A prefeitura de Palhano está realizando obras de pavimentação em paralelepípedo na estrada do Boi Morto que compreende o trecho entre a Rua 7 de setembro e a comunidade do Boi Morto.
A Estrada do Boi Morto é uma via de suma importância para o município, pois faz a ligação entre o centro da cidade e demais comunidades da região das lagoas, sendo assim a entrada da cidade, para quem vem dessa região, ganhará uma melhor aparência e a trafegabilidade será facilitada.
É a Administração Construindo o Palhano de Todos trabalhando para o bem está da comunidade palhanense.

Palhano comemora 54 anos de emancipação politica


Na terça feira, 08 de maio o município de Palhano, comemora seus 54 anos de emancipação política. A comemoração oficial é na terça feira 08 de maio, mas desde o dia 03 a Prefeitura municipal, comandada pelo Prefeito Francisco Nilson Freitas, promove uma série de atividades educativas, culturais e esportivas para a população e visitantes.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Para Refletir - Flores para você!


Flores para você!

Muitas flores para você
Pela paz que você semeia
Pelas verdades que você afirma
Pela alegria que você transmite
Pela justiça que você defende
Pela beleza que só você tem.
Pela doce simplicidade dos seus gestos
Pelo seu abraço gostoso
Pelo brilho do seu olhar
Pela sabedoria que guia os seus atos
Pelo amor que dedicas às pessoas, às plantas e aos animais.

Pela sua constante busca da felicidade
E por encontrar nessa busca a felicidade
Por ser parte de uma família tão especial
Pela sua sensibilidade. Por tudo o que você é
Todas essas flores são para você.

E quem lhe enviou acha que são poucas
Pois você tem o dom de transformar a vida dos
que se aproximam de você, no mais lindo jardim

Com todo o carinho!!


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Chuva no municipio de Palhano

Após vários dias sem chuva no muncipio de Palhano, na tarde de hoje 25 de abril, por volta das 16 horas caiu no municipio uma chuva de 18.6mm, fazendo a alegria dos palhanenses.

Para Refletir - Fiquei pensando


 

Não quero que alguém morra de amor por mim...Prefiro esse alguém bem pertinho me abraçando. Não quero que alguém me ame como eu amo.  Quero apenas que me ame.

Não quero que alguém seja igual a mim porque quero ser a única pessoa
do jeitinho que sou para alguém. Não posso pretender que todas as pessoas gostem de mim, mas posso imaginar que algumas gostem e talvez um sorriso meu possa fazer pelo menos que uma dessas pessoas sorria também!

Quero fechar meus olhos e pensar em alguém e imaginar que
alguém pensa em mim. Quero ser um pedacinho do mundo de alguém e saber que esse alguém precisa de mim e que sou importante e que talvez sem mim a vida não fique tão boa.

Quero ter certeza que apesar das minhas burrices e loucuras alguém gosta de mim como eu sou! Quero conseguir só lembrar das coisas boas
que alguém possa ter feito pra mim e procurar não me lembrar das ruins.

Não quero brigar com o mundo e se o mundo brigar comigo quero ter coragem de enfrentá-lo.  Quero sempre poder dizer o quanto alguém é especial e importante pra mim.

Quero poder acreditar que mesmo que hoje eu não consiga,
vou conseguir um dia! Quero poder sempre dizer a alguém que gosto dele e o quanto gosto e como gosto!

Se você tem um alguém, alguém especial e importante na sua vida, não deixe de dizer isso...talvez alguém goste de escutar!...


terça-feira, 24 de abril de 2012

Palhano 54 anos de Emancipação Politica


Palhano-Ceará
Conta a história popular, que o cidadão José Palhano, seria o primeiro habitante do local e teria encravado no local uma Cruz, sendo benta pelo o Frei Davi, pregando missões em 1901. O dito cruzeiro ainda existe, localizado  na Rua Joaquim Rodrigues. Esta foi a razão porque ficou sendo Cruz de Palhano. Depois passou a chamar-se Palhano.
A cidade é banhada pelo Rio Palhano, uma afluente do rio Jaguaribe, este nasce na serra Azul, em Quixadá e atravessa outros municípios, antes de adentrar o território Palhanense e depois desagua no trecho do Jaguaribe em Itaiçaba.
Histórico
Documentos históricos mostram que a cidade de Palhano entra para a história do Ceará na primeira metade do século XVIII, quando em 24 de outubro de 1733 foi feita a doação de uma Sesmaria de três léguas de terra (Datas e Fatos para História do Ceará, página 188) ao Coronel Manuel Gonçalves de Souza e ao Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, à margem do Riacho da Cruz, por serem descobridores do mesmo. A sesmaria denominada Cruz do Palhano, do Sr. Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, foi o primeiro povoado registrado na história do Ceará, na região onde hoje localiza-se o município de Palhano.
Na segunda metade do século XIX, em 18 de Agosto de 1882 um Ato provincial transforma a sesmaria do Sr. Estêvão em distrito, com a denominação de Cruz do Palhano subordinado ao município de São Bernardo de Russas. Pela lei provincial nº 2155, de 12 de agosto de 1889, transfere-se o distrito para município de União; E pelo decreto nº 58, de 4 de setembro de 1890, o distrito de Cruz do Palhano volta a pertencer ao município de São Bernardo das Éguas Russas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o distrito de Cruz de Palhano, figura no município de São Bernardo das Éguas Russas. E Pelo decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, o distrito de Cruz de Palhano passou a denominar-se Palhano e o município de São Bernardo das Éguas Russas a denominar-se simplesmente Russas. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Palhano, figura no município de Russas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1955.
O distrito de Palhano foi elevado à categoria de município com a denominação de Palhano, pela lei estadual nº 4076, de 08 -05 -1958, desmembrando-se de Russas.
Características
A cidade é banhada pelo Rio Palhano, afluente do rio Jaguaribe, este nasce na serra Azul, em Quixadá e atravessa outros municípios, antes de adentrar o território Palhanense e depois desagua no trecho do Jaguaribe em Itaiçaba.
Município de Origem – Russas
Ano de Criação: 1958 (Lei estadual nº 4076, de 08 -05 -1958)
Gentílico: Palhanense
População residente: 8.866 pessoas (Censo 2010 – IBGE)
Aspectos Geográficos
Área Absoluta: 442,79 Km
Altitude: 14,2 m
Distância em Linha Reta a Capital: 127 Km
Limita-se ao norte com o município de Beberibe e Beberibe; ao sul Russas; a leste Jauaruana, Itaiçaba e Aracati; oeste Morada Nova, Russas.
Aspectos Climáticos
Pluviosidade: 707,3 mm
Temperatura Média:  26° a 28°
Período Chuvoso: fevereiro a abril
Economia
A economia é baseada na agricultura de subsistência, com a predominância das culturas de feijão, milho, mandioca. É complementada pelas culturas do caju e da carnaúba, sendo esta a principal extração vegetal. Destaca também os trabalhos nas cerâmicas de telhas. No setor secundário da economia municipal destaca-se alguns armazéns, lojas farmácias. Aos domingos ocorre a feira livre que é tradicional no município.
Fontes: IBGE, IPECE, Wikipédia

Para Refletir - Você tem o controle de si mesmo

Você tem o controle de si mesmo

Você tem a liberdade de decidir que atitudes tomar. Não existe ninguém, nenhuma lei, muro, prisão nem circunstância que possa impedi-lo de exercer controle sobre sua própria mente.

As circunstâncias não podem controlá-lo. Você tem o controle sobre si mesmo.
O mundo ao seu redor pode ser bom ou ruim, mas a decisão está em suas mãos. Você pode ter nascido em um palácio e acabar por não fazer nada da sua vida.

Ou você pode ter crescido em um gueto e tornar-se uma pessoa de grandes realizações.

Você pode ser paciente em meio a frustrações. Você pode manter o foco no meio da confusão. Você pode ser disciplinado em meio à libertinagem. Você pode ser positivo em face ao desespero e amoroso em face à amargura.

A pessoa que você é por dentro não depende das coisas que acontecem do lado de fora.
Uma vida de sucesso é conseqüência da nossa firmeza de propósitos e nossa habilidade em usar os caprichos das circunstâncias em vez de sermos consumidos por eles.
     


Festa de Aniversário de 54 anos do municipio de Palhano

                                                        
CONVITE 

Nesses dias e até o dia 08 de Maio o Município de Palhano estará celebrando o qüinquagésimo quarto aniversário de Emancipação Política. Na oportunidade, e pela tradição, teremos atividades Culturais, Esportivas, Artística e Religiosas, também com a entrega de obras e serviços em benefício à população, bem como, uma Sessão Solene na Câmara Municipal e a realização de um grande Show Musical, dentre outras atividades.As atividades traduzem o espírito comemorativo do nosso povo.
Certos de contar com a participação de V. Sa. e distinta família, em todos os eventos, desde já agradecemos a sua presença.
PROGRAMAÇÃO
DATA
HORÁRIO
ATIVIDADES
03/05
Quinta
07:30 horas
- Hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e
  municipal No Paço Municipal com a participação da
  Banda de Música Euzébio Lino de Oliveira.

04/05
Sexta


07:00 horas
15:00 horas

18:00 horas
- Torneio de Vôlei. (SECEJ)
 -IV Pré-mirim e mirim de atletismo de Palhano.
   (AV. Possidônio Barreto).
- Xadrez. (SECEJ)
05/05
Sábado
07:00 horas
08:00 horas

15:00 horas

- Tênis de Mesa (SECEJ)
- Ação Solidária da FVJ.
 Local (Quadra Esportiva Francisco de Moura)
- 1ª Semi – Final da XVII Copa Cidade de Palhano.
  Local (Canto da Cruz)
06/05
Domingo
07:00 horas

15:00 horas
- Torneio de Confraternização das Secretarias
 Local (SOCIET no Antigo Campo de Futebol)
- 2ª Semi – Final da XVII Copa Cidade de Palhano.
 Local (Canto da Cruz)
07/05
Segunda
15:00 horas
16:00 horas
20:00 horas
- Ciclismo  (Av.Possidônio Barreto)
- Maratona, (AV. Possidônio Barreto )
- Show Gospel com o Cantor “Chagas Sobrinho”

08/05
Terça
05:00 horas

08:00 horas

09:00 horas
15:00 horas

16:00 horas
22:00 horas
- Alvorada com a Banda de Música (Eusébio Lino de Oliveira).
- Inauguração do Posto de Saúde Edson Viera Lima
  (AV. Simplicio de Paula Galvão)
- Sessão Solene na Câmara Municipal.
- Final da XVII Copa Cidade de Palhano
 Local (Canto da Cruz)
- Tradicional Corrida de Jegue.
-Show Musical com Toca do Vale e Gaviões do Forró.

 
Francisco Nilson Freitas
 Prefeito Municipal
Adm. Construindo o Palhano de todos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Gatas do Pop em Palhano

Galera jovem em breve em palhano uma nova opção, vem ai dia 21 de julho a Nigth Club pela primeira vez na cidade apresentando As Gatas do pop!
E você está sendo convidado a curtir a pagina da festa e participar do sorteio de cortezias pra essa festa,
http://www.facebook.com/nightclubpalhano 

Jogos do Final de Semana da Copa Cidade de Palhano

Sabado: Real 6 x 0 Cedro ( Distrito de São José)
Domingo: Canto da Cruz 2 x 2 Alto da Irmandade (Salgadinho)
Nas penalidades Canto da Cruz - 4
                          Alto da Irmandade 3

Real e Canto da Cruz classifcados para a final da Copa Cidade de Palhano.

Para Refletir - Assoviando a vida

Assoviando a vida

Olhe para trás, veja os
obstáculos que você superou. Veja o quanto você já aprendeu nesta vida e quanto você cresceu… Olhe para frente, não fique parado, levante-se quando tropeçar e cair. Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.

Olhe para dentro, conheça seu coração e analise seus projetos, mantenha puros seus sentimentos, não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração.

Olhe para o lado,
socorra quem precisa de você. Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.

Olhe para baixo,
não pise em ninguém, perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las. Olhe para cima. Há um Deus maior do que você que te ama muito e cuida para que você tenha tudo aquilo que necessitar.

Olhe para Deus. Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina.
Sinta esse Deus que olha por você em todos os dias de sua vida…

Seja feliz…


www.rivalcir.com.br          

sábado, 21 de abril de 2012

Um pouco de Palhano

Município: Palhano



Dados Gerais:

CEP: 62910-000
Distância de Fortaleza: 150,1 km
Tempo estimado de viagem: 2 h 9 min
Vias de acesso: BR-116/CE-371
Região administrativa: 10
Localização: microrregião do Baixo Jaguaribe
Municípios limítrofes: Aracati, Beberibe, Itaiçaba, Jaguaruana e Russas


Geografia:

Área: 442,785 km²
Latitude: 4° 44' 43''
Longitude: 37° 57' 32''
Clima: Tropical quente semi-árido brando e Tropical quente semi-árido com chuvas de fevereiro a abril
Relevo: Depressões sertanejas
Vegetação: Caatinga arbustiva densa, Caatinga arbustiva aberta e Complexo vegetacional da zona litorânea
Precipitação pluviométrica: 707,3 mm (média histórica)
Recursos hídricos ( 2007): 2 adutoras, Eixo de Integração Canal do Trabalhador (rios Jaguaribe), rio Palhano e 50 poços


Demografia:

População estimada (2007): 8.797
População ( 2000): 8.166
População Urbana ( 2000): 4.259
População Rural ( 2000): 3.907
Densidade Demográfica ( 2000): 18,44 hab/ km²
Taxa de urbanização ( 2000): 52,16%


Economia:

PIB (2005): R$ 20.233.000
Agropecuária: 19,23 %
Indústria: 8,74%
Serviços: 72,02%
Receita Orçamentária ( 2007): R$ 8.016.283,37

Educação:

Taxa de alfabetização ( 2000): 68,3%
Taxa de escolarização no ensino fundamental ( 2007 ): 74,6%
Taxa de escolarização no ensino médio ( 2007): 64,2%


Política:

Eleitores ( 2006): 7.350
Perfil dos eleitores ( 2006):
Masculino: 3.589
Feminino: 3.755
Não informado: 6

Missa de um mês de Iranildo Colares

A Familia de Iranildo Colares ainda consternados com o seu falecimento, convidam parentes e amigos para participar da missa de Um mês que acontecerá amanhã,domingo 22 de abril às 9:00h, na igreja matriz de Palhano,CE.
Desde já a familia agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Para Refletir - A busca do sábio

O abade Abraão soube que perto do mosteiro de Sceta havia um sábio. Foi procurá-lo e perguntou:
-Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher ?

- Não, - respondeu o eremita, - mas conseguiria me controlar.
O abade continuou:
-E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?
-Não. Mas conseguiria me controlar para deixá-lo onde estava.
Insistiu Abraão:
-E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Disse o ermitão:
-Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia.
Naquela noite, ao voltar para o mosteiro de Sceta, Abraão comentou com seus noviços:

-Vou lhes explicar o que é um sábio. É aquele que, ao invés de matar suas paixões, consegue controlá-las.

              


www.rivalcir.com.br                                              
 

Quartas de finais da Copa Cidade de Palhano


Neste final de semana acontece as duas primeiras partidas das quartas de final da  Copa Cidade de Palhano, sendo que hoje, jogarão as equipes do Cedro Santana x Real de São José, lá no distrito de São José e amanhã domingo acontecerá a partida entre Alto da Irmandade e Canto da Cruz lá na comunidade de Salgadinho.
Há uma perspectiva de que a final da Copa Cidade de Palhano poderá acontecer na comunidade de Canto da Cruz.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mensagem do dia

Vencer-se            
Vencer o medo, vencer o fracasso, vencer a depressão, a ansiedade, colocar sentidos na sua vida, apontar rumos e direção, ter motivação para viver, eis a grande tarefa do ser humano, amar-se para poder amar sem medidas.
Hoje é dia de reflexão, de pensar um pouco mais, de dar pequenos passos em direção a felicidade, sair da casca que te prende ao "mesmo", fazer diferente, mudar, buscar outros caminhos, e nessa busca de melhoria interior, você pode:

- ouvir uma nova música,
- ler um livro diferente,
- conversas com um desconhecido,
- ir por outra direção,
- andar a pé, ou pegar um ônibus errado,
- escrever uma poesia, ou uma dissertação,
- visitar um hospital, doar sangue,
- passar uma tarde nas ruas, na praia,
- estender a mão para quem precisa muito mais,
- descobrir que o seu umbigo não é o centro do mundo,
- fazer uma oração de agradecimento, sem pedir nada...
Pare, pense, realize, mude, experimente-se, descubra que além da dor existem recados, toques divinos chamando para uma nova postura, você deve descobrir o motivo de estar aqui, e perceber que você é sim, muito importante.
Pode e deve fazer a "diferença", pode e deve, amar e ser amado, sem pesos e sem medidas, descobrir que o mundo sempre será; do tamanho que você deseja ser, pois em você brilha um sol de infinitas POSSIBILIDADES.

Hoje é dia de vencer a si mesmo e conquistar!

(Paulo Roberto Gaefke)
www.rivalcir.com.br                           

Festa de São Pedro

 Festa de São Pedro Festeja - se por vários anos A crença, a fé a esperança Ao padroeiro São Pedro Quem acredita sempre alcança  Já fazem 50...